GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo

 

 

 

Outro dia, em um jantar com amigos muito queridos, a troco de nada, comentei alguma coisa sobre o timo – pequena glândula situada no tórax, em frente à traquéia, cuja função, digamos assim, exotérica, é produzir linfócitos T, de importância insubstituível na resposta imunitária do organismo, e que involui a partir da puberdade, quando suas funções passam a ser desenvolvidas por outras estruturas. Ninguém jamais havia ouvido falar nesta glândula endócrina. Fiquei pasmo. Por isto, resolvi fazer este trabalhinho, que é um conjunto de ensinamentos retirados da obra As Glândulas: Nossas Guardiães Invisíveis, de autoria de M. W. Kaap, uma publicação da Editora Renes coordenada por Maria A. Moura, volume XXIX da Biblioteca Rosacruz da Ordem Rosacruz, AMORC.

 

Bem, claro, este trabalhinho é muito simples. Para quem conhece pouco sobre este assunto, ele empresta uma primeira luz. Um aprofundamento ficará por conta de cada um. Mas acho que alguns fragmentos selecionados surpreenderão e marcarão a todos, mesmo aos especialistas. Portanto, se você tiver filhos ou netos pequenos ou se for um educador, leia com atenção este ensaio.

 

 

 

Ensinamentos

 

 

 

As guerras não começam pela mente racional do homem, mas pelos impulsos primitivos das glândulas endócrinas.

 

As refeições devem ser feitas em condições felizes e harmônicas, pois o peristaltismo e a digestão correta não poderão prosseguir concertadamente em um ambiente de discórdia, desavença ou cizânia.

 

A individualidade não se desenvolverá plenamente até que o ser-no-mundo se liberte e pense por si. Ninguém pode ser considerado educado enquanto não tiver seu próprio raciocínio. Se grande parte das coisas inúteis que estão sendo despejadas dentro da cabeça dos estudantes pudesse ser desprezada, e se os alunos aprendessem a desenvolver seus poderes endócrinos e se lhes fosse ensinado a pensar de acordo com suas tendências naturais, então, certamente, alcançaríamos uma raça ideal de pensadores, não de imitadores.

 

 

 

 

As glândulas endócrinas são os instrumentos de intercomunicação entre o Eu Espiritual e o Eu Físico, realizando, dentro do homem, uma Alquimia Divina.

 

 

Alquimia Divina Interior

 

 

Mais cedo ou mais tarde, o uso excessivo de qualquer uma das forças da Natureza causará seu esgotamento.

 

Certos tipos de criminosos são indubitavelmente vítimas de certas condições glandulares, e deveriam ser classificados como criminosos glandulares.

 

Não há dúvida de que certas formas de fanatismo religioso extremo se devem a um desenvolvimento anormal (ou subnormal) ou a uma condição de atrofia de certas glândulas endócrinas.

 

A linha fronteiriça entre a sanidade perfeita e o menor grau de insanidade é tão flexível, tão impalpável e tão indefinida, que ninguém, nem mesmo o mais experiente psiquiatra, poderá defini-la ou determiná-la com precisão.

 

Não se pode ficar eternamente no estado de consciência de si mesmo.

 

O poder formador ou construtivo do homem se revela através das glândulas endócrinas e dos hormônios.

 

No dizer dos místicos, a glândula pineal faz a ligação entre os planos mais elevados da consciência e o plano físico de expressão. A Tradição nos ensina que ela é o que remanesce de um terceiro olho usado pelo homem em seu desenvolvimento inicial.

 

 

 

A glândula hipófise é muitas vezes denominada de cérebro somático, pois parece ser o centro da ação subconsciente. Nenhuma outra glândula pode substituir a hipófise.

 

A glândula tireóide é absolutamente necessária para o desenvolvimento e a evolução de uma consciência superior e dos poderes psíquicos. A tireóide é o grande ativador. Sua presença e seu funcionamento normal tornam a vida agradável; sua ausência rouba todos os prazeres.

 

Os degenerados e os criminosos são, na maioria, pessoas timocêntricas.

 

A tireóide e o pâncreas são antagônicos. A tireóide e os ovários são cooperativos. A hipófise e o timo são antagônicos. A hipófise e o córtice das supra-renais são cooperativos no que se refere ao cérebro e às células sexuais.

 

A condição ideal da mente e do corpo é que todas as glândulas endócrinas tenham equilíbrio e funcionamento perfeito. A isto os Rosacruzes denominam de 'Harmonium', pois a ação recíproca é normal e requer um ambiente normal.

 

Uma palavra ou um choque súbito podem agir como um veneno! (Então, prepare-se. Por favor, não vá se assustar com a animação abaixo; é só uma brincadeira.)

 

 

 

A personalidade que possui tireóide normal tem olhos vivos, dentes bons e claros, traços simétricos, pele rosada e úmida e uma atitude temperamental diante da vida.

 

A hipófise anterior e os ovários dominantes não são uma boa combinação, pois resultam em uma mulher masculina. Já a hipófise posterior com os testículos dominantes resultam em um homem feminino.

 

Cansaço cerebral quase sempre é conseqüência de cansaço das supra-renais.

 

Crianças com carência de secreção das supra-renais antes da puberdade muitas vezes se tornam bem energéticas (hiperativas) quando as demais glândulas endócrinas se desenvolvem adequadamente – particularmente as glândulas sexuais. Este fato deveria ser do conhecimento dos pais e compreendido e assimilado por todos os educadores. Os educadores têm muito a aprender do sistema endócrino.

 

 

Não existe o masculino absoluto ou o feminino absoluto; existe, sim, grande parte de ambos dentro de cada um de nós.

 

 

Quando a glândula timo impede o desenvolvimento total das glândulas sexuais diferenciadas, temos a manifestação de duas expressões sexuais na mesma pessoa, que, então, poderá se tornar homossexual.

 

No homem, a repressão freqüentemente provocará tendências femininas; na mulher, tendências masculinas.

 

A Humanidade haverá de compreender que toda expressão que surge da Consciência é pura e inspiradora. Nosso Deus Interior não mente.

 

No futuro, a ciência ensinará que aquele que inibe os impulsos endócrinos do seu ser será considerado tão impuro e tão ímpio quanto a criatura que se entrega a excessos. Crianças e adultos aos quais se negam todas as formas saudáveis de expressão irão buscá-las em segredo, e isto, invariável e particularmente, conduz ao uso equivocado e deformado do sexo. A atividade sexual não é pecaminosa nem é 'absurdante', como estupidamente querem que seja e ensinam certos 'alguéns'! Ora, enquanto ... ... ..., fazer amor conseqüentemente é 'muintcho' bom!

 

Muitas vezes, a união desajustada de genitores é a causa de existirem timocêntricos. Como dois positivos, em geral, produzirão um negativo, duas pessoas hipofisecênticas que se casem e reproduzam, muito provavelmente produzirão filhos timocêntricos. Isto talvez explique o porquê de os filhos de duas pessoas muito brilhantes, geralmente, serem medíocres e irresponsáveis. Um filho normal só poderá nascer da união de dois seres normais.

 

É freqüente homens e mulheres se tornarem mais vigorosos após a andropausa1 e a menopausa, respectivamente.

 

Certamente, dia virá em que trataremos os doentes, os débeis mentais e os seres-no-mundo que hoje são condenados à prisão perpétua (e transformados em brutos) ou à morte como deficientes endócrinos. Um homem ou uma mulher que apresentem disfunções em suas glândulas endócrinas, geralmente causadoras de impulsos muitas vezes terríveis, são doentes e precisam de um médico compreensivo, e não de carcereiros, disciplinadores ou de carrascos. A pena de morte, particularmente – em qualquer circunstância e por qualquer motivo – é uma truculenta boçalidade decorrente do desconhecimento básico do funcionamento das glândulas endócrinas. Por isto, tenho dito e vou repetir: quem mata ou manda matar comete suicídio; quem se suicida, paralelamente, está a cometer assassinato.

 

Qualquer um pode ser o que quiser; o Poder está no interior de cada um de nós.

 

O ser-no-mundo precisa dominar seu 'Golias' interior e desenvolver plenamente seus cincos sentidos convencionais e, também, outros sentidos superiores, como, por exemplo, a telepatia, a clarividência, a clariaudiência e a clarissenciência (empatia intuitiva com consciência expandida dos sentidos interiores).2 Todos esses elevados dons apenas aguardam ativação para ser utilizados.

 

As religiões que estimulam o medo inibem o funcionamento das glândulas endócrinas e a expressão mais elevada do ideal de um Universalis Summum Bonum. O [des]ensinamento de que o homem nasce em pecado o torna pecador.

 

 

 

 

Exercício Místico

 

 

 

Tudo foi, tudo é e tudo sempre será pela interveniência do Verbum Dimissum. Tudo sempre se sustentou, tudo se sustenta e tudo se sustentará pela interveniência do Verbum Dimissum. E, certamente, as cinco vogais IEOUA fazem parte do Verbum Dimissum. Vocalize estas vogais na ordem indicada, fazendo uma pequena pausa entre as vogais E e O. Cada letra deve ser vocalizada separadamente, ou seja, para cada vogal deve ser feita uma inspiração. Não junte ou vocalize duas vogais em uma mesma expiração.

 

 

 

 

As vogais I-E-O-U-A têm ação direta sobre os seguintes plexos:

 

I —› Plexo Frontal

E —› Plexo Laríngeo

O —› Plexo Cardíaco

U —› Plexo Solar

A —› Plexos Pulmonares

 

 

 

 

A Alegria Cura Tudo!

 

 

 

_____

Nota:

1. Andropausa é o termo criado para definir, por analogia com a menopausa, a diminuição da função sexual masculina. Seria, portanto, o equivalente à menopausa do homem. A diferença fundamental entre andropausa e menopausa é o fato de que a menopausa atinge todas as mulheres após uma certa idade, enquanto a andropausa atinge apenas uma reduzida parcela dos homens. A andropausa ocorre, geralmente, a partir da faixa etária dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e conseqüente queda da produção de testosterona. Para verificar o possível quadro de andropausa, devem ser feitos exames de sangue, que medem o índice de testosterona livre e total e o nível de prolactina, que, se elevado, reduz a testosterona, podendo iniciar um processo de osteoporose, fraqueza muscular, aumento da massa gorda e dificuldades de ereção. Os testes de ereção devem ser feitos por um urologista e deve ser medida a densidade óssea (densitometria óssea). Na andropausa, os homens deixam de produzir espermatozóides, ficando, assim, estéreis.

2. À medida que cada um dos chakras recupera a harmonia interna, ativa-se um processo por meio do qual um vórtice de energia se abre e as qualidades aperfeiçoadas e a energia daquele chakra são projetadas para cima, para o próximo chakra.

 

Bibliografia:

KAAP, M. W. As glândulas endócrinas: nossas guardiães invisíveis. 1ª edição. Coordenação: Maria A. Moura. Biblioteca Rosacruz. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://media.photobucket.com/

http://www.anjodeluz.com.br/
ronna%20julho%202009.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andropausa

http://s304.photobucket.com/albums/

http://badboy82.no.sapo.pt/Links.html

http://biophysics.50megs.com/photo.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%
C3%A2ndula_end%C3%B3crina

 

Fundo musical:

New Song

Fonte:

http://www.4shared.com/get/
5EGjP0vf/NewSong.html