GURUMAYI CHIDVILASANANDA
(Pensamentos)

 

 

 

 

Gurumayi Chidvilasananda

Gurumayi Chidvilasananda

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo apresenta para reflexão alguns fragmentos do pensamento de Gurumayi Chidvilasananda – mestre de meditação Siddha Yoga da antiga tradição yogue da Índia.

 

 

 

Gurumayi Chidvilasananda
(Nota Biográfica)

 

 

 

Swami Chidvilasananda (nascida Malti Shetty, 24 de junho de 1955 em Mumbai, Índia) é a atual guru da linhagem Siddha Yoga estabelecida por Swami Muktananda.

 

Swami Chidvilasananda encontrou seu guru Swami Muktananda muito nova, e se tornou uma de suas devotas. Muktananda logo a fez a tradutora oficial para o inglês, e ela o acompanhou em suas viagens pelo mundo. Chidvilasananda é o seu nome formal, mas ela também é conhecida como Gurumayi por seus devotos. Chidvilasananda adquiriu o título Swami em 1982 quando foi Iniciada como uma Sannyasin na Ordem Saraswati e tomou os votos de pobreza, castidade e obediência. Quando um indivíduo decide se tornar um Sannyasin é como se ele nascesse novamente. Ele rompe com o seu passado e se coloca à disposição da Existência ou de um Mestre para ser conduzido a um novo caminho, que privilegia a evolução em busca da pureza de sua essência. Nesta época, Muktananda formalmente a designou como um de seus sucessores, juntamente com seu irmão Subhash Shetty, conhecido atualmente como Swami Nityanand.

 

 

 

Gurumayi Chidvilasananda
(
Pensamentos)

 

 

 

Uma pessoa sábia está aberta a tudo o que vem ao seu encontro; tanto faz se parece ser bom ou mau, ela o enfrenta. Quando você se torna o senhor de sua mente, nada, em si, é bom ou mau. Tudo o que acontece faz parte do seu destino.1

 

Como se tornar uma esposa melhor? Tentando não fazer do marido um esposo melhor.

 

Quando não existe medo, você é seu próprio amigo. Quando existe medo, você é seu próprio inimigo.

 

A experiência de se tornar um com o Senhor Supremo em seu próprio Coração é a verdadeira libertação. Um Coração aberto e puro é o único lugar onde esta união ocorrerá.

 

Deixe que seu Coração se torne totalmente saturado com amor. Então, você será capaz de cavalgar as ondas da mudança com equilíbrio e encontrar um novo significado em tudo o que acontece.

 

A meditação o torna um recipiente forte o bastante para conter a energia de Deus. Por isto, é dito que a meditação é adoração, meditação é oração e meditação é invocação.

 

Embora a princípio não pareça uma obra social, na verdade, a transformação do indivíduo através da meditação constitui a mais elevada forma de obra social. Quando cada indivíduo leva sua transformação para o local onde vive e trabalha, ele realiza um grande serviço para a Humanidade.

 

Consiga algum tempo todos os dias para se sentar e meditar com o propósito de aquietar sua mente, aquietar sua língua, aquietar seu corpo. Consiga algum tempo todos os dias para se voltar para dentro e viajar em seu próprio mundo interior. A única maneira de meditar, de se tornar um meditador, é fazendo isto todos os dias.

 

Meditação é a força que permite com que você fique naquele estado onde pode ser feliz na felicidade e pode também ser feliz no sofrimento.

 

Cada momento de meditação é mais um passo para nos levar para mais próximo de Deus.

 

Lembre-se: é a atitude que você toma e o amor que você derrama em cada prática que irá levá-lo para o maior culto de todos; que fará você experimentar a presença de Deus em tudo.

 

Mesmo que você não sinta amor, olhe para todos com amor, porque o amor está sempre presente. É que nem sempre ele está na superfície.

 

É o amor que nos coloca todos juntos novamente e novamente. É o amor que nos une. É o amor que faz o tempo e o colapso do espaço. Todas as barreiras se desmantelam por causa do amor.2

 

 

 

 

A única coisa que o amor sabe fazer é borrifar bondade sobre tudo e sobre todos que encontra.

 

O poder da Consciência Infinita, que está em constante movimento, por si só é a realidade de todos os eventos, e penetra todas as épocas do tempo.

 

Quando seu Coração está transbordando de amor, muito naturalmente você pode ver seu reflexo brilhando em todos os lugares.

 

Libertação não é nada mais, nada menos, do que estabelecer a experiência constante de um Coração aberto e sem restrições.3

 

Aconteça o que acontecer, lembre-se disto: seu Coração – o Esplendor Divino – é a sua casa e o seu destino final.4

 

Bondade e simpatia fortificam o amor. Gentileza e amor ofertam ternura. Generosidade e amor sustentam o altruísmo. Cortesia e respeito transmitem amor. Perceba a face do amor sobre a Terra.

 

Muitos ouvem falar em 'Kundalini' e não sabem do que se trata. Lendo um livro da Siddha Yoga encontrei uma definição maravilhosa feita pelo mestre Baba Muktananda (1908 – 1982): "É muito importante para um ser humano despertar sua 'Kundalini'. Ela é uma força, uma vibração, uma energia extraordinária. É a alma de um indivíduo e sua força vital. É a força consciente por trás dos sentidos. É aquilo que inspira o intelecto e faz a mente contemplar. 'Siddha Yoga' ensina que o Universo inteiro é permeado pela grande 'Shakti'". No mesmo livro há outra definição da 'Kundalini': "Poder supremo; a energia primordial ('Shakti') que está enrolada na base da espinha. Pela transmissão da graça ('Shaktipat'), esta força extremamente sutil, também descrita como a Deusa Suprema, é despertada e começa a purificar todo o ser. Quando 'Kundalini' ascende através do canal central, Ela perfura os vários 'chakras', alcançando, enfim, o 'Sahasrara' ('chakra' da coroa), no topo da cabeça. Ali o ser individual se funde com o Ser Supremo e alcança o estado de realização do Ser.5

 

 

 

 

Quando a 'Kundalini shakti' é desperta, uma conquista interior de suma importância acontece: você se torna perseverante e é capaz de abraçar sua coragem interior. Você se torna uma montanha de estabilidade. Que grande dádiva é se tornar perseverante neste mundo transitório, onde todas as coisas mudam! Um extraordinário desabrochar interior ocorre! A 'Kundalini shakti' é uma força supremamente inteligente. Ela manifestará somente as coisas necessárias ao seu crescimento espiritual.

 

Na verdade, o dom da vida deve ser sempre reconhecido e nunca ser tomado como coisa garantida. Porque a vida é tão preciosa? Porque poderemos transformar uma percepção comum do Universo em uma visão extraordinária. Contemplar o Universo a partir da perspectiva divina é sinal de um Coração Illuminado. Utilizar esta percepção da melhor maneira possível é o mais alto dever de um ser humano.

 

Quando você corta a fruta, você encontra a semente. Quando você corta a semente, o que você encontra?

 

Quando um buscador ouve a Verdade e a contempla, o Fogo da Sabedoria [ShOPhIa] se acende em seu interior. Então, livre de impurezas, ele brilha como ouro. (Atma Bodha, Shankaracharya, apud Gurumayi Chidvilasananda). Então, acrescenta Gurumayi Chidvilasananda, quando você segue os Ensinamentos, quando você se torna consciente da presença de Deus em seu Coração, sua vida se transforma realmente em ouro. E assim, cada dia se torna uma bela guirlanda, e a sua vida passa a ter um propósito efetivo. Mas não termina aí. Tudo o que acontece de noite se torna também uma oferta ao Senhor.

 

O Fogo da Sabedoria é benéfico porque transmuta pensamentos dolorosos, emoções e sentimentos não resolvidos e amortecimentos e rancores antigos que vêm se arrastando ao longo dos anos. Ele é a Verdade que reduz suas tendências inúteis a cinzas.

 

Quanto mais você contemplar os ensinamentos espirituais, mais eles entrarão em você, mais você compreenderá o seu incrível poder, que permitirá manter o 'Dharma' para viver uma vida de bondade.

 

Os ensinamentos espirituais têm o poder de fazer você se render ao seu Eu Interior. Quando isto acontece, estes belos e frutuosos ensinamentos começam a surgir de dentro, de sua própria vontade.6

 

Mesmo que você seja capaz de captar apenas uma parte minúscula do que você ouve ou lê, permita que o seu Coração a abrace com alegria.

 

Realmente, nada neste mundo purifica mais do que a Sabedoria, que, no tempo e com o tempo, tornará o discípulo perfeito em 'Yoga' – Sabedoria que ele encontrará em seu próprio Eu. (Bhagavad Gita, palavras do Senhor Krishna ao seu discípulo Arjuna, apud Gurumayi Chidvilasananda).

 

A Sabedoria do Ser só poderá surdir de dentro. Aconteça o que acontecer, se você estiver alegre ou triste, se você estiver fazendo progresso ou sendo desafiado pela adversidade, a Sabedoria do Ser o apoiará sempre. Ela o estabilizará e iluminará o seu caminho.

 

Precisamos nos esforçar para ir além da servidão ao corpo físico.

 

 

 

 

O corpo é transitório como as asas de uma borboleta, e a felicidade que você poderá encontrar nele é tão curta!

 

Nossa verdadeira companheira é a Sabedoria – a LLuz de Deus dentro. Quando tudo funciona, quando nada funciona, a LLuz de Deus dentro mantém o ser-no-mundo ancorado e estabilizado.

 

Você já viu a chuva caindo na terra seca? Não é surpreendente a rapidez com que os ramos verdes abrem caminho para a superfície? Isto pode acontecer em um piscar de olhos. Pense na Graça dos ensinamentos da mesma forma – como a doce chuva que cai do céu. Esta chuva de Graça cai sobre cada momento de nossas vidas. Cada momento está saturado com a Sabedoria dos ensinamentos. Permita-se ser embebido nesta Sabedoria. Deixe que a Sabedoria refresque o núcleo do seu ser e traga os seus frutos.

 

Permita que cada momento do seu dia se torne a encarnação da Verdade. Abrace seu Verdadeiro Companheiro Interior; receba, admita e se regozije com a Sabedoria de seu próprio Eu.

 

Seja sábio antes dos acontecimentos.

 

 

 

 

O momento presente vale mais do que todo o ouro deste universo. Sem o momento presente, sem o presente, não há alicerce para mais nada. É somente no presente que você tem o poder de mudar o que não está funcionado para você, ou de manter as coisas que estão funcionando bem para você e para os outros, enfim, para o mundo.

 

Medite em seu ser, honre seu ser; Deus está em você com você.

 

A LLuz está em toda parte. Contudo, Ela só pode ser refletida por um espelho limpo. Quando o Coração está limpo, a LLuz de Deus é refletida de forma muito nítida. Este reflexo da LLuz não serve para que outra pessoa olhe e diga: 'Oh, veja, lá vem o santo'. Serve para sua própria experiência diária da vida.

 

Assim como o sono é necessário para o corpo, a meditação é absolutamente essencial para a alma.

 

Quando experimentamos o Silêncio Interior, nunca mais nos sentimos vazios. Por intermédio do Silêncio, poderemos ouvir a voz das estrelas, poderemos ouvir a voz da água, poderemos ouvir a Voz do Eu Superior.7

 

Ir para o interior poderá ser difícil a princípio; mas, se você continuar tentando, acabará encontrando algo, e este algo será a Verdade. Assim, volte-se para o interior. Descubra a fonte. Encontre sua própria força. Vez por outra, temos vislumbres dela. Torne constante a experiência de sua própria força, para que você possa obter o melhor da vida.

 

Liberte-se tanto das virtudes8 quanto dos pecados, pois se você tem virtudes, se elas se desvanecerem, então, virão os pecados, e, se existirem pecados, haverá virtudes. Pecados e virtudes tornam-se a causa do nascimento e da morte. Quando você se liberta tanto das virtudes quanto dos pecados torna-se livre da dor e do prazer. Então, torne-se livre tanto do nascimento quanto da morte.

 

O caminho que leva ao Senhor é fácil e reto, mas você o percorre tortuosamente. Ó ignorante infeliz! Você não sabe dançar, e reclama que o piso é irregular. O caminho do amor é estreito, mas perfeitamente reto.

 

Olhe para o mar, olhe para o rio. Ambos estão tentando lhe dizer algo. Olhe para os animais e olhe para os pássaros. Eles estão constantemente lhe ensinando algo. As coisas desta Terra constantemente se dão, sejam elas árvores, plantas ou trepadeiras. Há tanto o que aprender com elas. No entanto, quem quer aprender?

 

Acorde! Ao menos agora, acorde! Acorde para seu próprio Ser, desperte para sua própria realidade.

 

 

 

 

Mesmo que você possa ter prazer em tudo, não busque prazer em nada. Mesmo que você possa possuir tudo, não possua nada. Mesmo que você possa ser tudo, não procure ser nada. (São João da Cruz, apud Gurumayi Chidvilasananda).

 

 

 

Certa vez, o rei Janaka estava fazendo a sesta e começou a sonhar que outro rei invadia seu país. Ele perdeu a batalha, mas o rei inimigo o deixou ir e não o colocou na prisão. Durante suas perambulações, Janaka ficou tão faminto, que foi para um campo e começou a comer o milho. O fazendeiro viu um homem roubando seu milho, e, então, pegou um cajado e começou a surrá-lo. Quando Janaka acordou, estava no palácio, em sua cama, e todos os seus servos o abanavam. Fechou os olhos e estava de volta ao campo e o fazendeiro o espancava. Ele acordou, e estava de volta ao palácio, em sua cama. O rei sentou-se completamente confuso. 'Qual é a realidade, meu sonho ou meu estado de vigília? Ambos eram tão vívidos e reais!'

No dia seguinte, convocou todos os sábios e profetas, e perguntou: — Digam-me qual é a realidade: meu sonhou ou meu estado de vigília?

Todos lhe ofereceram diferentes respostas, mas ele não ficou satisfeito e os colocou na prisão.

Passaram-se alguns anos. Então, um pequeno sábio que vivia no reino perguntou à sua mãe: — Onde está o meu pai? Por que nunca o vi?

A mãe respondeu: — Seu pai está na prisão porque o rei fez uma pergunta e ele não conseguiu responder.

— Que tipo de pergunta? — indagou o menino. Quando a mãe explicou, ele disse: — Eu responderei a esta pergunta. E foi para a corte.

Este jovem sábio tinha o corpo aleijado, por isto era chamado de 'Ashtavakra'. Ao entrar na corte, todos os cortesãos puseram-se a rir dele. O rei também começou a rir, mas o menino não se deixou abalar pelos risos. Como 'Ashtavakra' era um sábio, o rei colocou-o ao seu lado no trono.

O rei perguntou: — Está pronto para minha pergunta, ó jovem sábio?

— Ainda não — disse 'Ashtavakra'. Primeiro, preciso fazer-lhe uma pergunta e então responderei à sua. E indagou: — Majestade, posso entender porque todos riram, mas pode me dizer por que o senhor riu quando eu entrei?

O rei ficou estupefato, contudo, tinha de responder à pergunta. — Ó sábio, o que posso dizer? Vi seu corpo todo aleijado. Nunca vira nada assim em minha vida. Por isso, eu ri.

O jovem sábio disse: — Majestade, se os seus olhos podem enxergar apenas o que é externo, como pode entender a Verdade mais oculta do que o mais oculto, mais sutil do que o mais sutil, mais fina do que o mais fino? O senhor ainda é interiormente cego, ó rei! Olha apenas para o corpo, não para o que há dentro do corpo. Ainda que eu respondesse à sua pergunta, se tudo que pode ver é meu corpo, como poderia compreender o que digo? Quando nós praticamos o autoquestionamento, ele nos leva cada vez mais alto e mais fundo. Quando não praticamos o autoquestionamento, não amadurecemos para ouvir a Verdade ou alcançar a Verdade.

 

 

 

Meditação é adoração, meditação é oração e meditação é invocação.

 

Volte-se para dentro. É somente quando você se separa de sua habitual realidade que você experiencia algo mais elevado, algo mais sublime, e é capaz de viver na Divindade.

 

Reconheça que você tem a Coragem dentro de você para cumprir o propósito de seu nascimento.9 Invoque o poder diante de sua coragem interior e viva a vida de seus sonhos.

 

Enquanto a mente não repousar no Coração, ela dará origem a mundos ilusórios e a conceitos ilusórios. No entanto, quando a mente repousa no Coração, todas as barreiras são derrubadas e a mente tem a experiência da Consciência Universal.

 

Você deve saber que é grande.10 Nunca se esqueça disso. É onde reside a verdadeira alegria.

 

A conquista suprema da vida humana é bem-aventurança divina. Bem-aventurança divina é a natureza do Ser.

 

Aproxime-se sempre com o consentimento do seu Coração. Torne tudo um evento abençoado.

 

A confiança é transcendente, resoluta, universal, sagrada e tolerante.

 

O importante não é pensar muito, mas amar muito. Assim, devemos fazer o que melhor nos estimule a amar.

 

O contentamento surge quando sabemos que estamos com Deus e que Deus está conosco. Esta experiência deve ser constantemente renovada. Desta forma, o nosso contentamento será sempre fresco como a madrugada.

 

O Caminho é repleto de obstáculos, mas você não pode deixar um obstáculo pará-lo. Você tem muitos obstáculos a superar; por isto, você deve ganhar força à medida que andar no Caminho.

 

Onde está o Templo de Deus? Em nosso Coração. Por isto, á aí que temos de ir para encontrá-Lo.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Destino, geralmente, dá uma idéia de fatalidade a que supostamente estão sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo. Ora, não existe fatalidade, logo, não existe destino; existe, sim, compensação educativa e aprendizagem permanente e progressiva. Se assim é, tudo o que acontece a um ser-no-mundo não faz parte propriamente do seu destino, mas, digamos assim, da sua história, da sua peregrinação, que é construída por ele mesmo. Portanto, se é o próprio ser-no-mundo que constrói a sua história, ele poderá mudá-la a qualquer momento. Para isto, só há um jeito: nosce te ipsum (conhece-te a ti mesmo). O que não é possível é argumentar como o cara absolutamente íntegro apanhado roubando: — Bem, eu também sou humano. (Millôr Fernandes). Leia, agora, esta sentença, que não posso confirmar o autor: Quando não se sabe aonde se quer ir, todo caminho leva a lugar nenhum.

2. É o amor, enfim, que comanda, superintende e sustenta ad æternum os ciclos manvatáricos e pralaycos.

3. Aqui, entendo o sem restrições como sem preconceitos.

4. Sim, sem dúvida, porque é a residência do Átomo-semente.

5. Já disse e vou repetir: ninguém deve escarafunchar a 'Kundalini' sem uma orientação muitíssimo segura. Isto é mesmo uma grande irresponsabilidade, e o melhor mesmo é não bulir com Ela. Estou convencido de que uma vida misticamente consagrada e santificada – tornada sagrada e santificada pelos nossos pensamentos, palavras e ações – acabará por liberar naturalmente 'Kundalini'. Tentar despertar ou liberar esta formidável energia sem que corpo e mente estejam rigorosamente purificados de todos os desejos, de todas as cobiças e de todas as paixões poderá levar à loucura e até à morte. Colocar o burro na frente da carroça, neste caso, não dará só em água de barrela; poderá provocar uma irreversibilidade que lamentaremos por milênios. Espere um pouquinho! Um dia, você sentirá o Calor que transmuta!

6. E a vontade e a Vontade se tornam uma Unidade consolidada, para, então, um dia, definitivamente, ser apenas Vontade. Fiat Volumtas Tua.

7. Poderemos, então, ouvir a Voz do próprio Silêncio.

8. Entendo que se libertar das virtudes signifique se libertar do desejo ilusório de ser virtuoso (seja em termos religiosos, seja em termos morais, seja em termos sociais, seja lá em que termos for), pois o desejo de ser virtuoso é uma hipoteticidade que só alimenta a vaidade, e a vaidade é o maior impedimento na Via Mística e Iniciática. Virtuosismo vaidoso faz tudo tender para zero.

 

 

 

 

9. Talvez, a coisa mais difícil de compreendermos e realizarmos integralmente nesta vida seja o propósito do nosso nascimento. Antes de nascer, geralmente, nos comprometemos com uma meta a ser atingida, mas, depois de nascermos, com o tempo, esquecemos. Bem-aventurado aquele que, de uma forma ou de outra, conseguiu se lembrar do que se comprometeu antes de nascer neste Plano. Mais bem-aventurado ainda aquele que conseguiu cumprir o que estabeleceu. Super bem-aventurado o que fez mais do que se propôs a fazer. Mas ninguém deve ficar atordoado ou entristecido por não se lembrar; deve, sim, lutar para sair desta vida, pelo menos, um pouco melhor do que quando entrou. O que não podemos jamais é desistir.

10. Não sei se é importante sabermos que ou se somos grandes; acho até que não é. Mas, sabermos que somos, universais, unificados a tudo e a todos, isto, sim, é absolutamente importante, porque facilita e induz os sentimentos de humildade, de fraternidade e de misericórdia. A coisa é como disse Sócrates: Não sou nem ateniense, nem grego; mas, sim, um cidadão do mundo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org/wiki/
Gurumayi_Chidvilasananda

http://workingyoga.bligoo.com/content/view/307368/
Hablemos-de-Kundalini-Yoga-pero-en-serio.html

http://bayaty.com/index.php

http://www.mantrassage.com/
2012/01/03/swami-chidvilasananda/

http://favouritequotations.ca/
category/swami-chidvilasananda/

http://en.wikipedia.org/wiki/
Gurumayi_Chidvilasananda

http://www.sacredvibrations.net/index.cfm?page
path=Meditation/Inspirational_Quotes&id=18952

http://www.hindu-blog.com/2007/03/
quote-for-day-gurumayi-chidvilasananda.html

http://quote.robertgenn.com/
auth_search.php?authid=3491

http://www.manifestintuition.com/
quotes-on-happiness.html

http://clamarluz.blogspot.com/

http://tudodeom.blogspot.com/2011/04/
pensamento-do-dia.html

http://www.yogalakshmi.pro.br/
aefeitosdameditacao.php

http://www.samadhi.com.br/docs/materias_1.pdf

http://cynthia_m_lima.sites.uol.com.br/cita2.htm

http://www.bigoo.ws/images/
birds-gif/tweety-sleeping-233447.htm

http://lucio-vergel.blogspot.com/2010/02/
swami-chidvilasananda-tesouros-de-luz.html

http://karinagrecu.com.br/quem-somos/

http://www.yogalakshmi.pro.br/afrasespositivas.php

http://www.hinduismtoday.com/modules/
smartsection/item.php?itemid=4853

http://www.examiner.com/public-policy-in-louisville/
summary-kentucky-general-assembly-s-tenth-week

http://www.yoga.pro.br/artigos/595/3036/o-
pensamento-vivo-de-maxime-vangelier

http://www.espiritualidadefeminina.com.br/

http://amerikhan.blogspot.com/
2007/05/gurumayi-chidvilasananda.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gurumayi

http://www.jenniferbhalahansen.com/
quote-of-the-day/

http://pensador.uol.com.br/
autor/gurumayi_chidvilasananda/

 

Fundo musical:

Om Namah Shivaya
Interpretação: Deva Premal

Fonte:

http://beemp3.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.