HENRY RIDER HAGGARD
(Pensamentos)

 

 

 

Henry Rider Haggard
(Por John Pettie)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo objetivou examinar o pensamento de Henry Rider Haggard e disponibilizá-lo para reflexão.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Sir Henry Rider Haggard (Bradenham Hall, 22 de junho de 1856 – Londres em 14 de maio de 1925) foi um escritor britânico, filho de William Meybohm Rider Haggard e Ella Doveton, que escreveu obras como As Minas do Rei Salomão, entre outras, geralmente protagonizadas por exploradores ingleses que viajavam para a África.

 

Estudou na Ipswich Grammar School. Aos dezenove anos, foi para a África do Sul como secretário do governador da província de Natal. Quando o Transvaal foi anexado à Grã-Bretanha, em 1877, seguiu para lá como comissário especial. Voltou à Inglaterra em 1879, e, em 1880, se casou com Mariana Margitson.

 

A partir de 1882, começou a escrever romances e, em 1885 lançou com sucesso As Minas do Rei Salomão, assegurando sua independência financeira. Foi agraciado em 1919 com o título de Sir, por seus feitos brilhantes.

 

Como funcionário da Coroa Inglesa na África do Sul, Rider Haggard pôde conhecer vários países e uma enorme quantidade de costumes, crendices e lendas, que influenciaram fundamentalmente seu gênio literário.

 

Além de administrador colonial, foi também agricultor.

 

 

 

Pensamentos Haggardianos

 

 

 

É mais fácil destruir o conhecimento do que reuni-lo.

 

Aqueles que vão secretamente, vão mal; e pássaros sujos adoram voar à noite.

 

Em segredo, conspirei.
Em segredo, apocopei.
Em segredo, destruí.
Em segredo, extingui.
Em segredo, deletei.
Em segredo, assassinei.
Em segredo, só urdi.
Em segredo, abscindi.
Em segredo, fiz o mal.
Em segredo, fui abnormal.
Em segredo, usei plutônio.
Em segredo, fui demônio.

 

A flecha de minha vingança caiu sobre minha própria cabeça.

 

Um inimigo me lesou,
e, por isto, eu o matei.
Não sabia, mas, agora sei
que, com ele, morri também.

O Universo é uma unidade;
não há qualquer separação.
Portanto, só há um Coração
que pulsa em todos os seres.

Uma de suas Leis ignoradas é:
Todo homicida é um suicida;
todo suicida é um homicida.

Não saber isto é não saber nada.

 

Minha morte está muito perto de mim, e estou feliz por isto, pois, prosseguirei minha busca em outros reinos, como me foi prometido.

 

Que homem há que não preze aquele presente tão raro e tão belo, aquela coisa perfeita que nenhum ouro pode comprar o amor não fingido de uma mulher?

 

Ouço! O que é a vida? É uma pena, é a semente da grama, soprada de um lado para outro, às vezes, se multiplicando e morrendo no ato, às vezes, levada aos céus. Mas, se essa semente for boa e pesada, ela poderá, porventura, percorrer um pouco o caminho que quiser. É bom tentar seguir seu próprio caminho e lutar contra o ar. O homem deve morrer. Na pior das hipóteses, ele poderá morrer um pouco mais cedo... Do escuro nós viemos, para o escuro nós iremos. Como um pássaro impelido pela tempestade, à noite, voamos para fora de lugar nenhum; por um momento nossas asas são vistas à luz do fogo e, eis! Nós iremos novamente para lugar nenhum. Por um lado, a vida não é nada; por outro, a vida é tudo. É a Mão com a qual impedimos a Morte. É o pirilampo que brilha à noite e é preto pela manhã. É o hálito branco dos bois no inverno. É a pequena sombra que corre pela grama e se perde ao Sol poente.

 

O que é a vida?
Para o mentiroso é mentir.
Para o ladrão é roubar.
Para o corrupto é mamar.
Para o poluidor é poluir.
Para o político é se eleger.
Para o
serial killer é matar.
Para o estuprador é estuprar.
Para o ermitão é fugir.
Para o religioso é rezar.
Para o néscio é acreditar.
Para o nefelibata é sonhar.
Para o negacionista é negar.
Para o maquinador é conspirar.

Para o imitador é arremedar.
Para o caguinchas é medrar.
Para o déspota é tiranizar.
Para o mago negro é anoitecer.

Para o Iniciado é Buscar.

 

Lá estavam eles, indo para a morte certa, prestes a abandonar a bendita luz do dia para sempre, mas, ainda assim, capazes de contemplar sua condenação sem temor.

 

Em toda a minha vida, eu nunca havia visto uma devoção tão absoluta à idéia de dever e uma indiferença tão completa aos seus frutos amargos.

 

Não importa viver;
importa apenas VIVER.
E o que é VIVER?
VIVER é MORRER.
E como se MORRE?
MORRE-SE COMPREENDENDO.
E o que é COMPREENDER?
LIBERTAR-SE das miralusões.
E para que serve isso?
Só assim poderemos nos tornar
DEUSES CONSCIENTES.

 

Tudo tem um fim. Se você viver o suficiente, poderá vê-lo.

 

Nunca houve um começo;
jamais poderá haver um fim.
Todo fim é um novo começo;
todo recomeço embute um fim.
Tudo é movimento e mudança.
Tudo é pausa e nova andança.

 

O amor não conta seu trabalho nem pode pesar sua ternura na balança de compra. Aquilo que tem amor, dá e anseia para dar mais e mais, até que o infinito da [personalidade-]alma seja drenado.

 

E Dei...
Sem querer nada em troca.
E Amei...
Sem querer amor em troca.
E Servi...
Sem querer moeda em troca.
E Ajudei...
Sem querer aplauso em troca.
E Busquei...
Sem querer o pódio em troca.

 

Eu não acredito em violência; a violência é o último recurso dos tolos.

 

O alimento que a memória dá para comer é amargo ao paladar, e só com os dentes da esperança poderemos suportar mordê-lo. [Será com os dentes da esperança ou será com os Neurônios da Compreensão?]

 

É estranho ouvir a si mesmo sendo elogiado; eu sempre fui um homem tímido.

 

Nós, brancos, pensamos que sabemos tudo.

 

Quando o Invisível concebeu a ordem do Uni[multi]verso, Ele colocou a semente do Amor na mulher, e, mesmo por um crescimento desigual, está condenado a produzir a igualdade de Lei. Por enquanto, ele eleva os baixos à alturas incalculáveis, e os nobres ao nível da poeira. E assim, a mulher, esta grande surpresa da Natureza, é o Bem, e o Mal nunca poderá separar. [Na atualidade, o Ashram Central – Ashram do Amor-Sabedoria – é o mais avançado, o principal e o custódio da Energia do Segundo Raio. Foi neste Ashram que Buddha e Cristo receberam Suas Iniciações, e é através Dele que Eles trabalham. In: O 7º Raio (Revelador da Nova Era) – [o Raio da decência ritualística] – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK).]

 

Não existe solidão como a solidão das multidões, especialmente para aqueles que não estão acostumados com ela.

 

O que é a solidão?
Simples esquecimento,
vaidade e negação.
O que é o reencontro?
Desprendimento, Inegoísmo,
Solidariedade e Serviço.

 

De maneira geral, não sou um homem nervoso e não me preocupo com superstições, das quais vivi para ver a loucura.

 

Existem coisas e existem faces que, quando sentidas ou vistas pela primeira vez, ficam gravadas na mente como uma imagem do Sol em uma placa sensibilizada, e ali permanecem inalteravelmente fixas. [Isto costuma acontecer com certas experiências místicas ou espirituais, que ficam gravadas na nossa cuca, de tal sorte que não há terremoto que as destrua.]

 

A grande Roda do Destino rola como um juggernaut [força literal ou metafórica impiedosamente destrutiva e irrefreável], e esmaga todos nós por sua vez, alguns imediatamente, outros um pouco mais tarde. [Na verdade, não existe um destino determinado de antemão; nós somos os construtores de aquilo denominado destino. Hoje, somos o resultado do passado que construímos; amanhã, seremos o produto do que estamos construindo hoje. Logo, não existem prêmio nem punição; existem, sim, sempre, resultados pré-fabricados. No Unimultiverso, prevalecem a presença e a atualidade; nada é esquecido nem deletado.]

 

 

 

 

Nunca observei que os religiosos tenham mais vontade de morrer do que o resto de nós, pobres mortais.

 

A riqueza que os homens gastam suas vidas tentando adquirir é, no final, uma coisa sem valor.

 

 

 

 

Ele era um homem misericordioso, que não amava a matança, embora sua fé feroz o conduzisse de guerra em guerra. [Este é o problema do fanatismo. O fanatismo, quando não mata, aleija, e quando não aleija, obstaculiza.]

 

As mulheres amam o último golpe, bem como a última palavra, e quando elas lutam pelo amor, são impiedosas como um búfalo ferido.

 

À medida que envelheço, o hábito de pensar parece estar se apoderando de mim.

 

Ah! Quão pouco conhecimento um homem adquire em sua vida. Ele o reúne como água, mas, como água, escorre entre seus dedos. No entanto, se suas mãos estiverem molhadas, como se fossem de orvalho, eis que uma geração de tolos clama: 'Veja, ele é um homem sábio!' Não é assim?

 

O pensamento só serve para medir a impotência do pensamento.

 

 

 

 

Pode ser longe, mas, não há jornada nesta Terra que um homem não possa fazer, se ele se empenhar por ela.

 

Não existe magia, embora exista algo como o conhecimento dos caminhos ocultos da Natureza. [Existe magia, sim, tanto branca, quanto cinza, quanto negra.]

 

Eu pratiquei o mal, e, com tristeza, saberei que o pratiquei, até minha redenção chegar.

 

É um fato bem conhecido que, muitas vezes, tirando o período da infância, quanto mais velhos ficamos, mais cínicos e endurecidos nos tornamos. Na verdade, muitos de nós só somos salvos da petrificação e da corrupção moral pela morte oportuna.

 

Vamos amar e aceitar o que nos é dado e ser felizes, pois, na sepultura, não há amor, não há calore não há o toque dos lábios.

 

O homem não morre enquanto o mundo, ao mesmo tempo sua mãe e seu monumento, permanece. Seu nome, talvez, esteja perdido, mas, a respiração que ele respirou ainda agita os topos dos pinheiros nas montanhas, o som das palavras que ele pronunciou ainda ecoa através do espaço, os pensamentos que seu cérebro gerou herdamos hoje, suas paixões são nossa causa de vida, as alegrias e as tristezas que ele conheceu são nossos amigos familiares, e o fim, do qual ele fugiu horrorizado, certamente, nos alcançará também! Na verdade, o Uni[multi]verso está cheio de fantasmas, não espectros de cemitérios das igrejas, mas, dos elementos inextinguíveis da vida individual, que uma vez que tenham existido, nunca poderão morrer, embora se misturem e mudem para sempre. [Não há morte; a Vida é eterna. O que há, sim, é perpétua mudança, perpétuo movimento e perpétua rearticulação.]

 

Como este mundo pode ser bom, se o dinheiro é a força motriz e o interesse próprio a estrela-guia?

 

 

 

 

Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
existe um 'apartheid' de vacinas?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos querem, mas, não conseguem se vacinar?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos cismaram de ser contra as vacinas?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos negam os avanços da Ciência?

Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos não seguem as recomendações da ?

Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos se recusam a praticar as medidas não-farmacológicas?

Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
muitos não completam o seu esquema vacinal?

Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, já tivemos quatro (3
+ 1) Ministros da Saúde?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, o Ministério da Saúde foi desmantelado?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, ainda se divulga o tratamento precoce?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, muitos não se vacinam por medo de virar ?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, há mais 'fake news' do que areia no Saara?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
no Brasil, já morreram à-toa
+ de 6 x 105 pessoas?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a malversação?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a sabotagem?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a charlatanice?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a mentiraria?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a conspirata?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a 'imunirebcon'
1?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a inaptidão?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a desumanidade?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a desfraternidade?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a irresponsabilidade?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou o estelionato?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a corrupção passiva?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a advocacia administrativa?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a prevaricação?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou o crime de epidemia?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou o desinteresse?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a CPI da COVID escancarou a 'assassinásia'
2?
Como este mundo pode ser bom,
se, nesta PanCOVIDmia,
a Medicina virou meio de levar vantagem e de enriquecer?
Como este mundo pode ser bom...
Como este mundo pode ser bom...

Como este mundo pode ser bom...
Ora, convenhamos, o mundo não é bom nem mau, é neutro,
e não tem necas de pitibiribas a ver com isso;
algumas pessoas endemoniadas, sim,
é que não são dignas, nem verazes, nem boas,
e transformam a Terra Azul em um vale de lágrimas.

 

 

 

 

A riqueza é boa e, se pintar em nosso caminho, nós a aproveitaremos, sim; mas, uma pessoa digna não se vende por riqueza.

 

Vez após vez, nações ricas e poderosas morreram e acabaram sendo esquecidas, de modo que nenhuma memória delas permaneceu. O tempo devora as obras do homem.

 

 

 

 

O que é imaginação? Talvez, seja a sombra da verdade intangível; talvez, seja o pensamento da [personalidade-]alma. [Talvez, seja o nosso Deus Interior tentando nos mostrar o Caminho!]

 

 

 

 

É curioso olhar para trás e perceber em quais circunstâncias triviais e aparentemente coincidentes os grandes eventos, freqüentemente, giraram com tanta facilidade e naturalidade quanto uma porta em suas dobradiças.

 

Bem e mal, amor e ódio, noite e dia, doce e amargo, homem e mulher, o céu acima e a Terra abaixo todas essas coisas são necessárias, uma para a outra, e quem sabe o fim de cada uma?

 

Não existe morte, embora exista uma coisa chamada mudança.

 

O riso e a amargura, freqüentemente, são os véus com os quais um coração ferido esconde sua fraqueza do mundo.

 

Podemos ora governar como reis, ora servir como escravos, ora amar, ora odiar, ora prosperar, ora perecer. Mesmo assim, apesar de tudo, somos os mesmos, pois, esta é a maravilha da identidade. [Na verdade, nunca somos exatamente os mesmos. Dormimos, e, ao acordar, estamos ligeiramente diferentes. Pelos menos, uma coisa é certa: a cada dia que passa, estamos mais velhos. Se estamos mais sábios, bem, isto já é outra coisa.]

 

Não é sensato negligenciar o presente pelo futuro, pois, quem sabe o que será o futuro?

 

A paixão é como o relâmpago: é bela e liga a Terra ao céu, mas, infelizmente, cega!

 

 

 

 

As leis, na Inglaterra, são muito mais severas com crimes contra a propriedade do que contra a pessoa, como acontece com um povo cuja paixão dominante é o dinheiro.

 

Aventureiro é aquele que sai ao encontro do que quer que venha. Bem, de uma forma ou de outra, é isso o que todos nós fazemos no mundo.

 

Homens e mulheres, impérios e cidades, tronos, principados e potestades, montanhas, rios e mares insondáveis, mundos, espaços e universos, todos têm seu dia, e todos devem partir.

 

Quem, em sua grande dor, não sentiu o desejo de olhar para as feições da Mãe Universal, de deitar nas montanhas e de observar as nuvens atravessarem o céu? De sentir a batida lenta de seu Coração Eterno e de esquecer suas angústias? Quem?

 

A inteligência do homem é quase ilimitada e se dilata como um elástico, mas, a natureza humana é como um anel de ferro. Você pode dar voltas e mais voltas, pode polir bem, pode até mesmo achatar o anel um pouco de um lado, fazendo com que ele salteie do outro, mas você nunca conseguirá, enquanto o mundo durar e o homem for homem, aumentar a sua circunferência. [O que isto quer dizer? Que, em uma encarnação específica, há um limite que não conseguiremos ultrapassar. Depois... No futuro... Bem, aí já é outra coisa.]

 

A civilização é apenas uma selvajaria prateada. [É exatamente, em virtude desta selvajaria prateada que, ignorantes e cruéis, fabricamos esta Pandemia do Novo Coronavírus.]

 

De leste a oeste, de mar a mar, do topo de uma montanha ao topo de outra montanha, correram os Anjos da Aurora espalhando Luz com ambas as mãos. [Jamais o mal poderá ultrapassar ou vencer o Bem.]

 

A carne morre ou, pelo menos, muda, e suas paixões passam, mas, aquela outra paixão do Espírito o anseio pela unidade é imortal.

 

Os olhos das mulheres estão sempre brilhantes, qualquer que seja a cor.

 

Por mais profunda que seja a queda, se o arrependimento nascer no coração, há um caminho um caminho pedregoso e árduo pelo qual a altura pode ser escalada novamente. [Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas, você pode começar agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier).]

 

O mundo é um grande mercado, e todas as coisas estão à venda para quem der o lance mais alto na moeda de seus desejos.

 

O que está feito está feito. Quem pode tornar a árvore morta verde novamente ou olhar para a luz do ano passado? Quem pode se lembrar da palavra falada ou trazer de volta o espírito dos caídos? Aquilo que o tempo engole não volta a aparecer. [O que isto quer dizer? Que tudo é passageiro, transitório. Só a Santa Vida é eterna. O apego é o pai da separatividade.]

 

É a falta de imaginação que torna as pessoas tolas.

 

 

Tanto lá como cá,
a história da maçã
é pura fantasia!

 

 

Até agora, minha vida tem sido calma como um dia de verão. Mas, quem sabe quando as tempestades de inverno poderão aumentar? Muitas vezes eu pensei que nasci para conhecer o vento, a chuva e os relâmpagos, bem como a paz e o Sol!

 

Quando o homem aprenderá o que foi ensinado a ele na antigüidade? Que a fé é a única tábua com a qual ele poderá flutuar neste mar, e que suas miseráveis obras de nada lhe valem? [Se trocarmos a palavra fé por confiança, esforço e Bom Combate, tudo bem.]

 

O Jardim do Éden, sem dúvida, deveria ter sido belo antes do homem, mas, sempre penso que deve ter ficado mais belo quando Eva o adornou.

 

O que procuro, encontro, o que encontro, guardo. [Parafraseando: O que procuro, encontro, o que encontro, compartilho.]

 

É da presença de outras pessoas que realmente obtemos apoio em nossas horas sombrias de luto, e não de suas conversas, que, muitas vezes, só servem para nos irritar.

 

Tenha cuidado quando você tiver algum poder, porque a raiva e o ciúme são forças invencíveis e armas ferozes nas mãos do homem errabundo.

 

A Sabedoria é para os fortes, não para os fracos. Muito conhecimento cega os fracos, pois, sua visão é imperfeita, e muita força os embriaga, sobrecarregando sua débil razão, até que caem e se afogam nas profundezas de sua própria vaidade. [É por isto que...]

 

O orgulho é um bom cavalo, se você souber cavalgar sabiamente. [Aqui, discordo. O orgulho nunca é um bom cavalo. Orgulho não casa com Sabedoria.]

 

Quão verdadeiro é o ditado que os mais preparados são sempre os mais simples e os mais gentis.

 

A consciência é uma coisa complicada e incômoda. Quase sempre começa a nos incomodar depois de as coisas terem acontecido, não antes, quando poderia ter sido de alguma utilidade.

 

Geralmente, não estamos preparados para abandonar os nossos terríveis prazeres. [Terríveis Prazeres = Miragens + Ilusões.

 

Quando a verdade é agradável? Só quando vestimos sua nudez com trapos da imaginação ou a adoçamos com uma ficção é que ela poderá agradar.

 

Observei que aqueles que desejam fazer o melhor, muitas vezes, causam os maiores danos.

 

Então, tive uma visão. Uma visão que foi enviada em resposta à minha oração, ou, talvez, uma loucura nascida das minhas tristezas.

 

O desconhecido, geralmente, é considerado terrível, não como o provérbio infere, da superstição inerente do homem, mas, porque, freqüentemente, é terrível mesmo. Aquele que mexer com as vastas e secretas forças que animam o mundo poderá muito bem se tornar uma vítima delas. [Por isto cuidado, muito cuidado com a Kundalini. Não há um fogueteiro que não acabe queimado.]

 

 

 

 

São estranhas as imagens do futuro que o homem pode desenhar com o pincel da sua fé e com os pigmentos multicoloridos da sua imaginação! É estranho, também, que nenhuma delas corresponda à outra!

 

 

 

 

Eles pouco se importariam com qualquer Deus, se ele não viesse com pompa e poder.

 

Ó rainha, o que são essas coisas que são tão caras aos homens? Não são bolhas? A ambição é uma escada sem fim na qual nenhuma altura é jamais escalada, até que o último degrau inalcançável seja galgado. Altura leva à altura, e não há lugar de descanso nem limite entre os degraus.

 

Corremos para ter poder sobre os cadáveres daqueles que falharam e caíram.

 

Sim, todas as coisas vivem para sempre, embora, às vezes, elas durmam e sejam esquecidas.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Imunirebcon = Imunidade de Rebanho por Contaminação.

2. Assassinásia = Assassinato por Eutanásia.

 

Música de fundo:

Song of Solomon
Compositor e intérprete: Martin Smith

Fonte:

https://kg-music.club/songs/song-of-solomon

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.ranchojacare.com.br

https://pixabay.com

cidadeemfocoregiao.com.br/

https://quotestats.com/topic/rider-haggard-quotes/

https://www.tumgir.com/tag/kundalini%20gif

https://www.facebook.com/AppleTreeBedandBreakfast/

https://www.litquotes.com

https://nerddragon.fandom.com/language-wikis

https://thelongvictorian.com

https://tenor.com

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_
(Henry)_Rider_Haggard_by_John_Pettie.jpg

https://www.pinterest.com/pin/148618856433141540/

https://www.presentermedia.com

https://www.pinterest.com/pin/761882461950446595/

https://www.goodreads.com/author/quotes/4633123.H_Rider_Haggard

https://www.pinterest.com/pin/540361655288535803/

https://frasesinspiradoras.net/h-rider-haggard/frase/858999

https://citas.in/autores/h-rider-haggard/

https://citas.in/autores/h-rider-haggard/?q=1854623&page=2

https://acegif.com/raining-money-gifs/

https://despot-despair.tumblr.com/post/18630540
4842/despot-despair-chapter-1-kotoro-komaedas

https://citacoes.in/autores/henry-rider-haggard/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.