FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS IV

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 4ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Oh!, homens que tendes olhos e não quereis ver, homens que tendes ouvidos e não quereis ouvir a voz Divina, que desce do alto, para vos dizer: — Basta! Este vosso caminho sem descanso não mais deve ser um cego errar, ma s um incessante progredir. Reuni as vossas forças e voltai-vos tenazmente para um novo objetivo, para a reconquista de vossa própria consciência extraviada, para a perfeição de vosso Eu Divino.

 

As guerras, encharcando de sangue as trincheiras, mantêm em suspenso os destinos do mundo na ilusão de realizar um vão ideal de hegemonia.

 

Sim, distante é a meta, mas é preciso vencer, vencer a todo o custo, e, com a vontade de vosso Eu, superar a vós mesmos, e em vós mesmos encontrar a pureza da Consciência Eterna.

 

Aos Chefes de Estado: não preparem a queda da Humanidade com uma política destrutiva nem temperem a lâmina da foice para adotá-la como instrumento de morte. Compreendam que, se Deus criou o gênero humano, não o fez para que se suicidasse [e assassinasse], mas, sim, para que fosse um elo harmônico entre a paz e o amor.

 

Experimente abrir mão, um instante, cada um indistintamente, de vosso egoísmo individual. Renunciai a todas as miragens humanas. Desobrigai-vos, por um momento, de vosso estado de vida presente, de vossa posição social. Libertai vossa complicada fé de todos os inúteis paramentos que dela fazem um mercado abominável. E tereis alcançado a felicidade: não mais guerras, não mais sangue; mas paz, amor e justiça, como queira Cristo. Mas, Ele só pode descerrar os lábios ao Verbo Divino, e dando exemplo de humildade, de pobreza e de obediência, não conseguiu persuadir todos aqueles que o escutavam desta paradisíaca realidade. Cristo ofereceu provas, que foram negadas e Amor que não foi compreendido. Ditou leis e normas que não foram observadas. E foi ridicularizado, insultado e crucificado.

 

Não devemos somente pregar a Verdade de Cristo; muito mais do que isto, devemos imitá-Lo em tudo e por tudo.

 

Do inferno da vida [fabricado por cada um e por todos nós] é possível sair muito facilmente, se passarmos a pensar e a agir segundo a Lei ditada por Deus, e não segundo o costume que rasteja no báratro da perdição e do materialismo.

 

Não vos deixeis enredar [nem submeter] por complexas ideologias habilmente construídas. Não deturpeis os conceitos místicos e arcanos formulando hipóteses-soluções apressadas por meio de conclusões derivadas da racionalística moderna, que, sob muitos aspectos, pode ser falsa e/ou errada.

 

Se admitirmos que Deus é essencialmente justo, que é a Lei e que é o Principio do Amor, Ele próprio Fogo Criador, como poderá ser considerado idealizador e criador do inferno? O inferno só existe na matéria, legado de culpas e de erros por adulteração da Lei originária e originante.

 

Não vos contenteis com reflexos vãos, pois, assim, continuareis cegos e iludidos.

 

 

 

 

Compete ao poder do Mago [Iniciado] reencarnar em um corpo apropriado.

 

Traçando um círculo e o consagrando, o Mago não deve dele sair nem se inclinar para fora, sob pena de ser aniquilado pelas forças hostis que estão do lado de fora.

 

Um Mago não anda no mundo sem um objetivo.

 

A extensão da atividade de um homem depende do seu gênio originário.

 

O Pentagrama é o alimento do Mago.

 

 

 

Todo Mago trabalha para, um dia, realizar a Grande Obra.

 

Hoc est enim Corpus Meum.1

 

Hic est calix Sanguinis Mei.2

 

Cristo Substância Solar.

 

Um Sacerdote Consciente [Sacerdote Iniciado] pode evocar o Cristo, e conseguir que a Substância Cristônica penetre realmente no pão e no vinho que, uma vez em nosso organismo, se une ao Cristo do nosso Eu Superior.3

 

As Forças Negras estão sempre prontas para impedir a elevação espiritual de todos nós.

 

O grau de pureza interior se reflete no grau de elevação espiritual de nossas realizações. Indivíduos de baixa moralidade podem obter realizações de ordem mágica poderosas, porém, serão sempre espiritualmente inferiores.

 

O Lema de todo Iniciado deve ser: alcançar a Santa Iniciação.4

 

O Templo de Trabalho de um Magista é o Universo, cujo Trabalho é sempre operado em silêncio.

 

Nas Iniciações antigas, os postulantes estavam sujeitos a nove dias de preparação. Nada era mais terrificante do que a solidão irritante da espera. Medo, angústia e pensamentos sinistros se apoderavam do candidato. E a Terra estremecia!

 

Fora do esforço5 e do sofrimento,6 não há outro caminho que nos faça encontrar nosso Verdadeiro Eu.

 

Só o esforço [trabalho], a atenção [concentração] e a ação enérgica [devotamento] asseguram a vitória final.

 

Um ser humano, um anjo ou um deus só se farão fortes à proporção que adquirirem forças para poderem carregar o peso que os oneram. Entretanto, só pela dor7 a Força será obtida.

 

 

 

 

Só pela fortaleza de Deus em nós e pela determinação em dominarmos as circunstâncias adversas é que seremos capazes de arrostar e de sobrepujar tudo quanto se nos deparar nesta e em muitas futuras vidas. Nenhum esforço despendido em qualquer direção é perdido. Seja como for, teremos que aprender a andar sozinhos,8 e tudo quanto importa dos vaivéns terrenos haverá de ser apre(e)ndido com fadiga e trabalho, e tal processo haverá de ir até o fim. Cada um haverá de experimentar e terá de enfrentar o seu Gólgota pessoal.

 

Em toda parte reina o Santo Número.9

 

 

4
5
16
9
14
11
2
7
1
8
13
12
15
10
3
6

Quadrado Hipermágico

 

 

Todos os mantras conhecidos (palavras ou frases sagradas) foram transmitidos pelos Irmãos Maiores das Lojas Brancas. Ao vocalizar um mantra, devem estar (re)unidos, em sua intimidade, o homem, o pensamento e o som, em um equilíbrio absoluto. O Grande Todo – o Macrocosmo – possui um Som Básico, e o som do mantra deve formar um acorde harmônico com este Som Básico.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Isto é o Meu Corpo.

2. Este é o Meu Sangue.

3. Logo, nem os católicos têm razão quando afirmam que a Hóstia está convertida em Deus de verum, como diz o dogma e sustentava o próprio Santo Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março 1274), nem os protestantes estão corretos quando deduzem que a Eucaristia nada tem de comum com o Corpo e o Sangue do Cristo, e que tudo se limita a uma cerimônia sem a mínima transcendência, sendo tão-só mera recordação da Ceia do Nazareno.

4. Todavia, isto só se tornará realidade para aquele que transmutou em seu Coração o fiat voluntas mea em Fiat Voluntas Tua. Logo, enquanto a vaidade não for totalmente dominada, nada feito.

 

 

 

 

5. Esforço = Ora. Lege. Lege. Lege. Relege. Labora et invenies. Ora. Lê. Lê. Lê. Relê. Labora e encontrarás. (14ª prancha Mutus Liber, 1677).

6. Sofrimento derivado de nossa ignorância. Só a compreensão liberta.

7. Toda mudança é distressante e provoca dor. Nada é mais constringente para o ser humano do que (ter que) mudar, e quando esta mudança é interior e é provocada pelo próprio estudante é mais constritora ainda, simplesmente porque a mudança está a ser acelerada pela ação da vontade.

8. Mas, de vez em quando, quando é impreterível e absolutamente necessário, sempre aparece uma ajudinha. Sim, é certo que teremos que aprender a andar sozinhos, mas não estamos sozinhos. Portanto, para você que está lendo esta nota, eu digo com absoluta certeza: faça sua parte, não peça nada; Aqueles-que-sabem-e-que-podem, se for imprescindível, auxiliarão. Isto é tão certo quanto a soma das seis colunas e a soma das seis linhas do Quadrado Mágico do Sol serem iguais a 666 (6 x 111).

9. Como ensinou Pitágoras (Samos, 571 a.C. ou 570 a.C. – Metaponto, 497 a.C. ou 496 a.C.), todas as coisas são números. O número é um Princípio Universal e Divino, fonte de toda a realidade.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org/
wiki/File:Eye_dilate.gif

http://somostodosum.ig.com.br/
conteudo/conteudo.asp?id=2098

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_97/index.html

http://www.maguyshantty.com.br/
2012/02/28/narcisismo-e-auto-estima/

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Præludium [et Fuga] in D major (ca. 1708-17, 1709?), BWV 532
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/bach/chamber.htm#Violin

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.