VALIMENTO DO AMOR

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Hadewijch

 

 

 

Hadewijch

 

 

A loucura de Amor é uma rica meada. Quem vier a reconhecer isto não trocará o Amor por nada: ele pode unir os opostos e reverter o paradoxo. Declaro: a loucura do Amor torna amargo o que é doce, torna o estrangeiro um amigo e torna o menor o mais digno.

 

 

 

 

É obrigação do homem praticar virtudes, não a fim de obter consideração, ou alegria, ou riqueza, ou posição, ou qualquer alegria no Céu ou na Terra, mas, unicamente para homenagear a incomparável sublimidade de Deus, que criou nossa natureza para este fim, e fez isto para Sua própria honra e louvor, e para nossa bem-aventurança em eterna glória. Este é o modo no qual o Filho de Deus comandou, e do qual Ele mesmo nos deu conhecimento e compreensão, quando viveu como Homem. Pois, do início ao fim do tempo que Ele viveu na Terra, Ele fez e realizou perfeitamente, entre a multiplicidade, o desejo do Pai nas coisas em todos os tempos, com tudo o que Ele foi, e com todo o serviço que pode atuar, em palavras e obras, em alegria e dor, em grandiosidade e humilhação, em milagres e na angústia da morte amarga. Com Seu Sagrado Coração, sua alma inteira, e com toda a sua força, em toda e em cada circunstância, Ele esteve pronto para aperfeiçoar o que estava querendo de nossa parte.

 

Para as almas que não atingiram tal Amor, eu dou este bom conselho: se não podem fazer mais, que peçam anistia ao Amor, e o sirvam com fé, de acordo com o conselho do nobre Amor, e pensem que poderá acontecer.

 

O poder do Amor é imenso!

 

Aquele que ama a Deus ama seus trabalhos. Seus trabalhos são as nobres virtudes, portanto, aquele que ama a Deus ama as nobres virtudes. Este Amor é genuíno e cheio de consolação. As virtudes, e não a doçura, são a prova do Amor, por isto, às vezes acontece de aquele que ama menos sentir mais doçura. O Amor não está em cada pessoa de acordo com o que ela sente, e, sim, de acordo com como a pessoa está assentada em virtudes e enraizada em caridade.

 

Só depois que morre é que uma pessoa fica além da cura.

 

Ele foi, para mim, como se fôssemos um sem diferença.

 

É irrelevante filosofar sobre a natureza última da Deidade, e é inútil buscar uma carreira de conquistas mundanas.

 

Há uma única palavra: 'Minne'. Amor.

 

Agora, considere como Jesus, o Cristo, viveu, e os santos que permaneceram aqui embaixo depois Dele, bem como as boas pessoas, agora vivas, que desejam praticar aquele grandioso Amor que é o Amor de Deus: eles vivem constantemente na humildade de Coração e na incessante perseguição das boas obras. Vivem de acordo com a justiça; não de acordo com seu prazer ou sua satisfação em qualquer modo que seja, ao menos que saibam que para Deus resultem a glória e o direito que Lhe é devido. Confie-se à Sua bondade soberana como a um Pai. Esteja pronto para seguir os bons conselhos dados a você por amigos que se alegram em lhe ver fazer progressos. E escute alegremente o bom conselho em questões de virtude, quem quer que os dê; e sofra tudo alegremente no exercício da virtude por Amor de Deus. E veja que você tem um trabalho a fazer; a ociosidade é muito arriscada para alguém que deseja se assemelhar a Deus, pois, a preguiça é a mãe de todos os males. Ore sem cessar, ou faça uma ação caridosa, ou execute um ato de alguma outra virtude, ou sirva aos doentes. Pela honra do Amor, seja indulgente com a raiva e com a ignorância. Regozije-se no Espírito de Deus, pois Ele basta a si mesmo, e é Amor. Seja sempre alegre entre suas companhias, e deixe todos os sofrimentos deles serem seus. Cuide de todas as suas palavras tão sinceram

 

O Amor é a maior necessidade e o negócio mais urgente que tenho a meu cargo. Como também o Amor fraterno que vive na caridade de Jesus, o Cristo. Ele apóia o irmão amado no que quer que possa ser – na alegria ou na tristeza, com sinceridade ou brandura, com serviços ou conselhos, e, finalmente, com consolação ou ameaças.

 

Pelo bem de nossas tristezas não consoladas, consolemos a todos os que estão tristes.

 

A consciência de uma entidade é condicionada pela maturidade e pela orientação da sua consciência individual. A experiência de um ser é necessariamente filtrada pela sua consciência condicionada.

 

Uma vez que a experiência pessoal de Deus é condicionada pela consciência, 'Minne' se refere tanto ao Divino como à resposta da alma a Ele.

 

Deixe entrar em seu Coração todas as palavras que você ouvir Dele nas Escrituras... E cuide em fazer todo o possível para viver como a sublimidade Dele exige.

 

Se, por falta, você ofender quem quer que seja, não espere muito para corrigir isso. Você está obrigado a isto pela morte de nosso Senhor, a fim de contentá-Lo. Utilize os meios que você achar ser os melhores e mais rápidos para fazer a paz com quem você ofendeu. Caia a seus pés e responda palavras pacíficas ou sele uma reconciliação – estas ações você não deve omitir por causa de rancor, da perda ou da vergonha, se você deseja obter Deus como seu Amor e Noivo.

 

O modo de vida e o pensamento purificam a percepção e movem a alma para uma crescente comunhão com o Divino.

 

Deus é transcendente, inefável, incompreensível e inexprimível.

 

'Minne', em si, é um aspecto do Divino que se reflete como uma qualidade da alma, e é também a conexão entre eles – o Divino e a alma – antes como a luz refletida da superfície de um objeto: o raio de luz e o orbe solar são um só.

 

 

 

 

O que é este suave peso do Amor e seu jugo de suave sabor? Será a nobre carga do espírito com que o Amor toca a alma amante e a une a Ele em uma só vontade e em um só ser, sem retorno?

 

Oh!, como aos meus olhos parece novo quem serviu ao novo Amor com fidelidade nova e verdadeira, como a noviça deveria apropriadamente fazer quando o Amor primeiro se revela a ela! Pois o Amor concede o bem novo que torna a mente nova, que renova a si mesmo em tudo em que o Amor renovadamente toca.

 

Conheço uma pessoa que, no início, se dedicava ao Amor como em um jogo, até que Nele se perdeu tão completamente que já não havia jogo algum para ela.
Para ela, recuar é completamente impossível.

 

Devemos esquecer completamente o amor em troca do Amor. Aquele que troca o amor pelo Amor é sábio, é íntegro, seja na morte, seja na vida. Morrer pelo Amor é ter vivido bastante. Eia, Amor! Há muito tempo me conduziste ao extremo; mas, neste mesmo extremo aonde me levaste, manterei vigília, Amor, a serviço de teu Amor.

 

Diante da rainha, caminhavam três donzelas. Uma, com um régio manto vermelho, levava dois trompetes em suas mãos. Ela soprou um deles e disse: 'Quem não ouvir à minha Senhora será eternamente surdo à felicidade, e jamais ouvirá ou verá a melodia superior e o maravilhoso poder do Amor'. E o outro trompete soou, e ela disse: 'Quem acorrer e seguir os caminhos que minha Senhora ama será poderoso no reino do Amor'. A segunda donzela tinha um régio manto verde, e levava em suas mãos dois ramos de palma, cada um deles selado com um livro. Com os ramos ela removia de sua Senhora o pó dos dias e das noites, e do Sol e da Lua, pois ela não queria que nenhum deles ficasse empoeirado. A terceira donzela tinha um régio manto negro, e em sua mão segurava algo semelhante a uma lanterna cheia de dias, pela qual a Senhora via as profundezas das profundezas e as alturas das mais elevadas altitudes. A rainha se aproximou de mim ameaçadoramente, e, rapidamente, colocou seu pé em minha garganta, e gritou com a voz mais terrível, e disse: 'Sabes quem sou?' E eu disse: 'De fato sei; já me causaste muito pranto e dor. És a faculdade da razão da minha alma'.1

 

O Amor deve ser o mais puro possível, e a pureza é adquirida através da incondicionalidade, a qual é ganha pelo cultivo de todas as virtudes.

 

E também se confesse amorosamente e se lamente diante de Deus com consciência da sua culpa, até que Ele tenha escutado o lamento, perdoado a má ação, e, além disso, cedido a você a graça antes que você possa vir a confessá-la na presença de um padre. Por todas as suas más ações que foram vistas pelos homens, humilhe-se publicamente. O mal que você fez somente em seu Coração, declare, como te disse antes, entre você e Deus em confissão.

 

A virtude incondicional não pode ser considerada posse pessoal.

 

Qualquer pessoa que deseje verdadeiramente pode fazer a jornada, embora cada uma deva começar com o primeiro passo.

 

Não há privilégios nem há descanso na Ascensão Espiritual.

 

Lá havia uma árvore com suas raízes para cima e sua copa para baixo. Esta árvore tinha muitos ramos. Dos ramos mais baixos, que formavam o topo, o primeiro é a fé, e o segundo é a esperança, pelos quais a pessoa inicia. O Anjo me disse: 'Oh senhora, subis nesta árvore do início até o fim, todo o caminho até as profundas raízes do Deus incompreensível. Este é o caminho dos iniciantes e daqueles que perseveram até a perfeição. 'A árvore da vida estende-se de cima para baixo, e é o Sol que ilumina tudo.'

 

 

 

 

Seguir a árvore ao longo de todos os seus ramos até as raízes leva a alma até a sede da Deidade.

 

O trono, que parecia um disco, era a eternidade. Os três pilares eram os três nomes pelos quais os miseráveis que estão longe do Amor o conhecem. O pilar de fogo é o nome do Espírito Santo. O Pilar semelhante ao topázio é o nome do Pai. O pilar como ametista é o nome do Filho. O fundo redemoinho, que é tão pavorosamente escuro, é a fruição divina em suas tormentas ocultas.

 

Levanta, pois, estás em mim desde a eternidade, completamente livre e sem queda! Dou-te, agora, um novo Mandamento. Se queres ser como eu em minha Humanidade, deves desejar ser pobre, miserável e desprezada por todos, e todas as tristezas te serão mais doces do que qualquer prazer terreno.

 

Deves sempre, com avidez ardente, procurar novos sofrimentos em prol do Amor.2 Deves deixar o Amor – Ele mesmo – agir; Ele te recompensará todas as penas com Amor. Se deixares teus sofrimentos serem um fardo para ti, é evidente que tu não O amas. Se desejas fazer uma cena e ostentar teu sofrimento, esqueceste completamente do nosso Amor, que conquista tudo, e conquistará quem quiser pertencer completamente a Ele... Assim, adornemo-nos ambas para que o próprio Amor possa nos levar à beatitude que foi preparada, onde o Amor estará eternamente.

 

Amor Espiritual Imersão no Divino.

 

A [personalidade-]alma sofre porque suas experiências devem ser transformadas.

 

Quem conquista o Amor é ele mesmo conquistado; assim ele é servido. E, quando acalenta quem quer que seja, o Amor consuma, em nova moldura, tudo o que possui. Assim, sendo velho, aprende através do poder do Amor a conquistar a paz, onde ele descobre que o preço do Amor é a miséria.3

 

A intensa atração da alma pelo Amor é um sinal de que ainda não ficou velha. Para adquirir este estado, que tem pouco a ver com a longevidade, a alma deve aprender a ser destemidamente ativa ao mesmo tempo que incondicionalmente receptiva.

 

Às vezes indulgentes, às vezes rudes, às vezes tenebrosos e às vezes brilhantes, ao liberar consolo, no medo coercitivo, no aceitar e no dar, devem aqueles que são cavaleiros errantes no Amor viver sempre aqui embaixo.4

 

A alma deverá se adornar como uma noiva esperando a boda, pois, quando a alma adquirir as virtudes do altruísmo, da caridade e da identificação com todos os seres e as faculdades da vontade, da veracidade e da memória espiritual será elevada pelo Divino Esposo à Boda Celeste.

 

A alma altruísta se torna um espelho tão perfeito do Divino que a Luz Crística e seu reflexo se tornam indistinguíveis.

 

Enquanto Deus não pertencer à alma em sua totalidade, Ele não a satisfará verdadeiramente.

 

Acima de tudo o que está escrito,
de tudo o que é criado, o espírito
pode apreender e ver claramente,
seguindo de perto o caminho de Nosso Senhor.

Se conhecimento vos faltar,
devei buscá-lo no interior;
em vossa simplicidade achareis
o claro espelho sempre pronto.

Felizes aqueles que têm
a nua visão sem intermédio:
podem, só com o olhar,
receber a vivificação,

e se lançar ao objetivo divino
buscando o único bem vital,
só para Ele tudo deixar,
até que O tenha sem O perder.

O Coração que possui essa Luz
sofre demais,
se experimenta o peso do pecado.

Ele permanece despojado e miserável
até que, conforme sua consciência,
seja satisfeito,

e encontre sua liberdade
apenas pelo testemunho interior,
mostrando-lhe que a sua dívida,
quanto ao Amor, está totalmente paga.

É preciso que desejeis
e ameis sem ser pelos sentidos;
exterior e interiormente,
que permaneçais sem conhecimento,
como uma morta.

Ouvi o que ordena o Amor:
não vos inquiete o humano afeto.
O Amor encobre e protege
aquele que ele conduz,
como as asas dos serafins.

Depois de saborear
a libação da Divindade
é preciso fundir e transformar
o que para sempre
deseja no lar da bela Deidade ancorar.

 

______

Notas:

1. As três acompanhantes régias são o temor santo, o espírito do auto-exame – que vela pela pureza das perfeições reivindicadas pela alma aspirante, ou seja, é o discernimento que distingue entre Amor e razão – e a Sabedoria – que une a razão ao Amor, e vê só Deus como Deus e todas as coisas como Deus no conhecimento de Deus, e cada coisa como divina, que, quando em espírito, está unida a Deus. Quanto a isto, é importante recordar que os símbolos são originários da tradição e da Tradição ou advêm de experiência pessoal. Assim, suas fontes repousam na transmissão, na assimilação, na intuição, na comunicação telepática e, também, em percepções psíquicas de encarnações anteriores. Geralmente, os símbolos são estruturados a partir de mecanismos subconscientes e de componentes objetivos, sendo, nesse sentido, representações mentais, emoções ou simples atos, todos utilizados pelo ser para emblemar objetos, idéias, Leis Cósmicas etc. Anthropos physei politikon zoon, proclamou Aristóteles. Mas, mais do que um animal político (politikon), familiar (oikonomikon) e senhorial (despotikon), o homem é um ente simbólico (simbolikon). Ao acusar ou ao anunciar um castigo ou um prejuízo, por exemplo, costuma apontar ameaçadoramente o dedo indicador em direção àquele que pretende subjugar ou terrorizar. Isto é um ato simbólico de intimidação. Mas, da mesma forma que uma moeda tem duas faces (cara e coroa), geralmente o intimidador se esquece de que, ao aterrorizar ou amputar seu irmão, um dedo é apontado para o intimidado, enquanto três apontam para si! Na verdade, são três contra um. O intimidador sempre haverá de perder! Então, infelicidade e doença! Que se acumulam pelos evos! Retribuição... Retribuições... Causa... Efeito... Aprendizado, mas às expensas de infelicidade, de doença e de dor. Infelicidade educativa e Amorosa, doença educativa e Amorosa, e dor educativa e Amorosa. Mas... não é para acontecer desta forma! Acontece porque o homem decide que quer que seja desta forma. Inconscientemente e por uma mistura de ignorância e de vaidade. A felicidade acontece quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia. (Mahatma Gandhi, 1869 – 1948). Intimidar, assassinar, fazer a guerra, ofender, mentir, horrorizar, aterrorizar, incendiar, suicidar... não podem, sob nenhum ângulo, produzir felicidade, harmonia, saúde e paz. Interior e/ou coletiva. Para se compreender adequadamente a finalidade dos símbolos, deve-se ter em mente que o homem existe e atua em um quádruplo campo: físico, biológico, psicológico e psíquico. E assim, homem e campo se inter-relacionam através de múltiplas possibilidades, a saber: interação física, funções biológicas e psicológicas, comunicação, comportamento, campos eletromagnéticos (auras), fenômenos psicotrônicos (parapsicológicos), harmonização e simbolização. Logo, os símbolos podem ter diversas classificações, isto é, podem ser naturais, artificiais, objetivos, subjetivos, subconscientes, individuais, coletivos, culturais e Cósmicos ou Universais. Isto conduz ao fato de que são usados para múltiplos fins e sempre novos símbolos são incorporados à galeria dos já existentes. Assim sendo, a Humanidade vem utilizando os símbolos para formular idéias, para poder se comunicar, para preservar conceitos filosóficos, científicos e místicos, para se expressar, para memorizar fatos, leis, acordos, nos processos de concentração e de meditação, e, iniciaticamente, para promover integração psicológica e União Mística. Também, como visto, para ameaçar e subjugar. Os símbolos, as imagens e as alegorias cumprem, assim, diversas finalidades, a saber: necessidade de ordem, comunicação, preservação do conhecimento, auto-expressão, recordação, instrução, concentração, meditação e Ascensão Mística. É importante que fique claro que os símbolos arquetípicos são fundados em Princípios Cósmicos, que, por serem Primordiais, não podem ser delidos, e, desde sempre, são patrimônio inalienável do pensamento humano. Os símbolos, por exercerem ativa interferência no desenvolvimento emocional e psíquico do ente, requerem, para serem adequadamente compreendidos e misticamente bem utilizados, o funcionamento harmônico de determinadas funções psicológicas como a imaginação e a memória. De sorte que, um símbolo objetivo está vinculado ao plano físico e um símbolo psíquico manifesta-se mentalmente. No âmbito do Misticismo, os símbolos sempre resultaram de experiências espirituais ou psíquicas, e são empregados misticamente para compreender e dirigir as Leis Universais para o Bem, para o Bom, para o Brlo e para o Justo. Três aspectos básicos regulam a simbologia místico-esotérica: união cósmica, integração com a Natureza e harmonium. Para todo e qualquer místico, harmonium significa unificação harmoniosa da humana dualidade. Em um nível mais esotérico, deve-se pensar na septenalidade da humana manifestação e na própria existência-manifestação do Universo. Enfim, todo místico sente intuitivamente que tudo aquilo que tem existência é UM. UM com o UM. A própria concepção ou percepção de dualidade e de multiplicidade são produtos intransponíveis da incapacidade de o ser poder acessar o Todo Cósmico. A ilusão (mâyâ) é uma fatal inerência do existir, do estar e do vir-a-ser. Nem os mais Elevados Hierofantes dela podem escapar integralmente. Por isso, o autodesenvolvimento depende insubstituivelmente de três fatores fundamentais: 1º) compreender o que se deseja mudar; 2º) perceber em que a coisa será mudada; e 3º) estar consciente da responsabilidade pela mudança. Geralmente, é o desconhecimento destes três fatores que causa dor, desespero e impedimento.

2. Aqui está um exemplo do que expliquei na nota anterior. Qual é o sentido prático e místico de procurar novos sofrimentos em prol do Amor?

3. Aqui, eu só posso entender miséria como inexistência de qualquer querer, desejo, cobiça ou paixão. E assim, a miséria, em relação às coisas do mundo, é e está contraposta à plenitude do Um, onde jamais houve, há e haverá miséria.

4. Este viver sempre aqui embaixo é como tenho dito: a meta necessária e obrigatória de todos nós é viver no mundo e com o mundo, solidariamente com os seres-no-mundo. Fugir ou se esconder ou se tornar um eremita enclausurado são egoísmos tenebrosos que terminarão exatamente por produzir o oposto do que é buscado e esperado. Desertos, montanhas e cavernas – clausuras, enfim – nunca Illuminaram ninguém. Um místico moderno deve viver misturado, pois, só misturado poderá transmitir e compartilhar o que apre(e)ndeu. Por outro lado, o que adianta adquirir um conhecimento e, depois, se meter em uma caverna, subir uma montanha ou ir para o deserto, sem compartir este conhecimento com ninguém? Isto é outro egoísmo tenebroso. Em princípio, devemos divulgar tudo; só não devemos tornar público o que puder fazer mais mal do que bem. Logo, devemos pesar muito bem nossa decisão de vulgarizar as coisas, pois seremos responsabilizados por esta vulgarização.

 

Obserevação:

Pouco se sabe da vida de Hadewijch, exceto por sugestões retiradas de seus próprios formosos escritos, havendo, entretanto, indícios de que escreveu entre 1230 e 1250, mas, não necessariamente só nestse período. Suspeita-se que viveu no Ducado de Brabante, talvez em Antuérpia, devido a algumas referências em suas obras. Este fato parece ser mais provável porque ela escrevia no dialeto brabantino do neerlandês médio. Nem mesmo seu nome ajuda, pois se conhece pelo menos cento e onze mulheres com o mesmo nome naquela época. Seu conhecimento de cavalaria e vida cortesã sugerem que ela nasceu na aristocracia, e, talvez, na nobreza, perto do final do século XII. Ela era flamenga, muito provavelmente nascida em Antuérpia, e parece ter recebido excelente educação. Embora ela escrevesse no holandês medieval e endereçasse suas obras para as companheiras beguinas (mulheres que, sem pronunciar votos, se auto-impuseram votos de pobreza e de castidade, e viviam tranqüilamente em casa), ela tinha bom conhecimento do latim e do francês, e usou isto para efeito literário. Suas principais fontes de inspiração eram o Velho e o Novo Testamentos, mas, ela mesclou um profundo conhecimento de Numerologia, Astronomia Ptolomaica, princípios de versificação e de redação de cartas e de teoria musical, para dar expressão original às suas novas perspectivas. Hadewijch, a Grande Senhora, foi uma Instrutora da Humanidade que elevou a poesia de Amor cortesão à intensidade da busca da alma pelo Divino.

Sua obra, que inclui 31 cartas, 61 poemas e 14 descrições de visões, é considerada uma das maiores obras literárias em neerlandês. Para Hadewijch, o Amor místico passava por três etapas: primeiro, se tomava conhecimento do Amor de Cristo; a isto se seguia uma entrega incondicional; por fim, a fiel alcançava o equilíbrio entre o Amor místico e a vida terrena. Ela julgava que o Amor místico a Deus era o único Amor leno, e sua obra se dedica a mostrar quão central era este sentimento em sua vida. Hadewijch transcendeu seu tempo em pensamento e em expressão, e suas obras falam com igual claridade e força para os seres humanos receptivos de qualquer época.

Enfim, há lendas que Hadewijch teria sido aprisionada pela inquisição e mesmo executada.

 

 

 

 

 

 

 

Ao mal, infenso-despropenso,

o valimento do Amor é imenso.1

Pedra Filosofal Manumissora,

do Svmmvm Bonvm é adutora.

 

O Amor é compromissividade

que não busca reciprocidade.

É um Espiritualístico Imperativo

– abnegativo2a + ab-rogativo.2b

 

Mas, isto são só definições;

não implementam reformações.

Só dentro, em nosso Coração,

poderemos sentir a Vibração.

 

Sentida, deverá ser derramada,

Guardá-La tão-somente para si

 

Oh!, como eu gostaria de poder

fazer todos os seres poderem ver!

Mas, como não posso, eu escrevo,

e, no que posso, me circunscrevo.

 

 

 

As Três Gotinhas de Xixi de Don Mijon!

 

 

 

______

Notas:

1. A palavra imenso, na realidade, não está bem escolhida, pois, realmente, o valimento do Amor é total.

2a e 2b. É abnegativo porque é desinteressado de proveitos materiais e desprendido de interesses próprios; e é ab-rogativo no sentido de fazer cessar ou de fazer cair em desuso antagonismos e preconceitos, ou seja, incompatibilidades e rivalidades.

 

Música de fundo:

Love's been good to me
Composição: Rod McKuen
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://www.4shared.com/get/JZTqZC
9l/Loves_Been_Good_To_Me.html

 

Páginas da Internet consultadas e fontes de consulta:

Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 33, n. 2, p. 191-197, 2011.

http://www.tradekorea.com/sell-leads/4105/410
5.html?pageNum=7&linkFlag=2&outMax=10

http://sobadsogood.com/

http://challengesforfilipinos.wordpress.com/
2013/03/31/kindness-pays/

http://gartic.uol.com.br/quinalha/
desenho-jogo/1253990886

http://www.droidforums.net/forum/droid-hacks/364
47-new-droid-peeing-apple-boot-animation-3.html

http://sophia.hyperlogos.info/
tiki-index.php?page=Hadewijch+Beguinas

http://adoomer.deviantart.com/
art/Tree-of-life-190974117

http://www.poetryinternationalweb.net/
pi/site/poet/item/13070/28/Hadewijch

http://www.lastfm.com.br/
music/Hadewijch+van+Brabant

http://www.brycerich.com/
2011/12/eucharistic-reflections.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Hadewijch_de_Antu%C3%A9rpia

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-026.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.