"Satyagraha"
- a força do espírito - não depende do número;
depende do grau de firmeza.
A
não-violência é o meio; a Verdade, o fim.
A
única revolução possível é a que ocorre
dentro de nós.
Sei
que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança
da acolhida que recebi do povo pobre de East London.
A
minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua
essência, para todo o mundo.
O
desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado;
em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.
A
minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem
uns para os outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho
para com toda a Humanidade.
Creio
que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências,
assim como há em a natureza uma unidade que permeia as aparentes
diversidades.
Não
desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem
vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhê-la-ia
com alegria.
As
doenças são os resultados não só dos nossos
atos como também dos nossos pensamentos.
A
regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como
uma toda a família humana. Quem faz distinção entre
os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca
os membros da sua religião e abre caminho para o abandono –
a irreligião.
Uma
coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção
de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade a substância
de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou
importância a cada dia. E também a minha definição
dela se foi constantemente ampliando.
O
meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria
o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração
de outras nações. O patriotismo que eu concebo não
vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções,
com o maior bem e a paz de toda a Humanidade.
Minha
devoção à verdade empurrou-me para a política.
E posso dizer, sem a mínima hesitação e também
com toda a humildade, que não entendem nada de religião aqueles
que afirmam que ela nada tem a ver com a política.
Acredito
na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de tudo o que vive.
Desse modo, se um homem progredir espiritualmente o mundo inteiro progride
com ele; e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.
A
minha preocupação não está em ser coerente com
as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema,
mas em ser coerente com a verdade.
A
não-violência não existe se apenas amamos aqueles que
nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles
que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei
do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis
de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo.
Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão
difícil se torna fácil de realizar, se assim quisermos.
O
erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente.
Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém
a ver. [Uma das grandes falácias,
talvez a maior, do Terceiro Reich foi ter acreditado e encorajado o mote
gobbelsiano: Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade.]
A não-violência
é infinitamente superior à violência, o perdão
é mais nobre do que a punição. O perdão enobrece
um soldado. Mas a abstenção só é perdão
quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende
proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa
um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela
punição condigna do General Dyer e de outros iguais. Haveriam
de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia
seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas
quero usar a força da Índia e a minha própria para
um propósito melhor.
"Ahimsa"
(amor) não é tão-somente um estado negativo que consista
em não se fazer o mal, mas é também um estado positivo
que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.
O "ahimsa" não é uma coisa assim tão fácil.
É mais fácil dançar sobre uma corda do que sobre o
fio da "ahimsa".
O perdão
é bem mais viril do que o castigo.
Só
quando se vêem os próprios erros através de uma lente
de aumento e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros,
é que se pode chegar à justa avaliação de uns
e de outros.
O
mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria
vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos
nos compete escolher o caminho da violência menor.
A
única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.
Ao
rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor
para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe
esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso
conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois,
crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não
nesta vida humana mas em uma outra, poderei cingir toda a Humanidade num
fraternal abraço.
É o
sofrimento — e apenas o sofrimento — que abre no homem a compreensão
interior.
O amor
é a força mais abstrata, e também a mais potente, que
há no mundo.
O
Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente
impossível separá-los. São como duas faces da mesma
medalha.
Unir
a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para
com o malfeitor. Não existe outra maneira de purificar o mundo.
Só
poderemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.
A minha
natural inclinação para cuidar dos doentes transformou-se
aos poucos em [com]paixão,
a tal ponto que muitas vezes fui obrigado a descuidar o meu trabalho.
Só
se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis
da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira
saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem
rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente
sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina
os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte
harmoniosa da natureza.
A não-violência
é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não
pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula
e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão
não justificada a compromete. A não-violência, pelo
menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real do que
a própria lei do talião - mas em plano moral. A verdade e
a não-violência são, talvez, as forças mais ativas
de que o mundo dispõe. Para tornar-se verdadeira força, a
não-violência deve nascer do Espírito. A não-violência,
em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente.
Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade
do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim,
um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os
poderes de um império injusto para salvar a própria honra,
a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas
para a queda e a regeneração daquele mesmo império.
Se
bem entendi, a não-violência é a lição
central do Cristianismo.
A civilização,
no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação,
mas na vontade de espontânea limitação das necessidades.
Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade
e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir.
É injusto
e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios
atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue.
É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às
conseqüências tomando tônicos ou outros remédios.
É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias
paixões animalescas e fuja às conseqüências dos
próprios atos.
Todo
aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.
[Enriquecer significa empobrecer
o outro. Só se ganha se alguém perder ou deixar de ganhar.]
A
Natureza é inexorável e vingar-se-á completamente da
violação de suas leis.
As
divergências de opinião não devem significar hostilidade.
Se fosse assim, minha mulher e eu deveríamos ser inimigos figadais.
Não conheço duas pessoas no mundo que não tenham tido
divergências de opinião. Como seguidor do Bhagavad Gita, sempre
procurei nutrir pelos que discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos
que me são mais queridos e vizinhos.
Aprendi,
graças a uma amarga experiência, a única suprema lição:
controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em
energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função
capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou
que não perca o controle. O que eu não dou é campo
à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira
geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la.
Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar
com uma prática assídua.
O
único tirano que aceito neste mundo é a SILENCIOSA
PEQUENA VOZ dentro de mim [em
meu Coração]. (Maiúsculas, grifo e acréscimo
meus).
O
silêncio já se tornou para mim uma necessidade física
espiritual. Inicialmente escolhi-o para me aliviar da depressão.
A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado
por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E, de repente,
me dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia me comunicar
com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.
Nas
questões de consciência a lei da maioria não conta.
Só
se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.
Acredito
na essencial unidade do homem e, portanto, na unidade de tudo o que vive.
Aqueles
que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos
no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não
andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.
A
mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscência do
homem. O remédio está em suas mãos mais do que nas
mãos do homem.
Aquele
que não é capaz de governar a si mesmo não será
capaz de governar os outros.
Somente
poderemos sentir Deus destacando-nos dos sentidos.
Quem
sabe se concentrar em uma coisa e insistir nela como único objetivo
obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.
O
que eu quero alcançar, o ideal que sempre almejei com sofreguidão,
é conseguir o meu pleno desenvolvimento, ver Deus face-a-face, conseguir
a libertação do Eu.
Quem
quiser levar uma vida pura deverá estar sempre pronto para o sacrifício.
O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e
a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos
pelos outros.
A
verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou
fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor do que o livro
da Humanidade?
Os
louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes
me entristecem.
Não
quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas
janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela
minha casa com o máximo de liberdade possível.
Uma
civilização será julgada pelo tratamento que dispensa
às minorias.
Nada
mais longe do meu pensamento do que a idéia de me fechar e erguer
barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais
culturas pode convenientementemente seguir, e nunca anteceder, o apreço
e a assimilação da nossa.
Sei
por experiência que a castidade é fácil para quem é
senhor de si mesmo.
Um
aprendizado acadêmico não baseado na prática é
como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não
inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir
ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio
civil, na necessidade de assimilar e viver a vida.
O
"brahmacharya" é o controle dos sentidos no pensamento,
nas palavras, e na ação. O que a ele aspira não deixará
nunca de ter consciência de suas faltas, não deixará
nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos ângulos
escuros de seu coração e lutará sem trégua pela
total libertação.
Quando
o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na
perdição.
Ler
e escrever, de per si, não são educação. Eu
iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe
um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde
o momento em que começa sua educação. Desse modo, todas
as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes com a condição
de o Estado comprar os manufaturados.
A
autodefesa mais duradoura é autopurificação.
É preciso,
porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente,
como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria
saber o porquê e o como de cada operação. Os
olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem
antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
A arte
da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.
Cada
dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um
tomasse o que lhe fosse necessário não haveria pobreza no
mundo e ninguém morreria de fome.
Nunca
perca a fé na Humanidade, pois ela é como um oceano. Só
porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer
que ele esteja sujo por completo.
Odeio
o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não
pode ser dividido com as multidões é "tabu".
A
não-cooperação com o mal é um dever tão
importante quanto a cooperação com o bem.
A
desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão.
Não ouse renunciar se não quer deixar de ser homem. A desobediência
civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência
criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é
tentar encarcerar a consciência.
O
maior teste da não-violência está no fato de não
ficar qualquer rancor depois de um conflito não-violento, com os
inimigos se convertendo em amigos. Essa foi a minha grande experiência
na África do Sul com o General Smuts. Ele começou como meu
oponente e o meu crítico mais encarniçado. Hoje, é
meu amigo mais caloroso.
Quem
busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado
com o amanhã.
O
mundo não é totalmente governado pela lógica. A própria
vida envolve certa espécie de violência,
e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.
[O princípio da devoração
para a sobrevivência é um simples exemplo.]
Minha
missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A
minha missão não está simplesmente na libertação
da Índia, embora ela absorva, na prática, toda a minha vida
e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia
espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade entre os homens.
O
meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria
o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração
de outras nações. O patriotismo que eu concebo não
vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções,
com o maior bem e a paz de toda a Humanidade.
Orar
não é pedir. A oração é a respiração
da alma.
A oração
salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem
fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou
e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível. A minha paz
muitas vezes causa inveja. Ela vem da oração. Eu sou um homem
de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo,
assim a alma sem oração se torna impura.
O
jejum é a oração mais dolorosa e também a mais
sincera e compensadora.
Quem
venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.
Uma
civilização é julgada pelo tratamento que dispensa
às minorias.
Se
eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento
de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o
que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é
indispensável: além do pão, o trabalho; além
do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar
a saída.
Verdade,
pureza, autocontrole, firmeza, intrepidez, humildade, unidade, paz e renúncia
são as qualidades inerentes de um resistente civil.
Não
posso tolerar a menor concessão à mentira. Estou convencido
de que não há maior religião do que a verdade. (Satyan
nasti paro dharmah — não há religião superior
à verdade era o antigo lema da família de Kasi, ou Varanasi,
e também foi escolhido como divisa da Sociedade Teosófica
por seus fundadores. O vocábulo sânscrito dharma foi
traduzido como religião, mas tem outros significados, como por exemplo
doutrina, lei, dever, direito, justiça e virtude.)
A mulher
tem o mesmo direito à liberdade que o homem.
Não
há um caminho para a paz; a paz é o caminho. O que é
obtido pela violência só pode ser mantido pela violência.
Olho
por olho e todo mundo acabará cego.
A
religião é uma só árvore com muitos ramos. Se
não vemos mais do que os ramos, diremos que há muitas religiões.
Porém, se virmos toda a árvore compreenderemos que há
uma e somente uma religião.