FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XIX

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 19ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Uma vez superadas as resistências internas, então, cairão as externas.

 

A felicidade sentida é apenas um dos pratos da balança!

 

A Eucaristia Divina é a cerimônia de Magia Divina (ou Teurgia) em que a Divindade, como Eterno Sumo Sacerdote, se oferece a Si Mesma em sacrifício.

 

Todos os rituais terrenos derivam do Ritual Supremo. A força de um ritual está condicionada ao grau de consciência daquele que o celebra.

 

Nós todos, na realidade, somos Deuses.1 Cada átomo do nosso corpo é perfeito e completamente divino.

 

Poder no homem —› Vontade.

 

Sabedoria no homem —› Razão.

 

Inteligência no homem —› Ação.

 

Centelha Crística no homem —› ShOPhYa + Amor.

 

Batismo da Iniciação: Chrestos —› Christos.

 

O Karma (causação universal; inter-relação universal) e o Dharma (Caminho para a Verdade Superior) individuais estão inexoravelmente atados ao Karma e ao Dharma coletivos. Em uma encarnação, há limites que, em princípio, não poderão ser ultrapassados.

 

 

 

 

Meu Evangelho foi traído na consciência do mundo e minhas doutrinas foram corrompidas no meio das multidões...

 

É necessário que as mães compensem com a dor a ignorância de não terem sabido educar seus filhos no amor ao próximo e no respeito à vida, onde quer que ela esteja, onde quer que ela se manifeste. Este é o Karma das mães, Karma a preparar o sonho de Paz, de Luz e de Fraternidade, que será o pão das almas do futuro – a Paz Perpétua que nada perturbará.

 

Estudemos, realizemos e nos aproximemos o mais possível

 

A autêntica Fraternidade Branca Rosa+Cruz [ou Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível] existe no Plano Astral, onde só se consegue ter acesso após laborioso e perseverante noviciado, em que se faz indispensável a posse de aptidões especiais, o desenvolvimento de faculdades superiores e a conquista de poderes supranormais.2

 

O regime alimentar, como geralmente se propala, não é condição 'sine qua non' para que alguém postule admissão na Augusta Ordem da Fraternidade Branca Rosa+Cruz.3 Efetivamente, quem se nutre de frutas e vegetais, quem se abstém de carnes, excitantes e tóxicos, como o álcool e a nicotina, goza melhor saúde, e está, portanto, mais apto a realizar as rigorosas provas do noviciado. As provas mais importantes impostas aos candidatos à Rosa+Cruz assentam basicamente na respectiva evolução física, na disciplina simultânea da vontade e da atenção e na conquista do autoconhecimento, que lhes assegurará a imparcialidade tão necessária à cultura subjetiva, e que permitirá, em suma, que se tornem verdadeiros super-homens.

 

O sublime e generoso ideal dos Irmãos Invisíveis não consiste na conquista do Mundo ou no domínio autocrático da Humanidade. A divina missão Rosa+Cruz consiste em contribuir, por todos os meios, para a felicidade do gênero humano, sem distinção de classe, sexo, raça, fortuna etc.

 

O homem pode e deve traçar voluntariamente o seu próprio destino, pois é uma alma com um corpo e não um corpo com uma alma.

 

A ignorância4 absoluta do Caminho que conduz ao Reino Encantado da Suprema Perfeição, à Terra de Promissão, é que torna o homem impotente para escalar a muralha que denomina fatalidade.

 

O homem é, realmente, a integralização, consciente ou inconsciente, de causas + efeitos, remotos + recentes.

 

Ninguém pode adotar uma religião, assimilar uma filosofia ou compreender uma ciência que não estejam ao alcance da sua mentalidade.

 

 

 

 

É da essência da Vontade ter uma só ponta.

 

Para desenvolvermos a Vontade Superior é necessário lutarmos contra a vontade transitória assente apenas em transitórias considerações.

 

Já é alguma coisa ter arrancado o joio do trigo; mas, o trigo mesmo exige cuidado.5

 

Somos Sol transformado devido a que a energia do Logos Solar é que tece e destece tudo o que existe, e que constrói e faz mudar de forma. Mas o Sol, por si mesmo, é apenas um Mediador, pois, depende do Sol Central. Da mesma forma, oculto no homem está seu Fogo Interno, que é o Mediador para que possa evoluir conscientemente, e, um dia, poder dizer: Eu-sou!

 

O intelectual poderá lograr triunfos parciais, porém, se não unir a intelectualidade à espiritualidade, finalmente, fracassará.

 

A responsabilidade da palavra pronunciada é de tal natureza que todo o nosso destino – o bem e o mal que possa nos acontecer – depende praticamente da exteriorização do sentimento e do pensamento através da palavra. Se um espiritualista, consciente das leis de evolução, usa a palavra somente para externar sentimentos e pensamentos retos e nobres, que tenham por único objetivo elevar o estado físico e mental das pessoas que o escutam, logrará transformações incríveis em um tempo relativamente curto. Por outro lado, aquele que, inconscientemente do mal que causa a si mesmo, emprega sempre sua palavra apenas no sentido negativo, isto é, para evidenciar as muitas debilidades humanas, não fará outra coisa, com este exercício, que intensificar o desenvolvimento daquelas mesmas debilidades em sua própria natureza. Esta é a razão pela qual aquele que fala insistentemente sobre os defeitos dos outros, acaba, em pouco tempo, praticando aqueles atos que criticava acremente em outras pessoas.

 

 

Irresponsável Tagarerela

 

 

As lamentações acabam invariavelmente prejudicando àquele que as faz. Quando uma pessoa se encontra em condições negativas e se lamenta, com todas as suas amizades, daquele estado, não faz mais do que intensificar a condição penumbrosa em proporções agigantadas, sem lograr com isto benefício pessoal algum. Uma ligeira reflexão nos provará esta verdade: ninguém prestará auxílio direto àquele que se lamenta, senão que, pelo contrário, trata de cravar maior quantidade de vibrações pessimistas no desgraçado que assim se lamenta. Estas vibrações irão aumentando o desastroso estado interior, trazendo como conseqüência, maiores fracassos. Lamentar-nos de uma coisa – qualquer que seja a coisa – é, simplesmente, intensificá-la em nós mesmos.

 

Se a palavra for harmoniosa, transmitirá esse estado; se for desarmônica, produzirá perturbação.

 

Devemos nos esforçar para não empregar nossas palavras senão sempre com santos e elevados fins, fazendo somente aquilo que tenda a exteriorizar a verdade, a enobrecer a vida, a sublimar a aspiração, a engrandecer o sentimento, enfim, a provocar naqueles que nos escutam o sublime e nobre desejo de superação espiritual. E, por este meio, que é o bastante, poderão ser obtidas transformações e elevações nem sequer suspeitadas por aqueles que não sabem o que é o extraordinário poder da palavra.

 

As palavras harmoniosamente pronunciadas aumentam extraordinariamente as fontes da vida, tonificam o coração, purificam o cérebro, equilibram a economia e fazem a vida prazenteira. Já as palavras inarmônicas – que estejam carregadas de vibrações negativas, de pessimismo, de ódio, de inveja e de malquerença e hostilidade em qualquer de suas formas – prejudicam os que as ouvem tanto quanto os que as pronunciam, quer no sentido físico, quer no sentido intelectual, quer no sentido moral.

 

Para que o homem chegue a ser um Perfeito Mago Branco tem que aprender a utilizar a Palavra sempre dentro do reto, do justo e do exato, e somente para despertar aquelas vibrações que tendem a criar a Bondade, a Beleza e o Bem.

 

Em um diário alemão de fins do século XVIII, encontram-se referências sobre a misteriosa Pedra Filosofal [Lapis Philosophorum]: 'Todos a apalpam constantemente sem saber.'

 

Presentemente, homem é apenas um Deus degenerado – um Deus decaído. Mas, simultaneamente é um Deus em evolução.

 

Houve um período em que ambos os sexos se reuniam em um mesmo indivíduo [Androginia]. O ponto vital, o ponto de interseção e de volta à ascensão humana, foi o tempo da separação dos sexos. Ao se separarem os sexos, o homem passou a conhecer e a participar de um novo estádio transcendental e imenso: o Amor.

 

Através do homem, passa uma corrente que sobe e outra que desce!

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Sim, somos Deuses, só que não sabemos. E por que não sabemos? Simplesmente porque não realizamos interiormente esta condição irrevogável. E assim, a transformação do homem mortal (Deus degenerado e decaído) em Super-homem Imortal (Deus regenerado e florente) nada mais é do que a realização consciente da Divindade em nós. Simples. Mais simples até do que beber um copo d'água. Lembre-se de que, como uma espécie de mão e contramão, o OM está em nós tanto quanto nós estamos no OM. 46 4 + 6 = 10 1 + 0 = 1. Unidade.

2. Mas acima de tudo, mérito.

3. É bom ser vegetariano? É. E melhor ser vegano (vegetariano – etari = vegano)? É. Mas, o que adianta ser vegetariano ou vegano se o indivíduo é um crápula, um inescrupuloso, um cruel, um odiento, um preconceituoso, um sanguinário? Janet Barkas – no livro The Vegetable Passion (A Paixão Vegetal) – e Colin Spencer – no livro The Heretic's Feast (O Banquete dos Heréticos) – apóiam a idéia de que Adolf Hitler (1889 – 1945) era vegetariano. Wilhelm Bodewin Johann Gustav Keitel (1882 – 1946), Marechal de Campo do exército alemão, relatou que Hitler considerava a caça uma matança desonesta da fauna inocente. Hitler era abstêmio, mas, em sua idade adulta, bebia ocasionalmente em suas visitas a bares de Viena e de Munique, onde adquiriu parte da sua ideologia racista. Keitel afirmou ainda que, após a ascensão de Hitler ao poder, uma única vez o viu beber um copo de cerveja, no dia em que ele visitou Praga, após sua conquista. Muito bem! Parabéns! Mas a Revolução Nazista, que pretendia o retorno da Alemanha aos tempos do grandioso Império Alemão, acabou por desembocar na Segunda Guerra Mundial – conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Império Britânico como principais forças) e as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) ou Eixo Roma-Berlim-Tóquio, como era denominado por seus membros. O sangrento e fratricídico resultado foi:

 

Aliados
Potências do Eixo
Soldados: ~ 16 milhões de mortos
Soldados: ~ 8 milhões de mortos

Cidadãos: ~ 45 milhões de mortos

Cidadãos: ~ 4 milhões de mortos

Total: ~ 61 milhões de mortos

Total: ~ 12 milhões de mortos

Vítimas da Segunda Guerra Mundial

 

Não esqueçamos, ainda, que só em Hiroshima (6 de agosto de 1945) e Nagazaki (9 de agosto de 1945) volatilizaram (meteorizararam) em poucos segundos mais de 110.000 pessoas como resultado direto da explosão do Little Boy (carga explosiva: Urânio) e do Fat Man (carga explosiva: plutônio). Neste caso, o mandador do fratricídio não foi um nazista; foi o senhor Harry S. Truman (1884 – 1972), 33º Presidente dos Estados Unidos, governando de 1945 a 1953, e Iniciado na Maçonaria em 9 de fevereiro de 1909, na Loja Belton # 450, Cidade de Belton, Missouri, Estados Unidos da América. Ainda que, sob qualquer aspecto, nenhum ônus possa ser atribuído à Maçonaria, eu pergunto: como um Iniciado do Grau 33 (Soberano Grande Inspetor Geral) teve a coragem de autorizar esta matança? Este é um dos motivos do porquê eu ter afirmado na 17ª parte destas divulgações sobre a Gnose Iniciática que não tenho certeza absoluta se um Juramento Mágico ou qualquer outro, mesmo que verdadeiros e sinceros, não possam ser quebrados. Algumas vezes, ainda bem que poucas, juramentos são quebrados, não porque quando foram feitos não houvesse sinceridade por parte dos juradores, mas porque as condições em que se dão as quebras normalmente são diferentes daquelas em que os juramentos foram feitos. O senhor Truman, como Maçom, certamente conhecia o Código Maçônico, e, mais certamente ainda, tendo alcançado o Grau 33, deve ter jurado solenemente fazer o bem pelo próprio bem, amar o próximo como a si mesmo, estimar os bons e atender aos maus e não ofender a ninguém, e, enfim, fazer do seu corpo um Templo, do seu Coração um Altar e do seu Espírito um Apóstolo do Amor, da Verdade e da Justiça. Vai ver que, sei lá, para o senhor Truman, japonês era menos do que gente. A conclusão desta extensa nota é a seguinte: não adianta absolutamente necas de pitibiribas ser vegetariano, vegano, Católico, Budista, Espírita, Sufista, Rosacruz, Martinista, Templário, Maçom et cetera, se, lá dentro, no âmago, o cara é um acólito dos Irmãos das Sombras. É preciso ter cuidado com essa coisa de que tudo é relativo. Não matarás não tem nada de relativo; agramaticalizando, é um Mandamento absolutíssimo! Nem por dever de ofício a interrupção definitiva de uma vida é cosmicamente justificável.

4. Na verdade, a ignorância é a causadora-mãe de todas as desditas humanas.

5. Aqui cabe o seguinte comentário: vencer a avareza, por exemplo, é uma vitória; mas, é necessário ter cuidado com a prodigalidade, para não cairmos no exagero de dar desmesurada e descontroladamente, de tal forma a induzir o favorecido ao ócio.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-53.pdf

http://aberrantsteel.deviantart.com/
art/Slick-Talk-GIF-186246259

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_100/index.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-52.pdf

http://hgespuny.sites.uol.com.br/
goldsquare/osgraus.htm

http://www.vetorial.net/~arleo/
codigomaconico1.htm

http://www.noesquadro.com.br/
tag/harry-truman

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Segunda_Guerra_Mundial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler

http://commons.wikimedia.org/wiki/
Category:Animations_of_geometry

http://boourns.cjb.net/images.php?
tag=animated&sort=width&p=1

http://www.levir.com.br/
libris.php?msg=5

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_101/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Mazurkas, Opus 7, Vivace
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.