A HERANÇA DE SI MESMO

 

 

 

Raumsol

Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

ste estudo é uma coletânea de fragmentos garimpados na obra A Herança de Si Mesmo, de autoria do escritor, educador, pedagogista, conferencista, pensador humanista e fundador da Logosofia Carlos Bernardo González Pecotche (Buenos Aires, 11 de agosto de 1901 – 4 de abril de 1963), também conhecido pelo pseudônimo Raumsol. A Logosofia [do grego (Logos = Palavra, Verbo) + (ShOPhiA = Sabedoria, Ciência Original)] é uma escola ou um método de ensino que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para a obtenção do auto-aperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução (reintegração) consciente, que conduz ao conhecimento de si mesmo. Esta obra de Raumsol reforça o que sistematicamente tenho dito: não há subterfúgio, somos responsáveis por tudo.

 

 

 

Homem Esculpindo-se a Si Mesmo

Homem Esculpindo-se a Si Mesmo
(Escultura de Yandí Luzardo inspirada no Princípio
da Evolução Consciente proposto pela Logosofia)

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O ser-aí-no-mundo será o que quiser ser.1

 

Da Verdade só poderão surgir afirmações; jamais hipóteses.

 

A Lei da Herança está enraizada nos mais recônditos arcanos da existência humana, e seu segredo consiste em permanecer oculta até o momento em que é descoberta.

 

 

 

 

Nenhuma Lei Universal pode restringir a plena liberdade do espírito humano. Daí, a total independência e o pleno livre-arbítrio do ser-aí-no-mundo. Cada um é o que é, conforme o que quis ser, e – salvo nos casos em que aparecem males irreparáveis2 – será aquilo que se propôs ser, mas, pela única via possível: o Conhecimento.

 

A facilidade que um ser-aí-no-mundo encontre ao encarar estudos e as idéias que auxiliem sua compreensão, enquanto se encaminha para o pleno domínio do conhecimento a que aspira, são demonstrações claras de que nisto opera a herança de si mesmo.

 

 

Herança de Si Mesmo

 

 

O ser-aí-no-mundo é herdeiro direto da sua criação.

 

Não aviveis repentinamente a Chama do Saber na mente incipiente, sem antes recomendar ao beneficiário que retire dela todo pensamento inflamável, pois, se correrá o perigo de provocar um incêndio mental.3

 

Aqueles que exerceram a autoridade do Verbo e lhe deram Vida, ensinando ou fazendo o bem a seus semelhantes, terão como herança em suas vidas facilidade para manifestar uma expressão humanística. Os continuadores dos pensamentos de Jesus, o Cristo, e de outros famosos sábios e filósofos confirmam a exeqüibilidade deste Princípio. Em quantas mentes penetrou a luz dos seus pensamentos das suas idéias e dos seus ideais!

 

 

 

 

Se nossa conduta for censurável, herdaremos o desprezo dos demais. Se infringirmos as leis penais, herdaremos o rigor de suas sanções: a detenção, o julgamento e, finalmente, a prisão. Se nos deixarmos levar pela frivolidade da vida, herdaremos, na maturidade, o vazio representado pelo fastio, pela insatisfação, pelo ceticismo e pela desorientação. Mas, se, ao contrário, nos preocuparmos em forjar nossa própria herança, desde este instante ela começará a se manifestar com resultados positivos. Isto significa que o homem herdará a si mesmo, seja nesta vida, seja em uma vida futura.

 

A herança de si mesmo, a curto prazo, projeta-se como efetiva contribuição à própria linha hereditária.

 

Empenhar-se em conseguir um futuro econômico folgado, uma posição social respeitável ou a culminação feliz de algum projeto pessoal são heranças que se empalidecem com a morte, pois, são intranscendentes. Empalidecem e mínguam em virtude de sua descontinuidade, causa pela qual tendem a desaparecer, já que tais realizações não têm a consistência evolutiva das que concernem ao aperfeiçoamento integral do indivíduo.

 

 

 

 

Para podermos conhecer uma Verdade, é necessário nos aproximarmos dela progressiva e continuadamente, com humildade, empenho e tato.4

 

Sendo que a consciência tem a ver com a herança superior do ser-aí-no-mundo, teremos de admitir que o espírito [personalidade-alma] é quem, absorvendo da consciência os valores que o ser-aí-no-mundo adquire, os prolonga através do tempo, em cada uma das etapas da existência humana. O espírito [personalidade-alma] é, em suma, o depositário da herança pessoal, com o que se entenderá que a herança é espiritual por excelência, não-material. Nem é fruto, tampouco, da especulação intelectual, fato que a própria Lei rechaça, por não constituir uma expressão cabal das ânsias humanas de Saber.

 

A perpetuação [perenização] do ser-aí-no-mundo, que pode [e deve] chegar a ser consciente, não poderá ser satisfeita nunca, se burlarmos as Leis Universais ou se infringirmos os preceitos e as normas da evolução [reintegração].

 

Nossa herança [dependendo dos nossos pensamentos, das nossas palavras e dos nossos atos] poderá sofrer relaxamento, e este relaxamento poderá levá-la, inclusive, à sua dissolução, como linha que individualiza o homem dentro de sua espécie. Isto tem sua causa na depuração lógica que a Lei de Herança leva a cabo por via da seleção, já que pouco importaria aos mesmos fins humanos a perpetuação, por exemplo, de um homem que mostrasse, em todas as etapas de sua vida, os sinais, as expressões e as características do bárbaro ou do indivíduo que chegou, em seu descenso, mais além dos limites permitidos pela Lei.5

 

A perpetuação [perenização] se define e se concretiza na formação superior da consciência, quer dizer, quando a [personalidade-]alma consegue realizar seus reais objetivos, em uma permanente e ininterrupta ação evolutiva [reintegradora].

 

 

 

 

A herança do espírito [da personalidade-alma], em sua fase evolutiva – ou seja, o que o homem herda de si mesmo segundo este conceito – é a soma dos Conhecimentos Superiores adquiridos e o resultado todas obras de bem que, com estes Conhecimentos, tenham sido realizadas nas diferentes etapas da existência.

 

Os Bens do Conhecimento não podem ser herdados pela ignorância.

 

Chegado o momento, o espírito [personalidade-alma] atuará sem limitações.

 

Herdaremos amanhã o que sobre a herança recebida acumularmos [edificarmos].

 

 

 

 

Herança: herdamos hoje o que foi realizado ontem; herdaremos amanhã o que fizermos hoje.

 

A herança mental ou do espírito [da personalidade-alma] compreende os Bens do Conhecimento Transcendente, fruto de qualquer esforço ou realização anterior tendente a fixá-los na consciência.

 

 

 



Epílogo

 

 

 

O legado do ser-aí-no-mundo

será o que ele pensar e fizer.

Poderá ser estéril e infecundo

ou gerar um novadio alvorecer.

 

Seremos o que pensarmos.

Seremos o que produzirmos.

Seremos o que (des)obrarmos.

Seremos o que (des)nutrirmos.

 

 

.............................................

 

 

Sempre a Lei de Causa-efeito

comanda(rá) o que sucede(rá).

Qualquer excelência ou defeito

por intermédio dela se apurará.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Mais do que o que quiser ser, penso que o ser-aí-no-mundo será o que puder ser. Querer ser é uma coisa; poder ser é outra. Podemos querer ser, mas, só seremos se, no mínimo, tivermos mérito para poder ser. Digo no mínimo porque para poder ser é necessário muito trabalho e muita pertinácia, senão o sorvete derreterá.

 

 

Peregrinação Meritória

 

 

2. Os males irreparáveis fomos nós que fabricamos. Mas, na verdade, não há um mal que seja irreparável para sempre; ele, talvez, possa ser irreparável para uma encarnação, mas, não para muitas, e, muito menos para sempre. Entretanto, tudo depende de nós.

 

 

 

 

3. Mais uma vez volto a um tema que já abordei diversas vezes. Tentar acelerar o despertamento da Kundalini poderá levar à loucura ou até, no limite, à morte prematura. Aliás, qualquer despertamento intempestivo só poderá acarretar conseqüências funestas. Em Misticismo é assim: cada coisa de uma vez, cada vez no tempo próprio. Não existe essa coisa de depressinha em Misticismo. Como recomendou Raumsol, deve-se ir do pouco ao muito, do mínimo ao máximo, e nunca ao contrário, como pretende a ignorância. O maior conselho que um velho Alquimista deixou aos interessados na arte-ciência da Alquimia foi: paciência, esperança, trabalho. Outro Grande Adepto do século XV, em carta a seu filho, recomendou: a paciência é a escada dos Filósofos, e a humildade a porta do seu jardim.

4. Este aproximar-se [logosófico] progressiva e continuadamente significa se avizinhar, dialeticamente, de verdade relativa em verdade relativa, ad æternum e ciclicamente, da Verdade Universal e Única, que, em princípio, jamais poderá ser alcançada. Isto não significa que não devamos tentar e nos esforçar, porque não tentar e não se esforçar acaba por levar à entropização da personalidade-alma. E não há a menor graça em termos chegado até aqui para acabarmos entropizados! Seja como for, nos menos instruídos ou menos capazes misticamente, o esforço e a tentativa derivam do instinto inato de sobrevivência; nos Iniciados, isto resulta de uma compreensão adquirida mais elevada.

 

 

 

 

5. Por isto, devemos tirar da cabeça que a misericórdia é ilimitada, pois, se ela não tivesse limite(s), seria incapaz de produzir o efeito pretendido, e, mais do que isto, seria injustificada. A misericórdia é auxiliadora, mas, não é resolutória. Somos nós que deveremos fazer o dever de casa, não a misericórdia. É por isto, enfim, que se o Brasil e os seus dirigentes não tomarem vergonha na cara, o Coronavírus estabelecerá residência fixa aqui, no Patropi.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://megasad.com/old/journal/
2007-08-05-space-tramp.html

http://liveunderconstruction.wordpress.com/
2011/03/18/animated-gif-showcase-free-download/

http://www.animated-gif3d.com/

http://giphy.com/gifs/DwlFRgKo87zDW

http://www.deviantart.com/

http://www.coisasemanal.com.br/
2011/05/festival-de-gifs-animado-27/

http://giphy.com/gifs/9DLfcb2rC4JPi

http://www.picgifs.com/graphics/walking/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Carlos_Bernardo_Gonz%C3%A1lez_Pecotche

http://www.logosofia.org.br/logosofia/download-livros
.aspx?gclid=CLa2g8z_yMECFbPm7AodYi0A8g

 

Música de fundo:

Close Encounters of the Third Kind
Composição: John Williams

Fonte:

http://clip.dj/close-encounters-of-the-third-kind-disco
-45-high-quality-download-mp3-mp4-Xn62rCVyNQk

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.