O MISTÉRIO DAS GRANDES ÓPERAS

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

O objetivo deste estudo foi estudar o texto O Mistério das Grandes Óperas, de autoria de Max Heindel, selecionar alguns fragmentos importantes e divulgá-los para reflexão.

 

 

 

Fragmentos Heindelianos

 

 

 

Um mito é um símbolo velado que encerra uma grande verdade cósmica, uma concepção que difere radicalmente da que é geralmente aceita.

 

Os símbolos pictóricos dos grandes mitos, inconscientemente, são gravados em nossos veículos mais sutis, e nos colocam em um estado particular de receptividade, que nos levam prontamente a ideais mais altos e nos elevam muito acima das condições mesquinhas do mundo material.

 

 

 

 

O mito de Fausto retrata a evolução da Humanidade durante a época presente. Também nos mostra como os Filhos de Seth e os Filhos de Caim representam sua parte no trabalho do mundo.

 

 

Fausto
(Água-forte de Rembrandt)

 

 

O Sol entoa sua velha canção,
Entre os cânticos rivais das esferas irmãs.
Seu caminho predestinado vai trilhar,
Através dos anos, em retumbante marchar.

 

As estrelas têm, cada uma, sua própria nota-chave, e viajam em torno do Sol à velocidades tão diversas, que suas posições de agora não se repetirão até que se passem 27.000 anos. Assim, a harmonia dos céus muda a cada momento e, ao mudar, o mundo altera também suas idéias e ideais. A dança circular das orbes em movimento, ao som da sinfonia celestial criada por elas, marca o progresso do homem ao longo do caminho que chamamos evolução.

 

Nós nunca atingiríamos a individualidade para a qual toda a evolução se dirige, sem a dissonância divina.

 

Mesmo num Ser tão exaltado que é designado pelo nome de Deus, deve haver crescimento.

 

Qualquer imperfeição será transmutada em um bem maior.

 

Toda imperfeição
é uma perfeição em potência.
Toda beleza em ato
já foi fealdade em potência.

 

Pessoas comuns ou aqueles que estão mais baixo na escala da evolução ainda têm que percorrer a parte da estrada já vencida por outros, [assim como os mais avançados continuarão a avançar, pois, a escada da evolução (reintegração) é ilimitada.]

 

 

Escada Ilimitada da Evolução

 

 

Tudo o que está perto
está longe, do mesmo jeito.
Nada pode acalmar
os anseios do seu peito.

 

O desenvolvimento da natureza moral é realizado pela tentação. Ao ser dada uma alternativa ao Eu, este poderá exercitá-la em qualquer direção que escolher, pois, aprende tanto por seus erros como por seus atos corretos, e estes são bem mais proveitosos.

 

Um homem bom,
em sua mais escura aberração,
conhece, ainda,
o caminho que o conduz à salvação.

 

Sempre haverá armadilhas no caminho de toda [personalidade-]alma que procura.

 

Inocência não é virtude. A virtude é uma qualidade positiva, desenvolvida ao se tornar uma posição firme diante da tentação ou pelo sofrimento suportado em conseqüência dos erros cometidos.

 

Há um objetivo eterno que está por detrás das condições terrenas que nos causam dor e tristeza.

 

Homem, conhece-te a ti mesmo! Antes de podermos com sucesso aspirar a um Conhecimento Superior, deveremos, primeiro, entender o inferior. A única segurança está em galgarmos a escada, degrau por degrau, nunca tentando dar um novo passo, enquanto não nos sentirmos firmes e equilibrados naquele em que estamos.

 

+

±

÷

X

 

Lutar
contra as tempestades...
Com bravura,
o fulgor do raio enfrentar...
Em meio ao fragor do naufrágio,
não desesperar.

 

Um nome é um som. Um som, corretamente proferido, não importa por quem, tem uma forte influência sobre a inteligência que representa, e a palavra usada em cada Grau de Iniciação, dá ao homem acesso a uma particular esfera de vibração, povoada por certas classes de Espíritos.

 

Corretamente pronunciado o Nome do Espírito da Terra, nós O encontraremos e compreenderemos o Seu Poder.

 

Um dos primeiros fatos revelados em nossa consciência pela Iniciação, é a realidade viva do Espírito da Terra.

 

O Espírito da Terra é uma presença viva que trabalha sempre ativamente para a nossa elevação.

 

No futuro, a Religião do Pai será mais elevada do que a Religião Cristã.

 

Se formos impacientes, como Fausto, bateremos na porta errada, e cairemos no abismo do desespero.

 

Estas são as Sete Palavras
que precisaremos conhecer
devidamente seus significados:
AMOR,
PACIÊNCIA,
HUMILDADE,
MISERICÓRDIA,
DESAPEGO,
UNIFRATERNIDADE e
SERVIÇO.

Estas são as Sete Palavras
que precisaremos ab-rogar
totalmente da nossa personalidade:

ódio,
irresignação
,
fatuidade,
inclemência,
indiferença,

separatividade
e usura.

Enquanto vivermos nossa vida mundana, sem aspirações elevadas, haverá uma relativa paz em nosso íntimo. Mas, uma vez sentido o chamado do Espírito, nosso equilíbrio será alterado, e quanto mais ardentemente persistirmos na procura do Graal, mais violenta será esta luta interna.

 

Duas almas,
oh!, moram dentro do meu peito,
e aí lutam por um indivisível reino:
uma aspira pela terra,
com vontade apaixonada,
pois, às íntimas entranhas
ainda está ligada.
Acima das névoas,
a outra aspira, de certeza,
com ardor sagrado
por esferas onde reine a pureza.

 

Esperar a ajuda dos outros, é estar condenado à desilusão.

 

Ninguém poderá
fazer o dever de casa
que nos cabe fazer.
Ninguém poderá
lutar o Bom Combate
que nos cabe lutar.
Ninguém poderá
da nossa Cruz nos libertar
Cabe a nós nos descrucificar.

 

Se és Cristo, ajuda-te a ti mesmo. Esta é a regra universal, e a autoconfiança é a virtude fundamental a qual os aspirantes são exortados a cultivar na Escola de Mistérios Ocidental. Ninguém deve se apoiar nos Mestres ou seguir cegamente os Guias. Quem pretender de um Mestre mais do que uma orientação terá uma decepção.

 

Cristo não retornará em um corpo denso, mas, sim, em um corpo vital.

 

Os Auxiliares Invisíveis, que aprenderam a transmutar sua força sexual em poder da [personalidade-]alma no corpo pituitário, saem e entram no corpo denso pela cabeça. Portanto, o pentagrama com uma ponta para cima, simboliza a [personalidade-]alma aspirante que trabalha em harmonia com a Natureza. Os magos negros, que não têm [personalidade-]alma nem poder de [personalidade-]alma, também usam a força do sexo. Ele deixam e entram em seu corpo pelos pés, o cordão prateado se projetando do órgão sexual. Portanto, o pentagrama com duas pontas para cima é o símbolo da magia negra.

 

 

                      

 

 

Para os fantasmas e os espíritos, esta é a lei:
por onde entrarmos, por aí sair devemos.
Somos livres para a primeira entrada escolher,
mas, da segunda, escravos vamos ser.

 

Há uma grande diferença entre alguns que se põem em contato com Espíritos dos Reinos Suprafísicos por acaso e tropeçam no entendimento de uma lei da Natureza, e aqueles que, por zelosos estudos e principalmente por viver uma vida digna, obtêm a Iniciação, e se tornam conscientes dos Segredos da Natureza. Os primeiros não sabem como usar este poder inteligentemente, e estão, portanto, desamparados. Os últimos são sempre senhores das Forças que manejam, enquanto os outros são vítimas de quem quiser tirar vantagem deles.

 

Ninguém poderá se tornar um Discípulo das Forças Elevadas enquanto não se ajustar às Suas Regras, para, assim, poder entrar no Caminho da Iniciação pela Porta Verdadeira.

 

Pela Lei de Atração, somos postos em contato com Espíritos semelhantes, tanto aqui como na vida futura. Se servirmos às Forças Superiores aqui e trabalhamos para nos elevar, encontraremos companheiros com a mesma índole neste mundo e no próximo. Mas, se gostarmos da escuridão mais do que da Luz, estaremos ligados ao submundo aqui e no futuro também. Não há como escapar desta Lei.

 

Nada é mais fácil para encerrar uma existência do que a inatividade.

 

Quem tiver o sangue de uma certa pessoa, estabelecerá um elo de ligação com o Espírito que construiu as partículas do sangue desta pessoa, e, desta forma, se souber como usar este conhecimento, terá poder sobre esta pessoa. O sangue é uma essência muitíssimo peculiar, importante tanto na Magia Branca como na magia negra.

 

Cuidado! Muito cuidado com aqueles que se intitulam adeptos ou mestres, pois, estão prontos e ansiosos para explorar os mais baixos apetites dos crédulos.

 

 

 

 

Ninguém jamais poderá dar Poder à [personalidade-]alma de ninguém, não importa o que for alegado. Isto só poderá ser conquistado internamente, pessoalmente, pela paciente perseverança em fazer o bem. [Paciente Perseverança em Fazer o Bem = Lutar o Bom Combate.]

 

Antes que alguém possa ser realmente compassivo, deverá sentir tanto a profundidade das tristezas da [personalidade-]alma humana como suas elevadas alegrias, pois, somente quando conhecermos estes extremos dos sentimentos humanos poderemos sentir a compaixão necessária por aqueles que precisam ser ajudados, e, assim, colaborar para e na elevação da Humanidade.

 

A Força que planeja o mal
para o Bem está trabalhando.

 

A indulgência com as paixões embrutece aqueles que por elas se deixam levar.

 

Eventualmente, cada um de nós deverá entrar na cozinha das bruxas, como fez Fausto, e encarar o objetivo da lição que nos leva a considerar a conseqüência do mal. Então, ou cairemos, como Fausto, ou permaneceremos firmes na pureza, como fez Parsifal.

 

A Verdadeira Sabedoria só será conquistada com paciente perseverança na prática do Bem.

 

A natureza de uma emoção não é tão essencial quanto sua intensidade.

 

As guerras e o derramamento de sangue, que nos parecem malignos agora, na realidade, são degraus para ideais mais nobres e elevados, pois, através da tristeza e do sofrimento, o Eu se eleva cada vez mais na escala da evolução. Aprende o valor da virtude quando desliza na direção do vício.

 

E veio a Primeira Guerra Mundial,
e eu a considerei maligna e mortal.
E veio a Gripe Espanhola de 1918,
e eu a considerei maligna e mortal.
E veio a Segunda Guerra Mundial,
e eu a considerei maligna e mortal.
E vieram 'The September 11 Attacks',
e eu os considerei malignos e mortais.
E veio o Terremoto de Sumatra-Andaman,
e eu o considerei maligno e mortal.
E veio a Doença por Coronavírus – 2019,
e eu a considerei maligna e mortal.
Mas, acabei compreendendo que tudo isto
são degraus para ideais mais nobres e elevados.
Não há mal nem bem
; só existe O-QUE-É.
As experiências não são boas nem más;
todas as
experiências são educativas.

 

 

 

 

Quem nunca comeu
seu pão em amargo afã,
quem nunca, acordado,
a meia-noite viu passar,
chorando e esperando
pelo raiar da manhã,
os Poderes Celestiais
não sabe ainda avaliar.
(Johann Wolfgang von Goethe)

 

Quando semeamos para a carne, por certo, colheremos corrupção.

 

De maneira geral, a sociedade procura encobrir sua negligência, e ergue suas mãos chocada pelos crimes pelos quais, em grande parte, é a própria responsável.

 

É pela intensidade da dor que a [personalidade-]alma [ignorante e] sofredora encontra o Caminho de volta à Fonte de seu Ser, pois, nós todos nos afastamos do Reino do Espírito e nos alimentamos das escórias da matéria, para adquirir experiência e ganhar individualidade. [Individualidade na Unimultiplicidade.]

 

O Cristo não tem qualquer mensagem para aqueles que estão satisfeitos [consigo mesmos] e que amam o mundo e seus costumes [miragens + ilusões]. Enquanto mantivermos esta mentalidade, Ele não poderá nos falar nem nós poderemos ouvir Sua Voz.

 

Amordacei meu Deus Interior,
e fiquei preso em uma caverna.
Desaçaimei meu Deus Interior,
e, súbito, acendeu uma lanterna.

 

Só se resistirmos às provas da encarnação, nos qualificaremos para conhecer o Reino de Deus.

 

 

 

 

Salomão era servo de Jeová, e, como Filho de Seth, estava ligado ao Deus que o criou e aos seus ancestrais. Mas, em uma vida posterior, como Jesus, ele deixou seu Primeiro Mestre no Batismo, e, depois, recebeu o Espírito do Cristo. Assim, todos os Filhos de Seth devem, algum dia, deixar seus protetores e escolher Cristo, sem se importar com o sacrifício conseqüente, ainda que o preço seja a própria vida.

 

Embora o preço do pecado possa, eventualmente, nos levar à morte, a salvação poderá vir através de uma concepção mais pura do Amor, através das nossas obras.

 

Da mesma forma que os Filhos de Caim se deleitam com a arte de governar, os Filhos de Seth gostam da política clerical.

 

A nobre [personalidade-]alma
ficará salva do mal
e o Espírito ressurgirá
em todo aquele que se esforçar
com desejo de mudar.

 

O drama que começa no céu também acaba no céu, quando a tentação é vencida e a [personalidade-]alma retorna para seu Pai.

 

Tudo o que é perecível
é somente uma ilusão.
O inatingível
é aqui consumação.
O indescritível,
aqui, é ação.
O Eterno Feminino
(a Grande Força Criadora da Natureza),
para nós, é uma atração.

(Johann Wolfgang von Goethe)

 

No Uni[multi]verso material, todas as formas emitem um som definido, pois, há som mesmo na chamada Natureza inanimada. O vento na copa das árvores, o murmúrio do regato e o marulho do oceano, por exemplo, são contribuições definidas para a harmonia da Natureza.

 

 

 

 

A nossa vida interior é dupla: 1ª) a vida da [personalidade-]alma, que lida com os sentimentos e as emoções; e 2ª) a atividade do Eu, que dirige todas as ações pelo pensamento.

 

O mundo material é a base de suprimento do nosso corpo denso, e, preeminentemente, é o mundo da forma. O Mundo do Desejo é o mundo da [personalidade-]alma, que é, particularmente, o mundo da cor. O Mundo do Pensamento é o lar do Espírito Humano, o Eu, e é o reino do som.

 

Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813 Veneza, 13 de fevereiro de 1883), in: Religião e Arte: Pode-se dizer que, onde a religião se torna artificial, é reservado à arte salvar o espírito da religião, reconhecendo o valor figurativo do símbolo místico - o qual a religião quer que acreditemos num sentido literal - e revelar suas profundas e ocultas verdades através de uma apresentação ideal... Enquanto o sacerdote apóia tudo nas alegorias religiosas, para que sejam aceitas como realidade, o artista não tem preocupação alguma com tal coisa, pois, aberta e livremente, divulga sua obra como sua própria criação. Mas, a religião afundou em uma vida artificial, quando se sentiu compelida a continuar aumentando o edifício de seus símbolos dogmáticos e, conseqüentemente, ocultando a Verdade Divina sob um sempre crescente amontoado de incredibilidades, as quais recomenda que nós acreditemos. Sentindo isto, ela sempre procurou o auxílio da arte que, por sua vez, permaneceu incapaz de uma maior evolução, enquanto precisou apresentar essa pretensa realidade para o devoto, sob a forma de amuletos e ídolos, visto que só poderia cumprir sua verdadeira vocação quando, por uma apresentação ideal da figura alegórica, levasse a compreensão de sua essência interior - a Verdade Inefavelmente Divina.

 

Um mito é uma caixa contendo as mais profundas e preciosas jóias da Verdade Espiritual pérolas de beleza tão rara e etérica que não podem permanecer expostas ao intelecto material. Para protegê-las e ao mesmo tempo permitir que atuem sobre a Humanidade para sua elevação espiritual, os Grandes Mestres são os guias da evolução. Invisíveis, mas, poderosos, Eles dão à Humanidade nascente estas Verdades Espirituais, envoltas no pitoresco simbolismo dos mitos, para que possam trabalhar sobre nossos sentimentos, até que nossos intelectos nascentes tenham se tornado suficientemente evoluídos e espiritualizados para que nós possamos tanto sentir como entender.

 

O Castelo de Monte Salvat é um lugar de paz, onde toda vida é sagrada. Os animais e as aves são mansos, porque os cavaleiros são inofensivos, não matando nem para comer nem por esporte, como fazem os homens realmente santos. Aplicam a todas as criaturas vivas a máxima: Vivei e deixai viver.

 

A passagem de uma existência para a outra é o de sono, e esta existência está pronta para servir a quem a encontre e a acorde.

 

O Eu, em sua peregrinação evolucionária [ilimitada], emana de si próprio um corpo após outro, expelindo cada veículo, como a serpente expele sua pele, quando esta se torna dura, rígida e cristalizada, perdendo assim sua efetividade. Esta idéia também se insere nos ensinamentos da Lei de Conseqüência, que nos devolverá, como colheita, tudo o que semearmos.

 

 

 

 

Sob uma maldição
ela bem pode estar,
de alguma vida passada
que não vemos,
procurando do pecado
o grilhão soltar,
por ações
pelas quais melhor passemos.
Certamente, este bem,
assim, ela o está seguindo,
ajudando-se à si mesma,
enquanto à nós servindo.

 

O Libertador profetizado pelo Graal: Um simplório, puro e Illuminado pela misericórdia.

 

O Castelo de Monte Salvat foi construído em uma montanha, e as relíquias [o Cálice do Graal e a Lança que feriu o Redentor] foram ali depositadas, sob a guarda de Titurel e de um grupo de santos e castos cavaleiros. Este lugar se tornou um centro de onde Influências Espirituais Poderosas fluem para o mundo exterior.

 

 

O Castelo do Graal
(Simbolicamente)

 

 

Há, pelo menos, sete interpretações válidas para cada mito, uma para cada mundo.

 

Ninguém poderá ser verdadeiramente compassivo e almejar a evolução, enquanto matar para comer, seja de forma pessoal ou indireta. A vida inofensiva é um requisito absoluto e essencial para a Vida Prestativa.

 

Só ingressaremos em uma Vida Superior, se morrermos para este mundo.

 

Eu queria viver,
porém, sempre morria.
Só quando MORRI
como Parsifal, o simplório
enfim, eu pude VIVER.

Aprendi a estar no mundo,
para cumprir meus deveres,
mas não fui mais do mundo.
A dor e a tristeza se foram,
e nasceram a Alegria e a Beleza.

 

A vinda de Cristo estabeleceu certas mudanças definidas na constituição da Humanidade, de modo que, agora, todos podem entrar no Caminho da Iniciação.

 

Por compaixão, acabamos sentindo as mesmas dores dos que sofrem.

 

As emoções e os sentimentos não controlados pelo Conhecimento [Sabedoria] são fontes férteis de tentação. A própria inocência e a sinceridade da [personalidade-]alma que aspira, freqüentemente, se tornam presas fáceis do pecado. Para o crescimento da [personalidade-]alma, é necessário que surjam as tentações, a fim de revelar nossos pontos fracos. A dor desenvolve a consciência e traz aversão ao pecado, nos tornando fortes contra a tentação. Só quando tivermos sido tentados e permanecermos puros ou quando, após uma queda, nos arrependermos e nos corrigirmos, é que, enfim, nos tornaremos e seremos virtuosos.

 

Entre o amor sensual, carnal, e o Verdadeiro Amor dos Corações Puros se abre um abismo, como o que existe entre o céu e o inferno.

 

Através das tristezas e dos sofrimentos, todos nós alcançaremos um nível superior de atividade espiritual.

 

Patusquei...
Embriaguei-me...
Iludi-me...
Sempre morri.

Entristei-me...
Sofri...
Busquei...
Encontrei.

Compreendi...
Libertei-me...
Ascensionei...
Divinizei-me.

 

A Lança deve curar; jamais ferir. A Lança é o Poder Espiritual [o Verbum Dimissum] que chega [por mérito] aos Corações Puros, mas, só deve ser usada para propósitos altruístas. Impureza e paixão causam a Sua perda. E jamais deverá ser usada para saciar a própria fome nem para se defender-se. Enfim, somente aqueles dotados do mais perfeito altruísmo, unido ao melhor discernimento, estão aptos a receber o Poder Espiritual, simbolizado pela Lança.

 

A Palavra que abre a Porta do Castelo do Graal (que é dedicado ao Eu Superior) é SERVIÇO.

 

A repetição é a nota-chave do corpo vital e o extrato do corpo vital é a [personalidade-]alma intelectual, que é o pábulo [alimento, sustento] do Espírito de Vida, o verdadeiro Princípio de Cristo no homem. Como é trabalho específico do Mundo Ocidental desenvolver este Princípio de Cristo para formar o Cristo interno, fazendo-O brilhar na escuridão materialista dos tempos atuais, a repetição de idéias é essencial. Inconscientemente, todos nós estamos obedecendo esta Lei. Um exemplo disto é a guerra, que ainda não foi abolida, mas, o sentimento a favor da paz universal está ficando cada vez mais forte, à medida que o tempo passa.

 

Todos os mitos são veículos de Verdades Espirituais veladas sob alegorias, símbolos e quadros e, portanto, capazes de compreensão sem exigir o uso da razão. Subconscientemente, estes mitos têm agido sobre o homem, e o levaram ao estágio em que hoje se encontra. Sem esta preparação, o homem teria sido incapaz de realizar o trabalho que está fazendo agora.

 

De acordo com a Bíblia, a Humanidade adquiriu individualidade quando Lúcifer a imbuiu com a idéia de que poderia se tornar igual aos Deuses e conhecer o bem e o mal.

 

Para poder prosperar e dominar o mundo. o homem teve que ignorar os interesses dos outros.

 

Como é em cima, assim é embaixo e vice-versa, diz o axioma hermético. Os Deuses também estão evoluindo. Eles também têm aspirações ao poder um desejo de traçar um anel ao redor deles pois, há guerra no céu, do mesmo modo que há na Terra. Diferentes cultos procuram se apropriar das [personalidades-]alma dos homens, e suas limitações são também simbolizadas por anéis.

 

A Humanidade, ao emergir das águas de Atlântida para a clara atmosfera de Ariana na qual estamos vivendo agora contemplou o arco-íris pela primeira vez. Enquanto o sinal do arco-íris permanecer nas nuvens, os ciclos alternantes de verão e de inverno, de vazante e de enchente e as noites e os dias não cessarão. A Verdade é Universal e Ilimitada. [A Verdade Universal é uma e a mesma]. A Verdade Universal não conhece fronteiras, mas, quando o Eu se envolveu em um anel de veículos separados, segregando os outros, esta limitação o tornou incapaz de compreender a Verdade Absoluta. Ao construirmos uma muralha para nos proteger, perdemos a LLuz Universal e o Conhecimento [Sabedoria]. [Na realidade, a Verdade Absoluta jamais será conhecida absolutamente. Em nossa peregrinação, vamos tendo acesso à Verdade Una através de Verdades Relativas, progressivamente mais elevadas. Nem um Deus, por mais evoluído que seja, conhece a Verdade Única e Absoluta. Os Deuses também estão evoluindo. Relativamente, sempre seremos ± cegos. Então, por que a vaidade?]

 


 

 

Todas as religiões perdem o Poder Espiritual ao ganharem coisas materiais, ao fazerem pactos com os governantes do mundo e estabelecerem intrigas para satisfazer os seus mais baixos anseios.

 

Ninguém, a não ser os persistentes e os destemidos, que passam seus dias lutando a Batalha da Vida até o último alento [o Bom Combate – paciente perseverança em fazer o bem, como ensinou o Apóstolo Paulo] – são dignos de progresso. Os ociosos, que preferem a comodidade e a paz ao trabalho do mundo, não têm direito à promoção na Escola da Vida. Devemos continuar trabalhando e nos esforçando até o final dos nossos dias.

 

Estamos todos onde devemos estar, no lugar onde devemos receber as lições necessárias, e, assim, nos preparar para uma esfera mais elevada e útil.

 

Eu me achava meio deslocado,
como se estivesse fora de lugar.
Acabei dando um passo errado,
e voltei para o mesmo andar.

 

Como em Deus vivemos, nos movemos e temos nosso ser, se alguém ficasse perdido, uma parte do Divino Autor do nosso sistema estaria também perdida, e esta é uma proposição inconcebível.

 

Os deuses [criados pela Humanidade] estão envelhecendo rapidamente, pois, nenhuma religião que seja destituída de amor pode esperar reter a Humanidade por qualquer período de tempo.

 

Maldição do Anel do Nibelungo = Egocentrismo + Egoísmo. O mau destino sempre acompanhou o Anel do Nibelungo, pois, um irmão mata o outro, para ser o único possuidor das riquezas do mundo.

 

 

O Anel do Nibelungo
(Simbolicamente)

 

 

Não importa o que aconteça; no fim, a Verdade vencerá. O que uma geração que procura a Verdade não consegue realizar, futuramente, será conseguida por seus descendentes e, por fim, a Verdade triunfará sobre o credo e permanecerá suprema.

 

Embora as muralhas e as limitações da existência física nos acompanhem em todas as direções, chegará o momento em que veremos e conheceremos como também somos conhecidos.

 

Sieglinde é o símbolo perfeito daqueles que, embora se revoltem no mais profundo de suas naturezas, estão casados com as convenções do mundo, e têm medo de fazer uma mudança radical no código estabelecido pela igreja, temendo o que as pessoas possam pensar deles. Embora ultrajados no mais íntimo de suas naturezas e frustrados em suas mais santas aspirações, continuam a suportar o jugo do convencionalismo e servem a igreja para salvar as aparências.

 

Quando a causa gerada em uma vida passada [ou na vida presente] produziu o efeito [compensatório e educativo] nesta [ou em qualquer] vida, a dívida [obrigação moral contraída] está cancelada para sempre.

 

O nosso destino não é regido por capricho, mas, por uma inexorável Lei da Natureza: a Lei da Causa e do Efeito.

 

As Hierarquias que nos ajudam a evoluir estão também vivendo para aprender, e o próprio fato de que estão aprendendo mostra que são passíveis de erro.

 

A Verdade está sempre ao lado de quem A procura e também em sua batalha contra os convencionalismos da igreja e dos costumes sociais.

 

Não pode.
Por quê?
Não sei; mas, não pode.

Pode.
Por quê?
Não sei; mas, pode.

 

Muitas [personalidades-]alma poderão até ser vencidas, embora, jamais sejam persuadidas.

 

A sede pela Verdade, uma vez sentida, não pode ser saciada, enquanto não for totalmente satisfeita.

 

Uma das características dos credos autocráticos é não tolerarem contestações.

 

 

 

 

Para podermos obter sucesso na busca da Verdade [O-QUE-É], primeiramente, todas as limitações (de religião, de família, de ambiente, de convencionalismos, de miragens, de ilusões etc.) devem ser eliminadas. [Todas = TODAS.]

 

O medo é o principal obstáculo que nos impede de chegar à Verdade e vivê-La.

 

O Perfeito Amor expulsa todos os medos. Apenas os destemidos e os intrépidos são livres para amar e viver a Verdade.

 

A Humanidade, sendo inerentemente espiritual e livre, nunca se conformará com a perda da individualidade exigida pelo regime da Igreja.

 

Consciente ou subconscientemente, nós sempre nos lembraremos da nossa Herança Espiritual, e procuraremos recuperar as nossas posições, como seres humanos livres e libertos de credos e de outras limitações.

 

A natureza inferior sempre planeja usar o Eu Superior para seus vis propósitos. Sempre trama para usar o Poder do Espírito para fins temporais. [Só lutando o Bom Combate poderemos impedir que isto possa vir a acontecer.]

 

A coragem indômita não conhece medo nem derrota.

 

De que servirá ao homem ganhar o mundo todo e perder sua própria [personalidade-]alma?

 

Quando qualquer Buscador da Verdade atingir um Determinado Ponto na Senda Illuminada, não mais permitirá ser frustrado em Sua Busca, quer as forças opostas sejam demônios quer sejam deuses. [Eu arriscaria dizer que este Ponto (PONTO) é a Terceira Iniciação (Transfiguração), porque até a Segunda Iniciação, se quisermos, poderemos virar para o lado esquerdo, como costuma acontecer com os magos negros.]

 

Todos nós precisamos, com um beijo ardente, acordar o Espírito da Verdade do seu longo e milenar sono.

 

Somente na Região do Pensamento Concreto, onde os arquétipos de todas as coisas se unem no grande coro celestial, ao qual Pitágoras se referiu como a Harmonia das Esferas, encontraremos a Verdade revelada em toda sua beleza. Percebida e compreendida, a Verdade deve ser trazida para este reino de forma física, a fim de que possa ser útil e ter um valor real no trabalho de transformação do mundo. Mas, quem estiver disposto a fazer este sacrifício deverá estar preparado ou se preparar para este empreendimento, pois, o mundo não está disposto a conhecer a Verdade, e, embora afirme veementemente seu desejo nessa direção, continua planejando e conspirando, por todos os meios ao alcance de seu grande poder, para derrubar e estigmatizar quem quer que traga a Verdade até suas portas, pois, existem poucas instituições capazes de suportar o deslumbrante brilho da sua Luz. Nem mesmo os Deuses podem suportar este brilho, como, para sua tristeza, constatou Brunilda, pois, não foi ela exilada por Wotan, por ter se recusado a usar seu poder a favor do convencionalismo? E quem se insurgir contra o convencionalismo para apoiar a Verdade, verá que todo o mundo está contra si e que deverá permanecer sozinho.

 

Acima de tudo, devemos Amar a Verdade.

 

Embora o mundo confesse admitir a liberdade de religião, os dias de perseguição ainda não acabaram. Credo e dogmatismo ainda detêm o poder, prontos para julgar e perseguir quem não seguir as linhas do convencionalismo.

 

Somente quando nos mostramos covardes é que as forças inimigas [da Grande Loja Negra] conseguem desferir o golpe de morte através deste ponto vulnerável – [a covardia].

 

É exatamente o egoísmo [a Grande Heresia da Separativividade] que impele irmão contra irmão a procurar seu próprio interesse sem levar em conta o bem-estar do outro. Mas, quando o Espírito encontrar a Verdade e entrar em contato com as Realidades Divinas, quando penetrar na Região do Pensamento Concreto e perceber a Única Grande Verdade de que todas as coisas são uma, e que, embora pareçam estar separadas, há um fio invisível unindo cada uma a todas [e todas a cada uma], quando, enfim, o Espírito tiver assim reconquistado a Universalidade [Unimultiversalidade] e o Amor não poderá mais ser-estar-existir separado.

 

O mundo é minha pátria; fazer o bem é minha religião. [Thomas Paine (Thetford, Norfolk, Inglaterra, 9 de fevereiro de 1737 – Nova Iorque, 8 de junho de 1809)]

 

Quem tiver desposado a Verdade está capacitado para escolher acertadamente e distinguir a Verdade do erro, contanto que se conserve fiel.

 

Se formos fiéis e corajosos, poderemos Revolucionar o mundo. [Mas, esta Revolução não é pelas armas nem pela matança, mas, sim, pela Sabedoria – pela Compreensão Educativa e Libertadora.]

 

O crepúsculo dos deuses [dos deuses criados por nós] estará próximo, quando o presente estado de coisas [miragens + ilusões + preconceitos + separatividade + escravização + egoísmo + etc.] for desfeito.

 

Nenhum nibelungo nem alguém que seja vil ou covarde poderá penetrar no Reino da Verdade, além do círculo flamejante da ilusão.

 

A Verdade Libertará a Humanidade.

 

Não há honra na batalha do eu separado; cada um é contra todos os outros, sem levar em conta quem eles são. A pergunta principal que ainda está na mente de todos é: "O que eu posso lucrar com isto?" [Não devemos jamais nos esquecer que, para que alguém possa lucrar, alguém terá que perder. E, se somos todos UM, quando um perde, todos nõs perdemos!]

 

Não há nada mais difícil do que alguém se predispor a cumprir com o ideal de servir altruisticamente.

 

Nosso nascimento
não é mais do que
um sonho e um esquecimento.
A
[personalidade-]alma, que conosco se eleva,
teve seu pôr do Sol
em qualquer outro lugar.
E vem de longe!
Não está em completo esquecimento
nem em total nudez parece estar.

[William Wordsworth.]

A Lei do Renascimento e a Lei da Causa e do Efeito, aplicadas à conduta moral, foram obscurecidas pelo Catolicismo. [Por quê? Por poder, por domínio, por cagaço, por dinheiro, por sacanagem e por outras coisinhas.] Mas, os dogmas da nova fé nunca conseguiram erradicar as convicções íntimas das pessoas! [Ora, como pode ser possível que um dogma religioso possa pretender arrancar pela raiz uma Lei Universal? Só nas cucas apodrentadas e fedorentas de um Flavius Petrus Justinianus Sabbatius e de uma Teodora, respectivamente, imperador e imperatriz do Império Bizantino do século VI, isto poderá prosperar. O pior é que os papas posteriores nunca mudaram os absurdos dogmáticos impostos por esta dupla de demônios! Então, se não mudaram, sem exceção, todos são cúmplices demoníacos desta dupla demoníaca na tentativa de ab-rogamento da Luz! Nisto, eu não faço por menos nem dou abatimento. A omissão é uma forma de ação.]

 

 

Teodora e Justinianus

 

 

Quer tenhamos ou não memória de nossas vidas passadas, é melhor concentrarmos nossos esforços sobre as possibilidades mais elevadas de hoje.

 

O Discípulo que recebe os ensinamentos dos Irmãos Maiores é advertido, na Primeira Iniciação, a nunca empregar seu poder para satisfazer a curiosidade, e, em todas as suas visitas subseqüentes ao Templo, esta idéia lhe é relembrada.

 

O resultado natural do crescimento anímico é a sempre crescente responsabilidade [conosco, com todos, com tudo.]

 

Um Espírito livre jamais será dominado pelo medo.

 

Todos os Poderes que adquirirmos poderão ser usados para o BEM ou para o mal, de acordo com a escolha que fizermos.

 

A Verdade, para nós, muda à medida que progredimos. [Em nossa peregrinação, através das encarnações (ao longo das Raças-raízes) e depois, progredimos e avançamos de Verdade Relativa em Verdade Relativa, pois, a Verdade Absoluta (desde sempre uma e a mesma) é inalcançável, inatingível e incompreensível. Por isto, pergunto mais uma vez: por que tanta vaidade?] Gradativamente estamos galgando a trilha da evolução e, ao fazê-lo, fases da Verdade antes nunca percebidas aparecem, e o que nos parecia correto em um determinado estágio poderá estar errado [ou, pelo menos, não estar totalmente correto] em outro, pois, todas as vezes que estamos encanados, vemos através do véu das miragens e das ilusões, [que eu denomino miralusão].

 

 

 

 

O último período Atlante é uma época de selvageria, no qual a Humanidade renega o amor, como fez Albérico, e forma o "Anel" do egoísmo, empregando suas energias para aquisições materiais, simbolizadas pelo "tesouro" dos Niebelungos, pelo qual gigantes, deuses e homens lutam com brutalidade selvagem e vil astúcia, como é representado em "As Valquírias".

 

Já a primitiva Época Ária marca o nascimento do idealista, simbolizado pelos "Walsungs" (Siegmund, Sieglinde e Siegfried), uma nova raça que aspira, com sagrado ardor, algo novo e mais elevado cavaleiros valorosos com coragem de manter suas convicções estando sempre prontos para lutar pela Verdade, tal como eles a entendiam, e para dar suas vidas como penhor na defesa de suas sinceras convicções. Assim, a idade da selvageria realista deu lugar a uma era de bravura idealista.

 

Estamos, agora, na última fase da Época Ária. Os que procuravam a Verdade do passado deixaram mais uma vez a rocha flamejante de Brunilda. Novamente, assumimos o véu da carne e compartilhamos da bebida letal. Hoje, estamos verdadeiramente participando da última parte do grande drama épico "O Crepúsculo dos Deuses", idêntico em importância ao nosso Apocalipse Cristão.

 

É um adultério espiritual ambicionar as honras do mundo.

 

 

 

 

A Ponte do Arco-íris é o reflexo do Fogo Celestial.

 

Quando o Arco for removido das nuvens, inevitavelmente, esta Época [5ª Raça-raiz] terminará, e novas condições físicas e espirituais surgirão [6ª Raça-raiz ou 6ª Época].

 

Fogo —› Água —› Fogo —› Água —› Fogo —› ...

 

Estamos na iminência de novas mudanças, mas, esta Hora não é conhecida pelo homem, nem pelos Anjos, nem pelo Filho.

 

Somente se nos ajustarmos ao Princípio Elevado do Amor, poderá nascer uma raça melhor.

 

Com o passar do tempo, todos aprenderão que somente considerando a mulher igual [equivalente] ao homem [e vice-versa], poderá a Humanidade se elevar, pois, sob o funcionamento da Lei do Renascimento, a [personalidade-]alma renasce alternadamente em ambos os sexos, e os opressores de uma época se tornam os oprimidos da seguinte.

 

 

A Eterna Onda da Vida

 

 

As [personalidades-]alma progridem desde a impotência até a onipotência.

 

Na ópera Tannhäuser und der Sängerkrieg aus Wartburg (Tannhäuser e o Torneio de Trovadores de Wartburg), de autoria de Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813 Veneza, 13 de fevereiro de 1883), Tannhäuser representa a [personalidade-]alma em um certo estágio de desenvolvimento.

 

Nossos pensamentos são como diapasões; despertam eco naqueles que são capazes de responder a eles.

 

Muitos espíritos de controle se apossam dos médiuns e os incitam ao relaxamento da moral e aos abusos, e agem como amantes de suas [personalidades-]alma, enfraquecendo seriamente suas vítimas. Todos pertencem a uma mesma classe que é extremamente perigosa, para dizer o mínimo. Paracelso os menciona como íncubos e súcubos.

 

Esta é a natureza da Humanidade: tudo o que o coração sente deve ser externado.

 

Sempre colheremos sofrimento enquanto nos posicionarmos contra as Leis do Progresso.

 

Fomos contra
as Leis do Progresso,
e, coletivamente,
colhemos PanCOVIDmia.
Se formos a favor
das Leis do Progresso,
coletivamente,
colheremos saúde e alegria.

 

Todo-Poderoso,
a Ti louvores eu dou,
Peço-Te que Tua misericórdia
me seja mostrada.
Pelo senso do pecado
oprimido estou,
A carga para mim
é muito pesada.
Não tenho paz,
descanso não posso ter
Até que o perdão de Ti,
eu venha a receber.

 

Oh!, Sol dos céus, tu não escapas mais de mim!

 

Quem trilhar o caminho da Realização Espiritual é considerado um cavaleiro de nascimento nobre, cabendo-lhe entender que deve cultivar as mesmas virtudes requeridas pela classe dos cavaleiros, pois, no Caminho Espiritual, também há perigos e lugares onde a coragem física é necessária. O Espírito, por exemplo, não pode alcançar a libertação sem incômodo físico. A doença, geralmente, em maior ou menor extensão, acompanha o crescimento da [personalidade-]alma, e requer coragem física suportar e aceitar o sofrimento que incide sobre esta realização, pela qual todos lutamos, e, muitas vezes, temos de sacrificar o corpo para obter este crescimento anímico.

 

Muitos dentre os menestréis dos tempos medievais eram Iniciados ou, talvez, Irmãos Leigos. Portanto, quase sempre, suas palavras eram pérolas de Sabedoria.

 

Nós todos correspondemos à definição do amor de Tannhauser, o amor dos sentidos, antes de atingirmos a concepção espiritual de Wolfram von Eschenbach, que representa o expoente do novo e mais lindo amor, que deve suplantar a concepção primitiva.

 

Aqueles que acreditam em renascimentos em sexos alternados, deveriam estar suficientemente convencidos de que, como a [personalidade-]alma é bissexual e nossos corpos contêm órgãos rudimentares pertencentes ao sexo oposto, nada mais natural e justo que cada ser humano, independente da polaridade da aparência presente, deva possuir os mesmos privilégios que o outro.

 

Disse o Papa a Tannhauser: Se te associaste com demônios, não há perdão para ti, nem no céu nem na Terra. É mais fácil este cajado seco, que seguro em minhas mãos, florescer, do que teus pecados serem perdoados. [Quem tem o poder de perdoar pecados ou de negar a remissão? Quem pode negar perdão a quem o pede com sinceridade?] Mas, o cajado do Papa acabou florescendo, significando que um pecador, a quem havia sido recusada a remissão na Terra, havia encontrado perdão no céu.

 

Ofendemos a Lei da Vida ao praticarmos o ato criador quando os raios estelares não são propícios, causando assim um parto doloroso e uma infinidade de outras doenças, que são a herança da Humanidade de hoje.

 

Aqueles que, no passado, abusaram violentamente da função sexual, acabam vindo a sofrer da doença chamada câncer, [que se manifestou, pela primeira vez, na Atlântida].

 

Há maior regozijo por um pecador arrependido, do que por noventa e nove que não precisam se arrepender. [Palavras de Cristo.]

 

Só quando aprendermos a conhecer e sentir o sofrimento desenvolveremos a compaixão e a indulgência.

 

Através do multimilenar processo de evolução [Compreensão/Libertação/Divinização], todos nós estamos, constantemente, nos dirigindo para uma Luz cada vez maior e, gradativamente, deixaremos de ser espiritualmente estéreis: floresceremos e daremos frutos.

 

Pela Lei de Alternância, que prevalece nesta presente Era do Arco-íris, a [personalidade-]alma usa trajes diferentes em vidas alternadas, mas, quer seja feminino ou masculino, o órgão do sexo oposto está sempre presente em estado latente. Por conseguinte, o homem é agora e será tanto masculino como feminino, enquanto o corpo denso permanecer.

 

O Graal foi perdido, e só poderá ser encontrado quando o sangue físico, saturado de paixão, estiver novamente purificado, como o contido originalmente no primitivo Vaso Verde.

 

Presentemente, o ato gerador é executado independente dos raios solares propícios e, como resultado, o pecado e a morte apareceram no mundo. Desde então, a Luz Espiritual empalideceu, e, agora, estamos cegos para a Glória Celestial.

 

Somente quando elevarmos o amor do sexo pelo sexo à categoria do amor da [personalidade-]alma pela [personalidade-]alma, poderemos desatar as algemas que nos prendem. Portanto, quando aprendermos a criar pela Concepção Imaculada, nascerão Salvadores, que abrirão os grilhões do pecado e do sofrimento que agora nos prendem.

 

A repressão do desejo sexual não é o celibato. A mente deve contribuir para isto, e devemos, de boa vontade, nos abster da impureza. Isto só pode ser conseguido pelo que os místicos chamam encontrar a mulher dentro de si mesmo. (Para a mulher é, naturalmente, encontrar o homem dentro de si mesma).

 

O Guardião do Umbral, que deveremos enfrentar antes que possamos entrar nos Mundos Suprafísicos, assume sempre a aparência de uma criatura do sexo oposto. No entanto, esta aparência se assemelha à nossa própria. Devemos também compreender que, quanto mais licenciosos ou libidinosos tenhamos sido, pior será a aparência deste monstro.

 

Um dos supremos requisitos da Iniciação é a fé. [Não a fé religiosa, mas, sim, a CONFIANÇA no Deus do seu Coração e em si mesmo.] Quem não possuir esta virtude não poderá obter a Iniciação. [E por que não? Porque a Iniciação é incompatível com o medo.]

 

Foi sempre o sagrado dever de um cavaleiro nobre socorrer os fracos e os oprimidos.

 

Na Humanidade, não há nem superiores nem inferiores, a não ser na escala da evolução.

 

Quando uma [personalidade-]alma já passou por vários estágios da vida, quando já cursou a escola em muitos renascimentos, gradualmente, adquire essa nobreza que se origina do aprendizado das lições e do trabalho executado, segundo as linhas estabelecidas pelos Mestres, nossos Irmãos Maiores, que estão agora a nos ensinar as lições da vida.

 

O Verdadeiro Mestre sempre vem em resposta às preces sinceras do aspirante, mas, não antes que este tenha abandonado o mundo e tenha sido abandonado por ele.

 

Deus, tende piedade de mim, que sou um pecador.

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Overture to Faust
Compositor: Charles-François Gounod
Seqüênccia: Steven Ritchie

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/gounod.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.gifhappybirthday.com

https://aminoapps.com/c/mitologicpt/page/blog/justiniano-e-teo
dora-romance/gNMJ_MgS6uqP6nPxbnxXev7bD3rn3QgXW6

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Paine

https://m.facebook.com/CatholicImagery/photos/a
.471409916283396/3051821358242226/?type=3

https://gifer.com/en/7S5t

https://drawception.com/game/YfR83QeKtK/ugly-sun/

https://www.pinterest.com/pin/408490628704461887/

https://www.pinterest.com/cdefelippo/artist-hal-foster/

https://www.pngwing.com/pt/search?q=grama

https://www.pngwing.com/en/search?q=apple+tree

https://www.pngwing.com/pt/free-png-zlblv

http://dziedzictwounesco.blogspot.com

https://weheartit.com/entry/129720936

https://paginaglobal.blogspot.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

https://pt.wikipedia.org/wiki/COVID-19

https://www.pinterest.com/pin/529947081148138567/

https://www.pinterest.com/pin/95631192071336903/

https://gifer.com/en/MqDw

http://www.christianrosenkreuz.org/operasmisticas.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.