Henri Durville

Henri Durville

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto incompleto e inacabado se constitui de uma coletânea de alguns fragmentos do pensamento místico de Henri Durville (1887 – 1963), escritor místico, magnetizador e investigador metapsíquico francês – um dos precursores da unicidade das religiões e das tradições iniciáticas.

 

François Ribadeau-Dumas, em sua História da Magia, afirma que os estudos de Henri Durville sobre magnetismo eram extremamente avançados. Suas palestras sobre a arte da magnetização e as leis físicas do magnetismo humano, os métodos de passes, o uso da respiração, o olhar, a voz, a ação sobre os centros nervosos e os estudos sobre sonambulismo abriram novos horizontes.

 

Henri Durville adorava o circo. Certa noite, ele estava com amigos no Cassino Montparnasse, onde seu amigo, o treinador George Mack, iria apresentou seus leões. De repente, os leões se tornaram agressivos, e, inesperadamente, atacaram o treinador. Imediatamente, Durville se levantou e entrou na jaula, avançou para os animais, olhou para os olhos brilhantes dos leões, enquanto delineava com as mãos movimentos lentos e suaves no ar. Em questão de segundos, os leões adormeceram.

 

 

Pensamentos Místicos Durvilleanos

 

 

 

Primeira coisa: conhecer-se (os antigos faziam deste conhecimento o primeiro estágio da sua Iniciação). Purificar-se, depurar o corpo, depois, educar o espírito.1

 

Em torno de ti irradiam forças e vibrações que são tais como as produzes, que podes criar e dirigir a teu gosto. Esta atmosfera psíquica influencia aqueles que te rodeiam e pode operar à distância.

 

É na calma completa do corpo e do pensamento que se produz a Illuminação íntima pela qual Deus [o Deus Interior] se revela ao homem.

 

A morte ou transição é a passagem do não-ser ao ser, da obscuridade à Luz.

 

Segundo o Buddhismo, o atingimento do Nirvana se dá pela fusão com Deus e pela renúncia.

 

A Iniciação pede longos anos; aquele que quiser se tornar perfeito deverá consagrar toda a sua vida.

 

Buddha proclamou que o Universo é um, tanto no espaço como no tempo. Todos os seres são idênticos na sua essência e animados pelo mesmo princípio. Se eles se manifestam sob mil formas, é porque estão em estados evolutivos diferentes.

 

Tudo não é mais do que unidade, encadeamento. Somos associados a todos os seres e solidários de sua evolução.

 

É perigoso e ilógico dar explosivos a uma criança, assim como é imprudente dar ou confiar Segredos àqueles que não estão em estado de os compreender.

 

Toda Ciência, a das religiões ainda mais do que as outras, quer um espírito livre e desprendido de idéias preconcebidas. Como a Ciência se dirige tanto ao Brâmane, na Índia, quanto ao Budista, em Sião ou na China, e ao Cristão, na Europa, cada um deverá guardar sua fé no seu próprio Coração, permitindo à sua inteligência seguir as vias que a razão lhe abre, mas, que não são nem menos seguras nem menos obrigatórias do que aquelas da fé.

 

 

Todas as Iniciações e todas as doutrinas mitológicas não tendem senão a livrar a alma do peso da matéria, a depurá-la e a esclarecê-la pela irradiação da Inteligência, a fim de que, desejosa de bens espirituais, possa se lançar fora do círculo das gerações, para se elevar até a Fonte de sua existência.

 

Antes de agires, pensa no Espírito, para que Ele te permita agir como pensas.

 

Todo o mal vem do homem. Portanto, importa que o homem o conheça, conhecendo-se.

 

Todos os seres são ligados uns aos outros, e muitas vezes, nossos atos têm repercussão desconhecida sobre os seres que não conhecemos.2

 

A causa do sofrimento está na sede de viver, na sede de prazer e na sede de poder.

 

Estar unido com aqueles que não se ama causa sofrimento, porque a dessemelhança de sentimentos e de idéias, quando não é adoçada por uma terna afeição, se torna uma carga insuportável.

 

Se o poderoso soubesse o que é a Verdade, demitir-se-ia de seu poder, que obriga a atos que ele não conhece nem pode conhecer todas as repercussões, mas, das quais guardará sempre, sem que o saiba, toda a responsabilidade.

 

'A Sabedoria ideal [ShOPhIa] está no Silêncio.' (Hermes, em seu sermão secreto a seu filho Tat, no momento de lhe conferir a última Iniciação, apud Henri Durville).

 

A Verdadeira Sabedoria está na comunhão do pensamento com os eflúvios que lhe chegam dos Poderes Superiores, e estes eflúvios – Palavras Divinas perceptíveis ao entendimento único ou ao sentimento mais elevado não podem ser percebidos senão no recolhimento.

 

'As abelhas não trabalham senão na obscuridade. O pensamento não trabalha senão no Silêncio, e a Virtude, no Segredo.' (Maurice Polydore Marie Bernard Maeterlinck, apud Henri Durville).

 

É somente no Silêncio que o ser humano tem verdadeiramente consciência das suas forças latentes e das forças que o envolvem no ambiente. É na paz do pensamento, quando nada de exterior vem perturbar sua meditação, que ele sente nascer e se expandir novas faculdades.

 

Antes de tudo, é preciso estabelecer a calma em si mesmo. Todos os desejos, paixões, impulsos e arrebatamentos devem ser submetidos ao domínio perfeito da razão. É no repouso do pensamento – que a calma dos sentidos deve preceder que as Grandes Vozes se fazem ouvir.

 

'Se tu aspiras a vir a ser um Adepto, impõe ao Eu o mais rigoroso Silêncio.' (Marie Victor Stanislas de Guaita, apud Henri Durville).

 

É no Silêncio, na paz do Coração e no repouso do espírito que o ser se revela a si-mesmo.

 

'A força que dá origem à calma interior é uma potência mágica que nos transmite certos poderes ocultos.' (Rudolf Steiner, apud Henri Durville).

 

No Silêncio, o espírito se expande e se sutiliza.

 

A Arte do Silêncio deve acompanhar cada passo da Senda de um Iniciado, especialmente uma mais profunda compreensão do próprio Silêncio.

 

O grande inimigo do ser-aí-no-mundo é a tristeza. Todo pensamento deprimente deve ser impiedosamente rejeitado de nosso espírito.3

 

Não poderemos fazer nascer sentimentos harmonizadores nos outros, se não os possuímos em nós mesmos.

 

Quais são os deveres do homem consigo mesmo?

 

Quais são os deveres do homem com seus semelhantes?

 

Quais são os deveres do homem com a sua pátria?

 

Se perseverares, serás purificado pelos Elementos.

 

Se tua alma sentiu medo, não vás mais longe!

 

Se é curiosidade, volta!

 

Se tens apego às distinções humanas, sai.

 

Se és um dissimulador, treme!

 

O Adepto deve ser modesto; deve morrer para o mundo material.

 

Nenhum de nós vive sozinho e nenhum de nós morre sozinho.4

 

Quando Jesus abria horizontes inesperados na mente das pessoas, permitia que cada um perguntasse o que quisesse, e respondia à cada um com a mesma bondade, e a todos maravilhava. (Henri Durville, apud Serge Raynaud de la Ferrière).

 

A saúde não poderá ser adquirida com uma receita; é necessário merecê-la.

 

Apressa-te, pois, se a tarefa é rude, a recompensa ultrapassa a tua esperança.5

 

As dores passadas servirão de guia para os acontecimentos futuros.

 

As Forças Universais não devem servir senão para fins altruísticos.

 

'Aquele que pedir ao Hermetismo o poder de seduzir, de vencer os seus inimigos e de suplantar os seus rivais será vencido e perecerá.' (Joséphin Péladan, apud Henri Durville).

 

 

 

 

À medida que o Templo da Iniciação se abrir para a tua alma, ainda mais poderes surgirão em ti, e a tua vista ainda mais se abrirá sobre Mundos que tu não conheces, mundos que tu não suspeitas.

 

Cada passo que deres na Senda conduzir-te-á para o Mundo Encantado da Perfeição.6

 

A meditação e a reflexão são duas amigas, duas irmãs cheias de ternura que te esclarecerão o Caminho.

 

Se sentiste chamado para a Iniciação, trabalha, medita e persevera. É por este meio que te será confiado o Grande e Incomunicável Segredo.

 

Ss Forças que queres possuir para teu bem e o de teus irmãos estão em ti e em redor de ti. Aprende a procurá-Las e a descobri-Las.7

 

Procura, e tudo te mostrará o Deus do teu Coração, como os mil cacos de espelho quebrado te mostram o mesmo Sol. Só quando tiveres sentido a Unidade do Universo é que virás a ser um Iniciado, e que a vida, para ti, terá um sentido novo e inesperado, pois, terás compreendido que todos os seres são ligados.8

 

Teus irmãos têm necessidade de ti. Não resistas ao seu chamado.

 

A Humanidade, ansiosa e dolente, suspira na sombra espessa. As necessidades da hora criam para os Iniciados deveres novos. Cabe a Eles levar a Luz e esparramar a harmonia onde elas fazem falta.

 

Poucos são os que estão em estado de suportar a Revelação. E há alguns (ou muitos) que buscam na Revelação possibilidades de lucro, de satisfações da vaidade e de meios de domínio inteiramente incompatíveis com o alto ideal que deve nascer de tais estudos.

 

As verdadeiras riquezas de todos os seres evoluídos são o Saber, a Inteligência, a Bondade e os Poderes Psíquicos.

 

Toda revolução destrói; só a evolução constrói. O pleno domínio da Santa ShOPhIa não admite revolução, mas, evolução permanente. Esta construção, que os séculos começaram, deve ser efetuada normalmente, lentamente, sem relâmpagos e sem detenças.

 

 

 

 

Liberto, liberta. Chegado à outra praia, faz chegar os outros. Consolado, consola. Chegado ao Nirvana completo, faz chegar os outros. (Buddha, apud Henri Durville).

 

Caminho da Divinização Renúncia completa a todo desejo e a toda ambição.

 

Ninguém é repelido da Iniciação; a Senda escarpada está aberta para todos.

 

Nenhuma ação deve ser considerada indiferente. Todas as ações têm conseqüências e repercussões desconhecidas no Universo, do qual somos todos solidários, pois, Dele fazemos parte.

 

Abolição da dor Aniquilamento do Desejo Santo Caminho Sabedoria Paz Profunda.

 

Os Sábios e os Iniciados de todas as idades, em todos os domínios, têm oferecido um duplo ensinamento: 1º) um ensinamento exotérico destinado à multidão – uma direção moral, regrando melhor as forças e os sentimentos de cada um que não está em condições de se conduzir por si mesma e de aceder por esforço pessoal ao Saber Iniciático; e 2º) um ensinamento esotérico reservado a uma elite preparada de longa data para receber este tipo de ensinamento.

 

 

 

 

Os Grandes Instrutores da Humanidade – Fo-Hi, Rama, Krishna, Buddha, Confúcio, Lao-Tsé, Hermes, Moisés, Orfeu, Pitágoras, Platão, Jesus etc. deixaram uma tradição e diversos ensinamentos apropriados às necessidades da sua época, e cumpriram esta maravilhosa ação segundo os elementos de que dispunham e as possibilidades culturais do seu tempo. E assim, os Sábios foram forçados a ter em conta toda espécie de contingências, tendo que adaptar as ensinanças ao tempo em que viviam, aos costumes (que dependiam do estado da civilização nessa época) e às tendências que floresciam naquele momento da História. Enfim, qualquer que seja a unidade de uma doutrina, ela não pode ser apresentada sob a mesma roupagem, por exemplo, a um hindu e a um europeu, cujas mentalidades são muito diferentes. Por isto, o pensamento espiritualista sempre foi apresentado da forma mais acessível àqueles que o deveriam compreender, ainda que sempre tenha permanecido o mesmo. Bondade, virtude e desinteresse foram, são e serão sempre a base para um melhoramento da [personalidade-]alma.9

 

O Iniciado está acima de qualquer religião, porque caíram todos os véus que ocultavam e dissimulavam a idéia. Admira Deus diretamente [o Deus de seu Coração], e tudo o que é intermediário é, para ele, completamente inútil. A fé do Iniciado não é a fé cega e estúpida da multidão. É uma fé consciente, que está baseada sobre o Conhecimento e que cresce justamente a partir deste Conhecimento, para entrar no domínio da esfera intelectual. O Iniciado não julga útil fechar os olhos para ver; raciocina sobre as verdades que ele aceita. Seu espírito possui a síntese de todas as religiões, de todos os esoterismos, isto é, a aliança da ciência e da fé. Para o Iniciado nada existe senão segundo as leis sábias e justas. Sabe que há uma causa uma para a existência, e que a vida não escoará por acaso. Sabe, portanto, que todos os acontecimentos nada têm de fortuitos.

 

Todas as Iniciações têm prosseguido para o mesmo fim. O fim de todas as religiões, como o de todos os Centros Iniciáticos, é sensivelmente o mesmo, apesar da diferença dos meios. Por toda parte, o fim é desprender a alma da matéria para aproximá-la de Deus; porém, a Iniciação dá os meios mais seguros, mais rápidos e mais conscientes. A coisa é como disse Antoine Fabre d'Olivet (1767 – 1825) nos seus comentários sobre os "Versos Áureos de Pitágoras": Todas as Iniciações e todas as doutrinas mitológicas não tendem senão a livrar a alma do peso da matéria, a depurá-la e a esclarecê-la pela irradiação da inteligência, a fim de que, desejosa de bens espirituais, possa se lançar fora do círculo das gerações, para se elevar até a fonte de sua existência.

 

 

Todo entendimento deverá estar
de acordo com a Lei do Triângulo.

 

 

Depurar o corpo por uma vida sã e regular é uma coisa; destruí-lo por privações inconsideradas é outra inteiramente diferente.

 

Na parte esotérica, a Iniciação dá aos Adeptos o que a religião não saberia, sem perigo, conferir aos congregados.

 

Pela vontade e pelo pensamento o poder se torna ilimitado, e toda realização depende apenas destas duas forças ingênitas.

 

Lei do Carma Justiça das Desigualdades Aparentes.

 

O Iniciado deve operar e apressar o Reino do Bem.

 

Exoterismo Teoria. Esoterismo Prática.10

 

Se alguém puser o pé sobre o Caminho, nascerá o desejo dominador de O percorrer inteiramente.11

 

Paz Ausência de toda ação pessoal.

 

Quem sabe não fala. Quem fala não sabe. (Lao-Tsé, apud Henri Durville).

 

 

 

A sorte feliz ou desgraçada do homem sobre a Terra não é determinada inevitavelmente; o homem atrai, pela sua vontade de agir, o fasto ou o nefasto. A ação e a geração o seguem como uma sombra... (Lao-Tsé, apud Henri Durville).

 

As superstições são restos e deformações de Iniciações que filtraram indevidamente entre os não-iniciados, e que foram corrompidas por práticas suplementares mal dirigidas e mal compreendidas.

 

 

 

Diversos livros sagrados são textos de Magia, e implicam... um grande conhecimento, não somente das forças do ser humano, mas, também, dos poderes que lhes são exteriores. Estas forças, que podem operar sobre ele, podem também ser dirigidas, em uma certa medida, mediante certos atos e certas fórmulas.

 

A base de todo o ensinamento iniciático se encontra na Lei do Silêncio. Este Silêncio é o único meio de criar em si um meio propicio à meditação. "Quem quer entender e compreender a Voz do Nada (Voz do Silêncio) – o Som Mudo deve aprender a natureza do Dhâranâ" [concentração].

 

Mâyâ Grande Ilusão Grande Heresia.

 

AUM —› A Vishnu U Shiva M Brahma.

 

Primeira Sala: Ignorância; Segunda Sala: Aprendizagem; Terceira Sala: Sabedoria.

 

Voz do Silêncio Sete Sons em Um.

 

A alegria da realização não deve ser egoísta. Aquele que descobriu a Senda deve indicá-La aos outros e auxiliá-los a subir.

 

Aquele que fizer o bem apenas por jactância será um hipócrita, uma espécie de Tartuffe.12

 

A Justiça deve ser o principal fim da nossa evolução.

 

Aquele que sabe que o seu destino é merecido não se revolta nunca.

 

No frigir dos ovos, a vida é o triunfo do nosso esforço pessoal.

 

'A Iniciação serve para retirar a alma da vida material e lançá-la na LLuz'. (Proclus Lycæus, apud Henri Durville).

 

'O fim da Iniciação é levar o homem a Deus.' (Salústio, apud Henri Durville).

 

Só no fim do Caminho será encontrada a Verdadeira Alegria, que provém da força calma e soberana – da Paz Divina que se encontra apenas na Senda do Sumo Bem.

 

Não imploreis aos Deuses impotentes. É em vós mesmos que deveis procurar o que é preciso para a vossa libertação. Cada homem constrói sua própria prisão.13

 

 

 

Conhece-te a Ti Mesmo

 

 

 

Homem, conhece-te a ti mesmo;

assim, conhecerás os Deuses.

Oh!, homem, sabe-te a ti mesmo,

e serás um com os Deuses!

 

Todos somos Deuses in potentìa;

só precisamos saber sê-lo.

Incompatibilidade é prisão-absentìa,

que mantém lacrado o Selo!

 

O melhor Ministrador é o Silêncio

– o Amigo que jamais trai.

Tão-somente em Sagrado Silêncio

o ente será seu ADoNaY.14

 

Mas, é preciso Trabalho e Mérito

para ocorrer a LLibertação.

Enquanto prevalecer o desmérito...

Dor! Afastamento! Delusão!

 

Por isto, os ciclos reencarnativos,

na Terra ou em outro lugar.

para a Noite Negra dissipar.

 

 

 

Botando Ordem na Zona

 

 

 

______

Notas:

1. O aforismo grego conhece-te a ti mesmo é uma das máximas de Delfos, e foi inscrita no pronaos (pátio) do Templo de Apolo, em Delfos, de acordo com o geógrafo, viajante e escritor grego Pausanias (cerca de 115 – 180). Na Literatura, este aforismo teve uma variedade de significados atribuídos a ele, podendo ser entendido como aquele que tenta ultrapassar o que é ou, ainda, como um aviso para não se prestar atenção à opinião da multidão. Em latim, geralmente, o aforismo é apresentado como nosce te ipsum ou temet nosce. Os Iniciados Egípcios admitiam que o corpo é a casa de Deus, e, por isto, ensinavam aos iniciandos: homem, conhece-te a ti mesmo; assim, conhecerás os Deuses.

2. Todo pensamento, toda palavra e toda ação produzem algum tipo de repercussão (reverberação) em algum ponto do Universo. Somos responsáveis por tudo.

3. Tristeza, melancolia, desânimo, desalento, esmorecimento e aflição, mais do que desarmonizarem e fazerem adoecer, diminuem a expectativa de vida. Saúde = muita água (mais ou menos dois litros por dia) + bons pensamentos + alegria. E, para melhorar um pouco mais a saúde e outras coisinhas, coloque, todos os dias, uma tigela com água perto da cabeceira da sua cama, distante da janela. A água deverá ser trocada diariamente. E, não esqueça: é bom vocalizar o mantra OM três vezes uma vez por dia. E deseje Paz aos seres-aí-no-mundo uma vez por dia; isto demora cinco segundos. É tudo rapidinho; como quem bate carteira... Mas, faz um efeito!

 

 

 

 

4. Por isto tenho dito e insistido que todo assassino é um suicida e todo suicida é um assassino.

5. Apressa-te, sim, cumpre o teu dever, mas, mas não esperances nada. Esperançar ou desejar prêmios, retribuições ou recompensas pelo dever cumprido é um comportamento hipotético, indigno de um Verdadeiro Iniciado.

6. Mas, Perfeição relativa, pois, a Perfeição Absoluta, em princípio, jamais será conquistada. Aliás, já comentei que essa maniazinha extravagante de querer ou de esperar um estado de Perfeição Absoluta é, em certo sentido, uma doença, que só poderá ser curada pela compreensão de que tudo caminha assintoticamente para o Supremo Bem. Ora, esta dinâmica impõe uma espécie de trabalho eterno e ininterrupto, já que nenhum ganho é definitivo, tanto quanto não existe céu para sempre nem inferno para sempre.

7. Nada será encontrado fora; absolutamente nada poderá vir do lado de fora. O Thesaurum Æternum (Vox Silentium) está em nosso Coração.

8. Em um passo da carta que o Chefe Seattle escreveu ao Presidente dos Estados Unidos da América Franklin Pierce (1804 – 1869), em 1854, está escrito: Há uma ligação em tudo, pois, tudo está entrelaçado.

 

 

Chefe Seattle

Chefe Seattle
(única fotografia conhecida e tirada em 1864)


9. Por isto, tenho tido o cuidado de divulgar a tradição de diversas escolas e o pensamento de autores variados, porque sei que um pensamento que possa passar batido para um poderá ser a chave de uma compreensão efetiva para outro, e vice-versa. E quando considero que a coisa seja importante tenho o cacoete intencional de a repetir algumas vezes. Água dura em pedra mole tanto fura até que bate.

10. Não sei se isto é bem assim; acho até que não é. Há verdadeiras barbaridades exotérico-religiosas que são ensinadas por aí. Uma delas, por exemplo, é dizer que se deve exigir de Deus isto, aquilo e não sei mais o quê. Outra é difundir que todos aqueles que comungarem em nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas adquirirão a graça da penitência final, isto é, que não morrerão em desgraça nem sem receber os sacramentos. Uma terceira é a remissão de pecados pelo Sacramento da Confissão, da Reconciliação, da Penitência ou do Perdão. E por aí vai... Eu pergunto: quem pode absolver (ou perdoar) quem? Em nome de quem? O que vale mais: fazer um exame de consciência sentado em uma taberna ou se prosternar em uma mesquita com a alma fechada? Isto, quem perguntou foi o poeta, matemático e astrônomo iraniano Omar Khayyam (1048 – 1131).

11. Também não sei se isto é bem assim; acho igualmente que não é. Muitos desistem. Mas, há uma pergunta que não sei responder: será que muitos desistem porque, efetivamente, não puseram o pé sobre o Caminho? Será isto? Ou será outra coisa? Realmente, não sei.

12. Tartufo (em francês, Le Tartuffe) é uma comédia do ator, encenador e dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin (1622 – 1673), – mais conhecido como Molière – e uma das mais famosas da língua francesa em todos os tempos. Sua primeira encenação data de 1664 e foi quase imediatamente censurada pelos devotos religiosos que, no texto, foram retratados no personagem-título como hipócritas e dissimulados. Na língua portuguesa, o termo tartufo, como em outro idiomas, passou a ter a acepção de pessoa hipócrita ou falso religioso, originando ainda uma série de derivados como tartufice, tartúfico ou ainda o verbo tartuficar - significando enganar, ludibriar com atos de tartufice. Em sua mordacidade, Molière chega a afirmar na obra: Não há nenhum pecado, se pecar em silêncio. Seja como for, ridendo castigat mores (pelo riso se corrigem os costumes), como disse Molière.

 

 

Tartufo

Tartufo
(Ilustração do séc. XIX – III ato, cena 3)

 

13. Cada homem constrói seu inferno e seu paraíso, seus demônios e seu Deus Interior.

14. KaBaListicamente, a palavra AMeN equivale a 91 (1 + 40 + 50), e é igual à soma de YHVH e ADoNaY, que equivalem, respectivamente, a 26 (10 + 5 + 6 + 5) e 65 (1 + 4 + 50 + 10). YHVH e ADoNaY implicam esotericamente na existência assexual do Senhor (Deus Interior ou Homem Superior) no interior de cada indivíduo.

 

Música de fundo:

The More I See You
Composição: Harry Warren (música) & Mack Gordon (letra)
Interpretação: Hank Mobley

Fonte:

http://www.mp3olimp.net/the-more-i-see-you/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikiquote.org/wiki/Prov%C3%A9rbios_latinos

http://super.abril.com.br/cultura/tartufo-445963.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartufo

http://www.fotosefotos.com/page_img/22091/gato_preto_no_luar

http://photobucket.com/images/talking%20gif#/images/talking
%20gif?page=1&_suid=139752301498406751318228868162

http://www.pipocablog.com/tag/popeye

http://forums.skateperception.com/index.php
?/topic/310886-in-the-4th-dimension-21/

http://www.radioportugalalemmar.com/
RPAM_Risos_Parodias.html

http://www.myexistenz.com/article2/
article3/War1AG.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Chief_Seattle

http://imgarcade.com/1/fight-gif/

http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php
?p=8951894&sid=f06bd206e0af3f56f1897f50e78db982

http://en.wikipedia.org/wiki/Henri_Durville

http://www.frases.net/four/listado194.html

http://lavozdelleon.org/wp-content/uploads/
2012/01/los-grandes-mensajes-3.pdf

http://maconaria.webnode.com.br/estudos/

http://divagacoesligeiras.blogspot.com.br/

http://imagensgratis.com.br/
imagens-pequena-sereia/2

http://www.layoutsparks.com/
pictures/water-animated-0

http://nicaciodias.blogspot.com.br/2010/04/
o-silencio-por-henri-durville.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Conhece-te_a_ti_mesmo

http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com.br/
2013/01/frases-de-henri-durville.html

http://www.sabedoriadivina.com.br/wp-content/uploads
/2013/08/henridurvilleacienciasecretaiipdfrev.pdf

http://omeganeo.files.wordpress.com/2010/08/
a-ciencia-secreta-vol_i-henri-durville.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.