FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXVII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 27ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Humildade, como se lê em alguns dicionários, misticamente, não é inferioridade. Para um espiritualista, a humildade é a condição do ser-no-mundo que reconhece o direito do seu irmão, e o trata com carinho, com dignidade e com amor fraterno. Humildade é a sabedoria espiritual de quem não humilha o ignorante, mas que procura erguer seu Eu ao ensinar algo ou ao indicar o caminho. Humildade é Virtude. Humildade é Poder. Humildade é Superioridade. Humildade é Luz. Humildade é Humildade.

 

O sentido místico da sentença 'muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos' é que, para ser escolhido, é necessário vencer as provas que a vida oferece.1

 

Cada postulante tem uma certa quantidade de provas a vencer, antes de alcançar um estado de permanente equilíbrio, e estas provas não são determinadas por nenhum agente externo, mas, sim, por sua própria situação/condição interior, por suas fraquezas, por seus defeitos morais e por sua maneira de pensar e de agir.

 

Se nos sentimos facilmente ofendidos, o nosso caráter muito ainda terá que ser corrigido.

 

Cada um de nós precisa se esforçar para criar, em si mesmo, um Centro Divino. Esta criação pode ser realizada por um dúplice esforço: 1º) pela santificação progressiva do Corpo Físico; e 2º) pela criação, em Santo Silêncio, de um Santuário Mental ou Anímico.

 

Aquiete seu Coração e deixe que nele penetre a Santa Palavra, porque Nela está a Chama que Illumina o Caminho para a Perfeição.

 

Ao compreender e transmutar a Cruz, a Rosa conquistará a Redenção.

 

 

Rosa+Cruz Hermética

 

 

Sim! És o Imanifesto... O Sim... O Não... O Jamais... O Ninguém... Tu... Vibrando... Inconsciente da própria vibração!

 

A Varinha das Fadas, o Cajado do Pontífice, a Lança de Parsifal, a Vara Milagrosa de Moisés ou o Ramo Florido de São José representam, simbolicamente, o Poder do Iniciado ou a despertada autoridade interna do Mago ou o Florescimento da Rosa Mística do Rosa+Cruz ou, ainda, o despertar do Cristo Interno.

 

Aquele que despertar os seus Poderes Internos se tornará um Mago, o Senhor da Varinha Mágica (Kundalini) – fonte de virtude e de poderes espirituais.

 

Kundalini só se vivificará e só se transformará na 'Serpente Ígnea' através do funcionamento equilibrado das glândulas endócrinas (chacras) e dos sistemas neurovegetativo e vago-simpático, por meio do mais reto viver, seguindo uma alimentação racionalmente adequada, sob o impulso, ainda, de um pensar e um sentir com pureza, para realizar com sabedoria as práticas exigidas pela Magia Transmutadora do mental simples em ouro.

 

Humildade e Amor consciente conduzem à Illuminação.

 

Eu-sou o Criador de mim mesmo! Eu-sou um Centro Irradiador de Bem, de Beleza e de Poder! Eu-sou um Ritmo no Hino Biocósmico. Eu-sou Amor na Grande Corrente de Amor Universal! Eu-sou a Ética e o Juiz da minha própria evolução! Eu-sou um átomo de Luz na Grande Concertação Universal! Eu-sou o Artista absoluto e criador dos meus sonhos! Eu-sou invencível porque sou Amor!2

 

 

 

 

O Bode do Sabatt é uma figura capaz de meter medo aos de menos fibra. O Diabo está de corpo presente; os signos que traça com as mãos parecem ameaças sinistras; sua cabeça, seus peitos, seu ventre, tudo nele pressagia não se sabe o quê, mas, indubitavelmente, fatídico. Causa horror; com isto, tudo está dito. E, contudo, quão diferente é a expressão esotérica deste símbolo. Em termos Iniciáticos, representa a Magia, a Sabedoria do Absoluto. A chama colocada entre seus cornos é o reflexo da inteligência equilibrante do ternário; sua cabeça sintética, misto de cão, de touro e de asno, representa a responsabilidade da matéria e a expiação das faltas corporais; suas mãos humanas recordam a santidade do trabalho, e fazendo o signo do esoterismo, no alto e em baixo, recomendam o mistério aos Iniciados, e assinalam dois quartos lunares – um branco e um negro – para indicar as relações do bem o do mal, da misericórdia e da justiça. O Bode do Sabatt tem o baixo ventre coberto, imagem dos mistérios da geração universal, expressa somente pelo símbolo do caduceu. Seu ventre escamoso reflete os apetites desordenados da carne; o semicírculo, que separa do peito, é o emblema de diferenciação entre o mundo físico, o mundo moral e o mundo intelectual; entre o mundo dos fatos, o das leis e os princípios. As plumas que o cobrem, dos peitos à região umbilical, de diversas cores, traduzem, misticamente, os vários sentimentos. Os peitos de mulher, que exibe, são sinais da maternidade; e estes com os do trabalho, são a única redenção possível. E, finalmente, o pentáculo, que tem na fronte, é o emblema da vontade consciente, dirigindo as quatro forças elementares, revela, igualmente, a inteligência humana, pela ponta que tem voltada para o alto, e a inspiração divina, por estar perpendicularmente, por baixo da chama, que lhe serve de coroa.

 

Baphomet

Bode do Sabatt

 

 

O ritmo é Amor. Se soubermos cumprir esta Lei, tudo o mais conseguiremos com relativa facilidade.

 

A Espiritualidade não é sinônimo de covardia moral ou de beato alheamento. A Espiritualidade não está em conflito com a realidade, não implica fugir da vida ou incorrer em desarrazoadas e extremas abstinências e contingências, e, muito menos, é denegação de alegria. A verdadeira Espiritualidade é vida triunfante e plena e consciência resplandecente. É exaltação magnífica de poderes interiores. É superação e máximos êxitos. A genuína Espiritualidade produz alegria constante e é fonte de todos os êxitos edificantes e de suma felicidade. Ser realmente espiritual é transcender as banalidades circunstanciais e as complexidades da existência, sem evitá-las. A Espiritualidade, quando é genuína, satisfaz todas as ânsias, todas as inquietudes e todas as necessidades. (Grifo meu).

 

O Magista que tentar fazer da Espada a principal ou a única arma apenas destruirá a si mesmo, não pela destruição de combinação, mas pela destruição de divisão. A fraqueza vence a força.

 

A vontade e o sentido moral só podem iniciar sua obra defensiva através do pensamento, não por ações, porque dos primeiros derivam as últimas. Por conseguinte, quem mantém pensamentos de pessimismo só pode expressar, em seu organismo, melancolia e fracasso, e quem mantém pensamentos de falta de saúde só pode manifestar enfermidades e transtornos reais. A única maneira de adquirir virtude e saúde e mantê-las é educando a maneira de pensar, e só permitir que pensamentos construtivos, amorosos e positivos circulem na mente, e isto, claro, sempre deverá ser acompanhado de correspondentes e adequadas ações.3

 

 

 

 

A prática do reto pensar, além de exercitar a mente, harmoniza os pensamentos com as Leis Imutáveis que regem o Universo, e, assim, magnetiza e atrai o maior bem e produz a verdadeira felicidade – o único êxito que realmente satisfaz.4

 

Há dezesseis características básicas por meio das quais é possível se reconhecer os Verdadeiros Rosacruzes. Estas características são:

1ª) O Rosa+Cruz é paciente e possui grandeza de alma.

2ª) O Rosa+Cruz é bom, cortês e amável.

3ª) O Rosa+Cruz é desprendido e abnegado.

4ª) O Rosa+Cruz, sem ser subserviente, é humilde.

5ª) O Rosa+Cruz é desvaidoso.

6ª) O Rosa+Cruz é moderado, regrado e sóbrio.

7ª) O Rosa+Cruz é altruísta.

8ª) O Rosa+Cruz é pacato.

9ª) O Rosa+Cruz, de pronto, reconhece o lado bom de todas as coisas.

10ª) O Rosa+Cruz ama a Justiça.

11ª) O Rosa+Cruz ama a Veridicidade.

12ª) O Rosa+Cruz sabe que o Poder está no Sagrado Silêncio.

13ª) O Rosa+Cruz crê na imutabilidade da Lei Eterna e sabe que todo efeito foi gerado por uma causa.

14ª) O Rosa+Cruz é um homem de fé. Todavia, esta fé tem por base a rocha inquebrantável da percepção direta, ou seja: da experiência pessoal.

15ª) O Rosa+Cruz sabe que não há luz sem sombra, que não há mal sem bem, que a força cresce com a resistência e que o Princípio Divino, sem exceção, está presente em tudo.

16ª) O Rosa+Cruz sabe que as Leis Universais são imutáveis, e procura pertinazmente a Santa LLuz da Verdade, e, aconteça o que acontecer, continuará buscando esta Santa LLuz.

 

Se se compreende a fé passiva, que admite absurdos a que chama mistérios (ou milagres), todo Iniciado é um descrente.

 

Crer por crer é simplesmente admitir como possível algo sem haver comprovado a sua veracidade. A crença, portanto, sempre implicará em dúvidas. A certeza, porém, anula a crença, porque onde existir segurança já não haverá dúvidas. Pobres daqueles que necessitam crer, pois a incerteza e a dor serão os seus fustigadores e companheiros. Esta é a razão pela qual todo crente, traumatizado pela fé cega, é débil e covarde ante os embates que se apresentam nas lutas da vida, que são dignificantes quando se sabe vencê-los com intrepidez e destemidez, deles saindo com mais consciência e mais força.

 

Promete ser forte de maneira que nada possa perturbar a paz do teu espírito!

 

Promete falar alegremente e com otimismo a todas as pessoas.

 

Promete olhar para o lado simpático que todas as coisas têm.

 

Promete pensar sempre no melhor, promete trabalhar para que o melhor aconteça, promete esperar sempre o melhor.

 

Promete remediar os erros do passado com uma irrepreensível conduta no presente.

 

Promete não menosprezar ou rebaixar ninguém em suas dores ou em suas glórias.

 

Promete dedicar tanto tempo quanto te for possível ao teu auto-aperfeiçoamento.

 

Promete ser grande nas contrariedades, nobre nas intranqüilidades e forte nas adversidades.

 

Promete não fugir nunca às tuas responsabilidades.

 

Promete fazer sempre um bom juízo de ti mesmo.

 

Promete demonstrar a tua nobreza com atos nobres e não com palavras.

 

Promete viver na certeza de que o mundo estará sempre a teu lado, se te mantiveres forte, nobre e sensato.

 

Promete solenemente desprezar o invejoso, não tripudiar sobre o inimigo vencido, evitar o néscio mandinguento que invoca a sorte e repulsar o tolo que só comenta e lamenta fatalidades.

 

'Libera nos a malo.'  Livrai-nos do mal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ou seja: só nos libertaremos por esforço pessoal. Não há milagre salva-vidas que impeça que nos afoguemos, isto é, ou aprendemos a nadar ou morreremos submergidos em nossos desejos, cobiças e paixões. Já disse e repito: ninguém fará por nós o nosso dever de casa. Enfim, no Kosmos, ninguém passa colando ou falcatruando.

2. A maior bênção que um ser humano pode almejar é, um dia, já liberto, conscientemente, poder dizer: — Eu-sou!

3. Acho que você não se aborrecerá comigo se eu disser mais uma vez que o segredo da boa saúde está alicerçado no tripé: bons pensamentos + alegria + água em abundância. Sei lá, mas acho que o arquiteto brasileiro Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907), considerado um dos nomes mais influentes da Arquitetura Moderna internacional, não teria alcançado a idade que alcançou, se, ao longo da vida, tivesse sido um chato, um rancoroso, um xexelento ou um ranheta. Quando fez cem anos, Oscar comentou: — Centenário é o cacete. Alcançar essa idade é uma merda, mas é bom. Grande Oscar!

 

 

 

 

4. Pode ser que eu esteja enganadinho da silva, mas acho que se o cara é um chatarrão, um rancorosão, um xexelentão ou um ranhetão, poderá mantrar um trilhão de vezes o mantra que for, que não irá adiantar nem acontecer necas de pitibiribas. Já o miado de um gato simpático, como o do Vuvu, irmão da Choquiito e da Lili Peteca, poderá mudar o final de uma estória! Miau.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.dailyfundose.net/2011/08/
3d-animal-evil-magician-animated-human-gif/

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-81.pdf

http://regbit.blogspot.com.br/2010/01/
italia-inaugura-auditorio-de-niemeyer.html

http://pt.wikiquote.org/wiki/Oscar_Niemeyer

http://tiagobomfim.com/O-que-%C3%A9-Toc-.php

http://www.fra.org.br/gnose/gnose_106/index.html

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-80.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-10.pdf

http://rochamystic.blogspot.com.br/
2011/12/as-mandalas.html

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-07.pdf

http://www.niltonschutz.com/rosacruz.htm

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-05.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-03.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Piano sonata nº 2 Bb minor, Opus 35
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.