Este
estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos
de Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de
1927 – Cidade do México, 17 de abril de 2014), também
conhecido por Gabo, jornalista, editor, ativista político, militante
de causas sociais, humanista engajado e escritor colombiano considerado
o mais popular desde Miguel de Cervantes, no século XVII. Gabriel
apontou como seu mestre o escritor Norte-Americano William Faulkner, (New
Albany, 25 de setembro de 1897 – Byhalia, 6 de julho de 1962), que
é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século
XX.
Breve
Biografia
Gabriel
García Márquez
Gabriel
José García Márquez (Aracataca, 6 de março de
1927 – Cidade do México, 17 de abril de 2014) foi um escritor,
jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um
dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores
mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros
vendidos em 36 idiomas. Foi
laureado com o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura em 1972,
e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros
livros inclui o aclamado Cem
Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo
mágico na Literatura Latino-americana. Viajou muito pela Europa e
viveu até a morte no México. Era pai do cineasta Rodrigo García.
Gabriel,
que também conhecido por Gabo, era filho de Gabriel Eligio García
e de Luisa Santiaga Márquez, que tiveram ao todo onze filhos. Logo
depois que García Márquez nasceu, seu pai se tornou um farmacêutico.
Em janeiro de 1929, seus pais se mudaram para Barranquilla, enquanto García
Marquez permaneceu em Aracataca. Foi criado por seus avós maternos,
Doña Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo
Márquez Mejía. Quando ele tinha oito anos, seu avô morreu,
e ele se mudou para a casa de seus pais em Barranquilla, onde seu pai era
proprietário de uma farmácia. Seu
avô materno Nicolás Márquez, que era um veterano da
Guerra dos Mil Dias, cujas histórias encantavam o menino, e sua avó
materna Tranquilina Iguarán, exerceram forte influência nas
histórias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem
Anos de Solidão.
Gabriel
estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Passou
a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites; sua adolescência
foi marcada por livros, em especial A Metamorfose, de Franz Kafka.
Ao ler a primeira frase do livro, quando
certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se
em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso, pensou: então
eu posso fazer isso com os personagens? Criar situações impossíveis?
Em 1947, mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciências
Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas abandonou
antes da graduação. Em 1948 vai para Cartagena das Índias,
Colômbia, e começou seu trabalho como jornalista. Seu trabalho
como jornalista foi para o jornal El Universal. Em 1949, foi para
Barranquilha e trabalhou como repórter para o jornal El Heraldo.
Neste mesmo período, participou de um grupo de escritores para estimular
a Literatura. Em 1954, passou a trabalhar no El Espectador como
repórter e crítico. Em 1958, trabalhou como correspondente
internacional na Europa, retornou a Barranquilha e se casou com Mercedes
Barcha, com quem tem dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Em 1961, foi para Nova
Iorque para trabalhar como correspondente internacional, mas, suas críticas
a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram
ser perseguido pela CIA, e, com isso, se mudou para o México. Em
1994, fundou, juntamente com seu irmão, Jaime Abello, a Fundação
Neo Jornalismo Iberoamericano.
Seus
livros, que refletiam sobre os rumos políticos e sociais da América
Latina, alcançaram repercussão na Europa nos anos 1960 e 1970.
Teve como seu primeiro trabalho o romance La
Hojarasca, publicado em 1955. Em 1961 publicou Ninguém
Escreve ao Coronel. A obra Relato
de um Náufrago, muitas vezes apontada como seu primeiro
romance, conta a história verídica do naufrágio de
Luis Alejandro Velasco, e foi publicado primeiramente no El Espectador,
somente sendo publicada em formato de livro anos depois, sem que o autor
soubesse. Gabriel possui obras de ficção e não-ficção,
tais como Crônica
de uma Morte Anunciada e O Amor nos Tempos do Cólera.
Em 1967, publicou Cem
Anos de Solidão – livro que narra a história
da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde
sua fundação até a sétima geração
– considerado um marco da Literatura Latino-americana e exemplo único
do estilo a partir de então denominado Realismo Fantástico.
Suas novelas e histórias curtas – fusões entre a realidade
e a fantasia – o levaram, em 1982, ao Nobel de Literatura. Em 2002,
publicou sua autobiografia Viver
para Contar, logo após ter sido diagnosticado com um
câncer linfático.
Gabriel
teve interesse por cinema e trabalhou principalmente como diretor. Em 1950,
estudou no Centro Experimental de Cinema, em Roma. Participou diretamente
de alguns filmes tais como Juego Peligroso, Presságio e
Erendira, entre outros. Em 1986, fundou a Escola Internacional
de Cinema e Televisão, em Cuba, para apoiar a carreira de jovens
da América Latina, Caribe, Ásia e África. Em 1990,
conheceu Woody Allen e Akira Kurosawa, diretores pelos quais teve admiração.
Em
abril de 2009, Gabriel declarou que havia se aposentado e que não
pretendia escrever mais livros. Esta notícia foi confirmada em 2012,
quando o seu irmão, Jaime García Márquez, anunciou
que foi diagnosticada uma demência em Gabriel, e que, embora estivesse
em bom estado físico, havia perdido a memória e não
voltaria a escrever. Gabriel morreu em 17 de abril de 2014, na Cidade do
México, vítima de uma pneumonia, pouco mais de um mês
após completar 87 anos. O autor lutava contra a reincidência
de um câncer que atingira seus pulmões, gânglios e fígado.
Em 1999, ele já havia conseguido superar um câncer linfático.
Os últimos anos de vida de Gabriel foram marcados por relatos sobre
problemas de memória, que não foram confirmados oficialmente.
As aparições públicas de Gabo também foram mais
escassas, apesar de ele continuar a se socializar com amigos. Nos últimos
anos, restringiu ao máximo suas aparições em público
e declarações por motivos de saúde.
Pensamentos
de Gabo
Se
há uma coisa que eu detesto neste mundo, são as festas obrigatórias
em que as pessoas choram porque estão alegres, os fogos de artifício
e as musiquinhas chochas, as grinaldas de papel de seda, que não
têm nada a ver com um menino que nasceu há 2 mil anos em um
estábulo indigente.
No
ano de meus noventa anos, quis me dar de presente uma noite de amor louco
com uma adolescente virgem.1
Um
dos encantos da velhice são as provocações que as amigas
jovens se permitem, achando que a gente está fora do jogo.
Acho
contra a Natureza um homem que se entenda melhor com o seu cão do
que com a sua esposa, que o ensine a comer e a descomer na hora certa, a
responder perguntas e a compartilhar suas penas.
O
sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança.
A
moral é uma questão de tempo.
O
bolero é a vida!
O
mundo avança, mas dando voltas ao redor do Sol.
Não
abandone o barco em alto-mar.
A
idade não é a que a gente tem, mas, a que a gente sente.
Descobri
que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu
tempo e cada palavra em seu estilo não era o prêmio merecido
de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação
inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.
A
fama é uma senhora muito gorda que não dorme com a gente,
mas, quando a gente desperta, ela está sempre olhando para nós,
aos pés da cama.
A
fama chegou ao ponto de quase arruinar minha vida, pois, ela perturba o
sentido de realidade, assim como o poder. Ela te condena à solidão,
gera um problema de comunicação que te isola.
Não
há pior desgraça do que morrer sozinho.2
O
que você viveu ninguém rouba.
À merda
o leque que o tempo é de brisa.
Coisa
bem diferente teria sido a vida para ambos, se tivessem sabido a tempo que
era mais fácil contornar as grandes catástrofes matrimoniais
do que as misérias minúsculas de cada dia.
Amando
sem pressa, como noivos velhos...
Deixe
que o tempo passe, e já veremos o que traz.
Mas,
se deixou levar por sua convicção de que os seres humanos
não nascem para sempre no dia em que as mães os dão
a luz, e, sim, que a vida os obriga – outra vez e muitas vezes –
a se parirem a si
mesmos.
Ambos
eram conscientes de serem tão diferentes, que nunca se sentiam tão
sós do que quando estavam juntos.
Em
que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões
e "o espelho quebrado da memória" dos envolvidos?
Uma
comoção descomunal a imobilizou no seu centro de gravidade,
plantou-a no lugar, e a sua vontade defensiva foi demolida pela ansiedade
irresistível de descobrir o que eram os apitos alaranjados e os balões
invisíveis que a esperavam do outro lado da morte.
As
coisas têm vida própria.
Tudo
é questão de despertar sua alma.
A
ciência eliminou as distâncias.3
Se
você pretende ficar louco, fique sozinho.
O
essencial é não perder a orientação.4
O
que acontece é que não agüentamos o peso da consciência.
Os
amigos são uns filhos-da-puta!
O
mundo era tão recente, que muitas coisas careciam de nome. Para mencioná-las,
se precisava apontar com o dedo.
Prefiro
a morte a escrever uma coisa sem estilo.
A
pessoa pode abdicar do sexo, mas, o sexo não abdica da pessoa.
A
vida não é mais do que uma sucessão contínua
de oportunidades para sobreviver.
A
vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas, aquilo que
recorda e a maneira como o recorda.
O
mais importante que aprendi a fazer depois dos quarenta anos foi a dizer
não quando é não.
Não
é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque estão
a ficar velhas; elas estão a ficar velhas porque pararam de perseguir
os sonhos.
Ninguém
merece as tuas lágrimas, mas, quem quer que as mereça não
te irá fazer chorar.
O
segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de
um honroso pacto com a solidão.
Um
único minuto de reconciliação vale mais do que toda
uma vida de amizade.
Ele
ainda era demasiado jovem para saber que a memória do Coração
elimina as coisas más e amplia as coisas boas, e que graças
a este artifício conseguimos suportar o peso do passado.
A
sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não
nos serve para nada.5
Não
importa o quê, mas, ninguém poderá te tirar as danças
que já dançaste.
A
criação intelectual é o mais misterioso e solitário
dos ofícios humanos.
A
censura não presta para nada, já se sabe. Mas, o bom escritor
deve convencer até os censores.
Desconcerta-me
tanto pensar que Deus existe como que não existe.
Todos
os seres humanos têm três vidas: a pública, a privada
e a secreta.
Um
verdadeiro amigo é aquele que segura a tua mão e toca o teu
Coração.
Para
mim, é suficiente ter a certeza de que tu e eu existimos neste momento.
Narrar
é, talvez, o estado humano mais parecido com a levitação.
Aquele
que não tem memória arranja uma de papel.
O
amor é tão importante como a comida. Mas, não alimenta.
Aquele
que espera muito pode esperar pouco.
A
vida, mais do que a morte, não tem limites.
A
coisa mais importante em um bom casamento não é a felicidade,
mas, a estabilidade.
O
problema na vida pública é aprender a superar o terror; o
problema na vida de casado é aprender a superar o tédio.
Uma
mentira é mais confortável do que a dúvida, mais útil
do que
o amor, mais duradoura
do que a verdade.
O
problema com o casamento é que ele termina todas as noites depois
de fazer amor, e tem que ser reconstruído todas as manhãs
antes do pequeno almoço.
Nenhum
medicamento cura o que a felicidade não pode curar.
Para
escrever, temos de estar convencidos de que somos melhores do que Cervantes;
caso contrário, acabamos por ser piores do que na realidade somos.
Eu
creio que um romance, um bom romance, é indivisível, pelo
que não se pode separar o seu tema do seu estilo. Quando se pode
separar, algo está a falhar.
Eu
não sou rico. Sou um homem pobre com dinheiro, o que não é
a mesma coisa.
A
descrença é mais resistente do que a fé, porque é
sustentada pelos sentidos.
Quando
uma mulher decide dormir com um homem, não há parede que ela
não escale, não
há nenhum
fortaleza que não destrua, não
há nenhuma
consideração moral que não ignore até à
sua raiz e não
há não
existe nenhum Deus que valha a preocupação.
Nunca
irei me apaixonar de novo... É como ter duas almas ao mesmo tempo.
Assim
como os eventos reais são esquecidos, alguns que nunca existiram
podem estar nas nossas memórias como se tivessem acontecido.
O
amor
é um estado de graça; não o meio para qualquer coisa,
mas, o alfa e o ômega – um fim em si mesmo.
Ela
nunca tinha imaginado que a curiosidade era uma das muitas máscaras
do amor.
O
meu problema mais importante foi destruir as linhas de demarcação
que separam o que é real daquilo que parece fantástico.
A
Humanidade, como um exército em campo, avança à velocidade
do mais lento.
É
necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão
dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos
nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento
e aprender sua duração, pois, a vida está nos olhos
de quem saber ver.
Tomei
consciência de que a força invencível que impulsionou
o mundo não são os amores felizes, mas, os contrariados.
Todo
mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade
está na forma de subir a escarpada.
Eu
te amo não por quem tu és, mas, por quem eu sou quando estou
contigo.
A
pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu
lado e saber que nunca o poderá ter.
Nunca
deixes de sorrir, nem mesmo quando estiveres triste, porque nunca sabes
quem poderá se enamorar do teu sorriso.
Podes
ser somente uma pessoa para o mundo, mas, para alguma pessoa tu és
o mundo.
Não
chores porque terminou; sorri porque aconteceu.
Não
te esforces tanto. As melhores coisas acontecem quando menos esperas.
Tudo
o que acontece, acontece
por alguma razão.
Não
os odeio, mas, não consigo suportá-los porque não aprendi
a negociar com eles.
Uma
mulher deslumbrante não é aquela mais ardente, e, sim, a que
vibra ao fazer amor somente com o homem que ama.
No
dia em que a merda tiver algum valor, os pobres nascerão sem cu.
A
Ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha
o besouro.
Um
homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para
ajudá-lo a se levantar.
Nada
neste mundo é mais difícil do que o amor.6
Meu
coração tem mais quartos do que casa de puta!
O
único
arrependimento que eu terei é de morrer se não for por amor.
O
mundo terá acabado de se foder no dia em que os homens viajarem de
primeira classe e a Literatura no vagão de carga.
Não
permita que eu esqueça você.
Morrer
é muito mais difícil do que se acredita.
Porque
as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma
segunda oportunidade sobre a Terra.
Andava
à deriva, sem afetos, sem ambições, como uma estrela
errante no Sistema Planetário de Úrsula.
A
atmosfera estava tão úmida que os peixes poderiam entrar pelas
portas e sair pelas janelas, navegando no ar dos aposentos.
Não
sentiu medo nem saudade, mas, uma raiva intestinal diante da idéia
de que aquela morte artificiosa não lhe permitiria saber o final
de tantas coisas que deixava sem terminar.
Conversaram
sem se preocupar com a hora, porque ambos estavam acostumados a compartilhar
suas insônias...
Rebeca
se levantou à meia-noite e comeu punhados de terra no jardim, com
avidez suicida, chorando de dor e fúria, mastigando minhocas macias
e espedaçando os dentes nas cascas de caracóis.
Durante
muitos anos, tinham ficado sem padre, arranjando os negócios da alma
diretamente com Deus, e haviam perdido a malícia do pecado mortal.
A
única
vela que o fará vir está sempre acesa.
Você
é das que confundem o cu com as têmporas.
Nós
viemos — disseram — porque todo mundo vem.
Cornos!
— gritou. — Podem levar de presente o minuto que falta.
Choveu
durante quatro anos, onze meses e dois dias.
Nunca
tinha visto o Fidel Castro tão carinhoso.
Eu
trabalhava a cada dia, das nove da manhã até às três
da tarde, dizia que era para manter o braço aquecido, mas, na realidade,
era porque não sabia o que fazer de manhã.
Encontrei
uma coisa fantástica: ficar na cama lendo. Leio todos aqueles livros
que nunca tive tempo para ler. Lembro que antes sofria um grande desconcerto
quando, pelo que fosse, não escrevia. Tinha que inventar alguma atividade
para poder ficar até às três da tarde, para distrair
a angústia. Mas, agora me é prazeroso.
Na
América Latina, o problema crucial tem sido a falta de meios convencionais
para tornar nossa vida verossímil.
Minha
família me contou, muitas vezes, que comecei a (re)contar histórias
e coisas assim, quase desde que nasci – desde que comecei a falar.
Meu
defeito incorrigível: não medir a tempo meus adjetivos.
Ansiedade
irresistível: escrever para não morrer.
O
fenômeno do exílio para nós, latino-americanos, é
muito grande na atualidade. Existiu sempre, é verdade. Mas, creio
que em nenhuma época tenha sido um exílio tão longo
e tão mágico. Quando fui à Europa pela primeira vez,
o fenômeno do exílio estava, talvez, mais generalizado que
agora: havia nicaragüenses exilados por Somoza, argentinos de Perón,
peruanos de Odria, colombianos de Rojas Pinilla, venezuelanos de Pérez
Jiménez, cubanos de Batista, dominicanos de Trujillo, ou seja, era
algo mais genérico. Mas, o problema não tinha a persistência
e a profundidade que tem agora. Além disso, os exilados de agora
têm uma tendência à assimilação nos lugares
de exílio, uma certa desesperança: agora, fala-se que isso
vai ser longo. Há chilenos, argentinos, uruguaios, há muitos
anos. Vocês, brasileiros, tiveram quinze anos... Ou seja, os que saíram
com 19, 20 anos, e estão regressando agora, são outras pessoas,
passou uma vida. Creio que seria preciso ter um temperamento muito especial
para que não notassem que estão voltando a um país
estranho.
O
jornalismo é uma arma muito mais rápida do que a Literatura.
Creio que é uma arma tão poderosa quanto a Literatura, sob
o ponto de vista político. Os tempos é que são diferentes:
o jornalismo é uma arma de emergência, para batalhas a curto
prazo, enquanto a Literatura é uma arma mais lenta, embora
muito eficaz.
A
pior coisa da Literatura é começar a escrever.7
Quando
alguém morre o espelho não fica embaçado.
Uma
das conclusões a que chego, na medida em que escrevo livros, é
que não gosto da Europa. Ficou claro, para mim, como os latino-americanos,
de algum modo, não estão nunca na Europa. Os mexicanos, por
exemplo: cada vez que encontro um na Europa, ouço que quarta-feira
que vem ele estará voltando ao México.
O
único grande erro que cometi na vida, o maior de todos, foi não
ter ficado morando em meu País. Quando eu vou à Colômbia,
confirmo que sinto saudades de um lugar que não existe.
Não
tenho dúvidas de que o homem que vive na casa onde nasceu é
mais feliz. Só que esta é uma felicidade que não serve
para nada, só para este homem e para mais ninguém.
Se
você me coloca em uma situação em que eu me encontre
em uma contradição política, escolherei sempre a explicação
que mais me convenha politicamente.
As
greves nem sempre dão resultado: o importante é o gesto.
O
escritor sempre está em conflito com a sociedade.
Na
imensa solidão do poder, não há arquétipo melhor
do que o ditador latino-americano, que é o grande monstro mitológico
da nossa História.
Ditadores
Latino-americanos
Acredito
que o homem está completamente só.8
A
similaridade entre a realidade da América Latina e a novela de cavalaria
é tão grande...
Sempre
diga o que você sente e faça o que você pensa.
Tenha
calma. Deus espera por você na porta.
Só
Deus sabe o quanto eu te amo!
Os
loucos não são loucos, se alguém aceitar seu raciocínio.
Muitas
vezes, a
liberdade é a
primeira vítima da guerra.
Parem,
vacas, a vida é curta!
Dou
valor as coisas, não por aquilo que valem, mas, por aquilo que significam.
Nada
neste mundo é mais difícil do que o amor.
Não
há na vida lugar mais triste do que uma cama vazia.
Não
acredito em Deus, mas, tenho medo Dele.
Não
vá morrer sem experimentar a maravilha de trepar com amor.
Bolero
ou Tango?
Gabo:
Bolero é vida!
Sei lá.
Prefiro el tango.
Violino,
flauta, violão...
Tango
de um Regicida.
É
o que los locos
fazem:
juntam
1 + 1; acham 0;
juntam
0 + 0; acham 2.
E nisto
se comprazem!
Velhice:
o que sobra?
Dói
aqui, responde ali...
Escravidão!
Gravidade!
Arremate
da desobra!
Poderia
ser diferente;
mas,
e a compreensão?
Poderia
ser Illuminante;
porém,
o final é dolente!
Poucos
sorriem no fim.
Geralmente,
é hospital!
O
Gen.: – Me tira o tubo!9
E chega
o ocaso, enfim!
E
toca o último tango:
tangando,
pitando espero
o
minuto que não quero...
Gosto
mais de fandango!
______
Notas:
1. Tudo
bem. Sem censura. Sem crítica. Sem preconceito. Mas, para fazer o
quê? Beijinhos? Mixoscopia? Amar e infartar? Tudo bem. Mas, uma coisa
é certa: gravidade é gravidade. E ninguém escapa da
gravidade!
2. Se
você pensar direitinho, nascemos solitos e morremos sozinhos. Bem,
as ajudas, em um e outro caso, são outra coisa.
3. Eliminar,
não eliminou; apenas, diminuiu.
4, E,
para não perder a orientação, há dois amigos
insubstituíveis: o Silêncio e o Deus de nossos Corações.
5. Isto
é relativo; depende do tipo de sabedoria, pois, sabedoria é
uma coisa, e Sabedoria (ShOPhIa
= 396) é outra.
6. Ora,
há uma coisa muito mais difícil do que o amor. Amor é
mole, se comparado a ter que comer com aqueles pauzinhos infernais em restaurante
japonês.
7. Em
um soneto, geralmente, os dois primeiros versos vêm por inspiração;
os doze últimos por transpiração.
8. O
homem – na verdade, nenhum ser no Universo – está só,
esteve só ou estará só. Podemos, algumas vezes, estar
mal acompanhados, mas, isto é outra coisa.
9. O bordão
Me tira o tubo
ficou famoso nos anos 80 quando um general-personagem do programa de humor
de Jô Soares o usava sempre que ouvia uma notícia que ele considerava
ruim. — Refinaria
de Pasadena? ?
Dinheirama afanada? Me tira a porra do tubo!
Músicas
de fundo:
Fumando
Espero
Compositores: Juan Viladomat Masanas & Félix Garzo
Interpretação: Sara Montiel
Fonte:
http://www.belita.org/BELITAS%20MUSIC/
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.animated-gifs.eu/
animals-turtles/index.php?page=8
http://www.myniceprofile.com/religious-94750.html
http://www.revistamooovie.com.br/revista/?p=1504
http://www.redelatitudes.com/2011/04/por
-jorge-zavaleta-nosso-parceiro-e.html
http://skeleton-skull.blogspot.com.br/
2012/11/skulls-on-fire.html
http://jornalggn.com.br/blog/jota-a-botelho/
entrevista-com-gabriel-garcia-marquez
http://veja.abril.com.br/especiais/
35_anos/ent_marquez.html
http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/media/
publicacoes/cadernos/a9n6/maria_silva.pdf
http://entretenimento.uol.com.br/
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/15
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/11
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/5
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/4
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garcía-marquez/2
http://kdfrases.com/autor/gabriel-garc%C3%ADa-marquez
https://www.goodreads.com/author/quotes/
13450.Gabriel_Garc_a_M_rquez?page=2
https://www.goodreads.com/author/quotes/
13450.Gabriel_Garc_a_M_rquez
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2014-04-
17/veja-15-frases-marcantes-de-garcia-marquez.html
http://pensador.uol.com.br/
autor/gabriel_garcia_marquez/3/
http://pensador.uol.com.br/
autor/gabriel_garcia_marquez/
http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/40
http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/30
http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/20
http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez/10
http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gabriel-garcia-marquez
http://www.bandab.com.br/blogs-e-colunas/
leandro-requena/me-tira-o-tubo/
http://www.heathersanimations.com/dance2.html
http://www.netanimations.net/walking_people.htm
http://pt.wikiquote.org/wiki/
Gabriel_Garc%C3%ADa_M%C3%A1rquez
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Gabriel_Garc%C3%ADa_M%C3%A1rquez
Direitos
autorais:
As animações,
as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo)
neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar
o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright
são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a
quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las,
se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar
que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei
do ar imediatamente.