FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXXI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 31ª e última parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA). Agradeço penhoradamente à esta augusta Fraternidade Rosacruz o que aprendi, e, mais ainda: a oportunidade de divulgar alguns excertos destes iluminantes ensinamentos. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

No campo da Magia Cerimonial, deve-se começar com as práticas mais fáceis.1

 

A verdadeira Vontade Mágica deve estar sempre voltada para o mais elevado fito, mas isto não poderá acontecer até que a Compreensão Mágica floresça.

 

Para o que quer que seja, qualquer esforço desmesurado é inútil.2

 

Não há qualquer uso para o orgulho.

 

 

 

 

A consciência objetiva só é inteiramente ab-rogada em Estado Samádhico.3

 

 

 

 

A verdadeira serpente é o ego, e pode se projetar em uma multidão de formas, cada qual vestida com as mais lindas roupagens. É neste sentido que se diz que o diabo pode se apresentar como um anjo de luz.

 

Sob o enunciado da Palavra,4 tudo se torna um Santuário e recebe um raio da Divina LLuz.

 

Nas práticas de Magia Cerimonial, se houver alguma falha, ainda que ínfima, no modo de conduzir a experiência, o audacioso estará exposto à ação de potências, em comparação com as quais não passa de um grão de areia.5

 

 

 

 

Eu-sou Realização Perfeita Vida + LLuz + Substância + Inteligência + Atividade Presença do Deus Íntimo em cada ser humano.

 

Realização Perfeita Corpo são + Aspiração pura + Consciência proba.

 

Éon Miriam —› Éon Jesus.

 

Graça —› invisível recurso que permite resistir às inatas concupiscências.

 

Deixar o mundo. Vencer a carne. Viver do trabalho. Não prejudicar a ninguém. Amar ao próximo. Quem observa esta Lei não necessita de batismo; quem a viola nenhum batismo salvará!

 

O egoísmo e a inveja são dois males crônicos que aniquilam o homem.

 

 

 

 

Deixemos os outros em paz. O tempo eventualmente consumido na contemplação estúpida do alheio precisa ser empregado na incrementação de nossas forças mentais. Só pela cultura da mente e da alma, do bem e da misericórdia, da justiça e da eqüidade, poderemos chegar à compreensão do sentido da própria vida – princípio obrigatório de qualquer plano de felicidade duradoura.

 

Todos os desequilíbrios orgânicos são acompanhados de um desequilíbrio psíquico. Entretanto, se estudarmos o problema com cuidado, descobriremos que antes de se manifestarem os desequilíbrios físicos existiam complexos psíquicos que os produziram.

 

 

 

 

As emoções, conforme a sua índole, produzirão secreções convenientes ou inconvenientes, harmônicas ou desarmônicas, úteis ou maléficas, para o equilíbrio [ou desequilíbrio] geral do organismo.

 

 

 

 

Ao nascer, todo ser é a resultante de vidas anteriores, e durante o período embrionário recebe influências externas que, ao ser dado à luz, o carregam com um lastro de males que devem ser combatidos por processos místicos especiais. Então, temos de compreender que há uma diferença fundamental entre as enfermidades hereditárias ou cármicas e as enfermidades adquiridas.

 

Tudo tem o seu tempo. Paciência, perseverança e determinação são as condições básicas para o desenvolvimento.6

 

O maior poder reside no silêncio.

 

A Sabedoria é a flor celeste do conhecimento; viça no amor e floresce no silêncio.

 

 

 

O peregrino: — Ó minha alma, mostra-te a mim!

A alma: — Só me mostrarei quando tudo silenciar em ti.

 

 

 

Não se pode obter o conhecimento verdadeiro pelo mero saber, mas, tão-só pelo chegar a ser.

 

Seguir um caminho sem conhecer seu fim determinado não é caminhar; se tanto, é caminhar a esmo. Tomar uma rota qualquer ignorando onde ela poderá nos levar não é seguir um rumo; se tanto, é caminhar na escuridão.

 

Aquele que, em seu íntimo, é senhor de si, consciente e livre de quanto possam os desejos despertar, será conhecido como um cheio de graça.

 

'O Fogo consome. A Água transborda. A LLuz se manifesta.' (Mestre Morya).

 

'Ai daquele que tentar apagar a Chama, que se atrever obscurecer a Claridade, que ousar abafar o Espírito.' (Mestre Morya).

 

'Quem deseja galgar a rocha deve dirigir o seu olhar, contínua e fixamente, para a Estrela-guia.' (Mestre Morya).

 

'Aquele que é justo e fiel a nós será escondido e protegido sob a Pata do Leão, até que passe a tempestade.' (Mestre Morya).

 

'Vigia. Trabalha. Confia.' (Mestre Morya).

 

Aquele que aprendeu a silenciar se tornou capaz de ouvir. Entra no teu íntimo e ouve a Voz do teu Coração.

 

Sejam os teus atos livres de anelos e livre estarás de culpa. (Krishna).

 

O Universo é uma unidade, e os homens são parte inseparável desta unidade.

 

Nada se perde no mundo, nem mesmo a mínima força de uma respiração e a mais tênue vibração de um sentimento ou de um pensamento.

 

Os pecados são fortes. Só o Coração é mais forte do que os pecados. Mais forte ainda do que estes é a razão. E acima, sublime, fulge a Divina LLuz da Verdade.

 

A Morte Mística: reconhecimento e aceitação de que o mundo dos sentidos, na sua totalidade, não é mais do que uma ilusão. O Silêncio prevalece e todos os ruídos exteriores se calam. Pelo ouvido interno, um Sagrado Som começa a ser percebido. E é sentida, então, a qualidade inversa das coisas. Enfim, é preciso perder tudo para tudo reconquistar. E a maior (re)conquista é a própria Vida. É o Eterno se manifestando no Peregrino.

 

IAO (o Nome de Deus entre os Gnósticos, a encarnação suprema do Logos) => O –› simboliza Deus, o círculo envolvente; I –› simboliza o EU; A –› simboliza o ponto de apoio.

 

 

 

 

Para os Rosa+Cruzes, a Vida do Cristo significa a ressurreição do Cristo no Coração de cada ser humano, através da visão espiritual. Conhecer o Cristo Interior é reconhecer igualmente o Cristo Exterior. Enfim, se não existisse um Cristo vivo, ninguém poderia ressuscitá-Lo em si mesmo.

 

Aquele que reconhece a força criadora da mente se convencerá de que não há desejo sublime nem ideal divino que não possa ser alcançado com a força do espírito. A evolução outra coisa não é do que o alargamento da consciência e da espiritualidade. Eis o escopo do ser humano: erguer-se conscientemente da irreflexão à Onisciência, da vassalagem ao Senhorio e da humanidade à Divindade. Está nas mãos do homem abrir passagem e se servir da Força Curativa da sua Mente Superior! O Sol Interno está sempre pronto para Illuminar a consciência de todos nós.

 

É necessário que cada um encontre seu tom e sua cor. Encontrados, devem ser postos em uníssono com a harmonia cósmica. Este é o sentido da imortalidade.

 

Ó buscador, não procures tua Mente Superior – teu Curador e Salvador – fora de ti mesmo, senão em teu próprio Coração, pois lá vive Ela e lá te espera!

 

O Caminho Perfeito é o que nos demonstra que somos o determinador máximo em todas as circunstâncias, o elemento primordial em todas as aspirações, o fator decisivo em todas as possibilidades e, finalmente, que nos mostra que reunimos em nós mesmos todos os poderes indispensáveis para alcançar aquilo que buscamos.7 O Caminho Perfeito é o que proporciona a sensação rara, mas decisiva, de plenitude, de serenidade, de segurança e de firmeza no curso da existência. Só o Caminho Perfeito nos permite transitar – com deliberação, em plena consciência e em completa comunhão mística – em meio às Forças Superiores Reguladoras da Natureza Universal. Só através do Caminho Perfeito haveremos de encontrar a Ventura e a Paz, pois, só por Ele chegaremos às realizações cósmicas, ou seja, à Realeza da Consciência em seu sentido mais transcendente e integral, vencendo as fases inferiores e complexas do viver humano. Enfim, a felicidade, o poder e as aspirações superiores não poderão ser alcançadas por encantamentos ou por obras de magia maravilhosa, mas, tão-somente por meio de esforços determinados e indispensáveis.

 

Toda conquista advém invariavelmente de merecimento e de trabalho.

 

Caminho de Perfeição —› reintegração na Verdade Absoluta.

 

Por que sermos treva se podemos ser Luz? Por que sermos espinho se podemos ser Rosa? Por que sermos demônio se podemos ser Anjo? Por que sermos não-sou se podemos ser Eu-sou? Por que sermos anti-ser se podemos ser Deus? Tudo depende de nós!

 

O fundamento de todas as Religiões, a Iniciação nos Antigos Mistérios e os princípios da mística em todos os tempos estão assentados no alcance do conhecimento de si mesmo, na subida à Mente Superior – Deus no homem! Mas, este alto grau de evolução não poderá ser atingido antes que a mente inferior silencie e que seja jugulada a natureza animal! Silêncio! Silêncio! Silêncio!

 

Lealdade, devotamento e gratidão. Sempre!

 

Apenas memorizar preceitos morais e ajoelhar perante dogmas religiosos jamais farão com que o homem se liberte e alcance o objetivo. Episodicamente, poderão, sim, semear o fanatismo, a guerra e a desolação.

 

Para lograrmos a meta dos imortais, temos de: 1º) reduzir o vício e o querer à impotência; 2º) subjugar o pensamento com uma severa crítica de raciocínio antes de lhe dar expansão; e 3º) amar o mundo como a nós mesmos.

 

'Cada ser humano deve se autolibertar da ignorância, das superstições, dos medos, dos apegos, dos preconceitos, dos tabus, das paixões e dos desejos malsãos.' (Jorge Adoun).

 

'Todo homem que procura comunicar aos demais o que sabe é um egoísta. O verdadeiro altruísta é aquele que desperta nos demais o que neles está latente.' (Jorge Adoun).

 

'Minha Religião é o Amor, minha Pátria é o Mundo e minha Raça é a Humanidade.' (Jorge Adoun).

 

'Viver é começar uma Obra; morrer é terminá-La.' (Jorge Adoun).

 

Manifestação da Trindade Divina em Unidade —› Inteligência + Vontade + Amor.

 

'Quando virdes o Fogo escutai sua Voz.' (Zoroastro).

 

Unidade —› Palavra Perdida (Verbum Dimissum et Inenarrabile).

 

Iniciador e Iniciado são Um. O homem se Inicia a si mesmo.

 

Para merecer se tornar um membro do Sacerdócio de ÆTH (terceira fase do Grande Triângulo) e se tornar um Verdadeiro Iniciado Rosa+Cruz, o neófito deve deixar de lado a vaidade impediente, a auto-supervalorização ilusória, o juízo fanático e todos os demais vícios indicadores de pequenez, e estar disposto a ajudar a todos, sem pré-qualificar nem condenar ninguém. Qualquer estudante que atinja as alturas de ÆTH não mais será um simples homem. Terá, em verdade, se tornado um servidor do Altíssimo, um Filho de Deus, um Iniciado e Mestre que alcançou a Imortalidade da Alma, conquanto, ainda, no corpo humano. Neste Plano de Compreensão, não mais experimentará sentimentos de ódio, de inveja, de ciúme, de temor, de preconceito e não mais será subjugado por outros membros ignóbeis da família negativa, que terão sido transmutados em seus correspondentes opostos: Amor, Compaixão, Boa vontade, Bondade, Misericórdia, Força e Mestria sobre si mesmo, bem como sobre seu ambiente.

 

No Ocultismo, como, na verdade, em tudo mais, o sucesso deve ser conquistado e obtido à custa de trabalho e esforço, e, tal como a subida à uma montanha material, que requer paciência, determinação e força de vontade, não se satisfaz com o que quer que seja inferior ao sucesso integral, na elevação às mais excelsas alturas do Oculto, em todas as suas modalidades.

 

No Caminho Místico, todo passo à frente e toda vitória obtida sobre a personalidade egoísta constituem um ganho inestimável, tanto para o presente quanto para toda a eternidade.

 

 

 

 

Eu-sou o Pão contra o egoísmo. Eu-sou a LLuz contra o temor. Eu-sou o Bom Pastor contra a debilidade. Eu-sou a Porta contra a enfermidade. Eu-sou a Ressurreição contra a petrificação. Eu-sou o Caminho contra a indigência. Eu-sou o Vinho contra a pobreza e a miséria.

 

Cada um tem sua própria Estrela... (Evangelho de Judas).

 

É impossível plantar sementes nas pedras e esperar colher frutos. (Evangelho de Judas).

 

Nenhuma pessoa de nascimento mortal é merecedora de entrar na Casa; aquele lugar está reservado para o sagrado. (Evangelho de Judas).

 

Ergue teus olhos para cima e olha para a nuvem e para a LLuz dentro dela e para as Estrelas que a cercam. A Estrela que conduz o Caminho é a tua Estrela. (Evangelho de Judas).

 

Toda e qualquer Ordem externa – com seus símbolos, suas cerimônias e seus rituais – é apenas a letra, a qual exprime fisicamente o Espírito da Verdade que reside no Santuário Interno.

 

V. V. V. V. V. o Ungido, o Mestre, o Caminho, a Verdade e a Vida.

 

Fixemos nossa mente no Sol, que é, em si mesmo, o Reino do Céu – a Substância Cristônica – esparsa por todo o Cosmos. Assim devemos compreender o Cristo na sua qualidade de Substância Íntima e Solar.

 

Toda enfermidade é conseqüência da falta de liberdade interna.

 

Pistis Sofia [PistisShOPhYa] => Poder + Ciência + Teurgia + Magia Branca.

 

Grande Ato de Magia: Hoc est enim Corpus Meum; hic est calix Sanguinis Mei. Este é meu Corpo; este é meu Sangue.

 

O dever do sábio, guiado pelo reflexo, está em buscar a Chama, e, uma vez descoberta a Chama, estará preparado para penetrar na Causa. E eis o Mistério: quando o homem conhecer a Causa deixará de ser simples reflexo, para ser, então, a própria LLuz.

 

 

 

 

 

Epílogo

 

 

 

Não concluirei este estudo

ficando quietinho e mudo.

Alguma coisa devo noticiar;

que adorte, devo esperar.

 

Então ouça, ó meu irmão,

se possível, com o Coração:

todos, que aqui chegamos,

até agora, só caminhamos.

 

A partir de já, só voando,

laborando e transmutando.

Se dormirmos, morreremos;

se morrermos, não veremos.

 

Se não virmos, foi baldado

o sobe-e-desce do Quadrado.

Soou a hora! É hora! É hora!

Soou a hora! É já! É agora!

 

Tudo pode ser discernível;

não há sonho impossível.

Cada um é seu próprio Rei,

e pode ser Senhor da Lei.

 

Não precisamos de licença

para debelar a nossa doença.

Se quisermos, nós curaremos;

se quisermos, todos seremos!

 

Em nós, está a Força Crística

– Transmutativa e Mística –

que tudo oferta e nada pede,

que tudo abre e nada impede.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Em algum texto que já divulguei, disse mais ou menos que, se, por cinco segundos, diariamente, emitíssemos para o Cósmico o pensamento Paz ao Mundo, teríamos cumprido o dever de casa daquele dia. Pois é. Muitos pensam que Magia é algo do arco-da-velha. Não é. Se fosse do arco-da-velha, só as vigorosas velhinhas, como Juana Bautista de la Candelaria Rodríguez – conhecida por Candulia e que está com 127 anos – seriam Mágicas e fariam Mágicas. Anote isto: desejar, sinceramente, Paz ao Mundo é Magia do mais Alto Nível que se possa imaginar. Os que só pensam em mirabolâncias ficarão a ver navios em suas alternâncias, aberrâncias, entrâncias, reentrâncias e sei lá mais em quantas ânsias.

 

 

Candulia

 

2. Só devemos atuar dentro dos limites de nossa capacidade (física, mental e espiritual). Isto é responsabilidade. E mais: ninguém poderá dar o que não tem. Sacrifício não é nadar, nadar, nadar... e morrer na praia. Quem nada e morre afogado ou quando chega à praia desbaratou sua energia, e, ao invés de prêmio, se for ou se fosse o caso, merece vaia.

3. Samadhi pode ser traduzido por meditação completa. Mahasamadhi (literalmente Grande Samadhi) é a saída consciente do corpo físico, por um yogi realizado, na hora da morte.

4. Palavra Verbum Dimissum.

5. Com Magia Cerimonial, não se brinca. Nem de brincadeira! Ninguém deve se meter a fogueteiro, se ainda usa cueiro. Lembro que Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875), mais conhecido como Éliphas Lèvi, Maçom de Grau 33, que era um especialista nesse âmbito, quase quebrou a cara ao tentar fazer com que o espírito de Apolônio de Tiana, filósofo e taumaturgo do século I, se manifestasse de forma visível, ainda que, segundo relato do próprio Éliphas, o ritual de evocação tenha sido precedido por três semanas da mais rigorosa preparação e da mais profunda purificação. Mas, em um dado momento da Experiência Mágica, relata Éliphas: Senti uma grande fraqueza em todos os membros do corpo, e uma sensação de que iria perder os sentidos tomou conta de mim, obrigando-me a sentar. Caí em profunda letargia, embora povoada por sonhos, mas, dos quais, quando recobrei a consciência, tive apenas uma lembrança confusa. Por isto, Éliphas desaconselha experiências semelhantes. Diz Éliphas: Considero este tipo de experiência destrutivo e perigoso. Recomendo o maior cuidado àqueles que decidirem realizá-la, pois provoca enorme esgotamento físico e mental e, muitas vezes, um choque capaz de, para sempre, desequilibrar a saúde do indivíduo, sobretudo se o audacioso em questão for de índole superficial ou pessoa espiritual e psicologicamente despreparada... E, em certos casos, mesmo fatal. Então, repetindo: não se brinca com Magia Cerimonial.

6. Não adianta correr; não adianta ter pressa. Todos nós – uns mais, outros menos – somos e estamos limitados, particularmente pelo nosso passado. O que ninguém deve fazer é ficar esperando que cresça a outra perna do saci.

 

 

 

 

6. A coisa é como pensou Protágoras de Abdera (Abdera, 480 a.C. – Sicília, 410 a.C.): O homem é a medida de todas as coisas; das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.aletria.com.br/pagina.asp?area=16&secao
=15&site=1&tp=22&col=11&click=1088&id=456

http://www.cubadebate.cu/etiqueta/juana-
bautista-de-la-candelaria-rodriguez/

http://arte-e-adoracao.blogspot.com.br/
2012/01/orgulho.html

http://www.fra.org.br/pensamentos_do_mestre.php

http://www.fra.org.br/artigos/A%20
Grande%20Fraternidade%20Branca.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/O%20
EVANGELHO%20DE%20JUDAS.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/livros/
Os%20Sete%20Eu%20Sou.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/As%20Três%20Fases%
20ou%20Centros%20do%20Grande%20Triângulo.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/Tópicos%20Rosa-Cruz.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/livros/
A%20cruz%20rosada.pdf

http://www.fra.org.br/jorge_adoun.php

http://www.fra.org.br/mestre%20cambareri/
Mestre%20Cambareri.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-64.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-62.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-60.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-58.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-57.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-56.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-47.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-46.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-45.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-35.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-34.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-32.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/gonse_102/index.html

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-30.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-27.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-26.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-25.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-90.pdf

http://koutharstellenboom.blogspot.com.br/
2012/03/jealousy.html

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-89.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-88.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-87.pdf

http://questionetudosempre.blogspot.com.br/
2010/07/eliphas-levi.html

http://www.espada.eti.br/n1503.asp

http://www.fra.org.br/gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Impossible Dream (The Quest)
Composição: Mitch Leigh (música) Joe Darion (letra)
Interpretação ao piano: Roger Williams

Fonte:

http://www.boemio.com.br/instr.php?letra=R

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.