FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS VII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 7ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Só há uma maneira de progredir: vencer as provas que o destino nos reserva. O caminho espiritual não é entremeado flores, nem de gozos, mas, sim, de espinhos e de provas. Enfim, de que maneira o aspirante há de provar qualquer superioridade, senão vencendo as lutas e as experiências do mundo?1

 

Cada aspirante tem uma certa quantidade de provas a vencer, antes de alcançar um estado de equilíbrio, e estas provas não são determinadas por nenhum agente externo, mas, sim, sempre, por sua própria situação interior – suas fraquezas, seus defeitos morais e sua maneira de pensar.

 

As palavras francas e sinceras geralmente não são bonitas, mas são muito úteis, pois edificam e corrigem. Todavia, se somos incapazes de ouvi-las, se nos sentimos facilmente ofendidos, muito temos ainda que corrigir o nosso caráter.

 

Todo ser existente tem seu céu, sua terra, seu horizonte e seu núcleo infernal – centros instintivos infernais que obscurecem seu horizonte.2

 

Aquele que pronunciar o verdadeiro Nome Divino3 poderá realizar... Foi por ter compreendido os segredos da pronúncia deste Santo Nome pronúncia que Jesus, o Cristo...

 

Aquiete seu Coração, querido irmão, e deixe que nele penetre o Santo Nome, porque nele está a Chama que Illumina o Caminho para a Perfeição.4

 

Conhecer o Nome Divino é saber a chave de todas as ciências humanas, e as Iniciações antigas eram baseadas unicamente no estudo deste Santo Nome e suas adaptações. Entretanto, somente em um Santuário é que este Nome, que tudo santifica, pode ser evocado, e o homem deve se esforçar para criar, em si mesmo, um tal centro de divina evolução. Esta criação pode ser realizada por um tríplice esforço: santificação do Corpo Físico, criação de um Santuário Mental ou Anímico e manutenção deste Santuário pelo Silêncio.

 

O perdão5 e o desprendimento por tudo o que é terreno são os alicerces fundamentais do primeiro degrau da Iniciação.

 

No Universo, tudo é vibração. E nessa vibração, tudo é Amor [Bem e Beleza].

 

 

 

 

No encadeamento das forças que constituem o Amálgama da Cristificação existe o gérmen da unificação redentora.

 

Confie... Persevere... Realize...6

 

Se o homem compreender, conformando-se à Lei, conhecerá e realizará o Reino do Pai. Seja como for, é para este conhecimento e para esta realização que devem tender todos os nossos esforços. Isto significa se contrapor à imantação do cone de sombra [umbra e penumbra], vencer a força luciférica inversiva (que prende o homem a tudo o que é deste mundo) e preferir a Vontade do Pai [Fiat Voluntas Tua] do que a nossa própria vontade [fiat voluntas mea].

 

 

As dimensões estão exageradas.

 

 

O céu não está nas nuvens terrestres; está dentro do próprio homem.7

 

Quem sabe pensa e diz assim: — Pai, seja feita a Tua Vontade tanto em meu Corpo quanto em meu Espírito.

 

A 'varinha mágica' das fadas de lendas folclóricas, desde o oriente até os ameríndios, é a mais sábia alegoria dos poderes latentes do ser humano. Quer seja a 'varinha mágica' das fadas, o cajado do Pontífice, a lança de Parsifal, a vara milagrosa de Moisés ou o ramo florido de São José, isto representa apenas o Poder do Iniciado, a despertada autoridade interna do Mago, o florescimento da Rosa Mística do Rosa+Cruz ou o despertar do Cristo Interno do Pontífice.

 

Aquele que conseguir despertar os seus Poderes Internos se tornará um Mago – o Senhor da Varinha Mágica, mas nunca será o ser fantástico e sombrio das imaginações supersticiosas, porém, um ser muito humano, sereno e simples porque em seu interior vibrará a Harmonia Universal.

 

Toda perseguição, mesmo aparentemente justificada, é contrária ao ensinamento divino. Perdoe8 sempre e sempre; perdoe sempre as dívidas dos vossos devedores.

 

Só há um Caminho seguro: a Iniciação. Aquele que o conhecer nunca mais o abandonará.

 

Todas as imagens perturbadoras se apresentam três vezes diante do centro de todas as nossas sensações (quarto ventrículo). Uma imagem determina, a princípio, um impulso ligeiro. Se resistirmos, ela voltará uma segunda vez, e depois, uma última vez, mais forte ainda. Se vencermos, a imagem será destruída e não mais se apresentará. Se sucumbirmos...9

 

 

 

Uma noite, eu tive um sonho... Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e, através do céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebia que eram deixados dois pares de pegadas na areia; um era o meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que, muitas vezes no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei, também, que isto aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes do meu viver. Isto me aborreceu deveras, e perguntei, então, ao Senhor: — Senhor, Tu me dissestes que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho, mas, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia na areia dos caminhos da vida, apenas, um par de pegadas. Não compreendo por que nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste.

O Senhor me respondeu: — Meu precioso filho, Eu jamais te abandonaria nas horas das tuas provas e dos teus sofrimentos. Quando viste na areia apenas um par de pagadas, foi exatamente aí que Eu te carreguei nos braços.10

 

 

Toda paixão é, em última análise, uma incitação cerebral para um caminho elevado ou para um caminho inferior, segundo a imagem astral. O treino da vontade tem por objetivo recriar este movimento impulsivo.

 

Uma forma esotérica de interpretar o Teorema de Pitágoras é admitir que o Quadrado do Mal 25 (52) é equilibrado pelo Quadrado do Número de Deus 9 (32) e pelo Quadrado do Número do Homem 16 (42).

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Ó Poderosa e Inefável Presença, Amor Envolvente de tudo que existe! Nós invocamos Tua Infinita Atividade para impregnar de Amor, Luz e Paz os Corações dos homens e mantê-los na verdadeira Fraternidade Universal! Assim seja!

 

Pai Celestial: se eu compreendi mal um irmão de outras moradas do Teu Reino, se eu cri ser o único sábio ou o detentor exclusivo da Verdade, manifesta tua Força. Mostra-me que, como disse o Verbo Encarnado, 'há muitas moradas na Casa do Pai', e torna a me dar a caridade e a humildade – geradoras de todas as virtudes positivas.

 

Sou apenas um pecador, não um reflexo dessa Luz Estelar, apo-stelar ou apostólica, que Illumina todo ser que vem a este mundo.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Na vida, nada cai no colo de graça, principalmente no campo da Iniciação. Acho até que aqui a coisa é bem mais dolorida.

2. Céu e núcleo infernal criados pelo próprio ser existente.

3. Verbum Dimissum et Inenarrabile.

4. Perfeição relativa, mas sempre progressiva. Você já deve ter observado que eu insisto muito nesta questão da relatividade das coisas e do nosso próprio entendimento. E por quê? Porque, no Caminho Iniciático (ou em qualquer outro), a maior estupidez que se pode cometer é ficar gravidamente satisfeito com uma conquista. A satisfação paralisante equivale mais ou menos a andar para trás. Eu conheci uma pessoa que só tinha um assunto: projeção do Corpo Astral e demandas psíquicas. Para ela, era isto o que importava, e nada mais. Certa vez, cheguei a comentar com ela que tomasse cuidado, pois ela poderia, eventualmente, encontrar pela frente um osso duro de roer, e acabar quebrando a cara. Precisamos aprender que não há um que seja o mais sabido e o mais poderoso; haverá sempre alguém mais sabido e mais poderoso do que o mais sabido e o mais poderoso. Subestimação, neste campo, é sinônimo de padecimento infindo. E, no limite, o pataloco poderá até vestir o pijama de madeira antes da hora.

5. Entretanto, mais do que perdoar, um dia, precisaremos compreender. Só perdoar é pouco e, muitas vezes, passageiro, e, em certo sentido, tem bafio de onipotência. Em um dado momento, no filme verídico Schindler's List (A Lista de Schindler), Ralph Fiennes, que atua como Amon Göth, SS-Untersturmführer e comandante do Campo de Extermínio de Plaszow, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial, é persuadido por Liam Neeson (no papel de Oskar Schindler) a perdoar. Na cena seguinte, esdrúxula e surreal, Amon Göth aparece em frente a um espelho treinando em como perdoar os judeus. É claro que a generosidade do nazista não passou de uma todo-poderosice passageiríssima. Rapidinho, o SS voltou a atormentar, torturar e trucidar os judeus, inclusive fazendo tiro ao alvo nos prisioneiros do Campo da varanda de sua casa. Com o fim da guerra, Goth foi preso, julgado e condenado pela morte de milhares de judeus pelo Tribunal Nacional Militar da Polônia, em Cracóvia, sendo enforcado em um local perto do antigo Campo da morte que comandou, em 13 de setembro de 1946, aos 37 anos de idade.

6. Ou seja: Ora. Lege. Lege. Lege. Relege. Labora et invenies. Ora. Lê. Lê. Lê. Relê. Labora e encontrarás. (14ª prancha Mutus Liber, 1677).

7. Da mesma forma, o averno.

8. Penso que já comentei à saciedade esta questão do perdão e o ato de perdoar. Resumidamente, então, os dois degraus sucessivos são: primeiro, perdoar; depois, compreender. Mas, enquanto não conseguirmos compreender, deveremos seguir o sábio conselho: Perdoe sempre e sempre; perdoe sempre as dívidas dos vossos devedores. O perdão é a Chave para a evolução da alma; a oração é a Chave para a evolução do espírito. Aliás, de repente, pensei no seguinte: se tudo é um, se somos todos um, quem é credor (de quem) e quem é devedor (de quem)? O fato é que, na realidade, não há credores: todos nós somos devedores de alguma coisa a alguém. O próprio Mestre Jesus, em um sentido profundamente Místico e Iniciático, se tornou devedor daqueles que o flagelaram, porque, se a crucificação não tivesse acontecido, se o Seu lado não tivesse sido furado pela lança do pau-mandado, também não teria acontecido a Eterificação Mística do Seu Sangue, que jorrou no Golgotha, conseqüentizando a Transmutação de toda a Terra. E, a partir daí, a Humanidade se tornou devedora desta Sacrossanta Crucificação. Sei lá; acho que o Sacrifício da Rosa de Sharon – o Lírio dos Vales – é mais do que suficiente para todos nós tomarmos vergonha na cara e tentarmos melhorar só um pouquinho. Ou não?

9. Sucumbir é grave, mas não é tão grave assim. Somos humanos, e enquanto formos humanos sucumbiremos aqui e ali. O grave é sucumbir ininterrupta e aceleradamente, pois disto poderá decorrer a perda da Chispa Divina (entropização da personalidade-alma). Comigo é assim: cada ver que eu sucumbo, é como se um cravo se encravasse em minha alma. Neste mundo, não há dor maior do que esta – a dor de, por ignorância, sucumbir!

10. Este conto ensina o seguinte: ninguém fará por nós o nosso dever de casa. Mas, quando a coisa aperta de tal modo, que chegamos a não suportar, é tão certo quanto dois e dois são quatro que alguma ajuda recebemos. Só que, geralmente, não temos consciência disto, o que é bom, pois poderíamos incorrer no erro de pedir auxílio para tudo. Em silêncio e no Silêncio acontecem coisas que desconhecemos. Mas, um Dia, também tão certo quanto dois e dois são quatro, não precisaremos mais de qualquer ajuda. A partir deste Dia, já Cristos conscientes, nós seremos a Ajuda.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-06.pdf

http://web.mat.bham.ac.uk/C.J.Sangwin/
Teaching/CircWaves/waves.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-05.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Vivo ma non troppo
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.