Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos selecionados do escritor, dramaturgo, poeta, intelectual e artista plástico alemão Günter Wilhelm Grass.
Breve Biografia
Günter Wilhelm Grass (Danzig, 16 de outubro de 1927 – Lübeck, 13 de abril de 2015) foi um escritor, dramaturgo, poeta, intelectual e artista plástico alemão.
Nascido na Cidade Livre de Danzig (hoje Gdansk, Polônia), quando adolescente, foi convocado para o serviço militar e serviu desde o final de 1944 na Waffen-SS, [o ramo militar da organização Schutzstaffel (SS) – uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler na Alemanha Nazista e, mais tarde, na Europa ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1º de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945)]. Acabou sendo feito prisioneiro de guerra pelas forças norte-americanas no final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945. Libertado em abril de 1946, trabalhou como pedreiro e escultor, mas, só começou a escrever na década de 1950. Na sua ficção, se voltava freqüentemente à Danzig da sua infância.
Günter é mais conhecido por seu primeiro romance, The Tin Drum (1959), [O Tambor de Lata] um texto-chave no realismo mágico europeu. Foi o primeiro livro de sua Trilogia Danzig, os outros dois sendo Cat and Mouse [Gato e Rato] e Dog Years [Anos de Cachorro]. Freqüentemente, suas obras são consideradas como tendo uma dimensão política de esquerda, e Günter foi um apoiador ativo do Partido Socialdemocrata da Alemanha (SPD).
The Tin Drum foi adaptado como filme de mesmo nome, que ganhou a Palma de Ouro de 1979 e o Oscar de melhor filme internacional. Em 1999, a Academia Sueca concedeu a Grass o Prêmio Nobel de Literatura, elogiando-o como um escritor cujas divertidas fábulas sombrias retratam a face esquecida da história.
Günter era torcedor do Sport-Club Freiburg, clube da Bundesliga.
Pensamentos Günterianos
Foi um peso para mim, meu silêncio ao longo de todos esses anos é um dos motivos pelos quais escrevi o livro. [Revelação de Günter em uma entrevista pré-publicação de The Tin Drum, quando, pela primeira vez, disse que havia sido membro da Waffen-SS (o ramo militar da organização Schutzstaffel (SS), do Partido Nazista), e não apenas servido como Flakhelfer (assistente antiaéreo), como há muito afirmava. O historiador e escritor alemão Joachim Clemens Fest (8 de dezembro de 1926 – 11 de setembro de 2006), biógrafo de Adolf Hitler, comentou: Depois de 60 anos, esta confissão chega um pouco tarde demais. Não consigo entender como alguém que, durante décadas, se estabeleceu como uma autoridade moral, até um tanto presunçosa, conseguiu fazer isso. Ora, primeiro, ninguém tem o direito de julgar ninguém; segundo, muitos jovens alemães foram obrigados, de supetão e a contragosto, a se tornar nazistas e membros da Juventude Hitlerista (em alemão, Hitlerjugend, abreviado HJ) – uma instituição de Estado obrigatória para jovens da Alemanha Nazista, que visava treinar crianças e adolescentes alemães de 6 a 18 anos, de ambos os sexos, para servir aos interesses nacional-socialistas. À BBC, Günter disse em 2006: Aconteceu como aconteceu com muitos da minha idade. Estávamos no serviço de trabalho e, de repente, um ano depois, o aviso de convocação estava sobre a mesa. E só quando cheguei a Dresden é que descobri que era o Waffen-SS. Já o conhecido político polonês e ativista dos Direitos Humanos Lech Walesa (Popowo, 29 de setembro de 1943), inicialmente, criticou Günter por manter silêncio sobre sua filiação à Waffen-SS durante 60 anos. Mais tarde, depois de ler a carta de Grass ao prefeito de Gdansk, ele retirou suas críticas, dizendo que Günter deu um bom exemplo para os outros. Enfim, não há nada mais medonho e desumano do que os esquizotímicos moralistas de plantão, que, na maioria das vezes, são trocentas vezes piores do que aqueles que eles, desirmãmente e canalhocraticamente, tentam criminalizar! Os conspiradores antidemocratas brasileiros e os arquitetos da Operação Punhal Verde-amarelo – traidores da Pátria e do povão – são exemplos recentíssimos disto, pois, de moralistas verdadeiros e sinceros não têm nada. A moral, para eles, nunca teve valor unimultiversal.]
Günter Wilhelm Grass
Quem pode demonizar quem?
Quem pode argüir quem?
Quem pode culpar quem?
Quem pode estigmatizar quem?
Quem pode excluir quem?
Quem pode incriminar quem?
Quem pode malsinar quem?
Quem pode responsabilizar quem?
Quem pode acusar quem?
Quem pode julgar quem?
Quem pode condenar quem?
Pois, da mesma forma que vocês
[acusarem], julgarem e [condenarem],
vocês serão [acusados], julgados e [condenados],
e a medida com que medirem
será usada como medida para vocês.
[Evangelho de Mateus, VII: 2.]
— Teje julgado! Teje condenado!
Fui designado para a Waffen-SS, mas, nunca me envolvi em nenhum crime. Além disso, sempre senti a necessidade de escrever sobre minhas experiências, em um contexto maior, um dia. Isto só se desenvolveu recentemente, agora que superei minha aversão interna a escrever uma autobiografia, especificamente uma que tenha a ver com os meus anos mais jovens. Os escritores sabem que, às vezes, as coisas ficam na gaveta por décadas, antes de, finalmente, saírem, e você ser capaz de escrever sobre elas.
Cabe ao cidadão não deixar de falar as coisas.
A arte é inflexível e a vida é cheia de compromissos.
Nenhuma idéia permanece pura. Mesmo o florescimento da arte não é puro. E o Sol tem manchas. Todos os gênios menstruam. Na tristeza flutua o riso. No coração do rugido, espreita o silêncio.
Se o trabalho e o lazer estão prestes a ser subordinados a este princípio utópico – ocupação absoluta – então, a utopia e a melancolia irão coincidir: nascerá uma era sem conflito, perpetuamente ocupada. E sem consciência.
A arte é tão maravilhosamente irracional, exuberantemente sem sentido, mas, ainda assim, é necessária. Inútil, porém necessária, e isto é difícil para um puritano compreender.
Guernica
(Uma das obras mais famosas de Pablo Picasso (1881 – 1973), pintada a óleo em 1937)
Bombardeio de Guernica (26 de abril de 1937)
– Ataque aéreo por aviões alemães da Legião Condor, durante a Guerra Civil Espanhola, no País Basco –
Fabricamos a 1ª Guerra Mundial...
Fabricamos o Holodomor (a Grande Fome)...
Bombardeamos Guernica...
Fabricamos a 2ª Guerra Mundial...
Bombardeamos Hiroshima e Nagasaki...
Fabricamos a destruição da Ucrânia...
Assassinamos os ucranianos...
Fabricamos a destruição da Faixa de Gaza...
Assassinamos os palestinos...
E assim, vamos fabricando cadáveres e cemitérios...
E assim, vamos
Acreditar significa acreditar nas suas próprias mentiras. E eu posso dizer que sou grato por ter aprendido essa lição muito cedo. [A questão é: o que é mentira e o que é verdade?]
A melancolia deixou de ser um fenômeno individual, uma exceção. Tornou-se uma espécie de privilégio dos assalariados – um mórbido estado de espírito que encontra a sua causa onde quer que a vida seja governada por uma parcela da produção.
A memória gosta de brincar de esconde-esconde, gosta de rastejar para longe. Ela tende a se prolongar, para se disfarçar, muitas vezes desnecessariamente. A memória se contradiz, e como ela é pedante, quer as coisas do seu jeito.
Eu sempre fico espantado com uma floresta. Ela me faz entender que a fantasia da Natureza é muito maior do que a minha própria fantasia. Ainda tenho coisas para aprender. [Todos nós sempre teremos coisas para aprender. Eternamente.]
No Mistério há um Segredo;
precisamos desvendar o Mistério para conhecer o Segredo!
Ele foi, viu, fez, disse e ficou em silêncio...
Desde o colapaso do Socialismo, o Capitalismo ficou sem rival. Esta situação anormal desencadeou o seu ganancioso e – acima de tudo – o seu poder suicida. Agora a crença é que tudo e todos estão num jogo justo.
Se me pedissem para pensar em um novo termo para a tentação, eu recomendaria a palavra «maçaneta», porque o que são essas protuberâncias colocadas nas portas se não para nos tentar?
Hoje em dia, eu sei que todas as coisas estão nos observando, que nada passa despercebido, e que até o papel de parede tem uma memória melhor fo que a dos seres humanos. Uma cadeira de cozinha, um cabide, um cinzeiro meio cheio ou a réplica de madeira de uma mulher chamada Niobe podem perfeitamente servir como uma testemunha inesquecível de cada um de nossos atos.
Na tristeza flutua o riso.
Na aflição flutua a alegria.
No cagaço flutua a coragem.
Na mentira flutua a verdade.
Na covardia flutua a ousadia.
Na traição flutua a dignidade.
Na separatividade flutua a unicidade.
Na desfraternidade flutua a fraternidade.
No golpismo flutua o patriotismo.
Na tirania flutua a Democracia.
Na opressão flutua a Liberdade.
Na guerra flutua a paz.
Na discórdia flutua a concórdia.
No negacionismo flutua o cientificismo.
No impossível flutua o possível.
No sonho flutua a realidade.
Na realidade flutua a atualidade.
Na voluntas flutua a.
Na media nox flutua a.
No nigredo flutua o.
Noflutua o
.
Na cruz flutua a.
Em o-que-não-é flutua.
Na vida flutua a.
Na morte flutua a.
No tempo flutua o.
Se Jesus fosse um corcunda, dificilmente teriam conseguido pregá-lo na cruz.
Até livros ruins são livros e, portanto, sagrados.
Porque os homens estão matando as florestas, os contos de fadas estão sumindo.
Era uma vez um músico que matou seus quatro gatos, colocou-os em uma lata de lixo, saiu do prédio e foi visitar amigos.
É muito mais fácil chorar acompanhado. [Eu não acho. Prefiro chorar sozinho. E para chorar, basta ver as notícias diárias na televisão. É o Trump... É o Bibi... É o Putin... É o Maduro... É o Ortega... É o Kim Jong-un... É o Milei... É o Musk... É o Bolsonaro... É o golpe... É o punhal... É a fome...É a morte... É o desastre... É o frio... É o calor... É o fogo... É a água...]
Por um lado, as palavras dão sentido às coisas, mas, por outro lado, podem criar absurdos. As palavras podem ser curativas ou prejudiciais. A palavra como arma. Palavras se espalhando, se vangloriando, gordas de significado. Algumas são trava-línguas [no meio do trigo tinha três tigres], outras revelam, obscurecem, negam ou encobrem. Pequenas verdades, freqüentemente, são enterradas sob avalanches de palavras. Palavrões surgem de disputas verbais. Maldições, encantamentos e feitiços banem, invocam e permitem que verdadeiros milagres aconteçam.
Ele acreditava que todos os sofrimentos humanos poderiam ser curados com uma porção de chouriço de sangue. [Outros já acreditam em água consagrada e feijões mágicos!]
Emigrei para o Oeste, perdi o Leste... Comemoro, neste dia, meu trigésimo aniversário, e ainda tenho medo da Bruxa Negra.
A melancolia e a utopia são a cara e a coroa da mesma moeda.
Redes de informação atravessam o mundo. Nada permanece oculto. Mas, o volume total de informação dissolve a informação. Não conseguimos absorver tudo.
As pessoas sempre contaram histórias. Muito antes de a Humanidade aprender a escrever e gradualmente se tornar alfabetizada, todos contavam histórias para todos e todos ouviam as histórias de todos. Em pouco tempo, ficou claro que alguns dos contadores de histórias, ainda analfabetos, contavam mais e melhores histórias do que outros, ou seja, eles conseguiam fazer mais pessoas acreditarem em suas mentiras.
Oh! Quão facilmente a rotina do pecado se estabelece!
Tudo o que é maior do que a vida atrai uma multidão.
Um dos erros que os alemães cometeram foi não terem tido coragem suficiente para ter medo.
Mesmo cercado de explicações, Auschwitz nunca poderá ser compreendido.
Konzentrationslager Auschwitz
[Como nós permitimos que isto acontecesse?]
Auschwitz nos pertence, está marcado em nossa história e – para nosso benefício! – tornou possível uma percepção que poderia ser resumida como: 'Agora finalmente nos conhecemos.'
Auschwitz fala contra o direito à autodeterminação, que é desfrutado por todos os outros povos, porque foi uma das pré-condições para o horror, além de outros desejos mais antigos, como o de uma Alemanha forte e unida.
Todo mundo nasce em uma certa era. Eu não gostaria de ver ninguém enfrentando as circunstâncias que prevaleciam na época [do Nacional-socialismo], quando havia poucas ou nenhuma alternativa.
Eu pertenci à uma geração que cresceu sob o domínio do Nacional-Socialismo, e foi cegada e desviada, pois, se permitiu ser desviada.
Nazismo (oficialmente, Nacional-socialismo)
Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (NSDAP)
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães
Líderes do Partido Nazista Alemão
Wilhelm Frick (1877 - 1946), Adolf Hitler (1889 - 1945),
Hanns Kerrl (1887 - 1941), Wilhelm Kube (1887 - 1943),
Joseph Goebbels (1897 - 1945), Ernst Röhm (1887 - 1934),
Hermann Göring (1893 -1946), Richard Walther Darré (1895 - 1953),
Heinrich Himmler (1900 - 1945), Rudolf Hess (1894 - 1987)
Os alemães estão condenados à morte até o fim dos tempos. Esta é a punição por [terem autorizado o funcionamento de] Auschwitz.
Mentiras que não machucam são diferentes de mentiras que protegem a si mesmo ou mentiras que machucam outra pessoa. Mas, a verdade é que, na maioria das vezes, você pode ajudar junto com mentiras. Não há mal nisso. [Mentira é mentira. Mentira é covardia. Mentira é sacanagem. Mentira é falta de caráter. Ponto Final.]
Bolsonocchio
[Negar vacinas à Humanidade, mutatis mutandis,
não deixa de ser um novo e medonho Auschwitz!
Como podemos evitar que o Irã desenvolva uma bomba nuclear, quando, do lado americano, lançar bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki não é reconhecido como um crime de guerra?
Hiroshima – Little Boy – 6 de agosto de 1945
[Como nós permitimos que isto acontecesse?]
Nagasaki – Fat Man – 9 de agosto de 1945
[Como nós permitimos que isto acontecesse?]
Sempre se fala em exterminar ratos, mas, outros, que não eram ratos, foram exterminados!
Quem pode negar que o meio ambiente está sendo destruído?
Se levarmos em conta a existência do nosso Planeta, temos que reconhecer que somos hóspedes que passam um período curto e muito determinado neste mundo, e tudo o que, atualmente, estamos deixando para trás é lixo nuclear.
Lixo Nuclear
É perigoso observar borboletas cambaleantes. Elas têm um plano, mas, não tem significado.
Eu sempre esperei mais da Literatura do que da vida real e nua.
Quando eu era criança, eu era um grande mentiroso. Felizmente, minha mãe gostava das minhas mentiras. Eu prometi a ela coisas maravilhosas.
Em todo lugar, onde o homem esteve, ele deixou lixo, e o lixo permaneceu. Mesmo em sua busca pela verdade suprema e a busca por seu Deus, ele produziu lixo. Por seu lixo, que se estendia estrato sobre estrato, ele sempre poderia – bastava cavar – ser conhecido, pois, mais longevo do que o homem é o seu refugo. Só o seu lixo vive depois dele.
Já temos as estatísticas para o futuro: as porcentagens de crescimento da poluição, superpopulação, desertificação. O futuro já está no lugar.
A arte é intransigente; a vida é cheia de concessões.
Descobri que palavras carregadas de 'pathos' [
, palavra grega que significa sofrimento, paixão, afeto] é que criam uma euforia sedutora e tendem a promover absurdos.
Om ônibus vazio avança rapidamente pela noite estrelada. Talvez, o motorista esteja cantando e esteja feliz porque canta.
A minha tarefa é a destruição.
Talvez, a felicidade exista apenas como uma substituta; Talvez toda a felicidade seja uma substituta da Felicidade!
O que o suco de cebola faz? Faz o que o mundo e as tristezas do mundo não conseguem fazer: produzir uma lágrima redonda e humana.
A tradução é aquilo que transforma tudo para que nada mude.
Quando o diabo não está para aí virado, a virtude triunfa.
E eu continuo inquieto e insatisfeito. O que eu amarro com a mão direita, desamarro com a mão esquerda; o que a minha mão esquerda cria, minha mão direita destrói.
Todo mundo sabe o quão falível a memória pode ser, às vezes. Você se lembra de certos fragmentos precisamente, mas, assim que você tenta juntar os fragmentos, para escrever uma história, há uma certa não-falsificação, porém, uma mudança.
O que torna os livros – e com eles os escritores – tão perigosos, que a igreja, o Estado, os politburos e a mídia de massa sentem a necessidade de se opor a eles?
Sempre estive cercado por crianças. Nunca me incomodei com o barulho delas.
As pessoas mudam com o tempo. Há coisas que aconteceram a uma pessoa na infância, e, anos depois, parecem alienantes e estranhas para ela. Estou tentando decifrar essa criança. Às vezes, ela é estranha para mim. Quando você pensa em quando tinha 14 anos, não sente uma certa alienação?
As palavras têm o poder de curar e ferir. [AUM MANI PADME HUM!]
O que eu quero fazer com os meus escritos é tornar o invisível visível.
Escrever é uma forma de resistência.
Escrever é dar voz aos que não têm voz.
O poder da Literatura está na sua capacidade de criar conexões entre as pessoas.
A Literatura é um ato de rebelião.
Escrever é uma maneira de confrontar os próprios demônios.
Os escritores têm a responsabilidade de contar histórias não contadas. [Sim, mas, também, têm a responsabilidade de não divulgar o que (ainda) não pode ser divulgado.]
Eu acredito no poder da Literatura para mudar Corações e mentes. [Eu também.]
A Literatura pode ser um espelho que reflete a sociedade para si mesma.
Idéias poderosas estão no bolso [Coração] de todos nós.
A Linguagem é uma arma, e todos nós devemos usá-La para fazer Justiça.
Um escritor deve ter coragem de falar a verdade.
Em tempos de mentiras e de propaganda desorientadora, a Literatura se torna um ato de resistência.
Um escritor deve explorar as contradições e as complexidades da existência humana.
O papel do artista [escritor] é desafiar o 'status quo'.
A Literatura é uma forma de protesto contra a opressão.
Escrever é um ato de empatia.
Não há arma mais poderosa do que a verdade.
O propósito da Literatura é nos tirar da complacência. [Complacência = Ação inspirada por condescendência ou submissão condenável.]
A palavra escrita tem um Poder Sagrado. [A Palavra falada tem um Poder Transmutativo.]
Escrever é a forma como poderemos dar sentido ao mundo.
Os livros são pontes entre diferentes culturas e distintas perspectivas. [E também são pontes entre a ignorância e o conhecimento alforriador.]
Não há cura sem lembrança. [Não há cura (Libertação) sem Compreensão.]
Devemos fortalecer a nossa mente em qualquer lugar e a qualquer hora.
A História não é composta apenas de fatos, mas, também, de emoções e de experiências de indivíduos.
Música de fundo:
Lili Marleen
Composição: Hans Leip (letra) & Norbert Schultze (música)
Interpretação: Marlene DietrichFonte:
https://www.youtube.com/watch?v=7heXZPl2hik
Cartão postal de propaganda do Serviço Postal da Wehrmacht,
em Paris, na França, 1942, com motivo de Lili Marleen
Memorial de Lili Marleen e de Lale Andersen, Langeoog, Alemanha
Páginas da Internet consultadas:
https://www.vecteezy.com/free-png/chain-png
https://antiquearena.com/lot/48872?auction_item_id=104
https://en.wikipedia.org/wiki/Lili_Marleen
https://en.wikipedia.org/wiki/Lili_Marleen
https://www.bookey.app/quote-author/gunter-grass
https://www.bridgetobooks.com/
http://www.gazcueesarte.com/2010/05/abuelo-de-hitler-seria-su-padre.html
https://quotefancy.com/guenter-grass-quotes
https://www.reading.ac.uk/research/
https://www.tribunadeparnaiba.com/2017/12/censura-nunca-mais/
https://www.brainyquote.com/authors/gunter-grass-quotes
https://www.environmentbuddy.com/
https://www.shutterstock.com/pt/search/cartoon-pinocchio
https://www.gettyimages.com.br/fotos/adolf-hitler-1889-1945-german-statesman
https://www.goodreads.com/author/quotes/749461.G_nter_Grass
https://www.citador.pt/frases/citacoes/a/gunter-grass
https://www.learnupon.com/blog/multimodal-learning/
https://es.pinterest.com/pin/730357264615003094/
https://www.pensador.com/autor/gunter_grass/
https://www.flickr.com/photos/magika2000/32659095600
https://pixabay.com/sound-effects/search/war%20explosion/
https://www.britannica.com/topic/MV-Wilhelm-Gustloff
https://www.dw.com/en/g%C3%BCnter-grass-leaves-a-last-farewell-book/a-18671538
https://gifer.com/en/gifs/judge
https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnter_Grass
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.