FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXIII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 23ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Na Doutrina Rosa+Cruz, a imortalidade – que precisa ser conquistada na vida cotidiana, no aprendizado do mundo e com as experiências do Plano Físico – é a manutenção eterna da autoconsciência individualizada. Isto é equivalente a poder dizer: — Eu, autoconsciência individualizada, e o Pai somos Um. Eu e meu Cristo Interno somos Um. Todavia, isto não vem de fora nem poderá acontecer exteriormente, ou seja, só se efetivará pela Iniciação Interna, momento em que o ego morre para que possa conscientemente nascer e se manifestar o Eu Imortal.

 

Não há poder suficientemente forte que possa influenciar e causar o mal a pessoas cujo Coração esteja protegido pela couraça do Amor puro e generoso para com todos os seres.

 

O poder da vontade querente não pode substituir a harmonia com o Deus de nossos Corações. Na vida, só se atinge verdadeiro êxito mediante a harmonia com o Divino em nós. A união com esta Fonte Divina em nós, dia-a-dia, vai lentamente transmutando os equívocos de nossas vidas, ao mesmo tempo em que, dia-a-dia, o mal, em nós, vai lentamente sendo substituído pelo Bem.

 

 

 

 

Absolutamente não existem más influências. Há, sim, sempre, apenas, ausência de Bem, devido às desarmonias pensamentais, que influem na vida. Tão pronto seja estabelecida a harmonia, tão pronto a vida se transformará.

 

O reto pensar imprime exatidão e precisão à vida. Faz dela um roteiro certo e seguro. Submete tudo a um regime que, se é fielmente executado, permite resultados de uma certeza matemática.

 

 

 

 

Ao meu Altar só vem o peregrino que haja queimado sua natureza inferior, que haja purificado o Coração, que haja transmutado a alma pelo conhecimento de si-mesmo e que haja alimentado o Espírito com a Sabedoria Divina.1

 

Para merecermos e podermos beber a Bebida da Imortalidade, devemos acender na alma a chama inextinguível do Amor Divino.

 

Sete verdades incontestáveis: 1ª) não há religião mais alta do que a verdade; 2ª) não há verdade mais alta do que o conhecimento de si-mesmo; 3ª) não há conhecimento mais alto do que a Sabedoria Divina; 4ª) não há sabedoria mais alta do que a unidade; 5ª) não há unidade mais alta do que o Amor; 6ª) não há amor mais alto do que o sacrifício de si mesmo; e 7ª) não há sacrifício de si mesmo mais alto do que o sacrifício pela redenção da Humanidade!

 

Sete prescrições insubstituíveis: 1ª) mantém sempre puros a tua língua, o teu Coração, a tua alma e a tua mente! Aprende e pratica o reto falar, o reto sentir, o reto querer, o reto pensar e o reto proceder; 2ª) considera todas as pessoas e todos seres como teus irmãos; 3ª) distingue sempre o transitório do imperecível, o real do imaginário, o essencial do acidental; 4ª) sê senhor em tua casa, isto é: domina teu corpo, sujeita teus impulsos e subjuga teus desejos; 5ª) submete tua natureza inferior e obedece ao teu Eu Interior; 6ª) age sempre categoricamente, isto é: tua oferenda deverá sempre ser pura e desinteressada e tua fé inabalável; e 7ª) bondade, alegria e amor devem sempre irradiar dos teus olhares, das tuas palavras e dos teus atos.

 

Uma única sílaba de Poder-Bondade poderá desencadear uma sinfonia harmonizadora, encantadora e embriagadora.

 

 

 

 

Sublime Deus de meu Coração! Aceita meu epinício e o Voto deste Teu filho eternamente grato a Ti! Silêncio!

 

A suposta felicidade que os insensatos acreditam que se pode obter da riqueza material e de tudo o que esta pode mundanamente proporcionar consiste meramente de pedras falsas, mas de brilhantes cores que fascinam os homens, para as quais estendem as suas ávidas mãos, mas que se lhes escapam sempre.

 

Do sublime apogeu em que tanto me alteio sobre as ondas do mar – o mar do pensamento – vejo os pobres mortais nesse naufrágio insano atrás das ilusões, o seu maior tormento! (Henrique Victor Morgan).

 

A felicidade não depende das circunstâncias. A felicidade está dentro e vem de dentro.

 

Levar uma vida egoísta e egocêntrica é o caminho seguro do infortúnio, do descontentamento, do desespero, da desintegração e da morte.

 

Se a felicidade é um estado mental interno, ninguém poderá ser feliz se não souber controlar seu pensamento.2

 

O Mago não deve sair nem se inclinar para fora do Círculo Consagrado, sob pena de as forças hostis que estão do lado de fora o aniquilarem. Um Mago não anda no mundo sem objetivo.

 

 

 

 

A vontade, geralmente, se revolta contra a disciplina da meditação. Este fato é a raiz de todas as lendas de santos tentados pelo demônio.

 

Um ser humano, um anjo ou um deus só se farão fortes à proporção que adquirirem forças para carregar o peso que os oneram, e só pela dor será obtida a força necessária para a Peregrinação.3

 

Só pela fortaleza de Deus (em nós) e pela determinação inquebrantável com que dominarmos as circunstâncias adversas seremos capazes de arrostar e de sobrepujar tudo quanto se nos deparar nesta e em muitas futuras vidas. Jamais se perdem as ações meritosas e qualquer esforço despendido em qualquer direção.

 

A primeira frase do Gênesis é BeREShITh BaRA ELOHIM (ALHIM), que equivale às cifras 2–200–1–300–10-400, e, simbolicamente, significa 'no começo'. No 'Rig Veda' (Livro dos Hinos), os ELOHIM são considerados os construtores da Obra Universal, e deixaram para o homem, como patrimônio, todos os conhecimentos que possuíam. Por isto, os primeiros humanos que exercitaram este Saber Divino, como uma Santa Revelação Mística, foram denominados Gnósticos.

 

O Grande Todo – o Macrocosmo – possui um som básico, eterno desde sempre. Neste sentido, um mantra vocalizado deverá se tornar um acorde harmônico com este som básico universal.

 

 

 

 

A Chispa Divina – imanente em todos os seres humanos – tem por objetivo conduzir cada um e todos à Fonte-de-toda-a-Vida.

 

A aprendizagem gnóstica acontece por via espiritual interior.

 

Usa bem a vida; porém, não te esqueças de que, um dia, deverás deixá-la.

 

As ações humanas têm causas e efeitos e princípios e conseqüências. Se, relativamente, conhecermos as causas e os efeitos e os princípios e as conseqüências, poderemos racionalmente alcançar a perfeição.4

 

Quando forem formadas intenções puras e sinceras, a alma será impregnada de probidade e retidão e o indivíduo será corrigido e melhorado.

 

Do homem mais elevado em dignidade ao mais humilde e obscuro, o dever é igual para todos.

 

O sábio vigia atentamente suas intenções e seus pensamentos secretos.

 

Os homens vulgares, geralmente, ocultam sua conduta viciosa e fazem alarde de virtudes simuladas.

 

A verdade está no interior; a forma, no exterior.

 

As riquezas ornam e embelezam uma casa, mas só a virtude poderá ornar e embelezar a pessoa.

 

Corrigir as paixões e os desejos viciosos consiste em dar retidão à alma. Se a alma estiver perturbada pela cólera, não poderá obter esta retidão. Se a alma estiver entregue ao temor, não poderá obter esta retidão. Se a alma estiver agitada pela exaltação da alegria e pelo arrebatamento do prazer, não poderá obter esta retidão. Se a alma estiver acabrunhada pela dor, não poderá obter esta retidão. Não sendo a alma senhora de si mesma, ao olharmos, não veremos, ao escutarmos, não ouviremos, ao nos alimentarmos, não perceberemos o sabor dos alimentos.

 

Tudo no Universo é rítmico e cíclico. Não existe acaso; não há desordem. Tudo se realiza nos limites da respectiva ambiência e das respectivas capacidades dos seres que surgem, vivem e morrem nesta ambiência.5

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Isto significa que só o Trabalho e o Mérito franquearão a Porta do Templo Interior e o acesso ao Altar.

2. Não esqueçamos de que tudo tem início na e com a idéia da coisa – o pensamento.

 

 

 

 

3. A dor será necessária enquanto for necessária e útil; mas não será para sempre obrigatória, chegando a ponto de se tornar inútil. Em outras palavras: a dor é necessária e obrigatória enquanto prevalecer a ignorância. Os três degraus são: Dor –› Amor –› Compreensão. Seja como for, todos nós teremos de palmilhar nosso Golgotha.

4. Todavia, sempre, perfeição relativa. Este sempre também é relativo. Então, o que poderá existir de mais impediente e de mais ilusório para alguém do que se sentir satisfeito consigo mesmo?

 

 

 

 

5. Tudo está perfeitamente ajustado e em conformidade. Na maioria das vezes, nós é que não percebemos este ajustamento e esta conformação. Nossa ignorância das coisas é que é a responsável por todos os nossos descompassos e pela nossa permanência na prisão.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-68.pdf

http://ponibooru.413chan.net/post/view/
224?search=favorited_by%3DDeznait

http://soundjax.com/snoring-1.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-67.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE_96/index.html

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_97/index.html

http://thateee.wordpress.com
/2011/10/26/vetor-hitler-illustrator/

http://www.stmarysnewry.com/
Careers_in_Maths.aspx

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-65.pdf

http://arthur2rcasc.wordpress.com/
2011/06/04/

http://www.fra.org.br/gnose/
Gnose_98/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Polonaise Ab major, Opus 53
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.