VIVENDO MELHOR

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Conselhos Saudáveis

 

 

As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual. São eles:


1º - Tomar um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

 

2º - Salpicar canela no café mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

 

3º - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco. Quem não tem o hábito de ingerir fibras poderá, no limite, formar um fecaloma, que é um bolo de cocô volumoso e duro constituído de matéria fecal desidratada que fica estagnada no reto. Depois, pra sair, só com chá-de-bico!

 

4º - Ingerir regularmente vegetais e mastigá-los por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de radicais químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. (A sinigrina, que é um glucosinolato, é um sal potássico que se encontra nas sementes de mostarda, na raiz do rabanete, na couve-de-bruxelas e no brócolis. Em alguns casos, os glucosinolatos parecem oferecer proteção frente a alguns tipos de câncer.)

 

5º - Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração. Esses 20% podem ser postos em uma caderneta de poupança. Em cinco anos dá pra comprar um carro zerinho.

 

6º - O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

 

7º - Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

 

8º - Comer pizza. Quem diria! Mas escolha as de massa fininha. O licopeno (C40H56) – um pigmento vermelho antioxidante encontrado, por exemplo, no tomate e no pimentão – pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é mais bem absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizzas. Atenção senhores: tomate faz bem para a próstata!

 

9º - Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes, resfriados e outros não-sei-quês. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos dia sim, dia não, aproveitando, por exemplo, o banho no chuveiro, sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas. Uma pergunta: você tem o hábito de eventualmente lavar o sifão das pias da sua residência?

 

10º - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos. Inverta suas rotinas. Por exemplo: se você está acostumado a tomar banho começando pela cabeça, de vez em quando comece pelos pés. Se você está acostumado a tirar meleca com o dedo indicador direito, tente com o dedo mindinho ou com o seu vizinho da mão esquerda. E por aí vai.

 

11º - Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose (doença degenerativa da artéria devido à destruição das fibras musculares lisas e das fibras elásticas que a constituem, levando a um endurecimento da parede arterial, geralmente produzida por hipertensão arterial de longa duração ou pelo aumento da idade), pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo. Agora, não adianta ficar passando fio dental de meia em meia hora para viver mais. Ninguém fica para semente!

 

12º - Rir é o melhor remédio. Uma boa gargalhada é um mini 'workout', um pequeno exercício físico. Você sabia que 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida? Rir baixa o distresse e acorda as células naturais de defesa e os anticorpos. Eustresse = baixa ansiedade. Distresse = alta ansiedade. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação.

 

 

 

Então, se isto é assim, observe só a explicação que deu um compatrício de minha mãe em um velório:

 

Um português estava na beira de um caixão, quando chegou alguém e perguntou: — Quem é o morto? O português, apontando para o ataúde, respondeu: — Porra! Quem pode ser? É ele.

 

13º - Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Melhor do que isto é não descascar o que não precisa ser descascado. Por exemplo: maçãs, pêras, figos, caquis, batatas, abóboras etc.

 

14º - Ligar para seus parentes de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantêm um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem pressão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

 

15º - Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes do que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

 

16º - Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de distresse e visitam o médico com mais freqüência, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem você se sentir otimista, relaxado, e isto baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

 

17º - Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

 

18º - Reorganizar a geladeira. As verduras, se dispostas aleatoriamente em sua geladeira, perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (cada uma das substâncias encontradas em certas plantas cítricas e que apresentam propriedades tônico-circulatórias). Os flavonóides, encontrados em todos os vegetais, têm também a propriedade de combater o câncer. Por isto, deve-se usar á área da geladeira reservada para verduras, aquela caixa na parte de baixo.

19º - Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo incluídas nas saladas e nos cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

 

20º - E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

 

a) Comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, de magnésio e de potássio.

b) Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais do que os pessimistas, que, ademais, pegam gripes e resfriados mais facilmente.

c) Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis do que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

d) Conhecer-se a si mesmo. Aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

 

Uma vez incorporados, os conselhos acima facilmente se tornam hábitos. É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: Escolha a melhor forma de viver; o costume a tornará agradável!

 

E, quem sabe, se um dia chegarmos a compreender que somos todos UM, talvez até consigamos andar sobre a água!

 

 


 

 

 

Andando Sobre a Água!

Windows Media Video

(5.028 kb)

 

 

Veja se você consegue descobrir como este malandro fez isto. Vai ver que ele compreendeu que somos todos UM! Quanto a mim, posso dizer que isto eu penso que compreendi; mas, quando tentei andar sobre a água, quase me afoguei!

 

 

Veja AQUI

 

 

 

 


Por que não?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Puppy Love (Paul Anka)

Fonte:

http://rosemck1.tripod.com/jukebox-1950s.html