FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS IX

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 9ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

O Gnosticismo não se impõe às consciências pela força de qualquer poder temporal, por vãs ameaças do além-túmulo ou por falazes promessas de recompensa futuras.

 

O Gnosticismo se submete tão-somente à razão, a qual é a mesma entre e para todos os homens.

 

O Gnosticismo está baseado na mais absoluta liberdade de consciência e na mais completa tolerância com aqueles que não comungam dos ideais e dos princípios gnósticos.

 

Onde quer que a nossa vista alcance, ela encontrará sempre a mão geometrizante e o número cristalizados na forma.

 

 

Teorema de Tales1

 

 

0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144...

Seqüência de Fibonacci2

 

 

A melhor propaganda é o exemplo.

 

As doenças, as dores e a pobreza são coisas consabidamente negativas, não sendo, pois, mais do que o produto ou a criação dos seres humanos. Não poderiam existir se não as produzíssemos e não as alimentássemos nós mesmos. A doença e o mal existem porque constantemente os sustentamos com a nossa mente.

 

A Sabedoria (ShOPhYa) tem sua raiz no Fogo.

 

Só fixando o olhar no mais profundo de nós mesmos encontraremos a mais pura realidade.

 

As flores, que nos alegram com sua presença, sempre apresentam um determinado número de folhas e de pétalas, formando cruzes e pentagramas harmoniosos. Se estes faltam, é indubitável que uma causa desarmônica entrou ali semeando a imperfeição.

 

 

Flor da Vida3

 

 

Cubo de Metatron4

 

 

Gnose é o esotérico, o profundo, o que está oculto. É a Essência Santa de todos os conhecimentos.

 

Como o dogma e a infalibilidade podem transformar absurdos em verdades e sofismas em axiomas?

 

No âmbito da ordem da Natureza, o número do homem é cinco, e a figura geométrica que o caracteriza é a Estrela Pentagonal.

 

 

 

 

Os Mistérios Antigos se ocupavam de Iniciar, de Illuminar e de fazer Saber.

 

Fé (Pistis) e Sabedoria (ShOPhYa) devem estar sempre unidas: não há Fé verdadeira sem Sabedoria nem Sabedoria sem Fé. Fé é uma Luz, e é essa Luz que, por um lado, provém da Sabedoria, e que, por outro, a ilumina.

 

Deus o Fogo Espiritual – é a Causa Divina que mora dentro de nós. Devemos nos esforçar e trabalhar para realizá-Lo, ou seja, dar-Lhe realidade.

 

Deus é o Fogo e Eu sou sua LLuz, seu Resplendor. Fogo e Resplendor, como em santo casamento, haverão de estar sempre unidos. (Angelus Silesius, 1624 – 1667).

 

I A O —› I = Ignis (Fogo, Alma) + A (Água, Substância) + O (Causa ou Origem).

 

Iniciação: escuridão —› LLuz.

 

Se realmente tiveres sede, beberás a água cristalina e fresca, seja em copo de barro, seja em copo de cristal, seja em copo de ouro.

 

A semente não se perde, e, oportunamente, haverá de frutificar. Não importa que eu a veja frutificar, nem que tu satisfaças a tua curiosidade.

 

Em todos existe a Sagrada Centelha.

 

Iniciação Serviço. Amor e sacrifício na ara de Serviço à Humanidade.

 

O Rosa+Cruz nada poderá fazer sem a Vontade Consciente, e, por isto, seu lema é Thelema : a Vontade Divina.

 

O Rosa+Cruz que não tem ânimo para se corrigir de um vício, por mais insignificante que seja, não pode aspirar ao Batismo da Verdadeira Iniciação.

 

Nosso organismo é uma repetição do Grande Cosmo.

 

Para conseguir a Iniciação, é indispensável saber utilizar os Mantras. Ao vocalizar um Mantra, devem estar unidos, em sua intimidade, o homem, o pensamento e o som, em um equilíbrio absoluto. O Mantra, em sua essência, não é subjetivo, mas, sim, objetivo, e nisto reside a chave de sua vocalização. Um dos Mantras mais poderosos é a Palavra Sagrada AUM.

 

Terra, Água, Ar e Fogo – base de toda a Ciência Rosa Cruz Alquímica são os Elementos que dão impulso e vigor a tudo quanto existe.

 

 

Os Quatro Elementos

 

 

É o Fogo Alquímico que opera a Transformação. O ser humano precisa de um corpo (Terra), uma envoltura, sem a qual não teria personalidade. Precisa do elemento Água, que representa a vida. Todavia, somente com corpo (Terra) e vida (Água) seria igual a uma mísera pedra, e não chegaria, sequer, à condição de planta. Precisa, também de consciência, que é o Ar. Mas, a consciência, sem o Impulso Divino, que é o Fogo do Espírito, não poderia conceber a si mesma. Simbólica e esotericamente, isto é INRI5 sobre a Cruz do homem.

 

 

 

 

Há dois caminhos no desenvolvimento espiritual: o Místico e o da Grande Obra. Ambos se unem no Getsemani,6 onde o neófito, já preparado para a Iniciação Espiritual, se acha pronto para as provas.

 

Fazei tudo o que quiserdes; porém, sereis responsáveis pelos vossos próprios atos. Sereis os juízes de vós mesmos.

 

Em cada ser humano está presente a Onisciência Divina.

 

O Andrógino Imortal Humano é constituído de duas naturezas: seu nome feminino é ShOPhYa; seu nome masculino é Cristo.

 

 

 

 

 

 

Androginia Mística

 

 

 

Sei que sou cosmicamente andrógino.

Sei que tudo e todos são andróginos.

Mas, esta saudosa Androginia

não pode se manifestar agora,

conforme aconteceu outrora.

Daí, essa casual agonia,

que sinto nos endógenos

– porque sou e não sou andrógino.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Teorema de Tales (624 ou 625 a.C. – 556 ou 558 a.C.): Seja um triângulo ABC, inscrito em uma circunferência. Se AC é o diâmetro desta circunferência, então os pontos ABC formam um triângulo retângulo.

2. Leonardo Fibonacci – também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo – (c. 1170 – c. 1250) foi um matemático italiano tido como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média. A Seqüência de Fibonacci consiste em uma sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da Seqüência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores.

3. A Flor da Vida é a designação moderna dada à uma figura geométrica composta de vários círculos superpostos uniformemente espaçados, que estão dispostos de modo a formar um padrão de flor, com uma simetria sêxtupla como um hexágono. O centro de cada círculo é a circunferência de seis círculos em torno do mesmo diâmetro. A Flor da Vida é considerada por alguns como um símbolo da Geometria Sagrada, que se diz representar as formas fundamentais de espaço e de tempo. Existem muitas crenças espirituais associados à Flor da Vida, por exemplo, descrições dos cinco sólidos platônicos são encontrados dentro do símbolo do Cubo Metatron, que pode ser derivado da Flor da Vida. Outro exemplo notável obtido a partir da Flor da Vida é a Árvore da Vida. Este tem sido um importante símbolo da Geometria Sagrada para muitas pessoas de diversas religiões.

4. No Judaísmo e em algumas tradições cristãs, Metatron é um anjo-serafim considerado como O Anjo Supremo, Porta-voz Divino, mediador de Deus com a Humanidade e o Anjo da Morte. É mencionado em algumas passagens do Talmude, como Escrivão Divino, sendo uma figura importante na mística judaica e muito comum em textos pós-bíblicos e ocultistas, que Lhe atribuem o desvelamento do Tarô. No Livro de Enoque, por exemplo, Metatron desempenha o papel de Príncipe do Mundo, e ganha as características sublimes que geralmente lhe são atribuídas. Para algumas pessoas que se dedicam ao estudo da Geometria Sagrada, o Cubo de Metatron é considerado um Acelerador Quântico que canaliza e desperta as Leis das Dimensões Superiores do Universo, favorecendo diversos processos de transmutação e de cura.

5. INRI —› Igne Natura Renovatur Integra. A Natureza é inteiramente renovada pelo Fogo.

6. Getsêmani é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), onde se acredita que Jesus e os Apóstolos tenham orado na noite anterior à crucifixão de Jesus. De acordo com o Evangelho de Lucas, XXII: 44, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda e tão intensa, que seu suor se transformou em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. De acordo com a tradição cristã ortodoxa, o Getsêmani também é o local onde os Apóstolos enterraram a Virgem Maria.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-15.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Gets%C3%AAmani#cite_note-0

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-14.pdf

http://www.quimlab.com.br/guiados
elementos/conceito_elemento.htm

http://anovaarcadenoe.blogspot.com.br/2012/03/
cubo-de-metatron-um-acelerador-de.html

http://luzindigocristal.blogspot.com.br/
2011/12/o-significado-da-flor-da-vida.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metatron

http://www.bibliotecapleyades.net/geometria
_sagrada/esp_geometria_sagrada_6.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_de
_Pisa#A_Sequ.C3.AAncia_de_Fibonacci

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_de_Pisa

http://www.pagecoloring.com/
viewcategory.php?cat=Hand

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Teorema_de_Tales_(c%C3%ADrculo)

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Animated_illustration_of_thales_theorem.gif

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Grande Valse Brillante
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.