OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(3ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

O dom do fracasso, quando é corretamente compreendido, garante o sucesso.1

 

 

 

Trabalho: (Touro, 21 de abril a 20 de maio) – Captura do Touro Sagrado de Creta para o conduzir da Ilha à terra firme (símbolo do grupo) – à Cidade dos Ciclopes, que foram os primitivos Iniciados. (Passe pelo Portal. Siga o seu caminho. Faça o seu trabalho.) O Trabalho foi concluído quando Hércules, enfim, entregou o Touro Sagrado aos Três Ciclopes: Brontes, que significa trovão, Steropes, que significa relâmpago e Arges que significa atividade girante.

 

Nas palavras Deus, Sexo, Lei e Pecado está expresso tudo o que é. Deus (o Todo) = Soma de todas as formas e de todos os estados de consciência –› Vida Energizante. Sexo (atração entre as partes no seio do Todo) = Vida em funcionamento que, atraindo Espírito e matéria, institui a ação recíproca entre o objetivo e o subjetivo e entre o exotérico e o esotérico. Lei (condição de viver no Todo) = Resposta dirigida pelo pensamento de Deus (Leis inevitáveis da Natureza) em direção à forma. Pecado (insurreição contra a Lei e a Ordem estabelecida pelo e no Todo) [Ignorância] = O que é. Rebeldia do singular contra o Todo; individualidade contra o grupo; egoísmo em vez de interesse universal.

 

 

 

 

Touro (símbolo da Força Criativa) é a Cruz Fixa nos Céus – a Cruz do Discípulo.

 

A Serpente da Força vencerá, se for dirigida para cima.

 

Touro (intérprete da Voz Divina, como era chamado no Antigo Egito) sempre esteve associado à LLuz, e, portanto, com o Cristo, que se proclamou como sendo a LLuz do Mundo.2

 

A LLuz, a Illuminação e o Som são as Três Idéias Básicas e as expressões da Força Criativa.

 

Em seus aspectos inferior e superior, Touro (atração) está intimamente ligado com o sexo. É o Signo da Geração, tanto terrenal quanto celestial.

 

Jó ou Job (cujo nome significa voltado sempre para Deus): Não poderemos impedir a doce influência das Plêiades (símbolo da [personalidade-]alma em torno da qual gira a Roda da Vida) nem nos livrarmos do laço de Órion.

 

Na idéia de relação entre o Eu e o não-Eu, serão ultrapassadas as miragens e a Grande Ilusão [Separatividade], e se produzirá a última revelação do Espírito.

 

O Signo oposto a Touro é Escorpião.

 

As Três Constelações relacionadas com o Signo de Touro são: Órion, Eridanus e Auriga.

 

Os Três Reis representam os Três Aspectos Divinos Vontade, Amor e Inteligência, e, portanto, Órion, simboliza o Espírito. Literalmente, o nome Órion significa Irrupção da LLuz.

 

Medusa é o símbolo da Grande Ilusão.

 

 

Medusa – a Grande Ilusão

 

 

Como o homem semear ele colherá.

 

Só semeei sacanagem;
fui o rei da libertinagem.
Meu
Manipura mandava;
o
Sahasrara dormentava!

Venerei Dona Medusa,
e fui de laúza em laúza.
Tomei vergonha na cara,
e sumiu a velha escara!

Meu cadáver se desfez;
a Santa
LLuz me bem-fez.
Em mim, morreu o desejo;
de viver, já não sinto pejo!

 

Em Touro, precisamos compreender o correto funcionamento da Lei da Atração e nos habilitarmos para controlar concertadamente a matéria.

 

 

 

 

Eis o Grande Trabalho a ser empreendido por todos nós: construir um meio de expressão concertado e um campo de atuação harmonioso para o Morador – o nosso Cristo Interior.

 

De maneira geral, a auto-indulgência e o controle de qualquer parte do nosso organismo são sempre inevitavelmente errados.

 

Inexoravelmente, a promiscuidade (paixão, luxúria e auto-erotismo –› transformação da forma em prostituta do desejo egoísta) leva à enfermidade. Orgias mágicas sexuais e celibato são extremos retrogressivos.

 

 

Macróbio-foguete

 

O labirinto também sempre foi um símbolo da Grande Ilusão.

 

 

Labirinto Sem Entrada e Sem Saída

 

Importante: O touro não deve [nem pode] ser morto, mas, montado, controlado e guiado pelo poder do homem, e dirigido através das águas até terra firme.

 

EmbriA pergunta que sempre deverá ser feita: O que é melhor para o grupo com o qual estou associado?

 

Sentido Comum = Mente (sintetizadora e unificadora dos cinco sentidos).

 

A proibição e a supressão drástica do sexo impostas ao organismo gerarão problemas mentais. Muitas pessoas fisicamente limpas têm mentes sujas, e outras tantas têm dispositivos mentais que não suportariam uma investigação. É muito melhor ser manejado pelo touro de desejo do que continuar com a prática doentia de substituir o pecado exterior pela indulgência mental.

 

O verdadeiro celibato só poderá acontecer quando a [personalidade-]alma não se identificar mais com a forma, isto é, quando ela estiver livre da escravidão da matéria. Não antes. Portanto, enquanto a [personalidade-]alma não for o fator controlador, o verdadeiro celibato será impossível.

 

Quando o Olho estiver aberto, tudo será LLuz!

 

3º Trabalho: (Gêmeos, 21 maio a 20 junho) – Perto de uma montanha distante, recolha das Maçãs de Ouro da Sabedoria da Árvore Sagrada do Jardim das Hespérides. Mas, é preciso vencer a serpente de cem cabeças que as custodiam! E não devemos nos esquecer de que todo o Planeta deverá ser explorado e que o Caminho sempre deverá estar marcado pelo Serviço. Atos de Amor, de Solidariedade e de Misericórdia são os marcos no Caminho. Enfim, não deveremos esperar respostas diretas para as nossas dúvidas. Elas sempre aparecerão veladas e serão simbólicas!

 

 

 

 

No Esforço-empenho Iniciático, uma palavra prevalece: Perseverança.

 

Hércules: — Ensina-me o Caminho, ó Mestre da minha [personalidade-]alma!

O Mestre: — Deus acompanhará você em sua Peregrinação.

 

Em nosso Esforço-empenho Iniciático, uma das coisas que costuma acontecer é não reconhecermos as ajudas que recebemos. De maneira geral, somos cegos e surdos. Então, mais duas palavras prevalecem: Atenção e Vigilância. E devemos sempre prosseguir!

 

Também costuma acontecer de sermos levados ao erro através de palavras de aparente sabedoria. [Devemos estar sempre atentos e vigilantes com as palavras dos falsos profetas e dos emissários disfarçados da Grande Loja Negra, que afirmam conhecer a verdade e costumam dizer que qualquer razão diferente da deles é errada e falsa!]

 

A Verdade e o Poder estão em nós! [Quando nos convencermos disto, aplicarmos esta Verdade em nossas vidas e pusermos em ação este Poder, então, os falsos profetas e os emissários disfarçados da Grande Loja Negra não mais terão poder sobre nós.] Este é o segredo do êxito!

 

Em nosso Esforço-empenho Iniciático, as dúvidas sempre serão muitas.3

 

Eu só buscava moleza,
e sentei em um pudim.
A apanha foi só arideza!
Batalhei e venci, enfim!

Mas, venci a 1ª pugna,
de uma batalha sem fim.
Hoje, lomba me repugna;
ouço meu Deus em mim!

Súbito, me atrai o burdo,
e ainda bundeio a esmo,
pois, eu fico meio surdo.
Sei que é assim mesmo!

Um dia, não mais cairei.
Um dia, mudarei de Cruz.
Um dia, não mais cederei.
Um dia, morarei na LLuz!

Meu irmão, não desista!
O diabo4 vive de plantão!
Querido irmão,
perinsista!5
Há um Deus no Coração!

Qualquer alívio sempre será temporário, e perpetuamente haverá interrogações!

 

Em nosso Esforço-empenho Iniciático, devemos aprender a Viver! Norte! Sul! Oeste!

 

 

A LLuz vem do Leste!

 

 

Devemos aprender a Servir e sempre Caminhar no Caminho de todos os Servidores no Mundo!

 

O 3º Trabalho de unificação [personalidade-]alma-ego será realizado no Signo de Gêmeos.

 

Ser visionário não basta; é preciso atuar diligentemente e consumar concertadamente. O visionário deverá se tornar um homem de ação. É aqui, no Plano Físico, onde o conhecimento deverá ser alcançado; e é aqui também onde este conhecimento deverá ser transmutado em Sabedoria. [ShOPhIa]. Sem compreensão na aplicação do conhecimento sucumbiremos.6

 

 

Transmutação

 

 

A dualidade miraginal e ilusória deverá dar lugar à Unidade e os pares de opostos deverão se fundir.

 

Na primitiva criatura, que não era nem animal nem estritamente humana, a mente apareceu e começou a funcionar.

 

O que significam, simbolicamente, as maçãs do Jardim das Hespérides? Significam e simbolizam a pluralidade e a síntese, ou seja, os muitos alimentados por uma única Árvore da Vida.

 

 

Árvore da Vida

Árvore da Vida

 

 

Simbolicamente, retornar ao sul é retroceder.

 

Qualquer Discípulo, por mais bem-procedido que seja e por mais bem preparado que esteja, de uma forma ou de outra, sempre estará propenso a cair na astralidade e no psiquismo inferior. Por isto, todo cuidado é pouco!

 

 

Os Miraginais Ilusionados

 

Desalento, tardança, fracasso e engano sempre estarão presentes em nossa caminhada. Mas, não pode[re]mos desistir jamais!

 

João, o Batista: — Ele deverá crescer, porém, eu devevei diminuir. (Evangelho de João III: 30). É um fato astronômico interessante que a Estrela Castor [segunda Estrela mais brilhante da Constelação de Gemini] está diminuindo em fulgor, enquanto a Estrela Pollux [a Estrela mais brilhante da Constelação de Gemini], sua irmã imortal, está aumentando em brilho e eclipsando sua irmã Castor. Isto remete ao fato esotérico de que a vida espiritual [personalidade-alma] deve crescer e o poder do eu pessoal [ego] deve decrescer.

 

A Raça Lemuriana, Terceira Raça-raiz, foi a primeira raça estritamente humana.

 

As duas Colunas Maçônicas Boaz (B) e Jachin (J) são emblemas da dualidade cósmica.

 

 

Boaz (B) e Jachin (J)

Boaz (B) e Jachin (J)


 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Por isto, em um texto que escrevi, publiquei e já me esqueci qual foi, afirmei: benditas tentações! Nossas tentações e nossos fornicoques são os nossos melhores professores! Sem eles, o bem e o mal seriam ambos cinzentos, porque não diferenciaríamos um do outro. Alegoricamente, nosso melhor amigo é o diabo! Mas, sempre que pudermos, deveremos dar um chutão na bundinha chocha dele.

 

 

A Tentação do Dragão

 

Voltei! Aqui é o meu lugar!
E voltei para lhe tentar...
E você não irá resistir...
E eu irei me entourir!

Você quer um mensalão?
Você quer um petrolão?
Venda sua alma pra mim;
ora, não recuse, diga sim!

Não queira ajustar o País;
deixe medrar o pai-luís.
Se você não se der bem,
eu não me darei também!

Só é pego na Lava Jato
que tem vocação pra pato.
Mas, quem nasceu raposão
dá nó em bolha de sabão!

Espelhe-se no Adhonyran!
Esse, sim, é 'businessman'.
Sempre levando vantagem,
é o sultão da $acanagem!

Ele denega, mas, é ladrão
– é um tremendo maganão!
Com aquele ar de santinho,
vai abarrotando o cofrinho!

Esta é a História do Brasil
– de Cabral ao ano dois mil!
Não queira ajustar o País.
E não adianta atrabílis!

Enfim, as coisas mudarão?
Sei lá; eu sou só um dragão!
Cumpro meu papel e tento;
topará o trouxa e desatento!

 

2. Eu-sou a LLuz do Mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a LLuz da Vida. (Evangelho de João, VIII: 12).

3. Mais uma vez, reproduzo as palavra de Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006): Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica.

4. O nosso diabo interior, que andamos fabricando há milênios!

5. Perinsista = Persista + Insista. Por outro lado, considere que a preposição per significa por si mesmo, isto é, independentemente de outro(s). A Verdade e o Poder estão em nós!

6. Relativamente a isto, o Filósofo e Alquimista chinês Lao-Tze (nascimento entre os séculos VI e V a.C. – transição entre os séculos V e IV a.C.) ensinou: Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar Sabedoria, elimine coisas todos os dias.

 

 

Lao-Tze

Lao-Tze

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://espacodomacom.blogspot.com.br/
2012/05/nota-e-nossa-linha-editoral-postar.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castor_(estrela)

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3lux_(estrela)

http://www.carlswebgraphics.com/halloween-graphics-7.html

http://systemsapproach.net/ANIMATEDGIFs_BITCRUSH.html

http://www.preschoolexpress.com/story-
station10/the-old-apple-tree-august.shtml

https://en.wikipedia.org/wiki/Laozi

https://pt.wikiquote.org/wiki/Lao_Ts%C3%A9

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/conhecimento

http://giphy.com/gifs/company-
marketing-services-PMgFf9uEZBjW0

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_dos_ventos

http://giphy.com/gifs/rose-flower-czevJlexlxAyc

http://www.ostibr.org.br/index.htm

http://wellfedspirit.org/labyrinth_pages/graphics.html

http://photobucket.com/

http://s687.photobucket.com/user/

https://en.wikipedia.org/wiki/Simple_harmonic_motion

http://imgur.com/gallery/3edMkZV

https://jontiways.wordpress.com/category/animations/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.