FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XX

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 20ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Primeiro, pensamento; depois, palavras e atos. No pensamento jaz a semente do destino. Quem, mal-intencionado, escolhe as palavras e, mal-intencionado, realiza o trabalho, a esse acompanham mágoas que ele mesmo criou. Primeiro, pensamento; depois, palavras e atos. No pensamento jaz a semente do destino. Quem, bem-intencionado, escolhe as palavras e, bem-intencionado, realiza o trabalho, a esse acompanham felicidade e alegrias. (Buddha).

 

A Escada de Sete Degraus representa o setenário humano.

 

 

 

 

Antiga e Misteriosa Sociedade de Crata Repoa: Pastophoris —› Neocoris —› Melanephoris (Guardião da Porta da Morte) —› Christophoris (IAO) —› Balahate —› Astrônomo (Ante a Porta dos Deuses) —› Profeta ou Saphenath Pancah (Cruz... Cálice... Crestos Cósmico...).1

 

Sem o Calor ou o Fogo nada germina neste mundo.

 

O Poder que é conferido aos irmãos da Rosa+Cruz é imenso, pois permite trabalhar ajudando e protegendo muitos necessitados.

 

No Templo do Silêncio, a atmosfera depura a imundice da alma, tanto quanto permite penetrar, sempre mais, no segredo da Vida. A força curativa do Templo do Silêncio desbasta, desintoxica e ilumina o Coração.

 

A direção do destino de cada um de nós está em nossas próprias mãos.

 

No domínio do Universo manifestado, não existe força mais divina e mais poderosa do que a força da mente! Nenhuma das forças naturais até agora conhecidas se iguala à força do pensamento em velocidade, poder e durabilidade.

 

 

 

 

Se a Humanidade atual sofre tão horrivelmente na miséria, sem sossego, com falta e lamentos, é porque os inconscientes, os maus e as cabeças pensantes e dirigentes do mundo emitem, dia e noite, milhões de pensamentos negativos, destrutivos e inquietantes. Estes pensamentos negativos surpreendem tempestuosamente o espírito dos homens e dos povos. Subjugam-no, assenhoreiam-se dele e tornam os homens seus instrumentos cegos. Assim expandem seus maus pensamentos, como epidemia, sobre os indivíduos; neles despertam demoníacos padecimentos, crueldades, barbaridades e ódio, até caírem vítimas da sua cegueira! Entretanto, se os seres sublimes, super-humanos, já chegados a um grau evolutivo superior, não houvessem guerreado, com o maior sacrifício, estes pensamentos diabólicos e entravado a sua ação, a nossa Terra, hoje, seria um verdadeiro inferno!

 

O caminho do homem é se tornar Super-homem – um Homem-deus. Todavia, isto só acontecerá quando ele controlar as forças poderosas do Espírito e, com o auxílio da Sabedoria Divina, empregá-las na realização da mais elevada humanidade.

 

O Espírito Divino no homem é um Sol Interior e os pensamentos são seus raios.

 

In principio, erat Verbum, et Verbum erat apud Deum, et Deus erat Verbum. (Evangelho de João, I: 1, Vulgata Latina). No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O mundo não se fez da Mente nem da Vontade de Deus; mas, sim, da Palavra; foi o Logos [Verbum Dimissum] que se transmutou em Universo.

 

É preciso saber pronunciar corretamente a Palavra Sagrada. Aquele que conhece o Sagrado Mantram, a Palavra Sagrada, penetra todos os segredos da Natureza.

 

A saída em astral é um prodígio, mas, ao mesmo tempo, um perigo. Não tanto para quem a realiza, porém, para os demais, principalmente, se quem se projeta não adquiriu, ainda, o necessário preparo moral, e abusa das possibilidades que o fenômeno permite. Com o Corpo Astral amestrado, poderemos penetrar nos recintos mais guardados ou fiscalizados e exercer a nossa absoluta vontade, sem que pessoa alguma suspeite. Não há distâncias, nem barreiras, muralhas ou obstáculos que tolham a ação ou a passagem do Corpo Astral, assim exteriorizado. Mas, quem pode sair em Corpo Astral deve sentir o máximo desprezo por Mamon.2

 

A Mente Superior e a mente inferior distinguem-se nos seguintes pontos: 1 – A mente inferior, que representa a alma animal no homem, é transitória, oscilante e mutável, eivada e nodoada com elementos animais. Está presa à Terra, evade-se com a morte e volta-se para a sua fonte, a matéria. Mas, a Mente Superior – que é o verdadeiro Eu é imortal, pois é a Chispa Divina, o Sol Espiritual nos homens; 2 – A mente inferior está afundada na ilusão e no erro, pois vive em meio a pensamentos, por assim dizer, fragmentários e separatistas, e isolada de Deus. A Mente Superior, porém, é o vaso do verdadeiro conhecimento divino. É a verdade em si mesma; 3 – A mente inferior é dotada de certa forma, está ligada ao corpo físico e constitui a personalidade do ser, ao passo que a Mente Superior é informe e constitui a individualidade, isto é, o Verdadeiro Eu, ou seja, é o verdadeiro ser do indivíduo; 4 – A mente inferior alcança o saber com esforço; a Mente Superior possui todo o conhecimento. No saber, são diferentes e separáveis o sujeito e o objeto, e o resultado é lacunoso; o conhecer forma a unidade do conhecedor, do conhecido e do conhecimento; 5 – A mente inferior utiliza, como instrumento, o cérebro e o intelecto; a Mente Superior utiliza o Coração e a Razão. A mente inferior cria, somente os pensamentos concretos; a Mente Superior encerra, em si, também, os pensamentos abstratos; 6 – A mente inferior movimenta a inteligência e a perspicácia; a Mente Superior está imersa na Intuição e na Sabedoria. A mente inferior é parcialmente livre; obedece ao impulso e ao empuxo da Natureza, e deles é dependente. A Mente Superior é totalmente livre de quaisquer cadeias internas ou externas, pois se acha em harmonia com a Lei Ética do Todo [desde sempre Um]; e 7 – A mente inferior, ligada à natureza animal, está manchada de vaidade, de orgulho e de outros desejos inferiores, e leva, quando não depurada, ao materialismo, ao egoísmo e à magia negra. A Mente Superior é totalmente livre de desejos inferiores. É a própria Pureza e a Sabedoria mesma. Leva sempre ao idealismo, à verdade, ao sacrifício, ao perdão e à Magia Branca! É a Figueira Sagrada cujas raízes estão no Pleroma. E assim, o valor efetivo do que quer que seja – tanto no domínio da religião, quanto nos domínios da filosofia, da moral e da ciência depende de, na elaboração da coisa, se participaram a mente inferior ou a Mente Superior. Todavia, atenção: a mente inferior, a criadora do intelecto, não é desprezível nem supérflua! É um degrau necessário e insubstituível na escada evolutiva. Sem este degrau de passagem, seria impossível a ascensão. A mente inferior é o instrumento da Mente Superior, e deve ser aperfeiçoada dia-a-dia.3

 

'Deveis ser perfeitos como vosso Pai, no céu, é perfeito' Subi à Mente Superior ao vosso Pai a mais alta esfera da vossa peregrinação, e sede perfeitos como Ela.

 

'Quem a si mesmo se conheceu, em verdade, conheceu a Deus. (Profeta Muhammad).

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Na mais remota Antigüidade, os Sacerdotes-Iniciados (Hierofantes) só professavam doutrinas sãs e iluminadas, e eram arqui-rivais da ignorância, da traição, do engano, da superstição, do preconceito e das crueldades, em geral. É uma verdade incontestável que o Conhecimento desenvolve a inteligência, e que as luzes da FiloShOPhYa, ao elevar a alma, expandem a razão e conduzem o homem à idéias que são justas, opiniões que são sábias, sentimentos que são filantrópicos e ações que são honráveis e proveitosas.

Esta nota foi editada da fonte:

http://www.upasika.com/docs/masoneria/arquitec
tos/Crata%20Repoa%20%5Bportugues%5D.pd
f

2. Mamon é um vocábulo transliterado da palavra hebraica Mamom () associado à cupidez, ao dinheiro, às riquezas e aos bens materiais. Jesus, no Evangelho de Lucas, XVI: 13, utilizou esta palavra ao afirmar que não podeis servir a Deus e às riquezas (a Mamon). Ao longo da história e devido às diversas traduções da Bíblia, Mamon acabou por se tornar e representar uma divindade maligna ou o demônio. E assim, aqueles que cultuam Mamon são equivalentes às pessoas cúpidas e gananciosas por dinheiro. Por outro lado, eu não estou absolutamente seguro de que não haja distâncias nem barreiras, muralhas ou obstáculos que tolham a ação ou a passagem do Corpo Astral exteriorizado, nem que, em projeção astral/mental, possamos penetrar nos recintos mais guardados ou fiscalizados, para exercer a nossa absoluta vontade sem que pessoa alguma suspeite, como admite o autor deste fragmento. Se há limites para tudo, há limites também, digamos assim, para fazer valer o nosso mérito pessoal, que não é absoluto nem imaculado, e, portanto, há Planos e Dimensões que, por enquanto, ainda estão interditados para nós. Portanto, há limites (variáveis para cada ser-no-mundo) para a expansão tanto do Cordão de Prata quanto do Cordão de Ouro.

 

 

Don Vomitus Avarus Cupidus Mamon
(Para os íntimos, Don Sacanophilus)

 

 

3. Exemplos:

1º) Utilização da mente inferior —› Little Boy – bomba nuclear (carga explosiva: Urânio) lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945.

2º) Utilização da mente inferior —› Fat Man – bomba nuclear (carga explosiva: Plutônio) lançada sobre Nagazaki, no Japão, em 9 de agosto de 1945.

3º) Utilização da Mente Superior —› Iodo–131 (diagnóstico e terapia da tireóide), Tecnécio–99 (diagnóstico de órgãos do corpo), Cromo–51 (estudo das hemácias), Cálcio–45 (estudos metabólicos do Cálcio), Gálio–67 (estudos de infecção e em Oncologia), Samário–153 (eliminação de dor de cânceres ósseos), Tálio–201 (imagiologia cardíaca), Flúor–18 (tomografia por emissão de pósitrons), Césio–137 (destruição de células de tumores) e Cobalto–60 (destruição de células de tumores), todos usados em Medicina Nuclear. Os isótopos radioativos (radioisótopos) ainda podem ser utilizados, por exemplo, em pesquisa (traçadores radioativos), na indústria (gamagrafia industrial), na arqueologia (datação por Carbono–14), na agroindústria (técnica de macho estéril), na agricultura (mutação genética de grãos e plantas e preservação de alimentos), na hidrologia (estudos de poluição das águas subterrâneas, estudos de propagação de contaminantes e para determinar o transporte de sedimentos em rios).

4º) Utilização da Mente Superior —› fissão nuclear do Urânio – usada na produção de energia elétrica (ainda que, a meu juízo, no futuro, não será mais usada a fissão nuclear para produção de energia elétrica, pois, tanto quanto as energias geradas a partir do petróleo, do gás natural e do carvão, a energia elétrica obtida a partir da fissão nuclear é uma energia suja). Exemplo de fissão do Urânio–235:

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Medicina_nuclear

http://professor-cebola.blogspot.com.br/
2009/06/energia-nuclear-aplicacoes.html

http://www.cnen.gov.br/
ensino/apostilas/aplica.pdf

http://quimica1m5.blogspot.com.br/
2010/11/energias-limpas-e-sujas.html

http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&v
iew=article&id=6552&catid=86&Itemid=115&limitstart=54

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear

http://www.onlyanimes.net/forum/topico
/17057/bizarrices-da-net-firefox

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamon

http://powerhypnotis.com/
wp-content/uploads/2010/08/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-55.pdf

http://www.auroraaurea.com/wp-content/
uploads/2010/02/CrataRepoa.pdf

http://www.upasika.com/docs/masoneria/arquitec
tos/Crata%20Repoa%20%5Bportugues%5D.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-54.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Mazurkas, Opus 7, Vivo ma non troppo
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.