OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(6ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 6ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Você já observou que em um triângulo eqüilátero os três ângulos internos e os três ângulos externos são iguais?1

 

 

 

 

Subordinar a vida da forma à Vida Universal é estabelecer a Vontade do nosso Cristo Interior – o Morador.

 

Percursos ou Peregrinações:

 

 

 

Este é o motivo-exemplo de como poderemos interpretar mal um horóscopo, se não soubermos o estado de evolução do nativo. Elaborar um horóscopo para um Discípulo ou um Adepto da mesma forma que é elaborado o horóscopo de um homem médio é enganoso e um completo absurdo. O mais difícil de tudo é sabermos quem é Discípulo e quem não é. Uma coisa é viver no Plexo Solar; outra inteiramente distinta é viver acima do Plexo Solar. Portanto, uma coisa é o horóscopo do ego; outra é o horóscopo da [personalidade-]alma.

 

O Signo oposto de Virgem é Peixes.

 

Eis as três virtudes que todos nós precisamos aprender a cultivar: tolerância (sem superioridade e sem condescendência), compaixão e caridade.

 

 

 

Devemos lutar pela liberdade e conquistá-la; a liberdade não pode ser um presente.

 

Na roda comum, em uma época remota e distante, a Palavra, descendo no seio do tempo e do espaço, disse: — Que a matéria [forma] reine. Na Roda do Discípulo, o Caminho do Regresso ao Lar, a Palavra dirá: Eu-sou a Mãe e o Filho! Eu-sou Deus!2

 

Trabalho: (Libra, 22 setembro a 21 outubro) – A Captura do Javali de Erimanto.

 

 

          

 

O homem médio [Plexo-polarizadoManipura] se aproxima de Libra através de Escorpião; o homem mais evoluído [Cardíaco-polarizadoAnahata] entra em Libra Pelo Signo de Virgem, com a Consciência Crística se agitando em seu Coração e sua mente.

 

 

Anahata

 

 

          

Homem Médio
Discípulo

 

 

O sexo e o dinheiro são ambos bons servidores e maus mestres, de acordo com o uso que deles se faça. E assim, a balança poderá oscilar desde a parcialidade e o preconceito à justiça e o discernimento, da estupidez insensível à sabedoria entusiástica.

 

Você já reparou que aqueles que pensam que são sábios, freqüentemente, são cheios de solenidade e, de maneira geral, são pesadíssimos e insuportáveis de aturar? No popular, diga aí: são ou não são uns chaturebas de galochas?

 

Conheci um galdrocha
que morava lá no Rocha.
Só comia couve-da-rocha
e um tal de figo-de-rocha.
Tinha horror de cabrocha,
não suportava bambocha,
queria a volta da carocha,
não andava sem garrocha,
tinha paúra de pachocha,
se zangava jogando bocha
e terminou ficando bro...!
Foi enterrado de galocha!
Por ele, acendi uma tocha.
Lembrei seu nome: Rocha.

 

A Sabedoria deve ser entusiasta. Sabedoria de galochas não existe!

 

Tudo depende do uso que façamos das coisas, pois, determinam o que manifestamos e como nos manifestamos. Há quem passe uns dias em Paris e pense que conhece a França!

 

Curiosamente, nesta 7ª Prova, Hércules, que, no 6º Trabalho, já havia matado a Rainha Hipólita, teve o cuidado de não matar o Javali de Erimanto, mas, acabou matando dois amigos centauros! O fato é que precisamos nos acostumar a refletir sobre as lições do passado, e descobrir o por quê de repetirmos os mesmos erros.

 

Para Hércules, como para todos os que assumem o trabalho que deve ser realizado em Libra, os vapores do prazer devem ser dissipados, antes que a tarefa maior do autodomínio, quer dizer, a captura de Javali, seja realizada.

 

 

 

Quis capturar meu javali,
mas, acabei fazendo xixi!
Eu não estava preparado;
era escravo do Quadrado!

Custou, mas, me equipei.
Hoje digo: — Sou meu Rei!
O javali? Esse, nunca mais!
Ajustei meus contra-estais.

 

 

Por mais desagradável que uma experiência possa ser, precisamos estar conscientes e admitir que todas as experiências são necessárias e úteis para o desenvolvimento da [personalidade-]alma.

 

Muitas experiências terríveis de vida podem ser transformadas por um benéfico senso de humor. Muito do que as pessoas olham com seriedade e formalidade tem decididamente ridículas implicações.3

 

Irresponsavelmente, gastamos
um tempo valioso besteiras,
quando, na realidade,

Irresponsavelmente, gastamos
um tempo valioso com fofocas,
quando, na realidade,
deveríamos estar distribuindo beijocas!

Irresponsavelmente, gastamos
um tempo valioso com manias,
quando, na realidade,
deveríamos cuidar das nossas alforrias!

 

Ora, se há inúmeras gradações entre o negro e o branco, por que sermos extremistas?

 

 

 

 

A Verdade pode se manifestar na Terra de muitas maneiras improváveis e até inverossímeis. A (busca da) Verdade, então, vai se alter(n)ando à medida que se desenvolve a discriminação. Em um certo sentido, a Verdade Absoluta não pode existir para os seres humanos, pois, todas as verdades percebidas são [relativas e] partes fracionárias de conjuntos maiores. Enfim, a busca de conceitos mais inclusivos é mais importante do que a insistência em um fragmento isolado de um limitado segmento separativo. A rede de significados é mais importante do que um significado 'per se'.4

 

 

 

 

Sempre, 'ad æternum', toda síntese será sucedida por uma nova síntese.

 

 

Para o Ser nunca houve começo...

 

 

A compreensão não pode ser parcial; precisa ser completa, e incluir o superior e o inferior, o bem e o mal, o excelso e o insignificante. O nome disto é compaixão.

 

Paradoxalmente, a compreensão sempre será acompanhada de desilusão! E mais: os êxitos sempre serão esporádicos e os fracassos serão diversos. Mas, o lutador do Bom Combate vai percebendo que suas miragens e ilusões vão diminuindo.

 

Todos os que decidem Servir à Humanidade devem estar preparados para a incompreensão, para a má interpretação e para a perversidade que apóia o oposto. Servir requer uma avaliação justa das habilidades do outro; esperar que o outro dê o que ele é incapaz de dar é uma imprudência frustrante. Enfim, a ajuda dada a uma pessoa deve encontrar expressão no âmbito das suas limitações. Se estas coisas não forem observadas, a ajuda poderá se transformar em impedimento. Nas questões relativas à fé, muitas vezes, é melhor permitir que uma pessoa forme suas próprias certezas espirituais a partir dos seus próprios amargos conflitos.

 

Alegórica e simbolicamente, o céu só será alcançado por uma seqüência consciente e consistente de passos iluminantes; jamais por um único passo salvador milagrento.

 

 

Nos últimos 4.500 anos, nosso DNA se modificou em ± 7%5

 

 

As Leis do Karma podem ser consideradas como atividades equilibrantes, que impedem a continuação de uma condição desequilibrada. As catástrofes que se abatem sobre um homem não estão destinadas a puni-lo, mas, têm a finalidade de restaurar o equilíbrio em sua natureza.

 

Observe que o ponto médio no qual descansa uma balança permanece inalterado, em uma espécie de equilíbrio dinâmico regulado pela Vontade ao Bem.

 

Buscar a meta (anelo de harmonia) nem sempre se traduz em sucesso.6

 

Sempre deveremos utilizar persuasão, cortesia e cooperação; métodos mais rigorosos não prestam.

 

Velhas fórmulas e velhas idéias são semelhantes a cadeias e algemas. Devem ser descartadas.7

 

Dane Rudhyar (Paris, 23 de março de 1895 – San Francisco, 13 de setembro de 1985), em Dons do Espírito: Os homens só poderão se tornar livres da Natureza servindo à Natureza com tranqüilidade (expressão relacional totalmente aceita, seja com um objeto, seja com uma situação, seja com uma pessoa) e elegância (com simplicidade de meios, com um mínimo de passos intermédios e com lógica inerente).

 

Tranqüilidade implica em discriminação, adaptabilidade e integridade.

 

4 (quaternário) é o número que simboliza o aspecto material do homem.

 

 

Quaternário

 

 

Libra reconhecida como a Porta Aberta para Shamballa – é o Signo no qual se encontra o "Caminho Estreito como o fio da navalha", que conduz o homem ao Reino da Alma.

 

À medida que o homem vai peregrinando e conseguindo alcançar o equilíbrio, a atividade e o poder do lobo desaparecem.

 

Tudo é energia em diferentes categorias. Tudo é Deus em manifestação.

 

E o Verbo disse: — Que a escolha seja feita!

 

Eu escolho o Caminho entre as Duas Grandes Linhas de Força.

 

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Logo, uma Entamœba hystolytica é tão importante quanto um Hippopotamus amphibius, tanto quanto são igualmente importantes o Libero Badarò e o Nestor Cerveró, com olho-pendurado e tudo.

 

 

 

2. E lá vou eu repetir de novo: tudo depende apenas de nós.

3. Eu, com permissão do Tibetano, vou mais longe, e digo: quem não tem senso de humor é um infeliz, desgraçado e parteiro de esquisitices antipáticas e desagradáveis. Quem não tem senso de humor é um saco. O que não puder ser salvo ou modificado com senso de humor dificilmente será salvo ou modificado de outra maneira. Veja bem que Hercules não só executou a 7ª Tarefa de modo satisfatório, mas, fez do feroz javali um objeto de ridículo, ao conduzi-lo pelas patas traseiras. Pizzingando um pouquinho, mas, nem tanto, eu diria que a característica sobressalente de todos os Grandes Realizados é o bom humor. Quem se leva a sério demais está mais por fora do que cúbito de caminhoneiro. Quando aprendermos que nada no Universo dura para sempre, pois, o Universo se caracteriza pelo movimento e pela mudança permanentes, e  n  t  ã  o...

 

 

 

 

4. Aqui, eu só penso no seguinte: por que as guerras santas? Por que as matanças em nome de Deus? Qual Deus? O meu? O seu? O dele? De quem?

5. O que é intrigante é que os marcadores genéticos [linhagem genética] da primeira cultura pan-européia, que foi claramente muito bem-sucedida, foram repentinamente substituídos há cerca de 4.500 anos, e não sabemos o porquê. Alguma coisa importante aconteceu, e o objetivo, agora, é descobrir o que foi. (Alan Cooper). Enfim, entre 5.000 e 4.000 anos atrás, alterações radicais do perfil genético sugerem que algum evento misterioso levou a uma grande reviravolta na população que veio a constituir a Europa. Sempre, 'ad æternum', toda síntese será sucedida por uma nova síntese.

6. Estradas esburacadas, às vezes, nos levam a realizações melhores!

7, Um exemplo disto é o sacrifício vicário (teologicamente entendido como o sacrifício substituto de Jesus na Cruz pelos pecados do homem), que, como afirmou Anna Bonus Kingsford (16 de setembro de 1846 – 22 de fevereiro de 1888), é uma perversão,

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.criacionismo.com.br/2013/05/
evento-misterioso-alterou-linhagem.html

http://mathematica.stackexchange.com/questions/7360/creating
-a-sierpinski-gasket-with-the-missing-triangles-filled-in

https://gartic.com.br/lara_q/desenho-jogo/caminhao

http://larinsanidades.blogspot.com.br/2011/03/about-cotovelo.html

http://www.tripletsandus.com/disney/hercules.htm

http://madgharr.deviantart.com/art/Wild-Boar-436123491

http://www.gifmania.com.pt/Gifs-Animados-Horoscopo/Imagens-
Animadas-Signos-Zodiacais/Gif-Animados-Libra-Sign/

http://classroomclipart.com/clipart-view/Animations/balance_gif.htm

https://www.pinterest.com/pin/446771225511104494/

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ha-180-anos
-libero-badaro-era-assassinado-10dsqhyy4db5fgoik4wwj94r2

http://vindodospampas.blogspot.com.br/2015/01/
ciencia-explica-diferenca-dos-olhos-de.html

http://www.profcardy.com/cardicas/angulos_externos.php

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.