OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(4ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

O Signo de Gêmeos influencia três divisões do Reino Humano. Primeiro, governa toda a educação. Segundo, media as relações. Terceiro, promove muitas mudanças (novas idéias e novos impulsos inundam o mundo).

 

Enfim, o que é a Educação? É simplesmente a aquisição de conhecimentos para que possamos receber Revelações Superiores [Razão Pura, como a denominou Alan Leo (Westminster, 7 de agosto de 1860 – Bude, 30 agosto 1917)].

 

 

 

 

Saturno é o gerador da oportunidade. É o Planeta do Discipulado. Abre a Porta à Senda da Iniciação.1

 

A Estrela Sirius é o símbolo da Alma Universal bem como da [personalidade-]alma individual. É, portanto, esotericamente considerada a Estrela da Iniciação.

 

Suportar a grande carga de um irmão se traduz em aprender o significado do Serviço.

 

O Vermelho é sempre o símbolo do desejo de coisas materiais.

 

Até que tenhamos passado pelas provas de Áries e de Touro, é impossível apre[e]nder. É necessário registrar os contatos com a [personalidade]alma e reconhecer suas qualidades. Precisamos agregar à realização mística o conhecimento oculto da realidade. Temos que desenvolver aquilo que poderia ser chamado de 'técnica da presença', e a mera crença precisa ser transmuta em conhecimento efetivo do Reino Espiritual.

 

Não se pode sempre entrar em contato com um Mestre Ascenso; só ocasionalmente [e este ocasionalmente deve ser lido como rarissimamente] um Discípulo entra em contato com Ele. E quando [ou se] isto acontecer, não receberá felicitações por seu empenho-progresso, nem receberá uma explicação completa para um problema específico, nem uma orientação direta [ou autoritária e vertical] relativamente ao trabalho que deverá ser feito. Quando muito, o Mestre dará uma dica e desaparecerá, ou seja, dará uma sugestão e não dirá mais nada. Caberá ao Discípulo agir da melhor maneira possível e aceitar ou não a sugestão, se ele julgar que é sábia ou insipiente.2

 

Precisamos meter na cabeça que os Guias da Raça têm mais o que fazer do que ficar nos dizendo pessoalmente como viver, como resolver os nossos problemas e como, em detalhes, deveremos agir para conduzir a contento os nossos negócios, coisa e loisa e papo e tal. Ora, isto seria rebaixar a 0, (zero vírgula) o Trabalho dos Grandes! Definitivamente, sem tergiversação ou papo-furado, o esforço deverá ser nosso. E ponto final!

 

 

 

Haveremos de constatar que a nossa [personalidade-]alma é onisciente e onipotente.3

 

Mais uma coisa que precisamos saber: de maneira geral, os nossos corpos físicos não estão em condições de suportar a altíssima vibração de um Realizado. Muito provavelmente, o nosso cérebro seria submetido a um esforço gigantesco, e o nosso Corpo Físico seria destruído, se um dos Mestres Ascensos fizesse contato constante conosco, antes que tivéssemos aprendido a conhecer Nereus como o símbolo do nosso próprio Eu Superior. Bem, haverá coisa mais digna e mais nobre do que renunciar ao nosso próprio desejo de contato com um Mestre Ascenso, e procurar apenas auxiliá-Lo a carregar o ônus do mundo que tem sobre Seus Ombros, e que fraterna, diuturna e responsavelmente transporta? Pense muito bem nisto. Os Mestres Ascensos não andam por aí dando pirulitos nem jujubas a ninguém!

 

Nós, teosofistas, antroposofistas, rosacruzes, martinistas, maçons e religiosos em geral, precisamos aprender a nos esquecer de nós mesmos, perder de vista nosso egoísmo espiritual e servir, ajudando a Humanidade a sair do buraco em que está metida. Um dos Grandes Mestres disse: Há pessoas que, sem ter qualquer sinal externo de egoísmo, são intensamente egoístas em sua aspiração espiritual interior.4

 

Voltar-se para o Sul é regressar ao mundo e morrer um pouquinho!

 

 

 

Basicamente, há duas Serpentes com as quais precisamos ter o máximo cuidado: a Serpente das Miragens Astrais (psiquismo inferior, do tipo fenômenos espiritistas abnormais, clarividência e clariaudiência astrais e astralidades em geral) e a Serpente do Desejo Carnal [desejos, cobiças e paixões]. Imaginação criativa é uma coisa; astralidade retrogressiva é outra completamente diferente. Se quisermos nos libertar, precisaremos vencer estas duas Serpentes.

 

O Plano Astral é o reflexo distorcido do Plano Búdico.

 

Todos os Aspirantes deveriam renunciar a todo interesse nos fenômenos psíquicos.

 

 

Psiquismo Astral

 

Todos os pretensos e auto-alegados grandes mestres5 não passam de Busíris de meia-tigela [que, alegando ser custódios da Verdade, no frigir dos ovos, in diebus illis, só nos causaram e continuam causando busílis, atando ao altar de sacrifício, por um maior ou menor período tempo, os que caem em suas garras!]

 

Se resistirmos e tivermos paciência, a meta será alcançada.

 

Como Hércules, todos os buscadores sinceros se libertarão, e, ao conseguirem escapar dos grilhões do mundo psíquico e pseudo-espiritual, começarão a Servir à Humanidade. Assim seja!

 

O plexo solar, o estômago e o fígado são exteriorizações, se posso me expressar assim, da natureza do desejo.

 

Prometeu – simboliza o Deus Interior de todos nós.

 

O Caminho até nós é sempre através de atos de Amor.

 

Percorre o Caminho!

 

Trabalho: (Câncer, 21 junho a 21 julho) – Captura da dócil corça de chifres de ouro. E isto demorou um ano.

 

Hércules – um filho do homem e, não obstante, um Filho do Deus-Sol! O Santuário de Deus é a sua morada! [O Santuário de Deus é a morada de todos nós.]

 

O círculo da Lua é o lugar da Fada Artemísia – a dona da corça.

 

Considerando-se a involução da [personalidade-]alma na matéria ou a evolução do aspirante [neófito-postulante] que se esforça para passar do Reino Humano ao Espiritual, o Signo de Câncer é o último dos quatro Signos preparatórios. Quatro Signos iniciais: Áries (aprendizado do controle mental) —› Touro (primeira cintilação de LLuz Espiritual) —› Gêmeos (o Aspecto Imortal começa a ser acrescentado às expensas do mortal) —› Câncer (primeiro contato com o sentimento mais universal, que é o aspecto superior da consciência de massa). Apre(e)ndidas e ultrapassadas as experiências nestes quatro Signos, o ser-humano-aí-no-mundo está pronto para realizar um trabalho mais elevado nos quatro Signos seguintes: Leão (autoconhecimento ou conhecimento de si-mesmo) —› Virgem (reconhecimento do Cristo Interior) —› Libra (equilíbrio dos pares de opostos) —› Escorpião (vitória sobre as miragens e as ilusões). A Libertação é ascendentemente progressiva. E assim, mais adiante, nos quatro Signos finais, em Sagitário, enxergará a meta com bastante nitidez e irá diretamente ao objetivo —› em Capricórnio, escalará o Monte da Iniciação —› em Aquário, trabalhará pela Humanidade e —› em Peixes, se tornará um Salvador do Mundo. Repetindo: a Libertação é ascendentemente progressiva (a progressão e as mudanças são constantes): 4 –› 4 –› 4!

 

 

Libertação Ascendentemente Progressiva6

 

 

Três palavras resumem o objetivo autoconsciente ou o aspecto consciência do ser humano evoluído: instinto, intelecto e intuição.

 

A sublimação do instinto é a intuição. O instinto quando é transcendido e transmutado se manifesta como intuição (reconhecimento instantâneo da verdade). O estado intermediário é o intelecto.

 

Instinto   —›   Intelecto   —›   Intuição

 

Não haverá vitória até que o instinto tenha sido transmutado em intuição, nem haverá correto uso do intelecto até que a intuição seja colocada no jogo. Isto nos leva a concluir que o instinto está subordinado tanto ao intelecto quanto à intuição.

 

Instinto   —›   Intelecto   —›   Intuição

 

O Signo de Câncer é uma Dupla Grande Porta: uma Porta se abre para a vida na forma (início da peregrinação); a outra, para a Vida Espiritual (Clímax) – Estado Universal de Conhecimento. Quando nos é dito que Jesus deu a São Pedro as Chaves do Céu e da Terra, deu, portanto, as Chaves das Duas Portas.

 

 

Signo de Câncer Dupla Grande Porta

 

A água é o símbolo da natureza emocional, sensível.

 

Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] —› Crise da Iniciação (esta é a Cruz do Iniciado). Nesta Cruz, a vida do ego, a vida na forma e a vida planetária já não mais controlam o ser-humano-aí-no-mundo.

 

 

Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência
(Involução
–› Encarnação –› Expressão –› Inspiração)

 

 

Como dizem os esoteristas, o Corpo Físico não é um Princípio.7

 

Não adianta chiar: já transitamos muitas vezes ao redor do Zodíaco, e transitaremos sei lá quantas vezes mais – tantas quantas forem necessárias.

 

Câncer é o signo do instinto, da vida do rebanho e da reação da massa. Representa a mente subconsciente, o instinto hereditário e o imaginário coletivo. O que está indicado em Câncer será consumado em Capricórnio – o Pai de tudo o que é. Só se ultrapassa o Portal de Capricórnio através da Iniciação.

 

Andar sentado em um asno, como fez Jesus ao entrar em Jerusalém durante seu breve momento de triunfo no Domingo de Ramos, é um símbolo de paciência e de humildade – as jóias da coroa da grandeza.

 

Para o fervoroso aspirante, não há descanso.

 

Conectadas com o signo de Câncer há três constelações: Ursa Maior, Ursa Menor e Argos.

 

Em nossa solitária jornada pelo Zodíaco – a jornada solitária de todos os Discípulos – a Intuição Espiritual é o Verdadeiro Guia. [Preste muita atenção na animação abaixo.]

 

 

Não há libertação só para um!

 

Lutei, venci e me libertei!
Então, parti!
Compreendi!
Fraternalmente, eu voltei!

 

 

Os diversos aspectos da natureza humana são fases [mutáveis] de uma realidade. E assim, o instinto animal é tão divino quanto aquelas outras qualidades que consideramos mais estritamente espirituais. Portanto, dependendo de quem olhe e como olhe, a dócil corça de chifres de ouro do 4º Trabalho de Hércules poderá representar ou simbolizar o instinto, o intelecto ou a intuição. Mas, só a intuição poderá revelar as realidades espirituais; o instinto e o intelecto são incapazes de realizar esta proeza. [A nota 6 também serve para este fragmento.]

 

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Aqui, vale a pena lembrar que os astros inclinam, mas, não obrigam a necas de pitibiribas nem a lhufas de pibiritibas. Nosso livre-arbítrio nos autoriza a escolher, por exemplo, entre chupar um pirulito, dançar um chachachá ou quasimodar a existência. Agora, quasimodou, dançou! E não será chachachá; talvez, um tango, do tipo Fumando Espero! Agora, Quasimodo foi um infeliz que nasceu com uma notável deformação física (uma enorme verruga que cobria seu olho esquerdo e uma grande corcunda), e é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, de autoria do novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês Victor Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 – Paris, 22 de maio de 1885), publicado em 1831.

 

 

O Infeliz Verruguento Quasimodesco

 

 

2. Depois, fiquei mastigando este ensinamento e concluí: como um Mestre Ascenso poderia dar uma sugestão insipiente, desarrazoada ou inócua? Ora, bestalhões somos nós, que não sabemos nada.

3. Os Mestres Ascensos não nasceram Mestres Ascensos em um passe de mágica nem foram criados por Deus do nihil. Passaram por tudo o que hoje nós estamos passando, e, por muito esforço e mérito absoluto, se libertaram. É exatamente isto o que acontecerá conosco se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se...                        Se... Enfim, a coisa toda é como disse o nosso queridíssimo DK: À medida que o gêmeo imortal aumenta em poder e esplendor, o irmão mortal diminui.

 

 

4. E outra coisinha para a qual devemos estar sempre e invariavelmente atentos: a nossa vaidade espiritual – que é insidiosa, enganadora, traiçoeira e pérfida. De mansinho, de mansinho, ela vai nos corroendo por dentro. Se bobearmos, andaremos para trás, achando que estamos avançando!

5. Como, por exemplo, é o caso do respeitável e convicto senhor Álvaro Inri Cristo Thais (Indaial, 22 de março de 1948) – um autoproclamado messias, escritor e líder religioso brasileiro, que alega ser a reencarnação de Jesus. O que é muito interessante e curioso é que, normalmente, as pessoas que têm esses sonhos, premonições, visões, pressentimentos, palpites, intuições ou qualquer outro sinônimo que explique estas esquizofrenias de natureza religiosa costumam alegar que são reencarnações de Illuminados e de grandes vultos do passado, próximo ou remoto. Não se acha por aí alguém que diga é uma reencarnação de uma escrava núbia, de um soldado chinfrim do exército de Calígula, de um beduíno nômade que viveu nos desertos do Oriente Médio e do norte da África ou de um leproso neotestamentário. Eu, por exemplo, na época da ditadura militar brasileira, conheci um senhor que alegava que seria indicado pelos militares para ser Presidente da República Federativa do Brasil. Quando sua esposa ficou grávida, passou a afirmar peremptoriamente que ela daria à luz a um menino que seria a reencarnação de Sócrates. Eu, que não sou dado a ter esse tipo de visão-intuição – até porque nunca estive, não estou e jamais estarei interessado nestas fofocas reencarnacionistas – percebi, por acaso, na época, que a criança que viria seria uma menina. Exclusivamente, por uma questão de lealdade, me obriguei a contar o fato a ele, que não gostou nem um pouquinho da notícia. A coisa que esquizofrênico menos gosta é de ser contrariado. O tempo passou. A criança nasceu. Foi uma menina. E o senhor, que era muito meu amigo, cortou relações comigo. E nunca se tornou Presidente da República Federativa do Brasil. Fazer o quê? Vai ver que era Sócrates mesmo, só que reencarnou como mulher! O fato irrecusável é que todos esses birutas, bem-intencionados ou não, ou estão vinculados à uma religião estabelecida qualquer ou acabam sendo atraídos para uma irmandade iniciática, e estão sempre tendo visões deslumbrativas de manifestações reveladoras de uma Divindade, de um Mestre Ascenso ou de Dignidades Espirituais assemelhadas, como é o caso de uma outra senhora que conheci que se dizia discípula laboriosa do Mestre KH. Se você fizer uma busca rápida na Internet, encontrará milhares de weblogs de indivíduos que se auto-anunciam canais divulgadores de mensagens espirituais de Mestres da Sabedoria e até de Sanat Kumara! É preciso ter muito cuidado com essas maluquices, ainda que, reconheço, na maioria das vezes, tenham boas intenções e propósitos verdadeiros! Mas, como diz o ditado, não esqueçamos de que de pessoas bem intencionadas o inferno está cheio!

6. Por isto, os horóscopos, como hoje são preparados, com a intenção de inferir o caráter e os traços de personalidade e prever os acontecimentos da vida de alguém, estão todos errados! Por outro lado, pense no seguinte: você acha que é possível algum dos Grandes Seres, e mesmo Aqueles Illuminados Desconhecidos que estão acima dos Grandes Seres, não saberem o que se passa conosco, com cada um de nós? Eu estou convencido que não. Não é possível. Logo, precisamos abolir imediatamente esse negócio de ficar pedindo coisas, porque, simplesmente, pedir não adianta absolutamente nada. Precisamos, sim, trabalhar arduamente e construir dignamente aquilo que chamamos de futuro, pois, o futuro é agora. Costumo chamar isto de fazer o dever de casa. Bem, quando soar a 1ª Hora, receberemos o que tivermos que receber; nem mais nem menos. Quando soar a 2ª Hora, receberemos o acréscimo que tivermos que receber; nem mais nem menos. Quando soar a 3ª Hora, receberemos o aditamento que tivermos que receber; nem mais nem menos. E, assim, teremos completado o 1º Triângulo. Quando soar a 4ª Hora, receberemos o incremento que tivermos que receber; nem mais nem menos. E, assim, teremos completado o 1º Quadrado. Nada ocorrerá antes da Hora e se não houver mérito; só receberemos o que tivermos que receber. Logo, pedir o que quer que seja é uma inutilidade fútil, porque não seremos atendidos em nada do que achamos que merecemos. Ora, quem somos nós para achar que merecemos alguma coisa? Autocomiseração (sentimento de compaixão por si mesmo) nunca levou, não leva e não levará ninguém a lugar nenhum. Seja como for, e isto, sim, é um fato, no momento adequado e concertado, conheceremos o A.'. (Eu-sou). Depois, o U.'. (Eu-sou-o-que). E, finalmente, o M.'. (Eu-sou-o-que-Eu-sou). Não antes! Peço desculpas por, às vezes, dizer as coisas de forma tão crua, tão dura e, aparentemente, tão insensível. Mas, em temas como este, não adianta doirar a pílula. Se eu doirasse a pílula, eu seria um hipócrita dissimulador. Posso ser meio careca e um pouquinho barrigudo, mas, hipócrita dissimulador eu não sou. Então, se você é dado, habituado ou propenso a pedir trecos, tarecos e cacarecos a Deus, aos Mestres ou a sei lá Quem, pare já de pedir, e comece a trabalhar. É assim que a banda toca! Agora, quem ficar à toa na vida contando estrelas ou vendo a banda passar manterá sua Rosa triste e fechada, impedindo que ela se abra, desabroche e sorria! Esse negócio de parar pra ver a banda passar só na música do Chico Buarque, porque depois de a banda passar, cada qual ficará no seu canto, e em cada canto continuará a mesma dor.

7. Mas, isto não quer dizer que caiba troca ou destroca, e que o Corpo Físico deva ser tratado à matroca, como meleca verde-amarelada seca pindurada no órgão do olfato ou como badalhoca excrementicial grudada naquele lugar que todo mundo sabe qualé! Entendeu? Se não entendeu, troque o pindurada por pendurada e o qualé por qual é. E órgão do olfato é nariz. Agora, aquele lugar que todo mundo sabe qualé é aquele lugar que todo mundo sabe qual é. Acho que agora não há bucéfalo que não tenha entendido. E cuidado comigo! Posso ser meio careca e um pouquinho barrigudo, mas, estou () tinindo!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://sweetclipart.com/shiny-blue-planet-earth-405

http://www.1papacaio.com.br/

http://canalfobia.blogspot.com.br/2015/02/
os-signos-do-zodiaco-de-um-jeito.html

http://paxprofundis.org/livros/tres/cruzes.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu

http://gifsoup.com/view/5053120/psychic-pebbles-parody.html

http://www.picgifs.com/graphics/clowns/

http://geografia789afgc.blogspot.com.br/2009/
09/como-construires-uma-rosa-dos-ventos.html

http://gohlikim.com/2012/05/1130/

http://www.gifmania.co.uk/Walt-Disney-Animated-Gifs/Ani
mated-Disney-Movies/Hunchback-Notre-Dame/Quasimodo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quasimodo

http://www.dpseok.net/e_learning.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.