HARRY S. TRUMAN (Pensamentos)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Harry S. Truman

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Harry S. Truman (Lamar, 8 de maio de 1884 – Kansas City, 26 de dezembro de 1972) foi o 33º Presidente dos Estados Unidos, exercendo, certamente, a mais complexa e a mais polêmica presidência americana, que durou de 12 de abril de 1945 a 20 de janeiro de 1953. Seus pais escolheram S. como seu nome do meio, em uma tentativa de agradar os avós de Harry, Anderson Shipp Truman e Salomão Young. O S., realmente, não significa nada; mas, era prática comum entre os escoceses-irlandeses. Este S. causou um embaraço incomum quando Truman se tornou Presidente, e fez o juramento presidencial. Em uma reunião, na Sala do Gabinete, o Juiz-presidente, Harlan Stone, começou a ler o juramento dizendo: — Eu, Harry Shipp Truman... E Truman respondeu: Eu, Harry S. Truman...

 

Em sua presidência, os EUA terminaram a Segunda Guerra Mundial, mas, a tensão com a União Soviética cresceu após o conflito, iniciando a Guerra Fria – um enfrentamento de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica, que durou de 1945 a 1991, só acabando com a extinção da União Soviética.

 

Apesar de a Alemanha Nazista ter se rendido algumas semanas após Truman ter assumido a presidência, esperava-se que a guerra contra o Japão durasse ainda mais ou menos um ano. A decisão de Truman de usar armas nucleares contra o Japão acelerou o fim do conflito, mas, permanece controversa até hoje. Para mim, particularmente, isto, in limine, é abominável, incomparável e inaceitável. Mais: foi o maior crime (genocídio), do qual se tem notícia, perpetrado contra a Humanidade.

 

Nesta oportunidade, estou divulgando alguns pensamentos do Presidente Truman. Poderão perguntar: o que de útil Truman poderá ensinar à Humanidade? Bem, se considerarmos que aprendemos tanto acertando como errando, tanto pelo direito quanto pelo avesso, tanto pelo positivo quanto pelo negativo, tanto pelo benefício quanto pelo malefício, tanto pela convergência quanto pela contradição, tanto na alegria quanto na dor etc., a recusa dialética a um pensamento ou a uma opinião é uma forma excelente de aprendizado. Então, por exemplo, por mais que nos horrorize a dupla ordem (sem arrependimento) para arrasar nuclearmente Hiroshima e Nagazaki, precisamos entender como pensavam e pensam Truman e os líderes mundiais em geral, pois, a priori, discordar sem compreender, acusar sem examinar e criminalizar sem ponderar equivalem a julgar e condenar sem dar ao presumido acusado o direito ao contraditório e à ampla defesa, com todos os meios e recursos a eles inerentes. (Art. 5º, parágrafo LV da Constituição da República Federativa do Brasil). Neste sentido, Truman falou e argüiu, mas, incluí vinte e quatro notas elucidativas ao final do estudo, sabendo, todavia, que algumas ponderações que fiz poderão causar uma certa estranheza. Mas, não inventei nada; é assim que as coisas são. (Procure consultar as notas à medida que forem aparecendo assinaladas entre colchetes no texto.)

 

Para concluir, precisamos não esquecer que é tão importante aprender tanto da forma direta, por experiência pessoal, calculando, por exemplo, que 2 + 2 = 4, que e que , quanto da forma indireta, quando, por exemplo, nos mostram na televisão a Síria devastada pela insanidade de Bashar Hafez al-Assad, e repudiamos, e caminhoneiros fazendo nas estradas brasileiras e manobras de quebra de asa, que nos amedrontam profundamente. Se você quiser ter mais informações sobre este tema horrípilo, por favor, dirija-se a:

http://www.youtube.com/watch?v=pqbo9rZULiU

 

 

 

Pensamentos de Truman

 

 

 

Harry S. Truman

Retrato Oficial de Harry S. Truman
na Casa Branca.

 

 

 

A bomba atômica[1] não foi uma grande decisão. Foi apenas mais uma arma poderosa no arsenal da justiça.

 

 

Enola Gay - Hiroshima

 

Um Governo eficiente vira rapidamente um Governo ditatorial.[2]

 

Meu animal predileto é a mula. Ela tem mais sentido do que um cavalo. Sabe quando parar de comer, e sabe quando parar de trabalhar.

 

A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.[3]

 

Se a Alemanha tende a ganhar, ajudaremos a Rússia; se a Rússia tende a ganhar, ajudaremos a Alemanha. E que se matem uns aos outros tanto quanto puderem.[4]

 

Cada vez que eu tomo uma decisão errada, tomo logo uma decisão nova.

 

O progresso acontece quando líderes corajosos e hábeis agarram a oportunidade para mudar as coisas para melhor.

 

Se você não consegue convencê-los, confunda-os. Este é um velho truque político.

 

O pessimista é aquele que transforma as oportunidades em dificuldades; o otimista é aquele que transforma as dificuldades em oportunidades.

 

Alguém demasiado bom é propenso a ser desinteressante.[5]

 

A liberdade é o direito a escolher as pessoas que terão obrigação de limitá-la.

 

 

O Palhaço Emparedado

 

É espantoso o que você pode realizar se você não se importa com quem fica com o crédito.

 

Se você não agüenta o calor, saia da cozinha.[6]

 

Recessão é quando o vizinho perde o emprego; depressão é quando você perdeu o seu.

 

As únicas coisas que valem a pena conhecer são as que você aprende depois que sabe tudo.[7]

 

Você nunca consegue obter todos os fatos de apenas um jornal, e a menos que você tenha todos os fatos, você não pode fazer julgamentos apropriados sobre o que está acontecendo.

 

Torcendo para o êxito do sionismo: Eu não tenho centenas de milhares de árabes entre meus eleitores.

 

Os judeus precisam de um lugar para ir. É minha responsabilidade que o Governo dos EUA não fique de braços cruzados, enquanto não se permite que as vítimas da loucura de Hitler construam uma nova vida.

 

No mundo, ninguém pode tomar o lugar da sua mãe. Certo ou errado, do ponto de vista dela você está sempre certo. Ela pode repreendê-lo nas pequenas coisas, mas nunca nas grandes.

 

É inútil buscar segurança atrás de barreiras geográficas. A verdadeira segurança só se encontra na lei e na justiça.

 

Nenhuma forma de Governo é perfeita. No entanto, uma das principais virtudes da Democracia é que os seus defeitos são sempre visíveis, e nos processos democráticos podem ser apontados e corrigidos.

 

A melhor maneira de dar conselhos para os nossos filhos é descobrir o que eles querem, e, em seguida, ensiná-los como fazer.

 

Um político é um homem que sabe governar, e escolhe os políticos para auxiliá-lo a governar. Um estadista é um político que morreu há dez ou quinze anos.

 

A única coisa nova no mundo é a história que você não conhece.

 

Não é suficiente desejar a paz. Temos que trabalhar e, se necessário, lutar por ela.[8]

 

Sentimentos intensos, muitas vezes, escondem a verdade.

 

As ações são as sementes dos fatos onde cresce o destino.[9]

 

Alguns dos meus melhores amigos nunca concordaram politicamente comigo.

 

Toda vez que eu tenho que tomar uma decisão, eu faço e me esqueço dela.[10]

 

A recompensa do sofrimento é a experiência.[11]

 

O Comunismo sustenta que o mundo está tão profundamente dividido em classes adversas que a guerra é inevitável, enquanto a Democracia sustenta que as nações livres podem solucionar as diferenças com justiça e manter uma paz duradoura.

 

Assim que você vai envelhecendo você começa a achar que o Natal mudou. Ele não mudou. Foi você que mudou.

 

Vou ao meu gabinete todas as manhãs e nele passo longas horas fazendo o que tem que ser feito, da melhor maneira que posso. E quando fazemos o melhor que podemos, não podemos fazer melhor. De modo que, quando vou dormir, entrego tudo ao Senhor, e esqueço.[12]

 

Como inventamos a bomba atômica, nós a utilizamos.[13]

 

As transferências de culpa terminam aqui!

 

Quando até mesmo um americano – que não fez nada errado é, pelo medo, forçado a fechar sua mente e a calar a boca, então, todos os americanos estão em perigo.

 

Eu nunca dei o inferno a ninguém. Eu apenas disse a verdade, e eles pensaram que era o inferno.

 

Os homens fazem a História, e não o contrário. Nos períodos em que não há liderança, a sociedade fica parada.[14]

 

No Partido Democrático o líder é um chefe; no Partido Republicano, ele é um líder.[15]

 

A América não foi construída pelo medo. A América foi construída pela coragem, pela imaginação e pela determinação imbatível de fazer o trabalho à mão.

 

Você quer ter um amigo em Washington? Compre um cachorro.

 

Eu não acredito que haja um problema neste País ou no mundo de hoje, que não possa ser resolvido através dos ensinamentos do Sermão da Montanha.

 

Pela compreensão, construiremos a paz. Quando entendemos o ponto de vista do outro, e ele entende o nosso, então, nós poderemos sentar e trabalhar as nossas diferenças.

 

Levar a batalha até eles. Não deixar que eles a tragam até você. Colocá-los na defensiva, e nunca pedir desculpas por qualquer coisa.[16]

 

Ao ler a vida dos grandes homens, descobri que a primeira vitória que eles conquistaram foi sobre si mesmos... Autodisciplina.

 

Você sabe que ser um americano é mais do que uma questão de onde seus pais vieram. É uma crença de que todos os homens nascem livres e iguais...[17]

 

Aqueles que querem que o Governo regulamente as questões da mente e do espírito são como os que estão com tanto medo de ser assassinados, que cometem suicídio para evitar o assassinato.

 

A experiência tem mostrado o quão profundamente as sementes da guerra são plantadas pela rivalidade econômica e pela injustiça social.

 

Todo Presidente é um homem de relações públicas, que passa seu tempo lisonjeando, beijando e chutando as pessoas para que façam o que é necessário que seja feito de qualquer maneira.

 

O Corpo de Fuzileiros Navais é a força policial da Marinha, e, enquanto eu for Presidente, é o que permanecerá. Eles têm uma máquina de propaganda que é quase igual a do Stalin.

 

Eu tinha fé em Israel antes de o Estado ter sido criado, e tenho fé agora. Eu acredito que Israel terá um futuro glorioso, não apenas como mais uma nação soberana, mas, como uma personificação dos grandes ideais da nossa civilização.

 

Os livros são os únicos instrumentos de registo que perpetuam e transmitem o pensamento.

 

O Presidente está sempre sendo cobrado. Se não estiver, então, não estará fazendo nada.

 

Um Presidente precisa de entendimento político para executar o Governo, mas, ele pode ser eleito sem ele.

 

A maioria dos problemas que um Presidente tem que enfrentar tem suas raízes no passado.

 

 

 

Um Presidente não pode ser sempre popular.

 

Qualquer homem que tenha tido o trabalho que eu tive e não tenha senso de humor não estaria mais aqui.

 

Eu preferiria ter paz no mundo a ser Presidente.[18]

 

Na minha opinião, oito anos como Presidente são suficientes, e, às vezes, até demais, para qualquer homem servir nesta função.

 

A Casa Branca é a melhor prisão do mundo.

 

Seja sempre sincero, mesmo que você não queira dizer o que terá que dizer.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi concebida para tornar possível a liberdade duradoura e a independência para todos os seus membros.

 

Você sempre pode alterar um grande plano, mas, nunca pode expandir um pequeno. Eu não acredito em pequenos planos. Eu acredito em planos grandes o suficiente para atender a uma situação que não pode ser prevista agora.

 

Meu pai não fracassou. Afinal de contas, ele foi o pai de um Presidente dos Estados Unidos.

 

Se eu não tivesse sido Presidente dos Estados Unidos, provavelmente, eu teria terminado como pianista em um bordel.

 

Minha escolha, no início da vida, era para ter sido um pianista em um bordel ou um político. E, para dizer a verdade, não há praticamente nenhuma diferença.

 

Esta administração vai ser amaldiçoada e discutida nos próximos anos.[19]

 

Washington é uma cidade muito fácil para você esquecer de onde você veio e porque chegou ao primeiro lugar.

 

Nunca seremos capazes de remover a suspeita e o medo como causas potenciais de uma guerra, até que seja permitida à comunicação fluir livre e abertamente, através das fronteiras internacionais.

 

Com certeza, ser Presidente é o inferno.[20]

 

Sempre que você colocar um homem na Suprema Corte ele deixará de ser seu amigo.

 

Todos nós devemos ficar juntos e fazer deste país um lugar em que todo mundo possa comer peru sempre que quiser.

 

Quando você chegar a ser Presidente, deverá sempre se lembrar de que as honras, as vinte e uma salvas de tiros e todas essas coisas não são para você. São para a Presidência.

 

O pensamento e a ação combinada de todo o povo de qualquer raça, credo ou nacionalidade irá sempre apontar na direção certa.[21]

 

Nem todos os leitores são líderes, mas, todos os líderes são leitores.

 

A fama é um vapor, a popularidade um acidente, a riqueza desaparece. Aquilo que hoje é alegria poderá amaldiçoar amanhã. Só uma coisa perdura: o caráter.

 

Devemos nos lembrar sempre de que o teste dos nossos princípios religiosos não reside apenas no que dizemos, não apenas em nossas orações, nem mesmo em viver vidas inocentes, mas, no que fazemos em prol dos outros.

 

Nunca chute uma bosta fresca em um dia quente.

 

O egoísmo e a ganância, individuais ou nacionais, cria a maioria dos problemas.

 

A saúde de todos os cidadãos merece a ajuda de toda a nação.[22]

 

Os republicanos acreditam no salário-mínimo. E quanto mais mínimo, melhor!

 

A base fundamental das leis desta Nação foi dada a Moisés, no Monte... Se não tivermos um fundo moral fundamental adequado, acabaremos caindo em um Governo totalitário, que não admite direitos para ninguém, exceto o Estado.

 

Não há nada melhor do que bolo, mas, mais bolo.

 

Uma vez que a decisão foi tomada, não se preocupe com isso depois...

 

Um burocrata é um democrata que mantém algum escritório que um republicano quer.

 

Richard Nixon não é um homem bom; ele mente como um bastardo. Ele é capaz de mentir por ambos os lados de sua boca ao mesmo tempo, e, se ele já se pegou dizendo a verdade, acabará mentindo, só para meter a mão na cumbuca.

 

Tato é a capacidade de pisar no pé de um homem sem estragar o brilho em seus sapatos.

 

Em uma carta lamentando o final da Primeira Guerra Mundial: É uma lástima que não possamos entrar e devastar toda a Alemanha, e cortar as mãos das crianças alemãs e os pés e o couro cabeludo dos idosos.

 

Depois do retorno aos Estados Unidos da tripulação do Enola Gay: Não percam o sono por terem cumprido essa missão. A decisão foi minha; vocês não podiam escolher.

 

 

 

 

Filipeta Incompensável

 

 

 

A Semente da Dolor

 

 

 

Ora, essa coisa não existe.

Não há dolor sem semente

nem borracho sem alpiste.

 

Um se foi; outro assumiu.

Assim é que deveria ser.22

Por isto, a guerra adormiu,

e o Azul pôde amanhecer!

 

220.000 pagaram o preço

de um inimaginável tropeço

que nuclearizou o Planeta![23]

 

Arre, parece que não basta

tanto carma que se arrasta,

incompensável com filipeta![24]

 

 

 

 

 

 

Notas:

[1]. Mais correto é denominar de bomba nuclear.

[2]. Ora, isto é muito mais exceção do que regra.

[3]. Bolas! Isto é um absurdo sem paralelo. Um pai é um líder? Em princípio, sim. Então, que pai será aquele que faz seus filhos fazerem o que não querem fazer e gostem de o fazer? Os poucos que fazem isto acabam produzindo seres degenerados, que, no limite, se tornam psicopatas e assassinos em série. Por outro lado, como professor aposentado, afirmo: a imensa maioria dos problemas que acontecem entre professores e alunos é devida à intransigência, ao mandonismo e ao despreparo dos professores. E a coisa tende a ficar cada vez pior, porque os professores não têm tempo para se atualizar, e os alunos, via Internet, se atualizam todos os dias. Isto é mesmo uma catrástefe.

[4]. Isto só pode significar uma de duas coisas: que Truman quis fazer uma gracinha dizendo uma frase de efeito ou que jamais entendeu exatamente a diferença entre o Nacional-socialismo (Nazismo) e o Comunismo. Ora, eu não aceito nem uma nem outra ideologia, mas, o tanto faz como tanto fez me abichorna, porque igualizá-las é a mesma coisa que não diferençar lucro de prejuízo e despreconceito de preconceito. Então, entre uma e outra ideologia, eu prefiro um zilhão de vezes o Comunismo. Nazismo nem sentado no colo da Elke Sommer ouvindo o Frank Sinatra cantar I've Got You Under My Skin, de Cole Porter. Para concluir este comentário, direi: mais do que tudo, é escandalizante que um Mestre Maçom do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito tenha dito uma coisa destas, o que permite admitir que Truman não entendeu o essencial do que aprendeu na Venerável e Vetusta Fraternidade dos Sculptores Lapidum Liberorum.

[5]. Lendo esta citação, acabei compreendendo o porquê de Truman ter demitido Douglas MacArthur (Little Rock, 26 de janeiro de 1880 – Washington D.C., 5 de abril de 1964), em 1951, do cargo de Comandante do Exército das Nações Unidas – um dos maiores comandantes militares do século XX e um dos mais capacitados militares norte-americanos de todos os tempos, tendo sido juntamente com o General George Marshall e com o General Dwight "IKE" Eisenhower os únicos Generais de 5 Estrelas do Exército dos Estados Unidos. Bem, seja como for, o próprio Truman declarou: Eu demiti o MacArthur porque ele não respeitava a autoridade do Presidente. Eu não o demiti porque ele é um filho-da-puta idiota, embora ele seja.

[6]. Eu, quando estou com calor, não saio; ligo o aparelho de ar condicionado. Bem, é claro que Truman não disse esta frase neste sentido, mas, com calor ou sem calor, com pressão ou sem pressão, com apoio ou sem apoio, na vitória ou na derrota etc., a regra de ouro é: nunca desistir; nunca abandonar o barco. De uma forma ou de outra, precisamos encontrar forças para continuar. Quem desiste sempre morre um pouquinho.

[7]. Esta frase é uma asneira sesquipedalíssima. Veja bem: se alguém sabe tudo, não precisa aprender mais nada; se ainda pode vir a conhecer alguma coisa, é porque não sabe tudo. Mas, quem sabe tudo? Ora, nem os deuses criados pelo homem. É por isto que, de vez em quando, a Humanidade inventa um novo deus mais sabido e mais poderoso. Os trinta e sei lá quantos mil que foram criados não foram suficientes.

[8]. Lutar dialogando e gastando muita saliva; não bombardeando e matando. Isso não! Nunca!

[9]. Muito mais do que as ações são os pensamentos. Podemos dizer que as ações determinam o efeito, mas a causa – a origem da causa – são os nossos pensamentos.

 

 

[10]. Será que Truman esqueceu do que mandou fazer no Paralelo 33, em Hiroshima e Nagazaki? Não; não deve ter esquecido, porque, depois de deixar a Presidência, escreveu: Eu sabia o que estava fazendo quando parei a guerra... Eu não tenho arrependimentos, e, nas mesmas circunstâncias, eu faria isso de novo. Bem, isto não é um privilégio irracional do Senhor Truman, que, se pudesse, teria varrido o Japão do mapa. Paul Warfield Tibbets, Jr. (Quincy, 23 de fevereiro de 1915 – Columbus, 1º de novembro de 2007), comandante do B-29 (Enola Gay) que lançou a bomba nuclear sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, até o fim de sua vida, acreditou ter feito o necessário para acabar com a guerra, e não demonstrou arrependimento pela bomba por ele lançada ter sido responsável pela morte de mais de 140.000 pessoas, no primeiro ataque nuclear contra seres humanos na História.

 

 

[11]. Mas, sofrer não é necessário; necessário é Viver!

[12]. Eu só fico imaginando o que o Senhor deve ter sentido, pensado e comentado com os assessores íntimos quando recebeu a notícia do que aconteceu em Hiroshima e Nagazaki. Bem, se eu fosse o Senhor, seria impublicável.

[13]. Haverá explicação mais esfarrapada do que esta? Não se destrói nem formigueiro, quanto mais ordenar a morte de 220.000 pessoas em dois lances (Hiroshima = 120.000; Nagazaki = 80.000). Ainda que tenha sido o cumprimento cármico coletivo mais doloroso e violento da História da Humanidade, jamais me conformarei com o que fizeram o Little Boy, em 6 de agosto de 1945, em Hiroshima, e o Fat Man, em 9 de agosto de 1945, em Nagazaki. Agora, pense no seguinte: o carma precisa ser e será cumprido, sim, inevitavelmente; mas, ai do carrasco que o faz cumprir.

[14]. Este foi mais um equívoco de Truman. Nada fica parado.

[15]. Acho que isto é exatamente o contrário.

[16]. Nunca pedir desculpas por qualquer coisa Vaidade + Arrogância + Intolerância + Autoritarismo (Totalitarismo) + ... No trânsito, por exemplo, quando se faz uma barbeiragem (ação descuidada, imperita ou incompetente), e todo mundo faz, a palavra-chave é: perdão!

[17]. Este é mais um equívoco que Truman, como Iniciado Maçom, não poderia ter cometido. Não nascemos livres nem iguais. Não nascemos livres porque trazemos grilhões de muitas encarnações anteriores dos quais não nos livramos ainda, e não nascemos iguais porque viemos de planos distintos do Universo. Mas, nem por isto deixamos de ser todos irmãos. Sem exceção!

[18]. Eu juro que não acredito nisto.

[19]. Nos próximos anos, não, Senhor Truman; para sempre. Para sempre para lembrar à Humanidade o que um Presidente da mais poderosa nação do mundo não pode fazer e não pode ordenar que seja feito.

[20]. É. Pode até ser. Mas não há um político no mundo que não almeje ser Presidente do seu país. Talvez, uma exceção tenha sido o Clodovil Hernandes (Elisiário, 17 de junho de 19371 – Brasília, 17 de março de 2009), que de estilista, ator e apresentador de televisão acabou se tornando o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2,43% dos votos válidos. Logo que Clodovil assumiu a deputança, pendurou no teto do seu gabinete, em Brasília, um chiquérrimo lustre-caralho, desenhado por ele (que era um especialista neste tema) e construído pela estilista mato-grossense Chiquita Folharal. O lustre custou R$ 300.000 e consumiu quase toda a verba de gabinete do eminente deputado. Vixe!

 

O Chiquérrimo Lustre-caralho
do Gabinte do Clodovil

 

[20]. Outra bobagem. Tendo vivido aquele tempo, como Truman pôde ter esquecido da loucura que foi a implantação do Deutsches Reich (Reich Alemão), e, depois, quando seu nome oficial se tornou Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão). Ora, não digo que todo o povo alemão apoiou e aprovou esta maluquice, mas, pelo menos, 90% apoiaram e aprovaram.

 

 

 

 

[21]. Nesta matéria, muitas palmas para o Presidente Barack Hussein Obama II.

[22]. Veja só que coisa curiosa ou como os caminhos pelos quais as coisas se cumprem, geralmente, são inesperados (mas, não são aleatórios nem são por acaso): Franklin Delano Roosevelt (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 – Warm Springs, 12 de abril de 1945), 32° Presidente dos Estados Unidos (1933 a 1945), foi o responsável pela implementação do Projeto Manhattan (início: 1939) – um projeto de pesquisa e desenvolvimento levado a efeito em Los Alamos, no Novo México, que produziu as primeiras bombas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial, mas, foi Harry S. Truman (Lamar, 8 de maio de 1884 – Kansas City, 26 de dezembro de 1972), 33º Presidente dos Estados Unidos, quem ordenou que as bombas fossem lançadas em Hiroshima (6 de agosto de 1945) e em Nagazaki (9 de agosto de 1945), uma clara resposta ao ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Agora, observe: 1º) Harry S. Truman: 33º Presidente dos Estados Unidos; 2º) Harry S. Truman: Maçom do 33º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito; 3) Hiroshima e Nagazaki estão situadas no Paralelo 33. Bem, 33, entre outros simbolismos esotéricos, representa misticamente a mais alta Consciência Espiritual que o ser humano poderá vir a alcançar no Período Terrestre (nos Períodos de Júpiter, de Vênus e de Vulcano as coisas serão diferentes).

33 3 + 3 = 6

6 é o Valor Secreto de 3 —› 1 + 2 + 3

Muitas relações podem ser obtidas desta Numerologia KaBaLística. Darei dois exemplos:

• 300 (3 em sua diferenciação máxima) é o Valor AThBaSh da letra BET, que aparece na primeira frase do Gênesis: BeREShITh BaRA ELOHIM. BeREShITh – que, simbolicamente, significa No começo – equivalente às cifras 2–200–1–300–10-400. Estas seis cifras simbolizam as Seis Forças Cósmicas que presidiram a Obra, ainda inconclusa, dos seis dias deste mânvântâra.

• O Valor Externo e o Valor Pleno da Letra ALeF são, respectivamente, 1 e 111. 111 1 + 1 + 1 = 3. Então, teosoficamente, pode-se admitir que 1 3. O que se pode inferir desta rápida exposição? Que aquele que realiza internamente o 33 realiza, relativamente, o 6, o 3 e o 1 – o Hexagrama, o Triângulo e a Unidade. Relativamente porque tudo o que acontece neste campo é ponderal à nossa capacidade de digerir e de anabolizar o miolo da experiência místico-psíquica pela qual passamos, que será sempre única, pessoal e intransmissível. Por outro lado, precisamos nos acostumar com o fato de nossas realizações serem sempre relativas, porque, por exemplo, as experiências que hoje estamos passando no Período Terrestre são, presumidamente, superiores àquelas que vivenciamos no Período Lunar, mas, certamente, são inferiores às que conheceremos no Período de Júpiter, que se seguirá ao Período Terrestre. O pronto e acabado não existem no Universo. O céu para sempre (à direita do Pai) e o inferno para sempre (sob o domínio de Belzebu) são fantasias teológicas.

 

 

Realização relativa do 33

 

 

Mas, como tudo isto é um processo interior, jamais poderá ser adquirido integralmente em uma Iniciação objetiva em uma Loja de qualquer Fraternidade, por mais digna que seja esta Fraternidade. Uma Iniciação em Loja, por assim dizer, catalisa uma experiência espiritual que deverá acontecer interiormente, em Silêncio, sem deambulação. É por isto que Truman, apesar de ter sido um Maçom do 33º grau, fez o que fez, ou, em outras palavras: recebeu sua Iniciação do 33º grau em uma Loja Maçônica, mas, não a recebeu (realizou) no Coração, o que foi uma lástima. E o pior: não se arrependeu zero vírgula do que mandou fazer. O que se pode advertir disto? Simplesmente que, se o nosso demônio interior dominar o Deus de nosso Coração, nenhma Iniciação poderá ser efetiva. Quem blasona que é Iniciado, em geral, não é nada de nada. Enfim, muito provavelmente inconscientemente, Truman, Paul Warfield Tibbets, Jr. e o resto da tripulação do Enola Gay aceitaram ser os carrascos-cumpridores de um carma coletivo, e morreu sem saber o porquê. A História da Humanidade está cheia desses carrascos-cumpridores!

Após a guerra, Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 – Princeton, 18 de fevereiro de 1967), que dirigiu o Projeto Manhattan, afirmou: Apesar da visão e da prudente sabedoria dos nossos dirigentes em tempo de guerra, os físicos sentem a peculiar responsabilidade íntima por terem sugerido, apoiado e, em larga medida possibilitado a criação de bombas nucleares. Nem nos podemos esquecer que o modo como estas armas foram usadas dramatizou de forma impiedosa a inumanidade e a maldade da guerra moderna. Em um sentido basilar, que nenhuma vulgaridade, humor ou exagero podem apagar, os físicos conheceram o pecado; e este é um conhecimento que eles não podem perder.

 

Fissão do 235U

235U92 + 1n0 —› 92Kr36 + 141Ba56 + 3 1n0 + 179,4 MeV

 

[23]. Perguntaram a Julius Robert Oppenheimer, que foi um dos maiores conhecedores do épico hinduísta Mahabharata (em sânscrito, Grande Índia), se as bombas nucleares, que destruíram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, teriam sido as primeiras do gênero a ser detonadas. Ele respondeu: — Bem, sim. Pelo menos na História moderna. Então, nuclearização ou renuclearização do Planeta? Muitos admitem que explosões nucleares já aconteceram na Terra, na Antigüidade, como, por exemplo, na Escócia, na Irlanda, na Turquia, no Peru, na Bolívia, nos Estados Unidos, no México, na Índia, na Líbia, na Mongólia e, particularmente, em Mohenjo-Daro (que significa Montanha dos Mortos), no atual Paquistão. No Mahabharata, está registrada a seguinte passagem: Um único projétil, carregado com todo o poder do Universo... Uma coluna incandescente de fumaça e fogo, tão luminosa quanto mil sóis, ascendeu em todo o seu esplendor… Era uma arma desconhecida… A qual reduziu a cinzas a raça inteira dos Vrishnis e dos Andhakas… Em outra passagem do Mahabharata está escrito: O valoroso Aswatthaman, resoluto, tocou a água e invocou o braço de Agneya [o Fogo]. Apontando para seus inimigos, disparou uma coluna explosiva que se abriu em todas as direções e causou fogo como luz sem fumaça, seguido de uma chuva de faíscas que cercaram o exército dos Partha completamente… Os quatro pontos cardeais cobriram-se de cinzas, e um vento mau e violento começou a soprar. O Sol parecia girar ao contrário, o Universo parecia estar febril, os elefantes, aterrorizados, correram por suas vidas… A água ferveu e os animais aquáticos demonstraram intenso sofrimento… Há outro relato interessante neste livro sagrado do Hinduísmo: Quando o Deus Rama foi ameaçado por um exército de macacos, colocou sua flecha mágica [semelhante aos mísseis atuais que seguem ondas sonoras] em ação. Esta produziu um trovão luminoso, mais forte do que o calor de mil sóis, transformando tudo em cinzas. Os cabelos dos sobreviventes caíram e suas unhas se desintegraram… Outra prova, segundo os especialistas, de que Mohenjo Daro sofreu uma destruição nuclear, é que no epicentro da explosão foram achados detritos negros e restos de areia, rocha e argila derretidos e vitrificados. Dentre as ossadas, as mais espantosas são as de uma família composta de pai, mãe e um menino que caminhavam juntos, de mãos dadas por uma rua. Estes permaneceram insepultos, tombados no chão, esmagados por uma força inexplicável, que os queimou e calcinou instantaneamente. Analisadas as amostras desta família, constatou-se que elas foram expostas a uma temperatura de mais de 1.500º C. No Mahabharata, o momento da explosão é descrito da seguinte maneira: A fumaça branca e quente, mil vezes mais brilhante que o Sol, ergueu-se em infinito brilho e reduziu a cidade a cinzas. A água ferveu, cavalos e carruagens pegaram fogo aos milhares e os cadáveres que caíram ficaram mutilados pelo horrendo calor, até não mais serem reconhecíveis. Enfim, há diversos locais em nosso Planeta que parecem indicar que a Humanidade, em um passado remoto, conheceu e utilizou as técnicas nucleares. Para concluir, reproduzo o seguinte relato: em 1972, uma empresa francesa importou urânio das minas de Oklo, no Gabão, país que se situa no centro da África. Descobriram, não sem espanto, que parte deste urânio já havia sido utilizada. O urânio natural contém 0,7202% de U-235, o isótopo fissionável contido no combustível nuclear. Porém, o Urânio de Oklo contém menos de 0,3%. Foi, então, que cientistas de todo o mundo se reuniram no Gabão para tentar compreender este fenômeno. Concluíram que seria um reator nuclear de avançado desenho técnico, o qual está além da capacidade do nosso conhecimento científico. Este reator nuclear começou seu funcionamento há milhões de anos, e esteve em funcionamento durante cerca de 500 mil anos. Cientistas investigaram a mina de urânio e os resultados se tornaram públicos em uma conferência da Agência Internacional de Energia Atômica. De fato, o urânio havia sido utilizado. O que se pode perguntar é: o que exatamente ocorreu com o urânio de Oklo? Cientistas franceses encontraram rastros de subprodutos da fissão e dejetos de combustível nuclear em várias locações na área da mina. Estas observações foram estranhas, devido a que não é possível o urânio natural chegar ao ponto crítico, exceto sob circunstâncias muito especiais, como a presença de grafite ou de água pesada como moderador, nenhum dos quais poderia estar razoavelmente presente em a Natureza. Surpreendentemente, este reator nuclear (a própria mina de urânio) estava muito bem desenhado. Estudos indicam que o reator tem vários quilômetros de comprimento. Sem embargo, para tão imenso reator, o impacto termal ao seu redor estava limitado a 40 metros. Ainda mais assombroso é o fato de que os dejetos radioativos ainda não migraram fora do sítio da mina. São mantidos em seu lugar, graças à geologia especial e única que a rodeia. Se tudo isto são ou não são fatos, pelo menos, um ensinamento deles deriva: precisamos estar permanentemente atentos para evitar incorrer nos mesmos erros que nos fizeram padecer no passado. Nosso Corpo Astral, digamos assim, não sossega em nos oferecer oportunidades para mergulharmos na mais negra escuridão. Se cedermos, com ou sem bombas nucleares, talvez, não cheguemos a Vulcano!

 

 

E, de todos os lados, em vimanas resplandecentes como o Sol...

 

[24]. Filipeta, no Brasil, é uma referência a notas promissórias emitidas por Luiz Felipe de Albuquerque, nos anos 1950, e que, após a falência de sua empresa, passaram a ter valor zero. Luiz Felipe foi considerado na época, pela imprensa, como um golpista, e foi processado como estelionatário. Luiz Felipe prosperou com o negócio, e adquiriu vários escritórios no Rio de Janeiro e em outras cidades, comprou um jornal, fundou uma empresa de exportação e tinha uma frota de sessenta e seis táxis. Sessenta e seis táxis não é nada. Há quem tenha milhares!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/constituicao.htm

http://mahabharathascience.blogspot.com.br/
p/use-of-aircrafts.html

http://www.gnosisonline.org/antropologia/
provas-das-guerras-atomicas-no-passado/

http://www.ufo.com.br/artigos/
uma-bomba-atomica-na-antiguidade

http://imensidao-oculta.blogspot.com.br/2010/
08/explosoes-nucleares-na-antiguidade.html

http://rmorais76.blogspot.com.br/
2011/01/o-segredo-do-numero-33.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Uranium-235

http://pt.wikiquote.org/wiki/Robert_Oppenheimer

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipeta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos
_de_Hiroshima_e_Nagasaki

http://www.netanimations.net/moving_
animated_fire_explosion_animations.htm

http://brain-games-puzzle-stores-review.toptenre
views.com/brain-fitness-train-now-regret-never.html

http://goinglikesixty.com/2009/08/
geeky-animated-gif-monday-14/

http://peroladecultura.blogspot.com.br/
2010/10/ccap-wall.html

http://pubsecrets.wordpress.com/2011/
02/11/our-cia-chief-is-a-clown-too/

http://www.infoescola.com/
segunda-guerra/enola-gay/

http://www.dialogosdosul.org.br/
websul/hiroshima-68-anos/

http://www.crazyeddie.org/harley/clipart_11.htm

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:
Implosion_bomb_animated.gif

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Tibbets_Jr.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Tibbets_Jr.

http://es.wikipedia.org/wiki/Harry_S._Truman

http://www.goodreads.com/author/
quotes/203941.Harry_S_Truman

http://espacoememoria.blogspot.com.br/2011/07/
descoberto-album-com-imagens-ineditas.html

http://www.blogsocialdudupacheco.com/
dudupacheco.cfm?id=4377&n1

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/harry_s_truman_3.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/harry_s_truman_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/harry_s_truman.html

http://br.dir.groups.yahoo.com/
group/frase-do-dia/messages/286

http://hombridadecomh.com.br/2011/09/09
/as-transferencias-de-culpa-terminam-aqui/

http://www.archives.gov/exhibits/
charters/treasure/treasure_hunt_02.html

http://www.frasesmais.com/harry-s-truman

http://www.quemdisse.com.br/
frase.asp?frase=17748

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/harry-truman_2.html

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/harry-truman.html

http://www.bilibio.com.br/biografia-de/
303223/Harry-Truman.html

http://pensador.uol.com.br/autor/harry_truman/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_MacArthur

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/harry-truman

http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_S._Truman

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

 

Música de fundo:

I've Got You Under My Skin
Composição: Cole Porter
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://www.dilandau.eu/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.