HEMORRÓIDA NÃO É NADA
(Continuação)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Cu-couve-flor

 

 

 

O furinho virou cu-couve-flor,

e o Zé Bundinha urrou de dor.

Oh!, céus! Como? Por quê?

E agora? Vou sentar com quê?

 

Ora, isto é mole de explicar.

Bem, não há por acaso no ar.

e, dum restrito, bifou um gorro.

 

Somatizou lá na olhota do cu.

Pior: entornou e ficou fuscu.

E a hemorróida não perdoou!

 

É mesmo, virou u'a couve-flor,

Filhadaputice? Quem mandou?

 

 

 

 

Somatização

 

 

 

 

 

 

Somatização se refere a uma ou várias queixas físicas, que uma investigação adequada não revele existência de patologia orgânica ou mecanismo patofisiológico que expliquem a intensidade da queixa física. Geralmente, a somatização é considerada o resultado de uma resposta orgânica a um extremo sofrimento psicológico. A presença de somatizações não exclui o diagnóstico de outras doenças psiquiátricas, ocorrendo freqüentemente em comorbidade (simultaneamente) com estas. Pacientes com transtornos psiquiátricos, como depressão, transtorno de ansiedade ou algum transtorno de personalidade descrevem, em 72% dos casos, sintomas físicos além dos usados para diagnóstico do transtorno.

 

Somatização, segundo sua definição contemporânea, criada por Zbigniew Lipowski (1924 – 1997), é uma tendência para experimentar e comunicar desconforto somático e sintomas que não podem ser explicados pelos achados patológicos; deve-se procurar ajuda médica para eles. É um diagnóstico que deve ser feito por exclusão de outras causas, que deve ser usado com cautela por ser muito difícil garantir que não há outras causas. É uma causa bastante freqüente em serviços de atenção primária, onde, pelo menos, um sintoma somatizado aparece em 16% a 50% das entrevistas iniciais (anamnese). Na literatura internacional, existe uma tendência recente sobre o assunto, e está se tornando costume usar o termo sintomas físicos sem explicação médica (SEM) ou idiopático, isto é, que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas.

 

Quando não identificados, os pacientes com transtornos somatizantes costumam demandar uma grande quantidade de consultas médicas e exames, que apenas aumentam seu sofrimento, ansiedade e frustrações, gerando altos custos para o sistema de saúde.

 

Acredita-se que fatores psicológicos e psicossociais desempenham um papel importante na etiologia desta condição. Em pacientes com transtornos de somatização, o sofrimento emocional ou as situações de vida difíceis são experimentados como sintomas físicos. Quando se diagnostica uma causa psicológica, passa a ser chamado de psicossomatização.

 

Negligenciar a importância destes sintomas pode provocar revolta, descrédito, sentimento de rejeição e aumentar ainda mais os sintomas e a angústia do paciente. O paciente, freqüentemente, considera que o médico é incompetente, inexperiente ou desinteressado, e procurar outro profissional aumentando assim os custos para a rede de saúde pública ou para o próprio paciente com exames desnecessários.

 

Diante de eventos psicologicamente traumáticos (como casamento, divórcio, demissão, seqüestro, traição, hospitalização ou morte de pessoa querida) é comum que um ou mais dos seguintes sintomas sejam somatizados:

Dor difusa por todo o corpo
Dor de cabeça
Dor no peito, braços, pernas, costas e/ou articulações
Dificuldade para respirar
Hipersensibilidade
Desmaios
Náusea/Mal-estar
Vômito
Fadiga (Cansaço excessivo)
Manchas na pele
Tonturas
Batimentos cardíacos acelerados (Taquicardia)
Fraqueza muscular
Perda do apetite por longos períodos
Sangramento menstrual excessivo
Desinteresse sexual

 

Em pacientes mais sensíveis, como histriônicos, podem ocorrer sintomas como:

Amnésia
Alucinação
Perda de voz
Surdez
Visão dupla ou borrada
Cegueira
Dificuldade para caminhar

 

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, freqüentemente designada pela sigla CID (em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems – ICD) apresenta sete possíveis diagnósticos para pacientes que apresentem freqüentes somatizações:

Transtorno de somatização
Transtorno somatoforme indiferenciado
Transtorno hipocondríaco
Disfunção autonômica somatoforme
Transtorno doloroso somatoforme persistente
Outros transtornos somatoformes
Transtorno somatoforme não-especificado

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Somatiza%C3%A7%C3%A3o

 

 

 

Música de fundo:

Fio Maravilha
Composição e interpretação: Jorge Ben Jor

Fonte:

http://abmp3.com/download/
8010142-fio-maravilha.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blog.thefoundationstone.org/
2011/03/15/moshe-purim-part-seven/

http://mef55.zandalea.biz/Icons/Icons%20E-F/

http://www.englishexercises.org/
makeagame/viewgame.asp?id=2391