IMPEDIMENTO REVERTIDO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Martin Heidegger: — Rofoldo, por que existe o ser e não, antes, o nada?

 

Rofoldo: — Ora, Martin por vários motivos. Eis alguns: primeiro, o nada, se existisse como nada, seria um não-lugar, uma espécie de ausência de espaço, e a ausência de espaço e um não-lugar são contrários à razão. Segundo, porque não haveria conservação de energia, e, se não houvesse conservação de energia, a inconstância cósmica preponderaria. Terceiro, porque não haveria nem aumento nem diminuição da entropia, e, com isto, o Universo estaria, digamos assim, em equilíbrio estático, o que não pode ser, o que não pode existir e o que não pode suceder. Quarto, porque a passagem do tempo objetivo não poderia acontecer. Quinto, porque não existiriam leis físicas, e inexistindo leis físicas prevaleceria o caos. Sexto, porque o nada seria a ausência de tudo, inclusive do ato de pensar, e o ser-aí-no-mundo, per se – cogito, ergo sum, penso, logo existo demonstra exatamente o oposto disto. Sétimo, porque o nada, não tendo existência real, não pode sequer ser cogitado, pois, se fosse cogitado, já não seria mais o nada, e, sim, alguma coisa. Por isto, o Universo é o incriado e inextinguível desde-sempre Eterno Ser existente em si-mesmo e por si-mesmo. Como isto foi, é e sempre será possível? Não sei; mas, meu Deus me disse que sempre foi assim, é assim e sempre será assim. Se você não gostou destes argumentos, Martin, o problema é seu; tente conversar com a Hannah Arendt e ouvir o Deus do seu Coração, e, talvez, você compreenda esse treco. Mas, três coisas eu sei: 1ª) Nihil novum sub Sole. Não há nada de novo sob o Sol; 2ª) Nihil novum super Terram. Não há nada de novo sobre a Terra; e 3ª) Nihil novi sub Luna. Não há nada de novo sobre a Lua. Enfim, o próprio processo entrópico transforma alguma coisa em alguma coisa. Então, entropia não é propriamente (tendência à) desordem, seja ou não seja segundo o senso comum, como ela não é irreversível; antes, entropia é transmutação de uma ordem cadente em uma nova ordem. Um exemplo clássico de aumento de entropia é o processo reversível de derretimento do gelo. As animações abaixo substituem todos os conceitos acima apresentados.

 

 

 

 

 


 

 

 

Em cada encarnação, por trabalho e mérito,
presuntivamente, ascendemos um tiquinho.

 

 

 

E (re)encarnei outra vez!

Nasci a fórceps, chorando.

Será que vencerei o talvez?

Pode ser; vou guerreando.

 

Oh!, como Eu-sou grato

por mais esta encarnação!

Conseqüência de um fato:

o remate é a reintegração.

 

Nasci e parti tantas vezes

que, até, já perdi a conta!

Foram tantos os reveses!

Mil ilusões! Faz-de-conta!

 

E tudo, com moderação,

foi impedimento revertido.

Hoje, eu sinto no Coração:

 

O que ainda não percebi,

sei que, um dia, captarei.

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si!

E, então, eu serei meu Rei.

 

Se isto é válido para mim,

vale igualmente para todos:

seja colombina ou arlequim,

apolíneos ou quasímodos.1

 

Por isto, sempre humildade,

caridade e condescendência.

Quem hoje chora de Saudade,

fundir-se-á com a Consciência.

 

Não existe ganho nem perda;

Mesmo quem mora na esquerda

tem um Deus em seu Coração.

 

Não criminemos a ignorância;

um dia, ela será transmutada.

Necessitamos viver a infância,

para sermos dignos da Estrada.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Quasímodo é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, também conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, de autoria de Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 – Paris, 22 de maio de 1885), publicado em 1831. Um corcunda de nascença, Quasímodo habita o campanário da Catedral de Norte-Dame, afastado da sociedade e temido pelos habitantes locais.

 

 

Quasímodo

 

 

Música de fundo:

The Summer Knows Summer 42
Compositor: Michel Legrand
Sax: Phil Woods

Fonte:

http://mp3juices.com/search/Michel-Legrand-The-Summer-Knows

http://mp3skull.com/mp3/michel_legrand_42.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogito_ergo_sum

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entropia#
cite_note-Desordem_senso_comum-1

http://inac.cea.fr/L_Sim/Publications/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Martin_Heidegger

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quasimodo

http://fydisneymisfits.tumblr.com/post/6509177354

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.