GORE VIDAL
(Pensamentos Selecionados)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns pensamentos selecionados do romancista, dramaturgo, ensaísta, roteirista e ativista político dos Estados Unidos Gore Vidal.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Gore Vidal

 

 

 

Eugene Luther Gore Vidal – nascido Eugene Louis Vidal – (Condado de Orange, 3 de outubro de 1925 – Hollywood Hills, 31 de julho de 2012) foi um romancista, dramaturgo, ensaísta, roteirista e ativista político norte-americano.

 

O seu terceiro romance, A Cidade e o Pilar (1948), causou enorme escândalo entre os críticos e o público mais conservadores, por ser um dos primeiros romances que retrataram, sem ambigüidade, a homossexualidade. Gore foi candidato a cargos políticos duas vezes, e teve uma longa carreira como observador e crítico da vida política dos Estados Unidos.

 

Gore ingressou na literatura quando adolescente, escrevendo contos e poemas. Publicou seu primeiro romance, Williwaw, aos 21 anos, quando servia nas Forças Armadas, durante a Segunda Guerra Mundial, mas, nos anos 50 passou a sofrer perseguições por parte dos conservadores liderados pelo senador Joseph Raymond McCarthy (14 de novembro de 1908, Grand Chute, Wisconsin – 2 de maio de 1957. Foi um crítico cáustico das posturas belicistas adotadas pelos dirigentes norte-americanos.

 

Ele elogiou, criticou ou fez piadas de amigos e inimigos como Anais Nin, Tennessee Williams, Christopher Isherwood, Orson Welles, Truman Capote, Frank Sinatra, Jack Kerouac, Marlon Brando, Paul Newman, Joanne Woodward, Eleanor Roosevelt e a família Kennedy, entre outras celebridades.

 

Gore foi romancista e ensaísta e residiu muitos anos em Ravello, Itália, tendo retornado para Los Angeles, Estados Unidos, quando da enfermidade e posterior morte de seu companheiro Howard Austen, em 2003. Continuou a escrever livros e artigos para periódicos do mundo inteiro. Morreu no dia 31 de julho de 2012 de pneumonia, em Hollywood. E o mundo ficou um pouco mais conservador e um pouco menos contestatório.

 

 

Pensamentos de Gore Vidal

 

 

 

Gore Vidal

Gore Vidal

 

 

 

Estilo é saber quem você é, o que quer dizer e não dar a mínima.

 

Nada é mais grotesco do que dois americanos se congratulando por serem heterossexuais. Isto só acontece nos Estados Unidos. Nunca vi dois italianos se congratulando por gostarem de mulheres. Para eles, isso é normal.

 

Um escritor deve sempre dizer a verdade, a não ser seja um jornalista [ou professor de Química.]

 

Metade dos americanos nunca votou para presidente e metade jamais leu um jornal. Eu espero que as duas metades sejam a mesma.

 

Quando alguém me pergunta se posso guardar um segredo, respondo: 'Por que eu deveria, se você mesmo não pode?'

 

Nunca tenha filhos, apenas netos.

 

Hoje, as pessoas públicas não são capazes de escrever seus discursos ou mesmo suas memórias. Duvido que sequer saibam ler.

 

 

Cego, Surdo e Mudo

 

 

As contradições nos definem e, ao mesmo tempo, nos desmantelam.

 

Como são maravilhosos os livros, cruzando mundos e séculos, derrotando a ignorância e, finalmente, o próprio tempo cruel. [O que chamamos de tempo não é cruel nem bom, ele é neutro. Cruel é a nossa estupidez de fazer do inexistente tempo uma coisa mensurável e existente. Não há essas coisas de dilatação do espaço-tempo e de contração do espaço-tempo. É a objetividade (medição e observação objetivas) que cria essas ilusões.]

 

 

 Distorção Ilusória do Espaço-tempo

Distorção Ilusória do Espaço-tempo

 

 

Referindo-se ao interrogatório do promotor Kenneth Starr sobre a atividade sexual do Presidente Clinton: Se uma pergunta tão irrelevante fosse feita a George Washington, ele teria varado Starr com sua espada, enquanto Abraham Lincoln o teria jogado pela janela.

 

A luz se foi, e, agora, nada mais resta, a não ser esperar por um novo Sol, um novo dia, nascido do mistério do tempo e do amor do homem pela luz.

 

Alguém pode perguntar o que teria acontecido se, em 1963, Krushev e não Kennedy tivesse sido assassinado. Com a história não se pode nunca ter certeza, mas, acho que posso seguramente dizer que Aristóteles Onassis não teria se casado com a senhora Krushev.

 

A mente faminta se devora.

 

 

Mente Faminta

 

 

O sexo é. Simplesmente é. O sexo não constrói estradas, não escreve romances e não dá significado a nada na vida, exceto por si mesmo. [Como o sexo não dá significado a nada na vida? Ora, não foi por milagre que estamos todos aqui. Somos o resultado útil de zilhões de furunfadas.]

 

 

Sexo

 

 

É razoável supor que, em geral, o que não é lido agora nunca será lido.

 

Há tempo de mamar e de fazer pirraça
e tempo de e lá vai fumaça.
Há tempo de jogar bola de gude
e tempo de pular carniça.
Há tempo de medo da bruxa
e tempo de cocada-puxa.
Há tempo de dizer mentiras
e tempo de contar a verdade.

Há tempo de sentar a pua
e tempo de namorar sob a Lua.

Há tempo de fideísmo irracional
e tempo de intuição transracional.

Há tempo de afanar no petrolão
e tempo de ser preso pela Operação Lava Jato.

Há tempo de maldade e de tirania
e tempo de fraternidade e de alegria.
Há tempo de homofobiar homossexual
e tempo de unimultiplicidade universal.

Há tempo de xenofobiar muçulmano
e tempo de amar cada ser humano.

Há tempo de ser insolente
e tempo de respeitar o diferente.

Há tempo de intolerância e de fanatismo
e tempo de benevolência e de altruísmo.

Há tempo de fajutar com mediunidade
e tempo de ver o Sol nascer quadrado.

Há tempo de ser nazifascista
e tempo de acreditar na liberdade.

Há tempo de ir à missa
e tempo de ouvir a Voz do Silêncio.

Há tempo de ver novelas
e tempo de ver a LLuz Interior.

Há tempo de fabricar pirogas
e tempo de construir a eternidade.

Há tempo de ler Monteiro Lobato
e tempo de não ler neca de pitibiriba.

Há tempo de ficar pedinchando perdão
e tempo de tomar vergonha na verônica.
Há tempo de fanatismo ideológico
e tempo de raciocínio lógico.
Há tempo de 'prendimento'
e tempo de desprendimento.
Há tempo de crer em deuses fabricados
e tempo de união com o Deus Interior.
Há tempo de plagiar e de imitar
e tempo de entender e de se libertar.
Há tempo de perguntar: — Quem sou?
e tempo de dizer: — Eu sou.
Há tempo de caverna e escuridão
e tempo de esforço, mérito e Iniciação.

 

A cada quatro anos, a metade ingênua que vota é incentivada a acreditar que, se pudermos eleger um presidente ou um homem muito legal, tudo ficará bem. Mas, não ficará. [Geralmente, não fica mesmo porque todos nós sabemos, com raríssimas exceções, quais são as motivações dos políticos.]

 

 

Político

Político

 

 

A história nada mais é do que fofocas sobre o passado, com a esperança de que possam ser verdades.

 

 

 

 

Cada vez que um amigo faz sucesso, eu morro um pouco.

 

Toda pessoa pronta para disputar a Presidência dos Estados Unidos deveria, automaticamente, ser impedida de concorrer.

 

John Kennedy foi um dos homens mais charmosos que conheci. E também um dos piores Presidentes.

 

Uma boa ação jamais deixa de ser punida.

 

Democracia é o direito [constitucionalmente garantido] de escolher entre o analgésico A e o analgésico B. Mas, ambos são aspirinas. [Bem, de vez em quando, dá para escolher Tylenol®. Ainda bem!]

 

 

Aspirina A                                      Aspirina B

 

 

Temos que parar de nos gabar que somos a maior democracia do mundo. Sequer somos democracia. Somos uma república militarizada.

 

Mick Jagger ficou hospedado comigo três dias, mas, não me lembro o que ele comeu lá em casa. Nós temos cozinheiro. Ele tem um diamante no dente, o que foi a primeira coisa que notei. Disse-lhe que tinha alguma coisa presa nos dentes. Ele respondeu: É, é o meu diamante. E eu perguntei: Não incomoda?

 

Os americanos precisam sempre acreditar em alguma coisa. Sabem como a sodomia entrou nos nossos códigos? No começo, as leis da igreja proibiam tudo o que fosse sexo, mas, não diziam nada de específico sobre sodomia. Segundo Procópio, o Imperador Justiniano, que estava codificando as leis, vivia às turras com o Arcebispo de Constantinopla, cujo maior prazer era enrabar meninos. Então, o Imperador condenou tais práticas no seu código, dizendo serem contrárias à Lei de Deus. E citou a Escritura o melhor que pôde. Acrescentou, como todos sabemos, que a sodomia é a causa principal dos terremotos. Assim sendo, julgo muito apropriado que a Costa Oeste mergulhe no Pacífico um dia destes, em nome do Imperador Justiniano. [Agora, sinceramente, eu me embananei. Se enrabação dá terremoto, o que darão o mensalão e o petrolão, que são sinônimos vernaculares de genocídio? Quando eu morrer, juro que procurei o Imperador Justiniano para tirar esta dúvida atroz. Se ele não souber, perguntarei à Imperatriz Teodora. Se nenhum dois souber, perguntarei a São Pedro, que, sendo Santo, deverá saber.]

 

Embora as noções que temos sobre o que constitui um comportamento sexual correto se apoiem, geralmente, em textos religiosos, esses textos são invariavelmente interpretados pelos governantes com o objetivo de manter os governados sob controle. Qualquer atividade sexual, intelectual, recreativa ou política que possa diminuir a quantidade de carvão extraído de uma mina, o número de pirâmides construídas e a quantidade de comida de má qualidade produzida será proscrita através de leis que, por sua vez, se apóiam em revelações divinas passadas aos homens por qualquer deus (ou deuses) eventualmente em moda no momento.

 

Eu nunca perco uma chance de fazer sexo ou de aparecer na televisão.

 

Narcisista é alguém mais bonito do que você.

 

A inveja é o valor central do estilo de vida americano.

 

 

A Inveja do Dragão

A Inveja do Dragão

 

 

Os Estados Unidos foram fundados pelas pessoas mais brilhantes do país, e nós não as vimos desde então.

 

Andy Warhol é o único gênio que eu conheci com 60 de QI.1

 

Alguns escritores são dados à bebida, outros, ao público.

 

Quanto mais dinheiro um americano acumula, menos interessante ele fica.

 

Os EUA estão apodrecendo em ritmo funéreo. Daqui a pouco, teremos uma ditadura militar, já que ninguém mais consegue manter as coisas sob controle.

 

A princípio, não se deve falar demais, pois, a conversa revela muito sobre uma pessoa e, a não ser que se seja simples, pouco habilidoso e se pareça ser menino demais, o melhor é não falar nada, se manter em silêncio e sorrir, enigmático, esperando pelo momento ideal de assumir o personagem do sonho do outro. É preciso muita experiência e intuição para fazer isto, pois, para se obter sucesso, é necessário se possuir um poder divinatório nato, uma habilidade de identificar o outro corretamente sem comprometimento. Isto não é uma tarefa fácil.

 

Quando a gente envelhece, fica um pouco como uma mulher vaidosa: com uma mórbida consciência da iluminação, do choque das cores, das sombras e dos ângulos indesejáveis. Uma grande atriz, certa vez, me disse que a melhor luz para uma mulher velha era a direta, que não fazia sombras.

 

Não gosto do Cristianismo, apesar de ter vindo de uma tradição cristã.

 

O Cristianismo é uma religião tão boba. [O Cristianismo não é bobo; bobos são os diversos Catolicismos, que adulteraram e torceram o Cristianismo Gnóstico-Iniciático de – A a + Z, e enfiaram a Humanidade em um buraco sem fundo. Na verdade, a palavra bobo não é adequada, porque é muito suave para qualificar séculos de escuridão e de mentiras.]

 

Quando as pessoas ficam presas à Teologia, perdem a sanidade para sempre. Mais pessoas foram mortas em nome de Jesus Cristo do que por qualquer outro nome na História do mundo.

 

Fui cruzado,
e matei gente pra caramba.
Fui inquisidor,
e matei gente pra caramba.
Fui ultramontano,
e matei gente pra caramba.
Fui Papa guerreiro,
e matei gente pra caramba.

 

O Cristianismo, tal como o conhecemos, não tem nada a ver com o Novo Testamento ou com o Velho Testamento, mas, foi o resultado de um certo número de encontros fechados entre um determinado número de bispos. Quando eles finalmente chegaram à Santíssima Trindade uma obra-prima capaz de acomodar todo mundo, como uma frente de partidos na Itália perguntaram a São João Crisóstomo: “Mas como pode um Deus uno ser três pessoas distintas?” Ele respondeu: Oh, isto é um Mistério tão grande… Não ousemos discuti-lo. Isto foi o máximo que fizeram em matéria de discussão teológica.

 

Como a Laura Jane pode ficar pequenina?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.
Como o Super-homem consegue voar?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.
Como o Sansão podia ser tão forte?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.

Como Moisés abriu o Mar Vermelho?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.
Como Jonas não morreu na barriga do 'këtos'?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.

Como o Brasil topou uma ditadura por 21 anos?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.

Como o Brasil aceitou a tortura na ditadura?
Isto é um Mistério; não ousemos discuti-lo.

 

O mais importante não é o objeto do desejo, mas, o sentimento em si.

 

A retórica do ódio costuma ser mais eficaz quando expressa o idioma do amor.

 

Por amor a Deus,
matemos os infiéis.
Por amor a Deus,
matemos os ateus.
Por amor a Deus,
matemos os hereges.
Por amor a Deus,
matemos os gays.
Por amor a Deus,
matemos os muslins.
Por amor a Deus,
matemos os variados.
Por amor a Deus,
matemos todo mundo.

 

A liberdade de expressão americana comum é simplesmente a liberdade de repetir [imitar] o que todo mundo está dizendo, e nada mais. [Bem, isto não é uma característica só do povo americano; o mundo inteirinho é assim: imita, copia, arremeda, plagia, macaqueia, parodia, simula, finge, aparenta etc., que é tudo a mesmíssima coisa.]

 

 

 

 

Sempre tenha cuidado com o fato de que a única coisa que dificulta uma revolução total é o seu medo de perder os restos que eles jogam em você.

 

 

 

 

Nenhuma revolução
mudou nada.
Nenhuma revolução
muda nada.
Nenhuma revolução
mudará nada.
Em cada Coração,
uma Estrada.

 

Todas as coisas podem ser conhecidas, entretanto, poucos se importam.

 

Ser categorizado é, simplesmente, ser escravizado.

 

Parece estar se tornando cada vez mais popular considerar as opiniões como se fossem fatos e tratar os fatos como se fossem opiniões.

 

As transmissões da CNN sobre as nossas guerras recentes foram cuidadosamente desenhadas por aqueles que estão causando estas mesmas guerras.

 

Se não houver guerra,
como eles comerciarão
as armas que produzem?
Se não houver guerra,
como eles evidenciarão
as razões que aduzem?
Se não houver guerra,
como eles justificarão
as tramas que conduzem?
Se não houver guerra,
como eles assegurarão
as bolas com que seduzem?

 

O que importa o que os outros pensam de você? O que importa é o que você pensa dos outros.

 

Se as drogas não existissem, nossos governantes as teriam inventado, para poder proibi-las, e, assim, tornar grande parte da população vulnerável a detenções, prisões, apreensões de propriedades e assim por diante.

 

 

Cocaína

Cocaína

 

 

Escreva algo, mesmo que seja apenas uma nota de suicídio.

 

Eu sou um ateu renascido.

 

Não é bastante ter sucesso. Os outros devem fracassar.

 

John Lennon era alguém que o Governo Americano odiava. Ele tinha tudo o que eles discordavam. Lennon representava a vida, e isto é admirável. Nixon e Bush representam a morte, e isto é uma lástima.

 

 

John Lennon

John Lennon
(Imagine there's no countries...
Imagine no possessions...
Imagine no religion too...
Imagine all the people
sharing all the world...
)

 

O corpo de um candidato à presidência é bem mais importante do que o conteúdo de sua mente, se houver algo dentro dela.

 

A maioria dos autores escrevem livros que eles jamais leriam.

 

Ronald Reagan é o triunfo da arte de embalsamar.

 

 

O Dutch Embalsamado
(Para mim, a frase mais famosa de Ronald Reagan foi:
Mr. Gorbachev, tear down this wall!)

 

Nunca visitei nenhuma cidade do mundo onde não me dissessem que eu havia perdido os anos dourados. Parece que nunca chego a tempo!

 

À medida que as sociedades se tornam decadentes, a linguagem também se torna decadente. As palavras são usadas para disfarçar, não para iluminar a ação: você libera uma cidade destruindo-a. As palavras são confusas, para que, nas eleições, as pessoas votem solenemente contra seus próprios interesses.

 

O gênio da nossa classe dominante é que ela impediu a maioria das pessoas de questionar a iniqüidade de um sistema no qual a maioria das pessoas se dedica a pagar impostos pesados pelos quais não recebe nada em troca. [Aqui, fiquei na dúvida: Gore se referiu aos Estados Unidos ou ao Brasil?]

 

Eu não sou sentimental com relação a nada. A vida flui e você flui com ela ou não. Seguir em frente e sair. [Aqui, a cultura de Gore Vidal se lembrou do Filósofo pré-socrático e Pai da Dialética Heráclito de Éfeso (Éfeso, aproximadamente 500 a.C. – 450 a.C.), que ensinou: Panta rhei (Tudo flui).]

 

Quem sou?
Quem serei?
Quem fui?
O que importa,
se tudo flui?

 

Nós somos os Estados Unidos da Amnésia: não aprendemos nada porque não nos lembramos de nada. [Muito pior do que a amnésia involuntária e inconsciente é a amnésia de não querer se lembrar.]

 

O monoteísmo foi o maior desastre que ocorreu com a raça humana. [Visto pelo ângulo do fideísmo e do preconceito foi mesmo.]

 

A imprensa americana existe apenas para um propósito: convencer os americanos de que eles estão vivendo no maior e no mais invejado país da História da Humanidade. A imprensa diz ao povo americano que todos os outros países são horríveis e quão maravilhosos são os Estados Unidos, que quão mau é o Comunismo e quão felizes devem ser os americanos por terem liberdade para comprar sete tipos diferentes de detergente.

 

Sempre considerei como um golpe de sorte não ter nascido nem ter sido criado em uma pequena cidade americana. Elas podem ser a espinha dorsal da nação, mas, também, são a coluna vertebral da ignorância, do fanatismo e do tédio, tudo isso em grandes proporções.

 

Sempre um padrinho, nunca um deus.

 

Escreva sempre o que você sabe, pois, será um excelente conselho para quem não sabe escrever. Escreva o que você pensa, o que você imagina, o que você suspeita!

 

A idéia de uma boa sociedade é algo em que você não precisa de religião e de punição eterna para apoiar. Por outro lado, se você tem medo da morte, aí você precisa de ter uma religião.

 

Na meia-idade, os litígios tomam o lugar do sexo.

 

Quando comecei a ganhar dinheiro, o meu maior prazer não era comprar carros ou iates, mas, me encontrar com o maior número possível de rascunhos recém-datilografados.

 

Há pessoas em Washington que não têm nenhum interesse no País. Elas estão interessadas em suas empresas, nas suas corporações pegando óleo do Cáspio.

 

O espírito da época é acreditar que qualquer fato, por mais suspeito que seja, é superior a qualquer exercício imaginativo, por mais verdadeiro que seja.

 

Há algo em um burocrata que não gosta de um poema.

 

A Literatura não carece de escritores, mas, talvez, de leitores.

 

Pense na Terra como um organismo vivo que está sendo atacado por bilhões de bactérias, cujos números dobram a cada quarenta anos. Ou o hospedeiro morre, ou o vírus morre, ou ambos morrem.

 

Eu nunca disse que era gay, porque acho que ninguém é.

 

Traidores que prevalecem são patriotas; usurpadores que têm sucesso são imperadores divinos.

 

Eu suspeito que uma das razões pelas quais criamos ficção seja para tornar o sexo excitante.

 

 

 

 

Nunca ofenda um inimigo em pequena escala.

 

Quando um homem passa a ser presidenciável é porque ele já foi comprado dez vezes.

 

Há algo sobre o Estado colocar o poder de intimidar nas mãos de macacos sádicos e subnormais que faz o meu sangue ferver.

 

A realidade é algo com que a raça humana não consegue lidar muito bem.

 

E o vento ventou,
e eu não entendi muito bem.
E a chuva choveu,
e eu não entendi muito bem.

E o dia clareou,
e eu não entendi muito bem.

E a noite anoiteceu,
e eu não entendi muito bem.
E o inverno invernou,
e eu não entendi muito bem.

E o verão aqueceu,
e eu não entendi muito bem.

E o tsunami devastou,
e eu não entendi muito bem.
E o vulcão incendeu,
e eu não entendi muito bem.

E o meu ego
pecou,
e eu não entendi muito bem.

E o meu corpo morreu,
e eu não entendi muito bem.

 

De fato, a vida é uma contradição, uma vez que o nascimento é a causa direta, em todos os casos, da morte.

 

 

 

 

A mídia não consegue entender nada direito.

 

Eu queria ser um político e uma estrela de cinema, mas, eu nasci escritor. Se você nasceu assim, não pode mudar. Você vai ser isso, quer queira quer não queira. [Ora, eu não concordo com isso de jeito maneira nem de maneira jeito. Entretanto, reconheço, há desvios cármico-compensatórios anatômicos e/ou fisiológicos em relação àquilo que é considerado normalidade, que impedem qualquer tipo de compreensão, de avanço ou de mudança. Por isto, por exemplo, no caso da anencefalia – monstruosidade que se caracteriza pela ausência total ou parcial do encéfalo a interrupção da gestação é justificável.]

 

Como sacanocrata, vim a terrenar,
mas, lutei e virei um ser honrado.
Se brotássemos sem poder mudançar,
nascer não valeria um tostão furado.

O fuinha que decide estacionar
acaba se tornando um carrapicho.
A múmia que opta por não caminhar
joga sua nova encarnação no lixo.

Na mesma ficar (ou ficar na mesma)
é deslustrar a Eterna Vida Universal.
Até mesmo uma nauseabunda seresma
deve se empenhar para sair do tremedal.

 

 

O vai-e-vem do Carrapicho
(Que não desgruda do passado!)

 

 

Os americanos, em geral, são ignorantes e intolerantes, e estão profundamente infelizes com sua renda em declínio.

 

Embora os americanos justifiquem seu interesse próprio em termos morais, seu verdadeiro interesse nunca é moral em si.

 

Como nada é gratuito, cada um com o seu preço.

 

Quem canta sobre amor, harmonia e vida (como John Lennon) é perigoso para quem canta sobre morte, assassinato e subjugação (como Nixon).

 

As pessoas sempre ficam aliviadas ao descobrir que, uma vez que os chefes de Estado são eleitos, não desejam sinceramente mudar nada.

 

Eu me elegi Presidente
com vontade de mudar as coisas.
Mas, o povão, abnuente,
continuou a preferir as loisas.

 

A política está totalmente corrupta, se não financeiramente, pelo menos intelectualmente.

 

Os heróis devem cuidar de construir a própria fama, pois, ninguém mais construirá.

 

Frase derradeira de Quincas Berro D’água,
segundo Quitéria, que estava ao seu lado:

Cada qual cuide de seu enterro, impossível não há.

 

 

Quincas Berro D’água

Quincas Berro D’água
(Por Floriano de Araújo Teixeira)

 

 

Em um ponto, pelo menos, Marx e Cristo concordaram: nesta vida, é uma ação correta considerar o bem-estar dos outros.

 

É um paradoxo da sociedade aquisitiva em que vivemos agora que, embora a moral privada seja regulada por lei, o empresário tem considerável liberdade para usar e abusar do público para ganhar dinheiro.

 

 

 

 

Na eternidade, a raça humana é claramente nada, mas, para nós, o tempo é tudo, e não queremos morrer.

 

De repente, a opinião pública se torna um caos de superstição, de desinformação e de preconceito.

 

Eu não odeio ninguém.

 

Eu sou sempre otimista!

 

Quando a aventura terminar, deixe o pó me levar, e farei o pó brilhar por toda a eternidade, com minha maravilhosa fúria.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Andy Warhol, nascido Andrew Warhola (Pittsburgh, 6 de agosto de 1928 – Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987), foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.

 

Andy Warhol

Andy Warhol

 

Música de fundo:

We Are Family
Composição: Bernard Edwards & Nile Rodgers
Interpretação: Sister Sledge

Fonte:

https://mp3pro.xyz/LKflQn-ieDU

 

Páginas da Internet consultadas:

https://aliexpress.ru/home.htm

https://www.amazon.es/

https://www.alamy.com/

https://br.123rf.com/

https://quotes.thefamouspeople.com/gore-vidal-3822.php

https://br.depositphotos.com/

https://clipartstation.com/

https://giphy.com/

https://www.ilikesticker.com/Store/en

https://www.clintbird.com/

https://www.brainyquote.com/authors/gore-vidal-quotes

http://www.maximizasoftware.com.br/

https://www.goodreads.com/author/quotes/5657.Gore_Vidal

http://www.frasesmais.com/gore-vidal

http://portugese.fansshare.com/

http://zecarlosfrases.blogspot.com/2012/08/
gore-vidal-e-suas-frases-pesadas.html

https://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2012-08-01/
escritor-americano-gore-vidal-morre-aos-86-anos.html

https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/166221

http://www.chumbogordo.com.br/

http://asmelhorespartes.blogspot.com/2012/08/sede-do-
mal-gore-vidal.html#!/2012/08/sede-do-mal-gore-vidal.html

https://m.folha.uol.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/uma-
antologia-de-frases-de-gore-vidal-1925-2012/

https://citacoes.in/autores/gore-vidal/

https://gifer.com/en/EXzn

https://www.pensador.com/autor/gore_vidal/

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/08/
morre-o-escritor-americano-gore-vidal.html

https://giphy.com/stickers/blind-27byZqfF5wNGw

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mira-regis/gore-vi
dal-morreu-e-deixou-o-planeta-ainda-153757550.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gore_Vidal

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.