FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXIX

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 29ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

As doenças, as dores e a pobreza não são nada mais nada menos do que a criação e o produto dos seres humanos; não poderiam existir se nós não as produzíssemos e se nós não as alimentássemos com nossos múltiplos equívocos. A desarmonia e o mal existem porque nós os sustentamos constantemente com a nossa mente inficionada, com as nossas palavras dessintônicas e com as nossas ações desconexas. O carma chega ao fim quando o homem se sente redimido pelo Logos Solar. Para aquele que vive em conformidade com a Força Crística em seu interior não há carma para compensar.1

 

Homem = 'Physikoi' (parte material) + 'Psichikoi' (parte anímica) + 'Pneumatikoi' (parte espiritual ou Alento Divino).

 

Liberta-te do marasmo da indolência, afugenta os vícios de tua personalidade e trabalha incansavelmente. Toma a Lança do Conquistador do Graal e marcha. Mas, antes de tudo, purifica-te e desperta a força invencível da tua Vontade.2

 

 

 

 

Thelema () —› Vontade Divina.

 

O primeiro passo (o mais difícil): Vontade. De ti, exclusivamente de ti, depende o impulso que te permitirá avançar no Caminho. Ninguém fará por ti o que só tu deverás fazer por ti. Mas, por que o primeiro passo é a Vontade? Porque, uma vez em trânsito, sentir-te-ás angustiado, os pés sangrarão e o Coração desfalecerá. Mas, há um alento e um e estímulo: quando a tua vibração atingir a verdadeira tonalidade, então, compreenderás que nunca estiveste só.

 

Quem não tem ânimo para se corrigir de um vício, por mais insignificante que seja, não pode aspirar ao Batismo da Verdadeira Iniciação.

 

O Imortal Andrógino Humano é constituído de duas naturezas: sua natureza feminina é ShOPhIa (Sabedoria), e sua natureza masculina é Cristo.

 

 

 

 

O Mestre do Templo cruzou o Abismo e entrou no Palácio da Filha do Rei. Ele necessita pronunciar apenas uma Palavra, e tudo será dissolvido. Mas, em vez disto, ele é encontrado escondido na Terra cuidando de um Jardim!3

 

Gnose é um Conhecimento imediato [ShOPhYa] adquirido por Comunhão direta com o Divino em nós [com o Deus de nossos Corações].

 

No princípio, só havia o Bem Absoluto... As paixões aconteceram depois... Yaldabaoth...

 

'Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.' (Profecia de Jeremias, capítulo XXI, versículo 8).

 

Os Mantrans Sagrados colocam em ação as Forças Solares, impulsionam e intensificam as Energias Cósmicas e fazem o Crestos operar em nós.

 

 

OM MANI PADME HUM

 

Não há nenhum elemento humano na Lei; a Lei é absoluta, perfeita e exata. Os resultados se [re]produzem sempre com exatidão matemática.

 

 

 

 

O Crestos Cósmico é positivamente incontestável: é uma Substância, é uma Força, é uma Consciência atuante. A matéria é, por Sua ação efetiva, luz materializada.

 

 

 

 

Unidade do indivíduo como indivíduo = possibilidade de ser ou de vir-a-ser, através de muitas existências. A flor da [in]felicidade possui suas raízes na eternidade das vidas passadas e das futuras existências. Somos o que fomos; seremos o que somos. Tudo depende de nós.

 

No cume de uma certa montanha, de rochas gigantescas e caminhos difíceis de transitar, há um Castelo Invisível para os humanos, mas radiante aos olhos dos que possuem a Chave para ver. Mas, a ninguém que não O tenha buscado, se abrirão as portas. Entretanto, os que O buscarem haverão de O encontrar com os primeiros raios da aurora. A estrela matutina se eleva no horizonte, e, ante a vista do buscador, aparece o Castelo do Santo Graal.

 

Há uma Tintura... Uma só gota... Cuidai-vos em não usá-La em proveito próprio e com objetivos egoístas. Esta Tintura só deverá servir para curar os enfermos e os desgraçados.

 

Ao Verdadeiro Rosa+Cruz não importam as glórias do mundo, e absolutamente não importa o que os do mundo pensem, digam ou façam. O que importa é ser reconhecido como Verdadeiro Rosa+Cruz pelos Irmãos Maiores.

 

A ira dos fracassados e a impaciência dos híbridos e dos incapazes não lhes dão direito de aspirar o êxito que não sabem conquistar!4

 

Apenas a Grande Fraternidade Branca (a Verdadeira e Autêntica Escola da LLuz), invisível e oculta do mundo, possui a Chave para a verdadeira Ciência, não somente da Divina como também da física. E foi assim que as Verdades Eternas foram materializadas em cerimônias e símbolos externos, pois a debilidade dos homens não lhes permitia, como ainda não permite, perceber diretamente a Luz da Santa LLuz. Com isto, teve início o culto divino externo.

 

 

 

 

Primeiro princípio da Gnose: o Absoluto emana das Forças Divinas, que são suas hipóstases (realidades permanentes, concretas e fundamentais). Estas emanações são projetadas aos pares (sizígia – par ativo-passivo ou masculino-feminino) de séries decrescentes – os éones.

 

A Essência Incomunicável repousa no Eterno Silêncio (Sige).

 

'De longe ouviu da Morada Imortal o suspiro harmonioso do Eterno Amor'. (Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine, 21 de outubro de 1790 – Paris, 28 de fevereiro de 1869).5

 

A Pirâmide de Fogo simboliza a aspiração do estudante.

 

 

 

Amar a Deus quer dizer amar a Sabedoria e a Verdade.

 

Oh!, Deus de meu Coração! Transmuta a minha vontade e faz com que ela se torne uma com a Tua.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Não desejo nem devo discordar do autor deste ensinamento, mas, salvo melhor juízo, creio que isto não seja tão simples assim. Então, raciocine comigo: se admitirmos que a compreensão da Vida e das Leis Universais é ilimitada, em princípio, sempre haverá algo a apre(e)nder. Se sempre haverá algo a apre(e)nder, é porque, por maior que seja a perfeição que possamos alcançar, sempre seremos um pouquinho imperfeitos. E se sempre seremos um pouquinho imperfeitos, sempre estaremos, de uma forma ou de outra, gerando algum tipo de ação (contrária à Vida e às Leis Universais) a ser devidamente compensada. Mas, é certo que a partir de um determinado ponto, o carma é de outra natureza e de outra natureza são as retribuições que precisam ser feitas. A perfeição absoluta, de certa forma, impõe uma fusão com o Todo – desde sempre Um – e, nesta fusão e como decorrência inevitável desta fusão, a individualidade deixa de existir como pura individualidade. Aí, e só aí, o carma desaparece, pois não havendo ação atuante não há, por assim dizer, reação contrabalançante. Mas, no atual estágio em que todos nós nos encontramos, não leva a nada ficar especulando sobre este tema, e pior: o maior pavor do ser humano é imaginar que, um dia, possa vir a perder a sua individualidade, o que, na verdade, não acontece, pois, deixar de existir significa tão-só deixar de existir como individualidade querente e passar a existir como totalidade supraconsciente. Um ensaio, digamos assim, deste sublime estado ocorre entre os Mestres Ascensionados da Grande Loja Branca, já que, nesta dimensão freqüencial, cada um é cada um, mas todos são Um. Todavia, para nós – quem sabe? – é possível que muitos mânvântâras e muitos prâlâyas tenham que acontecer até que possamos vislumbrar este excelso estado. Mas, uma coisa é certa: o que saiu do Todo, de uma forma ou de outra, ao Todo haverá de retornar. Mas, será que alguma coisa saiu mesmo do Todo? Se não saiu, não precisará retornar. Talvez, este pensamento fique melhor se usarmos a palavra reintegrar (conscientemente). Nada há de mais difícil do que ter que usar palavras, números ou símbolos para descrever um estado de coisas relativo ao funcionamento do Universo. O trivial até que é fácil; mas o que não é corriqueiro, mais do que difícil, às vezes, é impossível. Por isto, o melhor caminho é (tentar) ouvir a Voz Silente em nosso Coração. Não há melhor professor no Universo.

2. O Santo Graal está dentro de todos nós – in Corde.

3. Este é um Mistério para uma profunda meditação. Uma dica: antes de Poder Ser (Eu-sou) é necessário Servir. E, depois de Ser, continuar a Servir. Servir sempre!

4. Pole position, quem não quer?
    Mas, o busílis é conseguir.
    Todavia, como a tropa malquer,
    só dá entra-e-sai e ir-e-vir.

    É melancolizador o desaponto
    de buscar e nicas achar.
    Ora, é impossível um bistonto
    intencionar se Illuminar.

    E não adianta meter a culpa
    no enxofrento mafarrico.
    Isto é uma tacanha desculpa
    de quem é meio burrico.

   Escrevi esta nota em poema,
    para a ninguém ofender.
    Não há sortudo nem panema;
    há, sim, culto ao não-ser.

5. De Lamartine são também as sentenças:

Admiramos o mundo através do que amamos.
Só o egoísmo e o ódio têm pátria; a fraternidade não.
As utopias são, muitas vezes, verdades prematuras.
Eis a Natureza que te convida e te ama; mergulha no seu seio, que ela constantemente te oferece.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikiquote.org/wiki/Alphonse_de_Lamartine

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-86.pdf

http://parisgraphics.tumblr.com/post/2167538980/
animated-gif-of-a-few-frames-of-broken-geometry

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-85.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-23.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-21.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-20.pdf

http://djxhemary.wordpress.com/2010/04/27
/el-despertar-de-los-maestros-creadores/

http://djxhemary.wordpress.com/

http://www.fra.org.br/gnose/gnose_105/index.html

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-19.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-18.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-16.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-15.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

It All Depends On You
Composição: Ray Henderson (música); Buddy G. DeSylva & Lew Brown (letra)
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://beemp3.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.