MAGIA
(Um Tratado Sobre Ocultismo Natural)

(1ª Parte)

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 1ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Magia (Um Tratado Sobre Ocultismo Natural), de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Negro não significa necessariamente perverso.

 

Toda consciência e toda luz emergiram das trevas do caos, e a Noite Cósmica com seu escuro Prâlâya é o Pai-Mãe da Criação.

 

Toda manifestação é uma concreção das trevas.

 

 

Dinossauro

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo deve extrair a PEDRA da escuridão abismal de sua própria [personalidade-]alma o cofre insondável dos Tesouros da Natureza da mesma maneira que o mineiro retira o diamante do carvão negro que o envolve.

 

Os obscuros Senhores de Saturno são os construtores do alvorecer da primeira luz após a escuridão, e do atrito de seus esforços surgiram as primeiras faíscas cintilantes da consciência embrionária. Eles são os Nascidos da Mente e os brâmanes da nossa cadeia de globos.

 

Há uma falsa treva e uma Verdadeira Treva (Primum Hyle). A Verdadeira Treva é a Matriz da LLuz; a falsa treva é a perversão da LLuz.

 

O diabo o arquétipo do abuso não é filho de Saturno, mas, filho do homem e das falsas trevas da Terra. O homem é a personificação do germe da inteligência mental, e a Magia Negra só pode ser praticada por pessoas inteligentes. [Inteligentes, sim, mas, cruéis também.]

 

 

 

 

O Espírito Absoluto, despido de todas as envolturas, sem forma, é a Verdadeira Obscuridade, o fundamento adimensional de tudo o que foi, de tudo o que é e de tudo o que será.

 

A Obscuridade Natural é Possibilidade Latente; a falsa obscuridade é oportunidade degradada.

 

 

 

 

 

 

Se as várias formas de oportunidade não existissem, não haveria perversão do Poder. LLuz e sombra são inseparáveis; a sombra da LLuz é a falsa obscuridade.

 

Se os desejos, as cobiças e as paixões prevalecerem, qualquer que seja o nível alcançado pelo indivíduo na Senda, ele se converterá em um Mago Negro.

 

 

Adolf Hitler (20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945)

 

 

No Egito Antigo, o ponto em que os dois braços do Y convergem era chamado de Ponto de Bifurcação do Caminho.

 

 

 

 

Senda do Desenvolvimento Humano
e Separação dos Caminhos
(Diagrama Original de Manly Palmer Hall)

 

 

Oportunamente, o ser-humano-aí-no-mundo terá que escolher seu caminho, em vez de continuar dependendo da Natureza.

 

Na atualidade, consideramos os Grandes Seres do passado (Semideuses) como seres mitológicos, mas, na verdade, foram Eles que colaboraram na manifestação do gênero humano, semeando nos seres-humanos-aí-no-mundo a Semente do Discernimento, que, em si, é a Redentora da Razão Humana. [Terá esta semeadura acontecido no nível do DNA humano?]

 

Aqueles que seguem a Senda da Direita entram em um dos Sete Raios que levam à Imortalidade, enquanto aqueles que escolhem o caminho da esquerda entram no raio que leva à cristalização final. Ambos desembocam na Obscuridade. Um na Obscuridade Imortal da União Divina; o outro na obscuridade mortal da aniquilação divina [ou entropização –› dissolução ou desagregação da Impressão Digital Cósmica, ou seja, depois de um caminho de perversão e de negação advêm a morte negra com a perda da (personalidade-)alma].

 

Como fruto da Magia Branca (Senda da Direita), a consciência, em um movimento ascensional espiralado, vai progressivamente se desembaraçando da matéria, atuando de maneira cada vez mais sutil, até conseguir se livrar completamente da forma e alcançar conscientemente a Ressurreição. E assim, nos irmanamos com a Causa Obscura, a Matriz da LLuz, e nos convertemos em Arquitetos do Esquema Cósmico. [Arquitetos do Esquema Cósmico = Deuses Conscientes.]

 

 

 

 

As criaturas-sem-alma são aquelas que ignoraram a Experiência, não tendo, por isto, inteligência individual. [Uma forma de ignorar a experiência é se suicidar.]

 

Através do processo sutil da Magia Branca, o estudante que escolheu esta Senda, gradualmente, faz morrer de inanição ou transmuta a força do próprio Raio Negro em si mesmo. Já o estudante que segue o Caminho Negro, gradualmente, elimina ou destrói seus melhores princípios internos, até se tornar um verdadeiro demônio encarnado, e, uma vez que sua consciência é destruída, ele fará o mal pelo prazer de fazê-lo.

 

A Divisa do Mago Negro é: O Poder é o Direito (sobrevivência do mais forte). A Divisa do Mago Branco é: O Direito é o Poder (sobrevivência de todos).

 

Há quatro tipos de Magia: Magia Cinzenta perversão inconsciente ou subconsciente do Poder. Magia Amarela fracasso em aprender como impedir a perversão de Poder. Magia Negra uso equivocado dos Poderes Espirituais para satisfazer inclinações animais ou egoístas. Magia Branca uso correto, objetivo e consciente dos Poderes Espirituais. Precisamos estar absolutamente atentos, pois, quanto maior for o Poder e a Luz que possuirmos e dispusermos, maiores serão as tentações de abusar Deles ou de usá-Los para fins egoístas.

 

O Mago Branco está a serviço da Humanidade; o Mago Negro apenas aspira servir a si mesmo, vampirizando a Humanidade, a fim de alcançar a vitalidade necessária para continuar atuando.

 

A Magia Negra do passado a escuridão que foi a causa da imersão da Atlântida, quando o homem escravizou os demônios dos elementos e os forçou a cumprir suas ordens como herança, ainda perdura. A Magia Negra da Idade Média, com suas feitiçarias e orgias, não morreu; somente sua forma variou, como mudam outras formas em a Natureza. Ela encarnou em nosso tempo com toda a sua fúria e todo o seu poder, e está comendo, como ontem, o coração da nossa civilização, e, se continuar assim, acabará desmoronando e aniquilando a nossa 5ª Raça. Sob uma aparência externa de justiça, ela se disfarça como enviada do Altíssimo, e após um manto de palavras promissoras, ela persegue a ameaça a Humanidade. Em suas falsas sombras, se escondem as fúrias do inferno e os vampiros do Plano Astral.

 

 

Espírito é matéria invertida.
Matéria é Espírito invertido.
A Besta é Deus profanado.

(Diagrama Original de Manly Palmer Hall)

 

 

A Fonte de Vitalidade no Universo é exclusiva, e é uma emanação do Logos Universal. Este Poder Único só produz diferenciação quando atinge o nível dos mundos mais densos, nos quais, progressivamente, vai se degradando, de acordo com as próprias faixas de freqüência vibratória destes mundos. [Só há um Teclado Cósmico; só há uma Lei Universal. Por isto, tudo é Um e somos todos Um.]

 

 

Simbolicamente

 

 

Do que foi dito acima, podemos concluir: Ambos os Magos, sejam Brancos, sejam Negros, extraem suas forças da mesma Grande Corrente, que flui eternamente do centro do Ser-Causa, e se difunde ao longo dos raios da circunferência. A diferença entre Magia Branca e Magia Negra não está na força usada que é sempre um Poder Divino mas, na maneira como é obtida e como é usada.

 

O diabo, na verdade, é a perversão da sua Energia Divina operada pelo homem, que está constantemente transformando sua própria Divindade em um demônio.

 

Os religiosos não conseguem ler a Bíblia correta ou inteligentemente, porque são incapazes de ver o poder abstrato por trás do símbolo concreto.

 

Considerado em conjunto, o demônio é o espírito de perversão ou de negação o princípio artificial do abuso, ou seja, o mau uso [por nós] do Poder Espiritual e uma interferência no Plano.

 

 

 

 

O pior dos demônios da Natureza pode se tornar bom por um simples processo de reajuste. A inteligência média de um homem moderadamente consciente, através de um simples processo de inversão, é suficiente para transformar em um Deus todo e qualquer demônio. [Mas, isto não ocorre da noite para o dia; demora milênios. Daí, as Leis do Renascimento e da Causa e Efeito.] Da mesma forma, o homem é capaz de fabricar um demônio ou algo pior, quando coloca qualquer coisa boa ou mesmo um Deus em uma relação inadequada com as demais coisas. Portanto, somos responsáveis por todas as coisas que pensamos, que falamos e que fazemos.

 

Lúcifer [Forças Luciféricas] é o espírito do excesso, o filho extravagante da precipitação e o governante da gratificação dos sentidos. As vítimas dos poderes luciféricos realizam atos violentos, não porque Lúcifer queira que seja desta maneira, mas, porque elas possuem esta energia e elas mesmas pervertem a Força Luciférica. Lúcifer é o Portador da Luz, porém, é transformado pelo homem no feroz demônio do ódio e da guerra. Seu poder é usado pelo homem como inspirador de sensualidade e de paixão, em vez de ser usado apenas para a conquista de um ideal. Quando o Poder Luciférico não é dominado, aqueles que se deixam arrebatar por esta influência caminham insensatamente para sua própria destruição.

 

Entre os dois extremos Satanás (frieza máxima) e Lúcifer (calor ardente) é debatido o espírito do homem, crucificado como o Cristo Alegórico, queimado pelo fogo aniquilador de um ou congelado pela negação do outro. Esta é a grande verdade da existência.

 

Sobre este tema, devemos considerar o seguinte: se Satanás fosse excluído do esquema cósmico, o homem seria consumido pelas ardentes paixões de Marte e pelos anjos de Lúcifer. Sem o frio a cautela e o controle de Saturno a [personalidade-]alma estaria perdida na sensualidade mais desenfreada. Se, pelo contrário, Lúcifer fosse eliminado, o homem novamente se tornaria uma pedra, desprovido de incentivos, de movimento e de emoções, e seria esmagado pelos dedos gelados da morte, como os sofrentes condenados simbolizados no Inferno, de Dante. Assim, a eterna batalha entre estes dois grandes princípios se assemelha à alternância do dia e da noite, que tempera as más influências e as compele a servir ao bem do homem, para que ele possa, finalmente, alcançar a meta que aspira.

 

Com frio,
busquei o calor.
Com calor,
busquei o frio.
No frio,
morri torrado.
No calor,
morri gelado.

O frio
mudei em calor,
e o calor
mudei em frio.
Equilibrei-me.
Harmonizei-me.
Compreendi.
Libertei-me.

Dominei Satanás
e dominei Lúcifer.
Dominei os desejos,
as cobiças e as paixões.
Dominei a ofensividade
e a separatividade.
Tornei-me um Discípulo,
um Iniciado e um Deus.

 

Satanás e Lúcifer, em si, não são maus, mas, constituem os dois maiores poderes da Criação. Sem eles, o Universo não poderia existir. Isto é assim porque, por um lado, Marte, com os Anjos de Lúcifer, é o dínamo de nosso Sistema Solar, e sem eles os planetas não conseguiriam manter sua marcha incessante. Por outro lado, Satanás erige a Terra e os mundos com seu poder cristalizador, sem o qual não haveria substâncias sólidas para que os corpos pudessem vir à existência. Portanto, não são a Força ou o Poder, mas, sua perversão que constitui o mal. O Mago diz: Demon est Deus inversus. Mas, também poderíamos dizer: O Demônio é um Poder pervertido. É por isto que o homem, o perversor do Poder, é o criador dos Demônios, porque ele é a mais incapaz das criaturas, quando se trata de exercer o Poder no interior de seu próprio ser.

 

Satanás, como prudência, negação e cristalização, representa a morte, que constantemente impede suas criações; por outro lado, Lúcifer, como energia e ação, representa o pecado, que é a face negativa das energias luciféricas.

 

O Mago Negro, com a perversão-crueldade inata de sua [personalidade-]alma, obriga as forças arimânicas e luciféricas a seguir o caminho que ele traça, e as precipita sobre a Humanidade, produzindo situações infernais.

 

 

Quatro Momentos Infernais

 

 

A expressão e a responsabilidade da utilização das forças arimânicas e luciféricas são das inteligências humanas e sobre-humanas.

 

Estas são as razões pelas quais as Escolas Iniciáticas de Magia Branca mantêm os Poderes Espirituais em segredo, até que o ser-humano-aí-no-mundo, após seu desenvolvimento, purificação e crescimento interno, conquiste e adquira direito de os empregar.

 

Infelizmente, a maioria das pessoas comuns boas e bem-intencionadas tem pouca chance ou não tem chance alguma de resistir aos ataques dos Magos Negros. Por que isto é assim? Porque a ignorância, o entorpecimento e a indolência, apesar de não constituírem Magia Negra propriamente dita, são os melhores aliados do Mago Negro, pois, expõem os nefelibatas e os sonhadores à influência, e, às vezes, à ação obsedante das forças negras. Então, ser e permanecer ignorante, entorpecido e indolente constituem crimes quase tão grandes quanto o exercício de Magia Negra. Enfim, precisamos compreender que não é possível nenhum compromisso entre o mal e o bem; ou estamos de um lado ou estamos de outro. E, quando a dúvida aparecer, deve ser considerada vinculada ao lado negro, porque a dúvida é um atributo de Saturno (Satanás). Definitivamente, quem não luta pelo que é superior participa do que é inferior.

 

Precisamos estar sempre muito atentos e vigilantes, porque as forças negras agem igualmente através tanto do irreflexivo como do tolo, tanto do arrogante como do vaidoso, [tanto do fideísta como do ateu], e muitos dos mais sérios buscadores da Verdade se tornam canais inconscientes para as forças do mal em seus momentos de fraqueza, permitindo que a besta assuma o controle, e, através deles, ataquem o mundo. Entretanto, não devemos nos desesperar com os nossos erros [e quedas] do passado, porque a preocupação e o medo alimentam os demônios, mas, devemos, sim, diuturnamente, eliminá-los da nossa aura, [lutando o Bom Combate] e semeando em seu lugar a boa semente [dos bons pensamentos, das boas palavras e] das boas ações.

 

 

 

 

O verdadeiro Mago Negro agirá sempre sobre as entidades que habitam a Luz Astral ou sobre o magnetismo animal dos subplanos inferiores do Plano Astral, porém, nunca poderá ir além do Mundo Astral, que é a base da Magia Negra.

 

Definitivamente, precisamos compreender que nossos desejos, nossas cobiças, nossas paixões, nossos preconceitos, nossas antipatias etc. são capazes de engendrar seres demoníacos nos mundos suprafísicos, e este é precisamente um dos segredos básicos da Magia Negra. O poder destes elementais é praticamente ilimitado, e, lamentavelmente, há muitas [personalidades-]alma depravadas que desperdiçam seus Espíritos Imortais em troca do domínio que esses demônios lhes dão sobre o mundo material.

 

Existem dois tipos de Magos Negros: 1º) aqueles que usam os demônios [cascões] do Plano Astral para que efetivem suas crueldades, invocando-os através de práticas e de feitiços necromânticos; e 2º) aqueles que engendram seus próprios demônios e os precipitam sobre o mundo. Os do primeiro grupo são os que mais prejudicam o mundo, enquanto os do segundo grupo são os que mais prejudicam a si mesmos. O primeiro grupo consiste, principalmente, de Magos Negros conscientes, enquanto muitos do segundo grupo ignoram completamente o que estão fazendo. Todavia, ambos não entendem o grande erro que estão cometendo, até que os demônios que eles criaram se voltem contra eles.

 

Quando a nossa própria Luz brilha, os espíritos malignos correm para se esconder.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Jurassic Park (Main Theme)
Compositor: John-Williams

Fonte:

https://kwsymphony.ca/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://br.pinterest.com/pin/323766660713067887/

https://www.colaradesivos.com.br

https://incrivelhistoria.com.br

https://www.travelblog.it

https://www.washingtonexaminer.com

https://www.historyextra.com

https://fr.123rf.com

https://ya-webdesign.com

https://br.pinterest.com/pin/321022279687268336/

https://www.deviantart.com

https://giphy.com/explore/black-magic

http://www.animated-gifs.eu

https://eruizf.com/martinismo/doc/manly_hall_
claves_perdidas_de_la_masoneria.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.