GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
(Pensamentos)

 

 

 

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos de Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927 – Cidade do México, 17 de abril de 2014), também conhecido por Gabo, jornalista, editor, ativista político, militante de causas sociais, humanista engajado e escritor colombiano considerado o mais popular desde Miguel de Cervantes, no século XVII. Gabriel apontou como seu mestre o escritor Norte-Americano William Faulkner, (New Albany, 25 de setembro de 1897 – Byhalia, 6 de julho de 1962), que é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez

 

 

 

Gabriel José García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927 – Cidade do México, 17 de abril de 2014) foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Foi laureado com o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na Literatura Latino-americana. Viajou muito pela Europa e viveu até a morte no México. Era pai do cineasta Rodrigo García.

 

Gabriel, que também conhecido por Gabo, era filho de Gabriel Eligio García e de Luisa Santiaga Márquez, que tiveram ao todo onze filhos. Logo depois que García Márquez nasceu, seu pai se tornou um farmacêutico. Em janeiro de 1929, seus pais se mudaram para Barranquilla, enquanto García Marquez permaneceu em Aracataca. Foi criado por seus avós maternos, Doña Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía. Quando ele tinha oito anos, seu avô morreu, e ele se mudou para a casa de seus pais em Barranquilla, onde seu pai era proprietário de uma farmácia. Seu avô materno Nicolás Márquez, que era um veterano da Guerra dos Mil Dias, cujas histórias encantavam o menino, e sua avó materna Tranquilina Iguarán, exerceram forte influência nas histórias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem Anos de Solidão.

 

Gabriel estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites; sua adolescência foi marcada por livros, em especial A Metamorfose, de Franz Kafka. Ao ler a primeira frase do livro, quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso, pensou: então eu posso fazer isso com os personagens? Criar situações impossíveis? Em 1947, mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas abandonou antes da graduação. Em 1948 vai para Cartagena das Índias, Colômbia, e começou seu trabalho como jornalista. Seu trabalho como jornalista foi para o jornal El Universal. Em 1949, foi para Barranquilha e trabalhou como repórter para o jornal El Heraldo. Neste mesmo período, participou de um grupo de escritores para estimular a Literatura. Em 1954, passou a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico. Em 1958, trabalhou como correspondente internacional na Europa, retornou a Barranquilha e se casou com Mercedes Barcha, com quem tem dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Em 1961, foi para Nova Iorque para trabalhar como correspondente internacional, mas, suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram ser perseguido pela CIA, e, com isso, se mudou para o México. Em 1994, fundou, juntamente com seu irmão, Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.

 

Seus livros, que refletiam sobre os rumos políticos e sociais da América Latina, alcançaram repercussão na Europa nos anos 1960 e 1970. Teve como seu primeiro trabalho o romance La Hojarasca, publicado em 1955. Em 1961 publicou Ninguém Escreve ao Coronel. A obra Relato de um Náufrago, muitas vezes apontada como seu primeiro romance, conta a história verídica do naufrágio de Luis Alejandro Velasco, e foi publicado primeiramente no El Espectador, somente sendo publicada em formato de livro anos depois, sem que o autor soubesse. Gabriel possui obras de ficção e não-ficção, tais como Crônica de uma Morte Anunciada e O Amor nos Tempos do Cólera. Em 1967, publicou Cem Anos de Solidão – livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração – considerado um marco da Literatura Latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado Realismo Fantástico. Suas novelas e histórias curtas – fusões entre a realidade e a fantasia – o levaram, em 1982, ao Nobel de Literatura. Em 2002, publicou sua autobiografia Viver para Contar, logo após ter sido diagnosticado com um câncer linfático.

 

Gabriel teve interesse por cinema e trabalhou principalmente como diretor. Em 1950, estudou no Centro Experimental de Cinema, em Roma. Participou diretamente de alguns filmes tais como Juego Peligroso, Presságio e Erendira, entre outros. Em 1986, fundou a Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba, para apoiar a carreira de jovens da América Latina, Caribe, Ásia e África. Em 1990, conheceu Woody Allen e Akira Kurosawa, diretores pelos quais teve admiração.

 

Em abril de 2009, Gabriel declarou que havia se aposentado e que não pretendia escrever mais livros. Esta notícia foi confirmada em 2012, quando o seu irmão, Jaime García Márquez, anunciou que foi diagnosticada uma demência em Gabriel, e que, embora estivesse em bom estado físico, havia perdido a memória e não voltaria a escrever. Gabriel morreu em 17 de abril de 2014, na Cidade do México, vítima de uma pneumonia, pouco mais de um mês após completar 87 anos. O autor lutava contra a reincidência de um câncer que atingira seus pulmões, gânglios e fígado. Em 1999, ele já havia conseguido superar um câncer linfático. Os últimos anos de vida de Gabriel foram marcados por relatos sobre problemas de memória, que não foram confirmados oficialmente. As aparições públicas de Gabo também foram mais escassas, apesar de ele continuar a se socializar com amigos. Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

 

 

 

Pensamentos de Gabo

 

 

 

 

 

 

Se há uma coisa que eu detesto neste mundo, são as festas obrigatórias em que as pessoas choram porque estão alegres, os fogos de artifício e as musiquinhas chochas, as grinaldas de papel de seda, que não têm nada a ver com um menino que nasceu há 2 mil anos em um estábulo indigente.

 

No ano de meus noventa anos, quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem.1

 

 

 

 

Um dos encantos da velhice são as provocações que as amigas jovens se permitem, achando que a gente está fora do jogo.

 

Acho contra a Natureza um homem que se entenda melhor com o seu cão do que com a sua esposa, que o ensine a comer e a descomer na hora certa, a responder perguntas e a compartilhar suas penas.

 

O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança.

 

A moral é uma questão de tempo.

 

O bolero é a vida!

 

O mundo avança, mas dando voltas ao redor do Sol.

 

Não abandone o barco em alto-mar.

 

A idade não é a que a gente tem, mas, a que a gente sente.

 

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo e cada palavra em seu estilo não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.

 

A fama é uma senhora muito gorda que não dorme com a gente, mas, quando a gente desperta, ela está sempre olhando para nós, aos pés da cama.

 

A fama chegou ao ponto de quase arruinar minha vida, pois, ela perturba o sentido de realidade, assim como o poder. Ela te condena à solidão, gera um problema de comunicação que te isola.

 

Não há pior desgraça do que morrer sozinho.2

 

O que você viveu ninguém rouba.

 

À merda o leque que o tempo é de brisa.

 

Coisa bem diferente teria sido a vida para ambos, se tivessem sabido a tempo que era mais fácil contornar as grandes catástrofes matrimoniais do que as misérias minúsculas de cada dia.

 

Amando sem pressa, como noivos velhos...

 

Deixe que o tempo passe, e já veremos o que traz.

 

Mas, se deixou levar por sua convicção de que os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão a luz, e, sim, que a vida os obriga – outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.

 

Ambos eram conscientes de serem tão diferentes, que nunca se sentiam tão sós do que quando estavam juntos.

 

Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e "o espelho quebrado da memória" dos envolvidos?

 

Uma comoção descomunal a imobilizou no seu centro de gravidade, plantou-a no lugar, e a sua vontade defensiva foi demolida pela ansiedade irresistível de descobrir o que eram os apitos alaranjados e os balões invisíveis que a esperavam do outro lado da morte.

 

As coisas têm vida própria.

 

Tudo é questão de despertar sua alma.

 

A ciência eliminou as distâncias.3

 

Se você pretende ficar louco, fique sozinho.

 

O essencial é não perder a orientação.4

 

O que acontece é que não agüentamos o peso da consciência.

 

 

 

 

Os amigos são uns filhos-da-puta!

 

O mundo era tão recente, que muitas coisas careciam de nome. Para mencioná-las, se precisava apontar com o dedo.

 

Prefiro a morte a escrever uma coisa sem estilo.

 

A pessoa pode abdicar do sexo, mas, o sexo não abdica da pessoa.

 

A vida não é mais do que uma sucessão contínua de oportunidades para sobreviver.

 

A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas, aquilo que recorda e a maneira como o recorda.

 

O mais importante que aprendi a fazer depois dos quarenta anos foi a dizer não quando é não.

 

Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque estão a ficar velhas; elas estão a ficar velhas porque pararam de perseguir os sonhos.

 

Ninguém merece as tuas lágrimas, mas, quem quer que as mereça não te irá fazer chorar.

 

O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão.

 

 

 

Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade.

 

Ele ainda era demasiado jovem para saber que a memória do Coração elimina as coisas más e amplia as coisas boas, e que graças a este artifício conseguimos suportar o peso do passado.

 

A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada.5

 

Não importa o quê, mas, ninguém poderá te tirar as danças que já dançaste.

 

A criação intelectual é o mais misterioso e solitário dos ofícios humanos.

 

A censura não presta para nada, já se sabe. Mas, o bom escritor deve convencer até os censores.

 

Desconcerta-me tanto pensar que Deus existe como que não existe.

 

Todos os seres humanos têm três vidas: a pública, a privada e a secreta.

 

 

 

 

Um verdadeiro amigo é aquele que segura a tua mão e toca o teu Coração.

 

Para mim, é suficiente ter a certeza de que tu e eu existimos neste momento.

 

Narrar é, talvez, o estado humano mais parecido com a levitação.

 

Aquele que não tem memória arranja uma de papel.

 

O amor é tão importante como a comida. Mas, não alimenta.

 

Aquele que espera muito pode esperar pouco.

 

A vida, mais do que a morte, não tem limites.

 

A coisa mais importante em um bom casamento não é a felicidade, mas, a estabilidade.

 

O problema na vida pública é aprender a superar o terror; o problema na vida de casado é aprender a superar o tédio.

 

Uma mentira é mais confortável do que a dúvida, mais útil do que o amor, mais duradoura do que a verdade.

 

O problema com o casamento é que ele termina todas as noites depois de fazer amor, e tem que ser reconstruído todas as manhãs antes do pequeno almoço.

 

Nenhum medicamento cura o que a felicidade não pode curar.

 

Para escrever, temos de estar convencidos de que somos melhores do que Cervantes; caso contrário, acabamos por ser piores do que na realidade somos.

 

Eu creio que um romance, um bom romance, é indivisível, pelo que não se pode separar o seu tema do seu estilo. Quando se pode separar, algo está a falhar.

 

Eu não sou rico. Sou um homem pobre com dinheiro, o que não é a mesma coisa.

 

A descrença é mais resistente do que a fé, porque é sustentada pelos sentidos.

 

Quando uma mulher decide dormir com um homem, não há parede que ela não escale, não há nenhum fortaleza que não destrua, não há nenhuma consideração moral que não ignore até à sua raiz e não há não existe nenhum Deus que valha a preocupação.

 

Nunca irei me apaixonar de novo... É como ter duas almas ao mesmo tempo.

 

Assim como os eventos reais são esquecidos, alguns que nunca existiram podem estar nas nossas memórias como se tivessem acontecido.

 

O amor é um estado de graça; não o meio para qualquer coisa, mas, o alfa e o ômega – um fim em si mesmo.

 

Ela nunca tinha imaginado que a curiosidade era uma das muitas máscaras do amor.

 

O meu problema mais importante foi destruir as linhas de demarcação que separam o que é real daquilo que parece fantástico.

 

A Humanidade, como um exército em campo, avança à velocidade do mais lento.

 

 

 

 

É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois, a vida está nos olhos de quem saber ver.

 

Tomei consciência de que a força invencível que impulsionou o mundo não são os amores felizes, mas, os contrariados.

 

Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada.

 

Eu te amo não por quem tu és, mas, por quem eu sou quando estou contigo.

 

A pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca o poderá ter.

 

Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiveres triste, porque nunca sabes quem poderá se enamorar do teu sorriso.

 

Podes ser somente uma pessoa para o mundo, mas, para alguma pessoa tu és o mundo.

 

Não chores porque terminou; sorri porque aconteceu.

 

Não te esforces tanto. As melhores coisas acontecem quando menos esperas.

 

Tudo o que acontece, acontece por alguma razão.

 

Não os odeio, mas, não consigo suportá-los porque não aprendi a negociar com eles.

 

Uma mulher deslumbrante não é aquela mais ardente, e, sim, a que vibra ao fazer amor somente com o homem que ama.

 

No dia em que a merda tiver algum valor, os pobres nascerão sem cu.

 

A Ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

 

Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a se levantar.

 

Nada neste mundo é mais difícil do que o amor.6

 

Meu coração tem mais quartos do que casa de puta!

 

O único arrependimento que eu terei é de morrer se não for por amor.

 

O mundo terá acabado de se foder no dia em que os homens viajarem de primeira classe e a Literatura no vagão de carga.

 

Não permita que eu esqueça você.

 

Morrer é muito mais difícil do que se acredita.

 

Porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a Terra.

 

Andava à deriva, sem afetos, sem ambições, como uma estrela errante no Sistema Planetário de Úrsula.

 

A atmosfera estava tão úmida que os peixes poderiam entrar pelas portas e sair pelas janelas, navegando no ar dos aposentos.

 

Não sentiu medo nem saudade, mas, uma raiva intestinal diante da idéia de que aquela morte artificiosa não lhe permitiria saber o final de tantas coisas que deixava sem terminar.

 

Conversaram sem se preocupar com a hora, porque ambos estavam acostumados a compartilhar suas insônias...

 

Rebeca se levantou à meia-noite e comeu punhados de terra no jardim, com avidez suicida, chorando de dor e fúria, mastigando minhocas macias e espedaçando os dentes nas cascas de caracóis.

 

Durante muitos anos, tinham ficado sem padre, arranjando os negócios da alma diretamente com Deus, e haviam perdido a malícia do pecado mortal.

 

A única vela que o fará vir está sempre acesa.

 

Você é das que confundem o cu com as têmporas.

 

Nós viemos — disseram — porque todo mundo vem.

 

Cornos! — gritou. — Podem levar de presente o minuto que falta.

 

Choveu durante quatro anos, onze meses e dois dias.

 

Nunca tinha visto o Fidel Castro tão carinhoso.

 

Eu trabalhava a cada dia, das nove da manhã até às três da tarde, dizia que era para manter o braço aquecido, mas, na realidade, era porque não sabia o que fazer de manhã.

 

Encontrei uma coisa fantástica: ficar na cama lendo. Leio todos aqueles livros que nunca tive tempo para ler. Lembro que antes sofria um grande desconcerto quando, pelo que fosse, não escrevia. Tinha que inventar alguma atividade para poder ficar até às três da tarde, para distrair a angústia. Mas, agora me é prazeroso.

 

Na América Latina, o problema crucial tem sido a falta de meios convencionais para tornar nossa vida verossímil.

 

Minha família me contou, muitas vezes, que comecei a (re)contar histórias e coisas assim, quase desde que nasci – desde que comecei a falar.

 

Meu defeito incorrigível: não medir a tempo meus adjetivos.

 

Ansiedade irresistível: escrever para não morrer.

 

O fenômeno do exílio para nós, latino-americanos, é muito grande na atualidade. Existiu sempre, é verdade. Mas, creio que em nenhuma época tenha sido um exílio tão longo e tão mágico. Quando fui à Europa pela primeira vez, o fenômeno do exílio estava, talvez, mais generalizado que agora: havia nicaragüenses exilados por Somoza, argentinos de Perón, peruanos de Odria, colombianos de Rojas Pinilla, venezuelanos de Pérez Jiménez, cubanos de Batista, dominicanos de Trujillo, ou seja, era algo mais genérico. Mas, o problema não tinha a persistência e a profundidade que tem agora. Além disso, os exilados de agora têm uma tendência à assimilação nos lugares de exílio, uma certa desesperança: agora, fala-se que isso vai ser longo. Há chilenos, argentinos, uruguaios, há muitos anos. Vocês, brasileiros, tiveram quinze anos... Ou seja, os que saíram com 19, 20 anos, e estão regressando agora, são outras pessoas, passou uma vida. Creio que seria preciso ter um temperamento muito especial para que não notassem que estão voltando a um país estranho.

 

O jornalismo é uma arma muito mais rápida do que a Literatura. Creio que é uma arma tão poderosa quanto a Literatura, sob o ponto de vista político. Os tempos é que são diferentes: o jornalismo é uma arma de emergência, para batalhas a curto prazo, enquanto a Literatura é uma arma mais lenta, embora muito eficaz.

 

A pior coisa da Literatura é começar a escrever.7

 

Quando alguém morre o espelho não fica embaçado.

 

 

 

 

Uma das conclusões a que chego, na medida em que escrevo livros, é que não gosto da Europa. Ficou claro, para mim, como os latino-americanos, de algum modo, não estão nunca na Europa. Os mexicanos, por exemplo: cada vez que encontro um na Europa, ouço que quarta-feira que vem ele estará voltando ao México.

 

O único grande erro que cometi na vida, o maior de todos, foi não ter ficado morando em meu País. Quando eu vou à Colômbia, confirmo que sinto saudades de um lugar que não existe.

 

Não tenho dúvidas de que o homem que vive na casa onde nasceu é mais feliz. Só que esta é uma felicidade que não serve para nada, só para este homem e para mais ninguém.

 

Se você me coloca em uma situação em que eu me encontre em uma contradição política, escolherei sempre a explicação que mais me convenha politicamente.

 

As greves nem sempre dão resultado: o importante é o gesto.

 

O escritor sempre está em conflito com a sociedade.

 

Na imensa solidão do poder, não há arquétipo melhor do que o ditador latino-americano, que é o grande monstro mitológico da nossa História.

 

 

Ditadores Latino-americanos

 

Acredito que o homem está completamente só.8

 

A similaridade entre a realidade da América Latina e a novela de cavalaria é tão grande...

 

Sempre diga o que você sente e faça o que você pensa.

 

Tenha calma. Deus espera por você na porta.

 

Só Deus sabe o quanto eu te amo!

 

Os loucos não são loucos, se alguém aceitar seu raciocínio.

 

Muitas vezes, a liberdade é a primeira vítima da guerra.

 

Parem, vacas, a vida é curta!

 

Dou valor as coisas, não por aquilo que valem, mas, por aquilo que significam.

 

Nada neste mundo é mais difícil do que o amor.

 

Não há na vida lugar mais triste do que uma cama vazia.

 

Não acredito em Deus, mas, tenho medo Dele.

 

Não vá morrer sem experimentar a maravilha de trepar com amor.

 

 

 

Bolero ou Tango?

 

 

 

Gabo: Bolero é vida!

Sei lá. Prefiro el tango.

Violino, flauta, violão...

Tango de um Regicida.

 

É o que los locos fazem:

juntam 1 + 1; acham 0;

juntam 0 + 0; acham 2.

E nisto se comprazem!

 

Velhice: o que sobra?

Dói aqui, responde ali...

Escravidão! Gravidade!

Arremate da desobra!

 

Poderia ser diferente;

mas, e a compreensão?

Poderia ser Illuminante;

porém, o final é dolente!

 

Poucos sorriem no fim.

Geralmente, é hospital!

O Gen.: – Me tira o tubo!9

E chega o ocaso, enfim!

 

E toca o último tango:

tangando, pitando espero

o minuto que não quero...

Gosto mais de fandango!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Tudo bem. Sem censura. Sem crítica. Sem preconceito. Mas, para fazer o quê? Beijinhos? Mixoscopia? Amar e infartar? Tudo bem. Mas, uma coisa é certa: gravidade é gravidade. E ninguém escapa da gravidade!

2. Se você pensar direitinho, nascemos solitos e morremos sozinhos. Bem, as ajudas, em um e outro caso, são outra coisa.

3. Eliminar, não eliminou; apenas, diminuiu.

4, E, para não perder a orientação, há dois amigos insubstituíveis: o Silêncio e o Deus de nossos Corações.

5. Isto é relativo; depende do tipo de sabedoria, pois, sabedoria é uma coisa, e Sabedoria (ShOPhIa = 396) é outra.

6. Ora, há uma coisa muito mais difícil do que o amor. Amor é mole, se comparado a ter que comer com aqueles pauzinhos infernais em restaurante japonês.

7. Em um soneto, geralmente, os dois primeiros versos vêm por inspiração; os doze últimos por transpiração.

8. O homem – na verdade, nenhum ser no Universo – está só, esteve só ou estará só. Podemos, algumas vezes, estar mal acompanhados, mas, isto é outra coisa.

9. O bordão Me tira o tubo ficou famoso nos anos 80 quando um general-personagem do programa de humor de Jô Soares o usava sempre que ouvia uma notícia que ele considerava ruim. — Refinaria de Pasadena? ? Dinheirama afanada? Me tira a porra do tubo!

 

Músicas de fundo:

Fumando Espero
Compositores: Juan Viladomat Masanas & Félix Garzo
Interpretação: Sara Montiel

Fonte:

http://www.belita.org/BELITAS%20MUSIC/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.animated-gifs.eu/
animals-turtles/index.php?page=8

http://www.myniceprofile.com/religious-94750.html

http://www.revistamooovie.com.br/revista/?p=1504

http://www.redelatitudes.com/2011/04/por
-jorge-zavaleta-nosso-parceiro-e.html

http://skeleton-skull.blogspot.com.br/
2012/11/skulls-on-fire.html

http://jornalggn.com.br/blog/jota-a-botelho/
entrevista-com-gabriel-garcia-marquez

http://veja.abril.com.br/especiais/
35_anos/ent_marquez.html

http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/media/
publicacoes/cadernos/a9n6/maria_silva.pdf

http://entretenimento.uol.com.br/

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/15

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/11

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/5

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/4

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/2

http://kdfrases.com/autor/gabriel-garc%C3%ADa-marquez

https://www.goodreads.com/author/quotes/
13450.Gabriel_Garc_a_M_rquez?page=2

https://www.goodreads.com/author/quotes/
13450.Gabriel_Garc_a_M_rquez

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2014-04-
17/veja-15-frases-marcantes-de-garcia-marquez.html

http://pensador.uol.com.br/
autor/gabriel_garcia_marquez/3/

http://pensador.uol.com.br/
autor/gabriel_garcia_marquez/

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/40

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/30

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/20

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/10

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez

http://www.bandab.com.br/blogs-e-colunas/
leandro-requena/me-tira-o-tubo/

http://www.heathersanimations.com/dance2.html

http://www.netanimations.net/walking_people.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Gabriel_Garc%C3%ADa_M%C3%A1rquez

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Gabriel_Garc%C3%ADa_M%C3%A1rquez

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.