FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS VI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 6ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Faze uma coisa só. Trabalha e aperfeiçoa teus métodos. O momento presente pertence à especialização. O incapaz pensa de modo contrário: põe a mão em todas as coisas, para deixá-las pelo meio e, todavia, sorri satisfeito, tão ousada é a sua ignorância.

 

Custa mais trabalho alguém se manter no alto do que subir. E o segredo é: saber conservar a posição conquistada.

 

Os improvisadores caem rapidamente porque se cercam de pessoas que lhes são inferiores, e interpretam o próprio triunfo com um desconcertante sentimento de superioridade.

 

Ninguém consegue o domínio de uma arte, de uma ciência e de um método de trabalho sem despender um esforço correspondente.

 

Todas as formas de pensamento capazes de ocupar nossa mente, na realidade, sempre são possíveis e perfeitamente tangíveis. A questão não depende do ideal que alimentamos nem das possibilidades exteriores, tal como as mercadorias existentes em um armazém não dependem, nem da cor nem do aspecto da fachada deste. Aquilo que desejamos poderá sobrevir mais rapidamente do que esperamos, se para atingir os fins que buscamos, soubermos empregar os processos adequados.

 

A felicidade não se revela aos que carecem de mérito.1 E assim, no banquete da felicidade não é permitida a entrada aos que não estejam devidamente preparados para dele participar.

 

O Universo não conhece a injustiça; a injustiça é obra dos homens.

 

No Universo, tudo é Geometria; no Universo, tudo está geometrizado.

 

 

 

 

Poderemos ser o que desejarmos. O segredo reside no esforço tenaz e na ausência de paixões vis.

 

Homem: conhece-te a ti mesmo.

 

Só pela Vontade Consciente2 o ser-no-mundo poderá dissipar as trevas entre a Terra e o Céu.

 

Dentro de nós – dentro de toda a criatura – está Deus Todo-poderoso,3 e seu Poder se manifesta relativamente em nós quando estamos identificados com Ele. Há que buscar Deus dentro do Eu e o Eu dentro de Deus! Esta é a Chave.

 

Outra Chave: Cristo é o Logos Solar. Cristo é a LLuz do Sol. Não a luz física, e, sim, a LLuz Espiritual que está por trás do Sol.

 

I A O é o nome de Deus entre os Gnósticos. É a LLuz dentro de nós. I simboliza o Eu. Deus está representado pelo O. O Eu Interior e Deus se unem através do A.

 

É muito importante que o Sacerdote – exaltado pela sua consagração ao Serviço Gnóstico – esteja convicto de sua união com o Cristo Cósmico quando afirma: — Creio na comunidade das almas purificadas, e assim como o pão material se transforma em Substância Espiritual, assim também creio no Batismo da Sabedoria, o qual realiza o milagre de nos tornar humanos! O Oficiante Gnóstico deve estar preparado para receber as Vibrações do Crestos Solar, com capacidade para conseguir verdadeiramente transubstanciar o pão e o suco da videira (vinho sem álcool) em Corpo e Sangue. Somente então o Sacerdote poderá dizer, como Jesus disse, ao se imolar durante a Santa Ceia: — Este é o meu corpo; este é o meu sangue! Com estas palavras, pela sua vontade e pelo poder do Verbo, Jesus transmitiu ao pão e ao vinho a Potência Cristônica das Forças Cósmicas.

 

Pela meditação e só pela meditação, é possível adquirir as necessárias forças capazes de expurgar os baixos sentimentos comuns à fraqueza humana, e convertê-las em poder para transmutar a infausta vaidade na preciosa Virtude – que é a Humildade.4

 

Como pode ser possível e admissível que o homem nasça (encarne) carregado com um pecado (devido à queda de Adão) que ele não cometeu?

 

O sal [cloreto de sódio, que é uma substância dual – Na+Cl-] sempre foi e continua a ser usado em todas as cerimônias teúrgicas e gnósticas, porque tem a propriedade polarizante de saturar vibratoriamente todas as demais substâncias de que se compõe a Terra, e, por isto, é considerado como um emblema da eternidade.

 

 

Sal (Cloreto de Sódio)

 

 

Nas cerimônias gnósticas, o azeite de oliva representa a seiva das plantas, da mesma forma que o sal representa o mundo mineral. Portanto, o azeite representa o mundo vegetal e é também a substância que simboliza a parte intelectual do homem.

 

Nas cerimônias gnósticas, á água representa o Mundo Espiritual.

 

Nas profundezas de cada um de nós, muito além da animalidade, lá na muralha da nossa subconsciência, há uma Pedra... esperando o instante de ser lapidada! Se a deixarmos ficar como está, se não a despertarmos, se não a burilarmos, ela permanecerá adormecida em uma espécie de sono estático. E, um dia, quando nossa encarnação estiver concluída, quando não mais existirmos aqui, quando deixarmos de ser aqui, esta Pedra retornará ao montão de outras tantas pedras que ficaram esquecidas no caminho, ao lado dos restos de muitos inconscientes que fizeram como nós. Se, ao contrário, não quisermos que ela durma, se tentarmos despertá-la porque uma dor ou uma angústia mais profunda deu consciência à nossa vida, se pretendermos mergulhar no íntimo de nós mesmos e nos consolarmos com as grandezas do nosso Espírito, para que possam emergir internamente tantas e tantas lágrimas que não puderam secar no exterior, então... devemos descer ao Recôndito Abrigo de nossa Causa Interna e buscar a nossa Pedra! É tosca? Imperfeita? Então, devemos lapidá-la, devemos procurar facetá-la com todo carinho, com a máxima gentileza, com superlativo amor... Nesta Pedra está a Rosa – o Tesouro Oculto da nossa Alma.

 

 

 

 

Nosso corpo é tão-só a roupa terrestre que a nossa Alma vestiu temporariamente para passar alguns dias cósmicos na aqui na Terra. Nosso corpo é um Templo que a nossa Alma escolheu para receber revelações e elevar orações. Nosso corpo é um laboratório terrestre no qual nossa Alma, como Químico Divino, faz e passa por milhares de experiências diariamente. E assim, se compreendermos isto, concluiremos que o jarro não é a flor nem a envoltura o perfume, nem o farol é a luz e nem a oficina o artista. Enfim, se compreendermos isto, ipso facto compreenderemos o valor do nosso Eu Interno, como ente primário, e o valor do nosso corpo, como ente secundário, que somente precisa de saúde, e não de pinturas e enfeites.

 

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade [amor], serei como um bronze que soa ou como um címbalo que tine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, a ponto de transportar montes, se não tiver caridade, nada serei. E ainda que eu distribuísse todos os meus bens no sustento dos pobres, e ainda que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, nada disto será aproveitado. [Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, XIII, 1 a 3].

 

Humildade é o reconhecimento do direito do nosso irmão, que deve ser sempre tratado com carinho e com amor fraterno. O sábio não humilha o ignorante; ao contrário, procura erguer seu ego, colocando-se no seu nível ao lhe ensinar algo ou ao lhe mostrar o caminho certo. Humildade é Virtude. Humildade é Poder. Humildade é Luz.

 

 

 

OS DOZE PRINCÍPIOS

 

 

1. Eu emito constantemente pensamentos de paz, amor, harmonia, bondade e benevolência a todos os meus irmãos da Humanidade.

 

2. Eu desejo a todos os homens a LLuz da Sabedoria e amplitude de conhecimentos para que, unidos pelo critério, pela razão e pela bondade, realizem a beleza e o poder, a fim de que ninguém sofra.

 

3. Recordar-me-ei, diariamente, que todos os homens são meus irmãos, filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe espirituais. Feitos da mesma argila, e que respiramos as mesmas substâncias cósmicas.

 

4. Devo pautar todos os meus atos, de agora em diante, pelas normas de Sabedoria, de Força e de Beleza. Deste modo, eu me tornarei útil à minha família e serei um ente justo na sociedade.

 

5. Eu estabeleci, como princípio, não permitir que outrem execute qualquer trabalho que a minha capacidade permita executar. Não aceitarei um sacrifício de tempo e de dinheiro, sem ter oferecido antes a sua equivalência, disposto a saldar e não a contrair um karma novo. E ainda que deva conquistar fortuna material, não o farei com prejuízo de quem quer que seja.

 

6. Hei de me revelar sempre alegre, satisfeito, justo e pontual. Que a onda-pensamento que me envolva seja de pura harmonia, e se alguém me oferecer um sacrifício que não lhe solicitei, receba o meu eterno agradecimento.

 

7. Eu quero ser um instrumento de Deus, ser Seu próprio veículo. Para isto, ponho todo o meu saber, toda a minha capacidade e toda a minha força à disposição do meu semelhante, empenhado na realização do bem comum e em harmonia com a Fraternidade Universal.

 

8. Eu considerarei sempre os direitos alheios e respeitarei e ajudarei a quem os respeitar. Contudo, antes de exigir os meus direitos, procurarei cumprir os meus deveres. Os direitos são justas recompensas dos deveres integralmente cumpridos.

 

9. Na defesa da Verdade, eu me manterei firme em qualquer circunstância, mesmo contra mim. Por ela combaterei dentro de todas as minhas possibilidades, para que resplandeça sobre a falsidade e a mentira.

 

10. Eu sempre olharei o dinheiro como um meio, jamais como um fim. Se possuir algum, jamais me sentirei dono dele, mas, sim, serei um mero administrador.

 

11. Preferirei sempre fazer; nunca receber benefícios. Para isto, estudarei, aprenderei, trabalharei e conquistarei todos os meios dentro deste princípio, e cuidarei da minha saúde para conseguir o êxito necessário.

 

12. Eu trabalharei [servirei] para os outros, com os outros e em harmonia com todos, e, sobretudo, com Deus, cuja manifestação está em mim, que o meu Eu Interior simboliza.

 

 

Síntese da Sagrada Missão do Mestre Jesus: mostrar à Humanidade o Caminho e a Possibilidade de se elevar aos Mundos Espirituais. O drama final da Sua Obra foi a Crucificação, pois sem Ela a Obra não poderia se completar. Assim, foi necessário que se lhe ferisse o corpo físico, a fim de que o seu sangue se derramasse e impregnasse a Terra com a Substância Cristônica, para estabelecer o equilíbrio das Forças Espirituais e facilitar a ascensão do espírito humano ao Mundo Divino, ora tão decaído. E assim, a evolução em espiral pôde ser encetada, porém, com segurança. Na meditação e na compreensão deste Transcendental Ministério está a Chave da nossa Regeneração e da nossa Evolução.

 

Poderosa Presença de LLuz e de Amor: Illumina-me para que eu abençoe e ampare todas as criaturas. Assim seja!

 

 


 

 

 

______

Notas:

1. Mas, como já afirmei em um trabalho anterior, para que uma coisa aconteça efetivamente é necessário que simultaneamente ocorra uma dupla condição: mérito e oportunidade. Alguém poderá ser um exímio pianista, mas se não houver um piano... Já um piano Fazioli pode estar disponível, mas se não houver um pianista... Quando conjuminam o mérito e a oportunidade, o milagre acontece.

 

 

 

 

2. É tão-só por meio da Vontade Consciente que homem e Deus se tornarão um, que o fiat voluntas mea e o Fiat Voluntas Tua serão uma só e só uma Voluntas.

3. Deus intra-Corde.

4. Mas ninguém precisa nem é necessário ficar, entra dia sai dia, horas e horas em meditação. Todo exagero acaba se tornando ruinoso, desarmonioso e retrogressivo. A Compreensão Libertadora é um processo lento que, certamente, tem começo, mas que jamais poderá ter fim. Na verdade, há um fim, muito, muito lá longe, mas comentarei isto em outra ocasião. Logo, imaginar que a Compreensão possa vir por intermédio de uma dedicação exaustiva e esgotante ao processo meditativo baldará de plano. Isto, de certa forma, equivale a ficar rogando, gesticulando, gritando e exigindo que Deus atenda a uma súplica. Ora, admitindo que Deus exista, da forma e como querem os religiosos não-iniciados, rogar, gritar, gesticular e exigir de Deus é admitir que Ele seja desconhecedor, cego, surdo e obedecente, o que, obviamente, é o absurdo dos absurdos. Enfim, todos os milagres registrados e acontecidos foram, consciente ou inconscientemente, feitos pela vontade humana. Mas, onde e de que forma entra o advérbio inconscientemente? Bem, da mesma forma que tudo é (será) compensado, com ou sem consciência do ato ou do fato, quando alguém põe em funcionamento uma Lei Cósmica inconscientemente, a Lei Cósmica funcionará da mesma forma se fosse (tivesse sido) conscientemente. O Universo não escolhe e não prefere; Ele simplesmente opera, atua, responde. A coisa, por exemplo, é mais ou menos como ferver água em uma panela: a água ferverá mais rapidamente se a panela estiver tampada, independendo de a pessoa saber ou não saber a lei termodinâmica envolvida no processo. E assim, os conceitos de homicídio involuntário (culposo) e homicídio voluntário (doloso) têm cabimento apenas no âmbito do Direito Penal. Cosmicamente, homicídio é homicídio; não existe o diploma legal da legítima defesa. Todo indivíduo que tem uma arma em casa é potencialmente um assassino. Portanto, é incontestável e irreprochável a afirmação do cândido Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (5 de maio de 1865 – 19 de janeiro de 1958): Morrer se preciso for; matar nunca! Enfim, quem é bom e magnânimo e conhece certas coisas não precisa de uma arma para se defender. E, no limite, se tiver que morrer, morrerá; mas não matará.

 

 

Sistema Termodinâmico
(Máquina Térmica Cíclica)

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Termodin%C3%A2mica

http://bestanimations.com/
nature/flora/roses/roses2.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-04.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-03.pdf

http://www.stonetohome.com/
gbu0-catshow/samples.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-02.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-01.pdf

http://pichaus.com/+cat+gif+tom/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-89.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Études, Opus 10, nº 1
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.