FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS X

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 10ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

O primeiro passo: Vontade. De ti, exclusivamente de ti, depende o impulso que te permitirá avançar no Caminho. Ninguém o fará por ti.

 

A Senda é dura e cheia de espinhos. Para caminhares por esta Senda de Serviço, necessitas ser Homem de Vontade porque, uma vez em trânsito, sentir-te-ás angustiado; os pés sangrarão e o coração desfalecerá.

 

Se o teu desejo é sincero, começa desde já; não te julgues só. Esta é uma das muitas ilusões das quais mâyâ se utiliza para esconder a Realidade. Quando a tua vibração atingir a verdadeira tonalidade, então, compreenderás que nunca estiveste só.

 

Nunca critiques. Nunca difames ninguém. Sê benevolente, magnânimo e compassivo.

 

Primeiro, o outro; depois você. Sempre. Um Rosa+Cruz, antes de pensar em si, pensa primeiro no outro. Sempre.

 

Vem, Santo Querer, Divina Energia Volitiva! Transmuta a minha vontade fazendo-a uma com a Tua.

 

O mais efetivo exercício místico: à noite, uma vez no teu leito, deverás fazer um exame dos teus pensamentos, das tuas palavras e dos teus atos praticados durante o dia, e, por um duplo esforço de concentração da vontade, deverás procurar corrigir as faltas em que caíste, e, daí por diante, evitar nelas reincidir.1

 

O Religar Místico-espiritual (união com a Divindade Interior) fundamentalmente depende de conhecermos e de vivermos Iniciaticamente a Santa Gnose e os Santos Mistérios.

 

O eterno feminino – que tende para cima e o eterno masculino que marcha para baixo ao se encontrarem na metade do Caminho, ou seja, no Reino do Meio, obterão, neste Plano, a redenção. Por isto, em todas as épocas, se afirmou que no mistério do sexo a espécie humana encontrará a raiz de sua salvação. Uma vez unidos, homem e mulher, juntos em um androginismo místico perfeito, poderão subir até o próprio Deus.

 

 

 

 

Não podemos melhor amar a Deus do que obedecendo a Sua Lei. Para prestarmos, conscientemente, esta obediência devemos conhecer a Lei. E o conhecimento Dela só se adquire por meio da prática. (Franz Hartmann, 1838 – 1912).2

 

O inverno é uma promessa de primavera e um verão oculto.

 

Ainda persiste a falsa suposição dos que acreditam que para ser Iniciado na Sabedoria Gnóstica seja necessário fazer uma viagem a Índia, submeter-se ao celibato etc.

 

Meta visada pelo ocultista sincero: dominar as Leis da Natureza para ser útil aos demais.

 

Muita gente ainda pensa que Deus é um abastado negociante, que, ao invés de vender mercadorias a dinheiro, cede lugares no céu a troco de missas, de rezas e de confissões, que suprime purgatórios e outras penas, que protege transações, que faz casamentos etc.

 

Ainda prevalece a idéia de ser bom e de evitar o mal, não por amor ao próprio bem, mas por medo do inferno e pela cobiça do céu.

 

Antes que as coisas existissem como coisas, tanto o Bem quanto o Mal absolutos não eram compreensíveis, até que tomaram forma. Não obstante, no princípio, só existia o Bem Absoluto.

 

Se é seu arbítrio, o homem pode continuar caindo. Mas, pode aproveitar androginamente a mulher, como complemento santo para ascender, para regressar, para ser redimido... No entanto, o homem necessita alento, um poderoso impulso que o faça se reanimar e que lhe dê a vontade e o dinamismo necessários para se desfazer das velhas paixões arraigadas, e poder ascender, com todas as suas forças, nas asas do Pleroma. Precisa de um influxo, de uma comoção atuante que o impulsione, e esta está radicada nos Mantras Sagrados, que colocam em ação as Forças Solares, as Energias Cósmicas e fazem o Crestos operar em nós.

 

Amai a Deus sobre todas as coisas. Amar a Deus sobre todas as coisas quer dizer amar a Sabedoria (ShOPhYa) e a Verdade. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Dedicai vossa vida inteira ao progresso do Espírito – à evolução espiritual. Desenvolvei vossas faculdades e poderes latentes para perceber a Realidade. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Sede completamente desinteressados. Agi, sempre, sem esperar ou contar com qualquer vantagem pessoal. Toda ação inspirada pelo egoísmo é Magia Negra. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

 

 

 

Sede silenciosos, modestos, pacientes e calmos, mas enérgicos. Energia não é violência, e a pesada Porta do Templo só se abre quando o discípulo adquire a necessária força para descerrá-la. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Aprendei a conhecer a origem dos metais que existem em vosso Corpo Físico. As enfermidades decorrem desta ignorância. A hipervisão de um clarividente permite este desiderato, observando as irradiações áuricas do vosso duplo. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Guardai-vos dos impostores e dos charlatães. Aquele que se julga sábio é o mais ignorante de todos. Quem sabe, realmente, não ignora que lhe falta o conhecimento de muita coisa. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Votai-vos ao inteiro serviço do Bem. Não basta ser forte, inteligente e culto; antes de tudo, é preciso ser bom. Ninguém tem o direito de ser inútil e de prejudicar os outros. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Aprendei a teoria antes da prática. Sem conhecerdes o caminho, não chegareis à cidade à qual vos destinais. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Sede caridosos para com todos os viventes. Procurai ouvir e perceber a Sagrada Voz do Cristo que reside em vosso Coração. Quem não compreende esta Sagrada Voz não conhece a verdadeira caridade. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Só encontrareis Verdadeira Sabedoria nas páginas dos livros antigos. Antes de adquirirdes a intuição, os livros deverão ser os vossos guias. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Esforçai-vos em compreender o sentido oculto dos Vetustos Conhecimentos. Os olhos da carne só vêem a Matéria, mas os Olhos do Espírito vêem o que os olhos da carne não conseguem observar. (Mandamento de Franz Hartmann).

 

Matéria, Energia e Consciência. Eis aqui um trio indissolúvel, uma poderosa chave para resolver todos os problemas da Física moderna. Sem esta base, nada teria solução, já que cada uma de suas partes não chega a ter uma existência separada.

 

 

 

 

Os Gnósticos e os Rosacruzes, mesmo sendo extremamente espiritualistas, admitem que nada pode existir – nem mesmo a Divindade – sem o concurso da Matéria.

 

Há um momento intermediário em que Matéria e Espírito se tocam, e, então, formam a Cruz.

 

 

 

 

Tudo o que é radiante provém do Sol. O Sol é o grande criador da vida, e a Ele devem sua existência muitos outros planetas além do nosso.

 

Efetivamente, somos Sol transformado, devido a que a energia do Logos Solar é aquela que tece e desfaz tudo o que existe, e que também constrói e faz mudar de forma.

 

O Sol, por sua vez, depende de outro Sol – o Sol Central. O nosso Sol, por si mesmo, nada mais é do que um mediador que nos cria, que nos faz evoluir constantemente e nos redime pela ação imperativa do Crestos Cósmico.

 

O Crestos Cósmico tem sua positividade efetiva e é uma Substância, uma Força, uma Consciência atuante. Pela ação ininterrupta do Crestos Cósmico, a Matéria nada mais é do que LLuz materializada.

 

Fiat Lux —› Espargimento do Sêmen Luminoso —› Concretização de todas as coisas materiais.

 

Na transformação da Substância-LLuz do Crestos está todo o mistério da Santa Eucaristia.

 

Há uma Linguagem de LLuz, um Som, uma Palavra Solar – Substratum – que só se escuta com os sentidos astrais.

 

Virtude, em sua acepção de Poder, é uma qualidade de Poder Substancial, de Poder Superior e Espiritual que cresce, e haverá de se manifestar no próprio homem.3

 

Aquele que puder curar enfermidades será um Médico. Nem os imperadores, nem os papas, nem as academias podem criar Médicos. Poderão conferir privilégios e autorizar matar impunemente, porém, não podem outorgar o Poder de Curar. Ninguém poderá ser Médico Verdadeiro, se antes não for ordenado por Deus, pois, só Ele dá a Sabedoria Médica, Sabedoria que não se encontra nos livros. (Paracelso).

 

A vida está sempre encoberta pela morte (que vela pela vida), já que sem a morte não seria possível haver vida.

 

 

 

 

Tudo está sujeito à mesma Lei; tudo se repete seguindo o mesmo itinerário. A Lei foi, é e será.

 

Há enfermidades anímicas que agravam e comprometem o bom funcionamento do Corpo Físico, como há enfermidades fisiológicas que transtornam, desorganizam e desequilibram a Personalidade-alma.

 

Sempre que se estabelece uma relação entre dois seres, lícita ou ilícita, cada um extrai do outro, ainda que em pequena proporção, algumas características. Isto significa que uma parte do karma (e do destino) de um é, de certa maneira, absorvida pelo outro.4

 

Que emane de ti, continuamente, pensamentos de amor para todos os seres e para todas as criaturas, e, aos poucos, teu inimigo mortal será vencido. Concentra todas as tuas forças em um pensamento de união com a Hierarquia Branca, e sentirás brotar em ti uma alegria interior que não pode compreender quem não a experimenta. E, por fim, teu Santo Mestre Interior te fará conhecer o que nenhum ser humano poderá te ensinar.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. O que é compreendido e transmutado não será obrigatoriamente compensado. E por quê? Porque as compensações não punem nem premiam; têm essencialmente finalidade educativa. Logo, o que foi aprendido necessariamente não precisará ser retribuído. Até porque aquele que compreende automaticamente vai altruisticamente retribuindo de diversos modos. O talionato (Código de Hamurabi, 1780 a.C. – lex talionis: rigorosa reciprocidade do crime e da pena) foi um erro de compreensão, entretanto, relativamente necessário no tempo em que foi instituído. E assim, particularmente a pena de morte, também chamada pena capital – sentença aplicada pelo Poder Judiciário – é uma barbaridade inominável da qual a Humanidade ainda não se livrou, tanto quanto ainda não se livrou da malevolentíssima vivissecção, que, mutatis mutandis, não deixa de ser uma pena capital. E mais: se a pena capital fosse útil e efetiva, os crimes (culposos, dolosos, hediondos, passionais, contra a Humanidade, contra a segurança nacional, contra o Estado, de colarinho-branco, de guerra, de inteligência, de lesa-humanidade, de lesa-pátria, de responsabilidade etc.) teriam desaparecido nos países que ainda a adotam. Mas não desapareceram!

2. Se estiver correto este ensinamento de Franz Hartmann, como poderá pôr em prática a Lei de Deus aquele que se esconde e se aparta, para levar vida de monge? O Ser-aí-no-mundo (Dasein), enquanto ente, terá de existir imediatamente no mundo – na existência cotidiana do dia-a-dia junto com os outros homens e em seus afazeres, em suas experiências e em suas preocupações. Ainda que, em determinados momentos, precisemos obrigatoriamente nos isolar um pouquinho, só aprendendo e ensinando, rindo e chorando, dando e recebendo, caindo e levantando, com saúde e adoentando, et cetera e et cetera nos libertaremos. Isolamento definitivo é burrimento (burrice + retrocedimento).

3. Quando isto acontecer, e acontecerá, então, homem –› Super-homem.

4. Como a fortuitidade inexiste, isto é válido também para qualquer esbarrão ou encontro, reiterado ou infreqüente, principalmente se dermos de mexer na experiência educativa do outro. De forma geral, o melhor auxílio que poderemos dar à uma pessoa é através da Lei da Assunção. Quem bole no karma alheio acaba se tornando proprietário de uma parte deste karma. Isto é mais ou menos, por exemplo, como alguém que trabalhe em uma empresa desonesta; a desonestidade da empresa não onera apenas seus donos, mas todos os que ali trabalham. Darei um exemplo pessoal. Durante alguns anos, trabalhei, no Rio de Janeiro, como professor de Química, em uma escola particular de engenharia. A entidade mantenedora, pela ação forreta do seu presidente, era desonesta em todos os sentidos, e, só para dar um exemplo, em um certo semestre, a sala em que eu dava aula tinha menos cadeiras do que alunos, o que obrigava a alguns estudantes a assistir a aula em pé ou do lado de fora, na janela. A cada semestre meu desespero aumentava e minha saúde declinava. Quando pedi demissão da escola porque já não agüentava mais – e note: eu tinha o cargo mais alto da carreira docente, pois era professor titular – senti a mais profunda sensação/exaltação de alforria e de alegria. Bem, ainda que os laboratórios de Química que eu projetei fossem considerados excelentes e as aulas práticas fossem reconhecidamente as melhores do Brasil para estudantes de Engenharia, eu, por lá trabalhar, fui sócio das sacanagens e dos desmandos perpetrados pela entidade-empresa mantenedora, que, entre outras maracutaias, recolhia a menor o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS) e fazia outros panamás, como fazem algumas entidades mantenedoras, que, por lei, deveriam funcionar sem fins lucrativos, mas que lucram abusiva e absurdamente, e pagam altíssimos salários a seus proprietários e parentes, tudo com consentimento e ciência das autoridades constituídas. Seja como for, o tempo passa, os mantenedores fundadores morrem, os herdeiros se locupletam e – sai milênio, entra milênio – tudo acaba ficando como dantes no Quartel d'Abrantes. E não adianta querer pôr a culpa desta sopa de imbróglios em Jean-Andoche Junot, Duque de Abrantes (Bussy-le-Grand, França, 24 de setembro de 1771 – Montbard, França, 29 de julho de 1813), ajudante-de-ordens de Napoleone di Buonaparte (Ajaccio, 15 de agosto de 1769 – Santa Helena, 5 de maio de 1821), que ele já está mortinho da silva. Vale a pena ler o texto Recursos Financeiros Para a Educação: Quem Ganhou, Quem Perdeu de autoria de Rubens da Silva Castro e Jorge Gregório da Silva, disponibilizado em:

http://www.adua.org.br/artigos.php?cod=55

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-22.pdf

http://reporterdecristo.com/atrocidades
-cometidas-em-rituais-de-ocultismo

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-21.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-20.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ser-a%C3%AD

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-19.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Nocturnes, Opus 27, Larghetto
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.