FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XVIII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 18ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

O grau de pureza interior se reflete no grau de elevação espiritual das realizações.

 

Para se obter realizações de ordem superior, é necessário que nos esforcemos para alcançar a maior pureza interior possível. Do contrário, faltará a necessária harmonia, e de duas uma: ou a realização descerá ao nível inferior ou a desarmonia se tornará percebida e sofrida como tortura insuportável, até que, por uma causa qualquer, tudo redunde em um fracasso completo ou em uma queda inevitável.

 

As forças negras estão sempre atentas e prontas para se aproveitar de toda ocasião e impedir a elevação espiritual do postulante.

 

Ó irmão: apóia teus pés sobre terreno fecundo e observa todos os teus passos. Examina-te a todo instante, corrige-te a todo momento, vigia-te como faria o vigilante mais severo, e, ao conciliar o teu sono, faze um exame de consciência encaminhando-te para o bem.1

 

A melhor e a mais efetiva inspiração provêm da Hierarquia Branca.

 

Quem não traz oferenda2 nada tem que esperar neste ou em qualquer outro mundo. (Bhagavad Gita).

 

Um místico persa disse: — Estás no meio do Elixir da Vida e procuras água! Sentas-te no tesouro a chorar penúria. Buscas a morada do Amado e nem atinas em que és tu mesmo Sua morada.3

 

Primeira verdade: Não há conhecimento mais alto do que o de si mesmo. Por isto, conhece-te primeiro.

 

Segunda verdade: A força nervosa é a Força Vital! A energia solar, que dá vida ao nosso mundo e o nutre, torna-se, no corpo humano, força nervosa, ministrando energia vital e saúde.

 

Terceira verdade: A perseverança acaba sempre em vitória.

 

 

 

 

Os sete parasitas mais perigosos e inimigos da força curativa, que sugam sempre a força nervosa, são: o medo, o arrebatamento, o nervosismo, o pessimismo, o descontentamento, a contenda e a tagarelice. Devemos dominar e suplantar o medo com coragem, o arrebatamento com paciência e altanaria, o descontentamento com alegria, o nervosismo com autodomínio, o pessimismo com disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis e a contenda e a tagarelice com tranqüilidade e silêncio.

 

Todo caminho tem um fim; nada, no nosso mundo, dura eternamente.

 

O Universo mânvântârizou4 no seio da persistência, pela persistência prâlâyarizará5 e sob a persistência tornará a mânvântârizar. A persistência é a asa do movimento ascensional e a coroa da perpétua manifestação.6

 

A primeira vitória contra a nossa natureza inferior é o mais heróico de todos os nossos feitos.

 

 

 

 

Cerra e guarda todas as portas por onde possa penetrar, em tua alma, o mundo dos sentidos. Assim, chegarás, passo a passo, ao Templo, e conhecerás a magnificência da paz que habita no Coração. Lá, onde a Sabedoria, em Si mesma, rege, e onde mora a verdadeira Paz. (Krishna).

 

 

 

 

 

Tudo silencia em mim! Inspiro Paz Celeste! Estou vivificado pela Força Divina! Minha alma está envolvida pela bem-aventurança! Paz e alegria centelham do meu peito! Estou cheio de LLuz e Força! Sinto-me livre de todas as mágoas! Coragem e segurança em mim luzem! Estou desperto para a LLuz Divina! Ó Sol da Verdade em mim oculto: enche-me; irradia em mim! Transflui em mim! Alimenta-me! Anima-me! Guia-me ao caminho da Pureza, da Sabedoria, da Beleza e da Magnificência! Torna-me esplendente, como Tu! Agora vou rápido e com segurança pela minha meta! Do meu Coração jorra Alegria! Inspiro bem-aventurança e bênção. As trevas não têm poder contra mim! Doravante, minha alma estará sempre alva! Sou livre e imortal! Sou Luz da LLuz! Sou um com todos os seres! Descanso no regaço da Eternidade! Vivam todos os seres deste mundo! Vivam todos os seres deste mundo! Vivam todos os seres deste mundo!

 

 

 

Enquanto a Compreensão Mágica não florescer, a Verdadeira Vontade Mágica não poderá ser direcionada ao mais elevado fito. Mas, se a Compreensão crescer mais rapidamente do que a Vontade, o resultado poderá ser o esquecimento da meta. Entretanto, poderá acontecer que a Compreensão não vá além de um certo ponto. Neste caso, a Vontade persistirá sem inteligência.

 

A maior desventura de uma vida acontece quando o fim é engolido pelos meios.

 

Todas as possessões, tanto as materiais quanto as espirituais, são pó.

 

Não há nenhum conhecimento nem nenhum poder que seja inútil ao Magista.

 

O Magista, ao construir sua Pirâmide, deve projetá-La para que alcance as estrelas.

 

 

 

 

O postulante deverá comprar o ovo sem regatear.

 

Cada um deverá tomar um Voto dentro dos limites de sua força e de sua capacidade.

 

Seguir um caminho sem conhecer seu fim determinado não é caminhar. Tomar uma rota ignorando onde ela levará não é seguir um rumo.

 

O que vale o trabalho de um jardineiro que tosou as ervas daninhas, mas não extinguiu nem as sementes nem as raízes? O que vale o trabalho de um médico que faz cessar uma hemorragia sem apurar as causas?7

 

São sempre os nossos pensamentos que dão às nossas palavras e aos nossos atos impulsos e sentimentos, cores e direções.

 

 

 

 

Misericórdia que não chega. Misericórdia que um dia chegará.

 

A morte é o termo natural de uma vida individual e o umbral temeroso do mistério para aqueles que, não sendo iniciados na Ciência dos Buddhas, perambulam por uma vida obscura, riscada de paixões e amortalhada nas doloridas tardes sem poentes da tristeza.

 

Patriotismo Ambição anticristã.

 

Dor Carma educativo executor.

 

Dor Animalidade + ignorância + fanatismo + preconceito.

 

Como Deus poderia fixar um limite a Si mesmo?

 

Todas as criaturas do Universo são partículas infinitesimais da Divindade, potencialmente iguais em Sua Essência, porém, variáveis em suas formas. A missão de todos seres, particularmente na Terra, é seguir o Caminho Espiritual, que, partindo do imperfeito deverá se elevar ao perfeito.

 

Se todas as mães educassem os seus filhos na escola da resistência ao mal, seria incontrastável a força da Paz.

 

Todos os seres-no-mundo – e, particularmente, nós místicos – precisam ter em mente que não podem, por mais espiritualizados que sejam, fugir às exigências da época presente, e, sobretudo, às condições do meio, em que vivem. No mundo das três dimensões, o meio-termo – o equilíbrio – é a Grande Lei que regula os nossos atos mais insignificantes. Do equilíbrio dependem a harmonia do Universo e o bem-estar do organismo humano.

 

 

Equilíbrio

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Este talvez seja um dos mais importantes exercícios místicos: ao conciliar o sono, fazer um exame de consciência, revendo os acontecimentos do dia de trás para frente, isto é, da noite para a manhã, da hora em que estamos indo dormir até a hora em que acordamos. Se, com o propósito sincero de corrigirmos nossos defeitos, fizermos esta revisitação rotineiramente, e efetivamente formos corrigindo os defeitos, é bem provável que as 84 horas logo após a transição (três dias e meio), quando, obrigatoriamente, todos nós tivermos que descer ao nosso inferno pessoal, sejam significativamente diminuídas. Tenha em mente que o que foi compreendido e transmutado não precisa ser compensado, pois as compensações são educativas, não punitivas. A efetiva consciência de nossas falhas e o efetivo propósito de não mais as cometer é a melhor Pedra Filosofal que existe. Agora, muito melhor é revisitar o passado mais distante. Isto é duro, difícil e muito doloroso, mas extremamente útil e benéfico, pois, revendo nossos deslizes, no mínimo, nos tornamos mais humildes.

2. Aí é que está o busílis! A imensa maioria das pessoas crê piamente que uma oferenda seja uma oferta pecuniária a Deus ou aos santos, uma obrigação religiosa em forma de dízimo, um sacrifício autoflagelativo, um abster-se até ficar a pão e a laranja, um fazer o impossível até ter um infarto etc. Ora, não é nada disto. O que os deuses e os santos poderão fazer com estas coisas materiais? Quem infantilmente pensa que escapará do inferno e ganhará o céu fazendo negócios com os santos ou com Deus já começou a quebrar a cara no momento da ignominiosa proposta. Mas, o que se pode entender como uma oferenda? Misticamente, uma oferenda é tudo aquilo que é feito desinteressada e categoricamente em prol do outro e do Bem e da Beleza universais. Tenhamos sempre em mente que qualquer pensamento, palavra ou ato hipotético, com vistas a se alcançar o que quer que seja, valem menos do que zero, se zero, em si, valer alguma coisa.

3. Esta sentença pretende advertir que buscamos fora o que está tão pertinho, dentro, em nosso Coração. Pior do que ser cego é ser cego dentro de uma caverna!

4. Mahamânvântâra, segundo Helena Petrovna Blavatskay (1831 – 1891) é o período de atividade do cosmo, com duração de 311.040.000.000.000 anos.

5. Mahaprâlâya é a expressão usada na Teosofia para designar o período de inatividade do cosmo, e que tem a mesma duração de um Mahamânvântâra.

6. O grande ciclo MahamânvântâraMahaprâlâya é interminável; nunca teve começo e jamais terá fim. Logo, os conceitos de Big Bang (Grande Explosão) e de Big Crunch (Grande Colapso) são uma representação equivocada do Universo.

7. O que vale bater no peito e dizer confiteor Deo omnipotenti... mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa... e, dali a pouquinho, voltar a fazer exatamente tudo, igualzinho, sem tirar nem pôr? A água de um poço poderá parecer clara e limpa, mas, se no fundo poço ainda houver lama e lixo, enquanto esta lama e este lixo não forem removidos, a água voltará sempre a ficar turva e suja.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://capinaremos.com/2010/06/
23/mania-de-terceira-dimensao/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-50.pdf

http://www.gifsoup.com/view/
1765088/sasuke-is-thinking.html

http://blog.lib.umn.edu/meyer769/
section16&17/2011/10/daytime-stars.html

http://www.fra.org.br/gnose/
gonse_102/index.html

http://springdale.westwood.schoolfusion.us/

http://www.animated-images.com/
images/ants/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-49.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-48.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Mazurkas, Opus 7, Vivace
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.