OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(1ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Embrionariamente, cada um de nós é um Hercules.

 

O Monte da Iniciação será escalado em Capricórnio. Então, nos tornaremos verdadeiros servidores da Humanidade.

 

Ora, quem não sabe que os homens e as mulheres em todos os lugares estão se recusando a acreditar e a aceitar cegamente porque estão decididos a conhecer? As credulidades, as superstições e os dogmas teológicos baculinamente impostos estão dando lugar à experimentação e à Autodeterminação Divina. Alguém duvida disto? O que não se moderniza, não se atualiza e não se praticaliza morre. A reiteração tediosa e monocórdica é massacrante.

 

A Senda não é necessariamente um caminho de misérias, de auto-abnegação e de punição sem-fim. A Divindade é inata no homem!

 

A Senda de Retorno ao Coração de Deus é circular, e deverá ser percorrida através de Doze Grandes Portais. Ao serem cruzados os Portais, as Verdades Universais vão sendo lentamente compreendidas.

 

 

Doze

 

 

Peregrinação: Ignorância —› Sabedoria; Desejos Materiais —› Realização Espiritual.

 

Apoderar-se de qualquer coisa para o ego separado não faz parte da missão de um filho de Deus. O individualismo deve ser sacrificado de forma inteligente para o bem do grupo.

 

Eu não vou me sacrificar
coisíssima nenhuma.
Por que haveria de me privar?
Só pra fazer espuma?

O zé-goelas é o zé-goelas.
Eu sou eu. Ponto final.
Eles são eles. Elas são elas.
Eu sou um alto-astral!

'Cada qual cuide do seu enterro,
impossível não há'

foi a frase derradeira do Berro.
E foi pro lado de lá!

Eu tenho mais o que fazer,
do que pensar em você.
Por isto, só me interessa viver,
e aproveitar de A a Z!

 

Todos nós, lutando [o Bom Combate] em nossa atual vida moderna, poderemos aplicar a nós mesmos as experiências, as provas, as derrotas e as conquistas do Heróico, Grande e Antigo Filho de Deus Hércules ou Héracles, que, séculos atrás, lutou para alcançar o mesmo objetivo como, hoje, nós estamos fazendo.

 

 

Hércules ou Héracles

Hércules ou Héracles

 

 

Senda do Discipulado    Doze Trabalhos (relacionados com os Doze Signos do Zodíaco).1

 

Senda da Iniciação     Cinco Etapas.1a

 

Hércules representa [simboliza] um Filho de Deus encarnado ainda não aperfeiçoado, que, com determinação e têmpera, toma em suas mãos a natureza inferior e, voluntariamente, à sujeita à disciplina libertadora, que, eventualmente, acabará por produzir o surgimento [percepção consciente in Corde] da Divindade.

 

As características básicas do homem imerso na forma e sob o domínio da matéria são: o medo, o individualismo, a rivalidade e a cobiça. Ora, isto precisa ceder lugar à confiança espiritual, à cooperação, a consciência grupal e ao altruísmo.

 

Disse o Oráculo de Delfos: Homem, conhece-te a ti mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo! Este conhecimento é a conclusão da Senda do Discipulado e a retribuição por todo o trabalho hercúleo.

 

 

Ruínas de Delfos

Ruínas de Delfos
(Sopé do Monte Parnaso, Grécia)

 

O Discipulado tem início na etapa final da Senda da Evolução (início da autoconsciência).

 

Precisamos compreender que:

1º) a Natureza expressa energias invisíveis através de formas visíveis;

2º) tudo o que é exterior e tangível é um símbolo de forças criativas internas;

3º) de fato e em experiência, somos Deuses imanentes em a Natureza;

4º) a concepção de uma Divindade Oculta [Deus Absconditus] jaz no coração de todas as religiões;

5º) todas as formas são aspectos da Energia;

6º) o próprio homem também é composto de forças que se move em um mundo de forças;

7º) a Humanidade está sendo conduzida à Senda Discipulado;

8º) Eu-sou Aquele que desperta o espectador silencioso – o impulso em direção à expressão inteligente, à consciência de si-mesmo;

9º) a Divindade oculta no Universo é idêntica em natureza à Divindade oculta em cada um de nós;

10º) precisamos aprender a trabalhar Iniciaticamente de Áries a Peixes via Touro (sentido anti-horário), e não de forma humana, ordinária e retrógrada de Áries a Touro via Peixes (sentido horário);

11º) Ouçam este Grande Segredo: embora eu esteja acima do nascimento e do renascimento ou da Lei, sendo o Senhor de tudo o que existe, pois, tudo emanou de mim, ainda assim apareço no meu próprio Universo, e sou, portanto, nascido pelo meu Poder, pelo meu Pensamento e pela minha Vontade. (Bhagavad Gita).

 

O aperfeiçoamento pessoal poderá ser o resultado definido de um crescimento evolutivo lento e constante [como sói acontecer com a maioria das pessoas], realizado no âmbito das Leis da Natureza, ciclo após ciclo, até que, gradualmente, o Deus Oculto possa ser visto no homem e no Universo, ou poderá advir como resultado da aplicação sistemática de uma disciplina espiritual por parte do aspirante, produzindo um mais rápido desenvolvimento do poder vital da [personalidade-]alma.2

 

Durante um certo tempo,
escolhi ir bem devagarinho.
Mas, só colhi contratempo,
e mudei o tom e o caminho.

 

 

Os Dois Caminhos

 

 

Afinal, o que é o Discipulado? O Discipulado foi definido como sendo um solvente psíquico que destrói toda a escória e deixa o ouro puro.

 

 

 

Só realizaremos o Divino Propósito se O compreendermos.

 

Não to nem aí pra compreender;
meu barato é acreditar.
Não to nem aí 'presse' tal de vir-a-ser;
meu barato é ajoelhar.
Não to nem aí pra derrotar o não-ser;
meu barato é astralizar.
Não to nem aí pra mudar o meu viver;
meu barato é rosetear.

 

No que concerne à Astrologia Esotérica, precisamos saber que as estrelas inclinam, mas, não impõem nem controlam.

 

A roda da existência gira continuamente... E a fita da vida vai se desenrolando...

 

 

A Fita da Vida

 

E a fita da vida
vai se desenrolando...
E,
in Corde nostro,
Deus vai suscitando...
E cada um de nós
vai se emancipando...

E a Humanidade
vai confraternizando!
Então, Shamballa
vai se manifestando...

 

Hércules = Subjugação da Matéria + Auto-realização Divina.

 

Nosso Coração é a fonte da Vida e da Força. Todavia, não temos que demonstrar nossa Força nem nosso Poder.

 

Em relação ao Zodíaco e à Astrologia, um Grande Mestre Oriental nos legou este pensamento sugestivo: Que a Astrologia é uma Ciência e uma Ciência que virá é verdade. Que a Astrologia, em seu aspecto mais elevado e em sua verdadeira interpretação, eventualmente, capacitaria o homem para coerentizar sua compreensão e para fazê-lo funcionar corretamente é igualmente verdade. Que nas revelações que a Astrologia fará com o tempo, e que será encontrado o segredo da verdadeira coordenação entre a [personalidade-]alma e a forma também está correto. Todavia, esta Astrologia ainda não foi descoberta. Há muitas coisas negligenciadas e outras tantas desconhecidas, para fazer da Astrologia a Ciência Exata que muitos pretendem que seja. Certamente, esta pretensão será cumprida em alguma data futura, mas, o tempo ainda não chegou. Devido à rapidez com que as [personalidades-]alma estão controlando seus egos, a Astrologia, como é praticada agora, está condenada à destruição. O modelo do horóscopo da [personalidade-]alma não será baseado no nosso conhecimento tridimensional, pois, as leis de tempo e do espaço não têm qualquer influência sobre a [personalidade-]alma.

 

 

Papo-furado Tridimensional

 

O Mestre: — Hércules, quem são teus pais?

Hércules: — Meu pai é divino. Eu não o conheço, exceto que, em mim mesmo, eu sei que sou seu filho. Minha mãe é terrena. Eu a conheço bem, e ela me fez como Tu me vês. Eu me conheço como alguém que pensa, sente e vive.

 

Hércules: — Mestre, eu matei todos aqueles que me ensinaram no passado. Em minha busca pela liberdade, eu matei todos os meus mestres. Agora estou livre. Eu procuro me conhecer a mim mesmo, dentro de mim mesmo e através de mim mesmo.

O Mestre: — Isto foi um ato de Sabedoria. Agora, poderás permanecer livre. No último giro da roda conhecerás o mistério da morte.

Hércules: — Mestre, hoje, estou diante de Ti triplamente livre. Livre dos primeiros mestres, livre do medo do medo e verdadeiramente livre todo desejo.

 

Através de Nove Largos Portais abertos deve passar o Discípulo, antes tenha adquirido habilidade suficiente para esticar o arco.

 

Hércules: — Este é o meu próprio presente. Ninguém me deu. Eu o conquistei.

O Mestre: — Agora, deves trabalhar.

 

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1 e 1a. Observe que Senda do Discipulado + Senda da Iniciação = 12 + 5 = 17 IAO.

 

IIIIIII...   AAAAAAA...   OOOOOOO...

 

O Mantra IAO tem valor numérico-cabalístico igual a 17 (dezessete), ou seja, 10 + 1 + 6 e está oculto na Tetractys Pitagórica (Mônada, Dualidade, Tríade e Quaternário e Fogo, Ar, Água e Terra). No Tarô, é o Décimo sétimo Arcano Maior, a EstrelaO Arcano do Crescimento. Os Mistérios da Tetractys são estudados no Grau 31 da Maçonaria.

 

 

Tetractys

 

 

2. O que se deduz disto? Ora, que a escolha é somente nossa! No Hino da Independência (letra de Evaristo da Veiga e música é de Dom Pedro I), uma parte do refrão é: ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil. Aqui, a inexorabilidade é: ou ficar espiritualmente rico ou ficar a neném! Esse negócio de ficar a neném é do tempo de D. João Charuto, e quer dizer ficar durinho da silva.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://giphy.com/gifs/animation-3d-8JFLiaB2NN2ms

http://www.wepick.com.br/etc/horoscopo-do-mes-agosto/

http://photobucket.com/images/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo_de_Delfos

http://luzevidapraiagrande.blogspot.com.br/
2012/03/deus-grego-heracles.html

http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/
2015/01/grau-31-temis-osiris-tetractys-tetrada.html

http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/2013/
10/convocacao-para-sessao-de-18112013.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.