FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 22ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Cristo é o Logos Solar. Cristo é a LLuz do Sol; não a física, mas, sim, a LLuz Espiritual que está por trás do Sol.

 

Suspira profundamente... Desce ao recôndito Abrigo de tua Causa Interna... E busca a tua Pedra...1 É tosca? É imperfeita? Pois faze por lapidá-la. Procura facetá-la, porém, trabalha com todo o carinho, com todo amor... Nesta Pedra está a Rosa – o tesouro da tua própria alma!

 

 

 

 

Nosso corpo é a roupa terrestre que a Alma vestiu somente para passar, na Terra, seu Dia Cósmico. Nosso corpo é um Templo que a Alma escolheu para receber revelações e elevar orações. Nosso corpo é um Céu visível que serve à Alma para ocultá-la temporalmente. Nosso corpo é uma taça que guarda a Bebida Santa da Alma durante sua estada sobre a Terra. Nosso corpo é uma redoma onde está guardado o Grão do nosso Verdadeiro Eu, isto é, a Alma que ali se esconde. Nosso corpo é um Farol onde arde a LLuz Eterna da Alma. Nosso corpo é uma oficina onde o Artista Divino trabalha. Nosso corpo é um laboratório terrestre onde nossa Alma, como Químico Divino, faz milhares de experiências diariamente. E assim, chegamos a entender que o jarro não é a flor, nem a envoltura o perfume, nem o farol a luz, nem a oficina o artista. Então, podemos compreender o valor primário do nosso Eu e o valor secundário do nosso corpo, que somente precisa de saúde e não de pinturas e enfeites.

 

O conhecimento só será Conhecimento Verdadeiro caso venha a se tornar 'Fé-conhecimento', e, vice-versa: tua fé só se fará Verdadeira fé caso venha a se tornar 'Conhecimento-fé'. Isto é assim porque sem 'Conhecimento-fé' não haverá Conhecimento do Eu. Sem conhecimento do Eu, nenhuma salutar força da Mente Superior se confirmará! Sem força salutar da Mente Superior, não poderá haver dominação da natureza inferior! E, sem dominação da natureza inferior, não poderá haver nenhuma redenção!

 

É a natureza inferior do homem que se interpõe, como nuvem negra, entre ele e o seu Sol Espiritual. O véu fatal que esconde a face divina da Mente Superior não é outro senão a natureza inferior.

 

Jesus, há dois mil anos, foi crucificado pela ignorância, pelo egoísmo e pelo medo, mas tu me crucificas diariamente, em todas as horas, com teus pensamentos e teus atos impuros, a mim, teu Cristo, que moro em teu Coração! Oh!, não fiques entre os mortos espirituais! Levanta-te da tumba da tua natureza inferior e inscreve-te entre os ressurrectos espirituais. Procura-me, e me encontrarás! Bate à minha porta, e ela se abrirá! Chama-me, e ouvirás minha Voz! Sobe para mim, e serás exaltado! Encara-me, e me reconhecerás! Assim, há milênios, vem te falando, ó peregrino do Coração, a tua Mente Superior – expressão, em cada ser-no-mundo, do Cristo Interior – e tu, como criança adormecida, não A ouves e não acreditas Nela. A tua Mente Superior é a fonte de toda força curativa e de toda magnificência. Silêncio!

 

Não há desejo sublime nem ideal divino que não se possa alcançar com a força do espírito.

 

Mente Superior    Sol Interno do homem.

 

Cada ser tem sua vibração própria ou unidade vibratória, com o seu tom característico e a sua cor própria. Isto quer dizer que os átomos que formam suas células têm uma determinada velocidade e uma curva rotatória certa. Quem encontrou o seu tom e a sua cor e os pôs em uníssono com a harmonia cósmica completou o ciclo de suas peregrinações e alcançou a própria imortalidade.

 

 

 

 

Cada qual deve se tornar seu próprio médico e curador, e, para isto, deve, acima de tudo, aprender a aplicar a arte do silêncio mental, permitindo que atue e se manifeste a Mente Superior, que está no Coração de cada um de nós.

 

Ó Deus! Ó Deus! Silêncio!

 

 

 

 

O Caminho Perfeito é o que nos demonstra que somos o determinador máximo em todas as circunstâncias, o elemento primordial em todas as aspirações e o fator decisivo em todas as possibilidades.2

 

O Caminho Perfeito é o que proporciona essa rara sensação – mas decisiva – de plenitude, de serenidade, de segurança e de firmeza no curso da existência. No Caminho Perfeito não existe o acaso.3

 

O Caminho Perfeito não pressupõe uma fuga das dificuldades da vida. Ao contrário, importa em enfrentar a realidade em toda a sua significação, e proceder em conformidade com os objetivos da Natureza em seu sentido superlativo.4

 

O Caminho Perfeito é o da Realeza da Consciência em seu sentido transcendente e integral, que permite vencer as fases inferiores e complexas do viver humano.

 

A felicidade, o poder e as aspirações superiores não se alcançam por encantamentos ou por obras de magia maravilhosa, mas, sim, por meio de esforços determinados e indispensáveis. Nada, no mecanismo magistral da Natureza se altera ou se modifica sem uma certa adaptação às suas próprias necessidades.

 

'Uma hora de reto pensar é melhor do que uma prece de sete anos.' (Profeta Muhammad).

 

O fundamento de todas as religiões, a Iniciação nos Antigos Mistérios e os princípios da mística em todos os povos assentam no alcance do conhecimento de si mesmo, na subida à mente superior, ou seja, realização paulatina, mas consciente, de Deus no homem! Todavia, este alto grau de evolução não pode ser atingido antes que a mente inferior silencie e seja, desta forma, jugulada a natureza animal!

 

 

 

Jugulando a Natureza Animal

 

 

A vontade humana é mais poderosa do que as demais forças da Natureza.

 

Só alguns membros da família humana já alcançaram o sobre-humano grau de Liberdade e de Realização Espiritual Interior, e provam, com sua vida vitoriosa e devotada, que esta alta mira não fica apenas no domínio da possibilidade, senão que é também uma necessidade imperiosa!

 

Um exercício esotérico: Imagina, ao inspirares, que absorves a Força Curativa da Mente Universal, com o qual purificas de todo tua mente inferior, e que, ao expirares, expeles as desarmonias, os pensamentos malsãos e os sentimentos inferiores.

 

A meditação e os mantras são uma necessidade da alma, e promovem a cura e conferem paz e quietação.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Pedra Lapis Philosophorum.

2. Ou, em outras palavras, como tenho dito: tudo depende só de nós. Precisamos nos esforçar para nos tornarmos artífices do nosso próprio destino, senhores de nossa própria pessoa, e, sobretudo, reitores de nossa própria existência.

3. Na realidade, o (por) acaso não existe em circunstância alguma. Assim, quando alguém perde uma bolada no carteado ou acerta uma bolada na loteria, isto poderá ser entendido como quisermos, menos que foi azar, sorte ou milagre, já que azar, sorte e milagre inexistem. Então, sobra o quê? Por que aconteceu?

4. E qual é o objetivo primordial e superlativo da Natureza? A harmonia dos contrários pelo desmantelamento das ilusões. Persistência da visão (persistência retiniana ou retenção retiniana) – fenômeno ou ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina (já que a retina é um elemento indissociável do cérebro) por uma fração de segundo após a sua percepção – não é realidade. Se você quiser conhecer melhor este assunto, procure persistência da visão no Google – imagens.

 

 

 

 

Para encerrar, fixe o olhar no centro da animação abaixo () ou para um outro ponto qualquer da tela cinza, que não seja o círculo em movimento, e veja o que acontece. O fenômeno é imediato.

 

 

 

 

Acho que um pouquinho de conhecimento científico frustraria 99% dos ditos, acreditados e manipulados milagres. O 1% que sobra é um pouco mais complicado. Se, por exemplo, as pessoas soubessem como funciona e quais são as propriedades da endorfina (produzida na hipófise ou glândula pituitária), sendo a beta-endorfina a mais eficiente, pois é a que dá o efeito mais eufórico ao cérebro, compreenderiam que desconfortos, dores, mal-estares etc. não desaparecem por milagre – que é a maior ilusão que um ser humano pode alimentar por absência ou insuficiência de conhecimento científico. Ora, se Deus existe da forma que querem e acreditam muitos religiosos, eu acho que Ele tem mais o que fazer do que ficar tirando desconfortos, dores e mal-estares, geralmente fabricados por maus pensamentos, más palavras, maus atos e, principalmente, por ultrajosas sem-razões e absurdos preconceitos somatizados. O mais ridículo e imponderado de tudo isto é a salva de palmas pelo milagre que não é milagre! Quando eu dava aulas práticas de Química, especializei-me em fazer milagres químicos. Os alunos adoravam! E muitas vezes também batiam palmas! Só que eu explicava direitinho como cada milagre químico acontecia. Um exemplo simples é o que, resumidamente, está apresentado abaixo.

Algodão hidrófilo + peróxido de sódio (Na2O2) + 1 ou 2 gotas de água —› Milagre! (Combustão).

Explicação:

2 Na2O2(s) + 4 H2O(l) —› 4 NaOH(aq) + 2 H2O2(aq)
2 H2O2(aq) —› 2 H2O(l) + 2 [O](g) + calor
2 [O](g) + calor + algodão hidrófilo —› Combustão

Conclusão: a água é um perigo nas mãos de quem desconhece Química.

Só mais uma coisa: Combustão espontânea não é obra do demônio. É um tipo de combustão que ocorre sem uma fonte inflamável externa. Exemplos:

1º) Montes de feno, pilhas de compostagem e algodão não-processado podem sofrer combustão espontânea por causa do calor produzido pela fermentação bacteriana. O que o demônio tem com isto?

2º) O carvão pode inflamar espontaneamente quando exposto ao oxigênio, que o faz reagir e aquecer, desde que não haja ventilação suficiente para o resfriamento. O que o demônio tem com isto?

C + O2 —› CO2

ou

C + [O] —› CO
CO + [O] —› CO2

O2 = Oxigênio molecular.
[O] = Oxigênio atômico.

3º) A oxidação da pirita (dissulfeto de ferro, FeS2) é muitas vezes a causa da combustão espontânea em resíduos antigos de minas de carvão. O que o demônio tem com isto?

4º) Negativos e cópias de filmes antigos, que até os anos 1950 eram fabricados com suporte de nitrato de celulose (trinitrocelulose, nitrocelulose ou algodão-pólvora) – C6H7(NO2)3O5 – podiam sofrer combustão espontânea, provocando incêndios que destruíam depósitos inteiros. O que o demônio tem com isto?

5º) Partículas de substâncias orgânicas suspensas no ar em um silo de metal muito quente podem explodir violentamente, destruindo a estrutura do silo, fenômeno que em inglês é chamado de flour bomb (bomba de farinha). O que o demônio tem com isto?

6º) Óleo de linhaça em um espaço parcialmente fechado (como uma pilha de panos encharcados de óleo deixados de fora em um recipiente descoberto) pode oxidar, levando a um acúmulo de calor e, conseqüentemente, à ignição. O que o demônio tem com isto?

7º) Grãos de pistache são altamente inflamáveis, e quando armazenados em grandes quantidades são propensos a auto-aquecimento e combustão espontânea. O que o demônio tem com isto?

8º) Em condições de calor extremo, grandes pilhas de estrume de vaca podem entrar em combustão espontânea. O que o demônio tem com isto?

Enfim, muitas pessoas, por não saberem como as coisas funcionam, se forem religiosas, a depender do que aconteça, tendem a glorificar Deus ou a pôr a culpa no chavelhudo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nitrocellulose

http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%
C3%A3o_espont%C3%A2nea

http://www.csajaboticabal.org.br/imagens/userfiles
/files/FTD%201%C2%BA%20ano/Qui56a56V4.pdf

http://universoalternativo-fany.blogspot.com.br/
2009/09/ilusao-de-otica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-64.pdf

http://www.clker.com/clipart-6800.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-62.pdf

http://www.designofsignage.com/application/sy
mbol/hospital/largesymbols/keep-silence.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-61.pdf

http://www.imt.ie/features-opinion/2010/10/
piecing-together-the-fragmented-brain.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-59.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-02.pdf

http://multiversosdapalavra.blogspot.com.br/
2012/02/pedra.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-01.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Mazurkas, Opus 7, Vivo ma non troppo
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.