OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(5ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 5ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Trabalho: (Leão, 22 julho a 21 agosto) – Na Argólida, no Peloponeso, com suas mãos e sem armas, Hércules estrangulou o Leão da Neméia.

 

 

 

 

Todos os filhos dos homens são filhos de Deus.

 

Todos nós – filhos dos homens –
somos, primeiro, filhos de Deus.1
Sábios, néscios, crentes e ateus
chegaremos a ser super-homens!

Por que, então, julgar e extrair?
Por que martirizar e apocopar?
Por que desconsiderar e afligir?
Por que se curvar e se suicidar?

Todos somos interdependentes.
4 10.   3 6.   2 3.   1 1.
Somos consangüíneos parentes.
Só há uma Lei: Somos Todos 1!

 

O leão (da nossa própria natureza, do nosso ego, que nós próprios criamos) e as serpentes da ilusão (com as quais a nossa [personalidade-]alma tem se identificado por tanto tempo) devem ser mortos repetidas vezes. E isto teremos que fazer sozinhos e sem ajuda. Este é o sentido das nossas encarnações.

 

Devemos estar sempre prontos para obedecer a disciplina e nos submetermos a novas provas.

 

5 (o mais oculto e o mais profundamente significativo dos números) é o Número do homem, porque o homem é um filho divino de Deus.

 

5 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15
15 1 + 5 = 6
6 é o Valor Secreto de 3 (1 + 2 + 3)
3 é a soma dos algarismos do Valor Pleno de ALeF (111)
ALeF = 1
1 = 1
1 = Todo-Um-Desde-Sempre-Um

. . . . . . .

3... 4... 5...    9... 16... 25...

. . . . . . .

5 + 5 = 10 (O Número da Perfeição)

 

Recapitulando: Em Áries, a [personalidade-]alma entra em relação com o Mundo das Idéias. Em Touro, faz contato com o Mundo do Desejo. Em Gêmeos, se torna uma [personalidade-]alma vivente. Em Câncer, o trabalho da encarnação é concluído, e a natureza quádrupla se manifesta. Em Leão, o homem chega a ser o que, ocultamente, se chama a Estrela de Cinco Pontas – símbolo da individualização e da Humanidade, ou seja, do ser humano que se conhece como sendo um indivíduo e se sabe como um Eu.

 

 

Pentagrama

 

 

Nós, que procuramos peregrinar ao redor do Círculo do Zodíaco como indivíduos conscientes e com uma Meta Espiritual, somos, em realidade, filhos de Deus encarnados, ou seja, somos os Senhores do Conhecimento e da Sabedoria, os Senhores da Vontade e do Sacrifício, os Senhores da Devoção Infinita – termos que caracterizam a Entidade Espiritual que habita em cada forma humana.

 

Procurei uma só diferença,
porém, só vi peregrinação.
Em tudo, Eterna Presença;
um Deus em cada Coração.

Então, percebi a Unidade
(a diversidade é uma ilusão).
Vencida a Vetusta Saudade,2
alcançaremos a Illuminação.

 

 

Encarnação —› Illuminação

 

 

 

Por nossa própria vontade
e com pleno conhecimento estamos aqui.
Em Aquário...

 

 

 

Em Capricórnio  —›  Iniciação.

 

Homem Completo  —›  Aquário.

 

Voltas e mais voltas ao redor do Zodíaco  —›  Autoconsciência.

 

Em Leão, começa o treinamento para a Iniciação.

 

Em Câncer, aprendemos a transmutar o instinto e o intelecto em intuição.

 

Na Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação nos céus (Crise da Reorientação), o Cristo Cósmico e o Cristo Individual são sempre crucificados (sacrificados).

 

Meta: A nossa pequena mente humana deve se subordinar à Mente Universal.

 

Tanta dor, tanta tristeza!
Por onde andará a Beleza?

A Beleza sempre esteve
onde eternamente esteve.

E onde fica esse lugar?
Você poderia me ensinar?

No Coração de cada ser.
Vê-La-emos domando o não-ser.

E como domarei o não-ser?
Eu não sei como fazer?

Silêncio! Tão-só no Silêncio!
Silêncio! No Segredo do Silêncio!

 

Em   , a vida individual se fundirá no Todo Universal. Esta é a verdadeira crucificação: o sacrifício do reflexo à Eterna Atualidade, do aspecto inferior ao Indelével Superior, da unidade individual à Grande Unidade Universal.

 

Três pensamentos muito antigos: 1º) o homem é o Governante, o Rei, um (filho de) Deus encarnado; 2º) o homem é regido pela Lei, à qual, eventualmente, se subordinará; e 3º) o trabalho do homem é demolir o que obstaculiza a aplicação da Lei Espiritual, e que, portanto, obstrui o florescimento da [personalidade-]alma.

 

A Constelação de Leão tem 95 estrelas:

95 = (9 x 10) + 5

9 = Número da Iniciação,
10
= Número da Perfeição Humana e
5
= Número do Homem.

 

 

 

Se 10 é o Número da Consumação, 6 expressa as limitações da natureza corporal (666 – a marca da Besta).

 

 

 

 

Beberemos o que nós mesmos houvermos preparado. [Lei da Causa e do Efeito.] O que o homem semear ele colherá.

 

Em A Voz do Silêncio, lemos: Então, poderás descansar entre as Asas do Grande Pássaro. Sim, é doce descansar entre Asas de Aquele que nunca nasceu e que não morrerá, mas, que é o AUM através das eternas idades. E, em uma nota de rodapé, Helena Petrovna Blavatsky, referindo-se ao Pássaro ou Cisne, citando o Rig Veda, diz: A sílaba A é considerada a Asa Direita da Ave Hamsa, U sua Asa Esquerda e M sua Cauda... (Os Chacras, por Charles Webster Leadbeater)

 

Como Jesus, no Jardim do Getsêmani, poderemos implorar que o cálice seja de nós afastado, mas, como Ele, todos nós haveremos de beber o seu conteúdo até a última gota.3

 

 

 

Eu não queria beber,
mas, acabei bebendo.
Eu não queria ceder,
mas, acabei cedendo.
Eu não queria colher,
mas, acabei colhendo.
Eu não queria sofrer,
mas, acabei sofrendo.
Eu não queria morrer,
mas, acabei morrendo.
Eu não queria nascer,
mas, acabei nascendo.
Eu não queria crescer,
mas, acabei crescendo.

 

O passado de todos nós determinará o nosso comportamento e as nossas experiências no futuro. Então, precisamos aprender a nos atrever. [Coragem, ousadia e audácia suficiente para...]

 

O egoísmo (instinto de autoproteção) precisa dar lugar à abnegação, o que significa, literalmente, subordinar o Eu ao Todo. Mas, atualmente, não estamos sós nesta empresa, como estava Hércules. Hoje, somos parte de um grande grupo de Deuses Solares, que estão lutando com as provas de preparação para a Iniciação e com os problemas que trarão à luz os plenos poderes da [personalidade-]alma. Mas, individualmente, deveremos enfrentar o leão do ego e entrar na cova. Para podermos ser dignos de subir a Montanha da Transfiguração, deveremos entrar na cova e matar o leão da nossa da Neméia pessoal.

 

Engenharia Reversa4

O lobo postpituitário (sede da natureza emocional e imaginativa) precisa ser bloqueado, para que o lobo antepituitário (sede da mente raciocinadora e da intelectualidade) possa se expressar livremente. Há uma surpreendente correlação entre as verdades biológicas e as Verdades Espirituais!

 

 

Pituitária

Pituitária

 

6º Trabalho: (Virgem, 22 agosto a 21 setembro) – Venceu as amazonas e se apoderou do Cinturão Mágico da Rainha Hipólita.

 

O Mágico Cinturão da Rainha Hipólita (que lhe havia sido dado por Vênus, a Rainha do Amor) era um símbolo da unidade alcançada através da luta, do conflito e do combate, um símbolo da maternidade e da Criança Sagrada para a qual toda vida humana realmente se volve.

 

Neste 6º Trabalho, Hércules matou a Rainha Hipólita, custódia do possível e Mãe da Criança Sagrada, mas, não deveria ter matado, até porque ela, docilmente, lhe ofereceu o Cinturão. Portanto, Hércules não conseguiu entender a sua missão espiritual, embora tenha atingido o objetivo. E o Mestre perguntou: — Por que mataste a Mãe da Criança Sagrada? Mais uma vez, Hércules, tu não entendeste! Redime-te agora mesmo, e busca de novo o meu rosto.

 

Para compensar o assassinato da Rainha Hipólita, Hércules resgatou Hesione do estômago do monstro das profundezas. Um ato de morte. Um ato de vida. Compensação. Aprendizado. Sabedoria. Equilíbrio.

 

Diz-se que, sob alguns aspectos, Virgem (um Signo sintético, cujo propósito, relativo ao processo evolutivo, é proteger, cuidar e, finalmente, revelar a Realidade Espiritual Oculta) é o mais antigo dos Signos do Zodíaco. Ao longo dos séculos, quer seja Lilith ou Isis, quer seja Eva ou a Virgem Maria, todas retratam a Mãe do Mundo, porém, foi Maria que, em última análise, susteve a Criança em seus braços.

 

Todos os homens e todas mulheres peregrinam por todos os Signos Zodiacais.5

 

Uma renomada e reconhecida prostituta poderá ser espiritualmente superior a uma mulher que acrescente blasfêmia à prostituição, quando esta última, genuflexa, faz vãs promessas no templo, sem amor e sem intenção de servir, mas, apenas, para obter dinheiro, segurança ou posição. Foi por isto, e apenas por isto, que Jesus disse à mulher adúltera: — Eu não te condeno. Vai em paz [se manca de uma vez por todas] e não peques mais!

 

Resvalei! Prostituí meu sentimento
e negociei minha alma com o quiabo.
Tomou conta de mim um abatimento,
e dei de sonhar com pastel de nabo!

Acordei daquele pesadelo delirante,
e nunca mais agi como alma-do-diabo.
Promessa solene: —
De hoje em diante,
eu não sonharei mais
com pastel de nabo!6

 

Uma das Regras do Caminho: Deve[re]mos conhecer a vileza de cada um, e, ainda assim, continuar a amar. Afinal, o que é um vilão? Apenas um ente que não sabe nada além do seu pobre, pequeno [e invisível] círculo-não-se-passa.

 

 

Círculo-não-se-passa

 

Por muito tempo, temos apalpado o Corpo Físico como se ele fosse a raiz de todo o mal, quando, realmente, são a nossa mente e o nosso duro e pequeno Coração as causas das atitudes e dos hábitos errados. O Corpo Físico nada mais é do que um mecanismo ou um dispositivo automático de resposta, sob o controlo do Homem Interior, não podendo, por isto, ser mau 'per se'.

 

O que é o pecado? O pecado nada mais é do que qualquer coisa que se pratique impropriamente. [Sublinhado meu. Mas, vou acrescentar: ... que se pratique impropriamente por ignorância. 'Pecado' Ignorância.]7

 

 

E as estrelas choraram e se moveram!

 

 

Em Virgem Signo em que é operado o 6º Trabalho – relativamente, aparece o Número da Besta (666), pois, Virgem simboliza uma triplicidade: 6 no Plano Físico, 6 no Plano Emocional e 6 no Plano Mental. Todavia, é em Virgem que é dado o primeiro passo que leva à espiritualidade.

 

Cristo, em vez do sacrifício de sangue, enfatizou muitas vezes o Novo Nascimento. Mas, as mudanças demoraram! E acabou mixando a antiga prática de oferecermos animais sacrificados no altar, assim como passará a idéia de expiação pelo Sangue Cristo. Esta prática medonha nasceu do medieval complexo de culpa, e a tortura do instrumento físico foi instituída como um meio para produzir o domínio do Espírito.

 

Nasci e morri muitas vezes,
mas, jamais Nasci de Novo!
Vivi vidas cheias de reveses;
sempre esperei o ano-novo!

 

A Doutrina Secreta: Nesta volta da espiral, a matéria é o veículo para a manifestação da [personalidade-]alma; e a [personalidade-]alma, em um giro superior da espiral, é o veículo para a manifestação do Espírito. E estes três são uma trindade sintetizada pela Vida, que permeia todos eles.

 

Virgem é um dos braços da Cruz Comum, Cruz Mutável ou Cruz da Experiência Mutável e Adquirida (Crise da Encarnação). Os outros três braços desta Cruz são: Peixes, Gêmeos e Sagitário. Depois de alcançar o estado de resignação e de aspiração, o homem está preparado para a Cruz Fixa do Discipulado.

 

Cruz Comum  —›  Cruz Fixa  —›  Cruz Cardinal

 

 

 

O abuso da substância e a prostituição da matéria para fins perversos e malignos é um pecado contra o Espírito Santo. Este foi o maior pecado de toda a peregrinação de Hercules, cometido em Virgem, pois, não entendeu que a Rainha das Amazonas deveria ser redimida pela união; não morta.8

 

 

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Deus Todo-Um-Desde-Sempre-Um.

2. Saudade Metafísica.

3, E, enquanto a última gota não for bebida, nós não nos libertaremos. O conteúdo do cálice se denomina aprendizado.

4. Este tríplice processo precisa envolver uma espécie de engenharia reversa efetivada por nós em nós mesmos, isto é, precisamos escarafunchar nosso ego, descobrir como ele funciona e a quais limitações está sujeito, e reconstruí-lo de maneira concertada, harmônica e purificada. Isto não significa duplicar o original, mas, reengenheirar o original, eliminando as obsolescências.

5. E, nas encarnações educativas, ciclicamente, encarnamos ora como seres masculinos, ora como seres femininos. Peregrinar por todos os Signos Zodiacais, como disse o Mestre DK, vai produzindo as necessárias alterações na consciência, que tornarão o homem Divino no final do ciclo do mundo... quando, então, a nossa Terra será transformada em um Planeta Sagrado. Portanto, devemos ter paciência e cooperar no presente em tudo o que estiver ao nosso alcance.

 

 

 

 

6. Tudo isto significa o seguinte: uma coisa é comerciar a perereca ou a pimbinha, outra completamente diferente é negociar a personalidade-alma. A perereca e a pimbinha serão devoradas pelos vermes da terra; a personalidade-alma precisa peregrinar e se libertar. Quem valoriza sua perereca ou sua pimbinha, mas, deprecia a personalidade-alma acaba sonhando com pastel de nabo entulhado de pimenta Trinidad Scorpion Butch T (Capsicum chinense)!

 

 

Trinidad Scorpion Butch T

Trinidad Scorpion Butch T

 

7. Neste fragmento, sublinhei qualquer coisa porque qualquer coisa é qualquer coisa, e qualquer coisa não admite exceção. Por exemplo, dar um pum e dizer que foi o gato é uma qualquer coisa que não devemos fazer, porque acusar um gato desta qualquer coisa é uma grande sacanagem. O pobre do bichano, que não sabe nem jamais saberá de onde apareceu aquele fedor horrético, nem sequer pode se defender. Stricto sensu, isto não chega a ser propriamente uma crueldade, mas, que é mesmo uma grande sacanagem, isto é! — Miau! (Se você quiser ouvir o gatinho aí embaixo dizer que não foi ele, com o som do seu computador ligado, aponte o mouse para ele.)

 

 

Oh! Alguém deu um pum! E malcheirou!
E o peidão disse que foi o gatinho azul!

 

 

8. Já disse isto tantas vezes, que dizer mais uma será apenas um eco: todo assassino da Vida é um suicida, e todo suicida é um assassino da Vida. Nada, absolutamente nada, justifica um assassinato. Nada, absolutamente nada, justifica um suicídio. Matar a Vida e matar a si-mesmo; e matar a si-mesmo é matar a Vida.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clipartbest.com/walk-animation-gif

http://www.mini-fondos.com/pt/wallpaper/612

http://www.netanimations.net/
Cute-little-pussycats-doing-funny-things.htm

http://giphy.com/gifs/film-sin-city-vh66x6K1UKbmg

https://en.wikipedia.org/wiki/
Trinidad_Scorpion_Butch_T_pepper

http://www.infoescola.com/sistema-endocrino/hipofise/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_reversa

http://www.animatedgif.net/people/people.shtml

http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/calice

http://megaossa.deviantart.com/art/
Fractalius-Lion-Animation-2-339326351

https://www.pinterest.com/pin/292100725806073414/

http://astrologiaautoconhecimento.blogspot.com.br/
2011/03/do-zodiaco-natural.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.