FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS VIII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 8ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Só a humildade e o amor consciente1 conduzem à Illuminação.

 

Jamais um irmão consciente deve ambicionar qualquer lugar de comando em uma Fraternidade Mística.

 

A Grande Obra precisa de irmãos, porém, humildes, serenos e pacientes.

 

A fé tem por base a percepção íntima da Verdade.2

 

O Eu é a essência de tudo aquilo que possa existir no homem. O Eu não se confunde com o físico, com o astral ou com o mental; é o Homem Espiritual.

 

É preciso não confundir o símbolo com a coisa simbolizada.

 

Ritmo é Harmonia. A Lei que rege o Universo é a Harmonia.3

 

 

Jesus disse: — Conhece a Verdade e Ela te fará livre.4

 

Eu-sou o Criador de mim mesmo!

 

No Santuário Profundo e Illuminado do meu silêncio, desenvolvem-se Energias Infinitas para o perpétuo vir-a-ser da minha consciência!

 

O Amor – o Deus único nos parques silenciosos de minhas catedrais interiores canta dentro de mim o Poema da Vida Eterna.

 

Ídolos? Não os conheço!

 

Não matarás. Este é o segredo da Esfinge na evolução humana!

 

Eu-sou a Ética Cósmica e o Juiz Universal de minha própria evolução!

 

Eu-sou um Átomo de Luz no Grande Concerto Biocósmico!

 

 

 

 

Eu-sou o artista absoluto criador de meus sonhos!

 

Eu-sou invencível porque sou Amor!

 

Baphomet    Magia   Sabedoria do Absoluto.

 

 

Baphomet

Baphomet

 

A única redenção possível é pelo Trabalho.

 

LLUZ.  AMOR.  VIDA.  LIBERDADE.  TRIUNFO.

 

Há Mestres que se materializam e andam pelas ruas das cidades como qualquer pessoa, mas os transeuntes nem sequer suspeitam.

 

Ao contrário da oração, a meditação é ativa, e o estudante pensa, mas pensa no que deseja, pois já não está mais sujeito às influências externas. Ele é senhor de seus sentidos. O objetivo maior da meditação esotérica é o aperfeiçoamento dos sentidos, dos pensamentos e dos atos. Em suma, é a Illuminação, o despertar do Eu Real, Interno, para poder entrar no seio das Hostes dos Servidores Incógnitos da Grande Obra.

 

Eu creio eu conheço e reconheço.

 

Quando se quer realizar algo espiritual, como, por exemplo, romper a barreira entre o mal e o bem, entre as trevas e a LLuz, para o domínio absoluto dos desejos inferiores, só se consegue em concentração, depois de passar pelo silêncio, sem qualquer influência externa.

 

Nas regiões invisíveis, na Região da Realidade, no Além, que está fora dos domínios de mâyâ, o tempo e o espaço se anulam.

 

Considerando que o Cosmos é efetivamente real e positivo, na realidade, mâyâ (ou ilusão) não existe. A Matéria existe e tem vários estados mais elevados de vibração, de modo que nada pode existir sem o concurso da Matéria. Existe, pois, um ponto médio, em que a Matéria e o Espírito mutuamente intercedem e formam a Cruz.

 

 

 

 

Cristo Cósmico —› poderosa mediação que enlaça nossa personalidade física com a imanência suprema do Pai Solar.

 

Na Transmutação das substâncias sexuais reside a verdadeira redenção do ser humano.

 

O homem precisa de um influxo, de uma comoção atuante que o conduza, e esta existe nos Mantras Sagrados, que põem em ação as Forças Solares – as Energias Cósmicas e fazem agir em nós o Cristo Cósmico (Logos, Força-LLuz, que vive em nós e que tem a sua tonalidade especial).

 

Peregrinação Mística ‹—› Disciplina.

 

Todas as verdades relativas derivam da Verdade-em-si.

 

O Eu Imortal não se mistura com o Corpo Físico. Mantém sempre sua absoluta liberdade.

 

Nos Mistérios de Elêusis (também conhecidos como mistérios eleusinos), a Rosa era o símbolo do Silêncio, do Segredo, do Sigilo mais absoluto, e, nos Mistérios de todos os povos e de todos países, a Rosa sempre mereceu especial predileção, como Emblema Espiritual.

 

 

 

 

A Rosa precisa florescer na Cruz para que se acenda a LLuz Sagrada da Iniciação.

 

Fora do esforço (trabalho) e do sofrimento (luta porfiada contra os apelos não-Eu), não há outro caminho para encontrarmos nosso Verdadeiro Eu.

 

Pouco podem auferir as almas dos tesouros terrestres.

 

Jamais se perdem as experiências oferecidas pelo padecimento nem se perde qualquer esforço despendido em qualquer direção. Todos nós teremos de palmilhar nosso Gólgota. Isto não admite exceção.

 

Quem conquistou a serenidade jamais se sentirá humilhado.

 

Gnose é um conhecimento mais sutil e mais profundo das Verdades reveladas, à luz da escritura e da tradição. Segundo um Iniciado da idade média, Gnose é uma espécie de visão imediata da Verdade, em oposição ao conhecimento adquirido pelo estudo.

 

O positivismo religioso nada pode ensinar de útil e de prático a respeito da Gnose, pois tanto sua base quanto seus ensinamentos foram se degenerando em dogmas indiscutíveis e inverossímeis, os quais, hoje, formam a dura concha do pesado materialismo.

 

 

 

 

Os primeiros humanos que exercitaram o Saber Divino transmitido pelos ALHIM (Elohim), como uma Santa Revelação Mística, foram denominados gnósticos.

 

IAO Eterno Masculino + Eterno Neutro + Eterno Feminino.

 

O homem é um Deus em evolução.5

 

Um dos significados esotérico-simbólicos da cruz é o matrimônio, a haste vertical simbolizando Hermes, o homem, e a barra horizontal representando Afrodite, a mulher. Por isto, o matrimônio, na maioria dos rituais antigos, era representado pela Cruz – a haste e a barra ligadas por uma faixa que simbolizava o mediador, o Elemento Crístico, Divino, que une em um só os dois elementos.

 

A Magia é a essência da Sabedoria Humana.6

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Amor consciente amor desinteressado, mas justo.

2. Se a fé tem por base a percepção íntima da Verdade, ainda que sempre relativa, ela só pode se constituir em uma experiência pessoal e intransferível.

3. Um exemplo simples da Lei Cósmica da Harmonia é o fato de um planeta não se chocar com outro nem Júpiter ser atraído pelo Sol. Um outro exemplo é a certeza que um Elephas maximus tem, que, se se entregar ao sono, não acordará como um Camelus dromedarius, e que o Camelus dromedarius sabe que pode tirar um ronco tranqüilinho que não despertará como um Elephas maximus. Também não existe nem elefário nem dromedante! Mas, para seu deleite, eu criei, da cor do céu, um Elefarius dromedantis!

 

Elefarius dromedantis

 

4. Esta sentença, dita de outra forma, fica assim: — Busca incansavelmente a Verdade, e, paulatinamente, de verdade relativa em verdade relativa, irás te libertando.

5. Homem —› Super-homem-deus.

6. Na realidade, em última instância, tudo é Magia! Precisamos, sim, é ter cuidado com o que fazemos com Ela, ou seja, como Ela é operada por nós! Não esqueçamos de que não há duas Leis, uma para a esquerda e outra para a direita. Logo, a fronteira (inexistente) que separa a Magia da Mão Esquerda (Negra) da Magia da Mão Direita (Branca) é mais tênue do que um fio de cabelo. Somos responsáveis por tudo. Um excelente exercício de Magia Branca é este: em silêncio, escolha mentalmente uma pessoa qualquer, particularmente uma com quem você não tenha afinidade, ou mesmo, por qualquer motivo, que você não goste ou não simpatize. Visualize-a. Então, envolva-a com uma nuvem de Bem, Beleza, Saúde, Paz e Amor. Ao terminar, determine: Para toda a eternidade, está selado. Assim seja. AUM... AUM... AUM... Se você souber como utilizar a Lei da Assunção, melhor ainda. Mas, sob qualquer alegação, jamais interfira na vida de ninguém. Tenha em mente que, quando se modifica alguma coisa, uma experiência dolorosa, por exemplo, a experiência educativa está apenas sendo adiada. Quem (ainda) precisa aprender pela dor, só pela dor poderá aprender, isto é: o que precisa ser compensado e aprendido terá que ser aprendido e compensado, seja do jeito que tiver de ser. Curar envolve um tipo de Sabedoria Especial, portanto, Iniciática, pois o karma fabricado (por nós) não pode ser a(du)lterado a bangu por quem quer que seja, a pretexto do que quer que seja. Isto quer dizer claramente – sem margem para dúvidas, equívocos ou contestações – que não é possível trocar indefinidamente doença por saúde nem pecado por perdão a troco de um presumido milagrinho, geralmente operado por alguém (médium) que se diz intermediário de não-se-sabe-bem-o-quê ou como aquelas formidabilidades acontecidas em cultos de diversas confissões religiosas, como se vê diariamente na televisão. Curas (aparentemente) milagrosas, com o tempo, poderão acabar revertendo nas mesmas doenças ou em doenças piores, que, se não se manifestarem nesta encarnação, haverão de se manifestar certamente em outra subseqüencial. Concluindo: quando você envolve alguém com uma nuvem de Bem, Beleza, Saúde, Paz e Amor – que, ao mesmo tempo, é um ato voluntário e volitivo, mas impessoal – seu trabalho termina aí, isto é: a coisa foi feita. O que o recebedor vier a fazer (se fizer alguma coisa com isto) não cabe a você se interessar em saber. Aliás, nem é bom saber. Medite, agora, sobre esta sentença: a possível efetividade (efetivação) do que quer que seja depende biunívoca e concomitantemente de mérito (merecimento) e oportunidade.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.halloween-graphics.com/
bats-1batflying.htm

http://www.4shared.com/all-images/M9H
4YyOl/Gifs.html?firstFileToShow=100&

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-13.pdf

http://bestanimations.com/
nature/flora/roses/roses2.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-12.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-11.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-10.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-09.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Grande Valse Brillante
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.