FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XVII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 17ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Quando Cristo disse 'Eu-sou o Alfa e o Ômega'1 (a primeira letra e a última letra do alfabeto grego) quis dizer que Ele era o princípio e o fim do ano solar.

 

Só a LLuz da Sabedoria [ShOPhYa] Illuminará a alma e desvelará o Grande Mistério da Vida.

 

Da mesma forma que não é possível saber sem sentir, não é possível compreender sem saber.

 

Quem vê e sente compreende. Quem observa descobre. Quem descobre crê.

 

Criar não é tirar algo do nada.2 Criar é transformar ou transmutar uma coisa em outra.

 

 

 

 

A LLuz viva do Espírito Illumina aqueles que se concentram no seu Fogo.

 

Quando o ser-no-mundo conhecer a Causa deixará de ser apenas reflexo. Será, então, LLuz.

 

Poucos homens conhecem o caminho da felicidade! Cruzam um mar sem costas e são botes à mercê das ondas adversas. Ante a tormenta do mar, carecem de vontade e de força para se lhe opor. A maioria é um joguete dos seus impulsos inferiores. (Pitágoras).

 

 

 

 

Tua dor vem por si mesma, e não a vês. Tua cura jaz em ti mesmo; porém, não sabes dela. (Ali ibn Abi Talib, quarto califa do Profeta Muhammad e Mestre dos místicos islamitas).

 

Teu Coração – ó peregrino renunciante é o depósito de tuas forças anímicas. Mas, embora não encontres grãos de paz, alegria e contentamento, não te espantes, pois teus sentimentos negativos os furtam, quais ratos, diariamente e em segredo, sem o perceberes.

 

Só poderás alcançar a Divina Força Curativa, se mantiveres teu Coração imune aos parasitas dos impulsos baixos e dos sentimentos indignos.

 

Não há necessidade nem valia em sufocares teus sentimentos nem te apartares, como fazem os ignorantes ascetas, às sensualidades do mundo, pois, neste caso, tua alma não teria objeto para o seu conhecimento, e ficaria entravada e entanguecida em seu desenvolvimento, qual um tanque onde não circula água fresca e se faz, pouco a pouco, turvo, impuro e, de todo, seco. Fugir da arena da vida e abafar todos os impulsos e sentimentos não é grande coisa. Na verdade, é indigno de uma pessoa nobre. Quem assim age é semelhante àquele reloucado pai que, desesperado por não ter podido educar bem o filho, preferiu matá-lo.3

 

A verdadeira Sabedoria consiste em subjugar a vontade e se tornar senhor dentro da própria casa. Retiro e renúncia por medo do que quer que seja4 não é santidade; é apenas covardia. Compreender nossa natureza inferior, educá-la e [trans]mudá-la em nobres e altos impulsos, esta, sim, é a verdadeira nobreza, e nisto está a cura e a ascensão à super-humanização criadora.

 

Aquele que pedir5 receberá. Aquele que buscar encontrará. Aquele que na Porta bater, Ela será aberta. (Evangelho de Mateus, VII: 7).

 

Quem persiste em sua aspiração atravessa o ano.

 

Um verdadeiro Juramento Mágico não pode ser quebrado.6

 

A tentativa de interferir na Vontade Mágica de outra pessoa é, ao mesmo tempo, absurda e maligna.

 

Tudo aquilo que vive é sagrado.7 No Universo, há espaço tanto para a aranha quanto para a mosca.

 

 

 

 

A vontade erra ativamente ao se opor à Vontade Universal.

 

Qualquer pensamento apenas estabelece uma relação entre o Eu e o não-Eu.

 

Tal como a Cruz (ou o Tau) representa o finito [limitado], o círculo representa o infinito [ilimitado].

 

 

 

 

Paz! Paz bem-aventurada! Inconcebível Paz! Tudo silencia em mim e em torno de mim! A Natureza se cala! O oceano se cala! As montanhas se calam! As flores se calam. As nuvens se calam! O céu, com todos os seus sóis e estrelas, se cala! Espaço e tempo desaparecem! O momento é a eternidade! Acorda! Teu dever te chama!

 

'Tudo o que somos é o resultado daquilo que pensamos. Tudo está fundado em nossos pensamentos. Tudo se forma a partir dos nossos pensamentos.' (Senhor Buddha).

 

 

 

Cada pensamento é uma força criadora, que, embora invisível aos olhos externos, exerce uma ação nos Planos Físico e Mental da Terra.

 

Cada pensamento atrai pensamentos semelhantes.

 

Cada pensamento tem a tendência de se tornar ato.

 

Cada pensamento gera um ser mental invisível, com forma, cor e vida própria.8

 

Cada pensamento, enquanto não-manifesto, permanece no inconsciente aguardando para reemergir, logo que o momento se fizer favorável.

 

Cada pensamento, cedo ou tarde, retorna, enfraquecido ou reforçado, à sua origem – ao seu produtor.

 

 

 

Cada pensamento, salubre ou nocivo, desperta e nutre, consciente ou inconscientemente, sentimentos e impulsos, elevados ou inferiores, de quem o produz.

 

Os pensamentos poderão ser transmutados, mas jamais serão perdidos. Todos nós devemos nos esforçar para manter nossos pensamentos no mais alto padrão vibratório de decência, honradez, honestidade e bem-querer.

 

 

 

O Amor é a onipotência do ideal. O Amor é Fogo Eterno, e não há dilúvio que possa apagá-lo.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Eu-sou o Alfa e o Ômega Eu-sou o ALeF (1) e o TaV (400). A letra arqueométrica ALeF é muito interessante. Seu Valor Externo é 1. Seu Valor Pleno é 111 porque A = 1, L = 30 e F (Ph) = 80. E assim, a soma teosófica dos valores numéricos das letras que compõem a letra ALeF é 1 + 30 + 80 = 111. Mas, a soma teosófica de 111 é igual a 3 (1 + 1 + 1). Logo, em princípio, ALeF é 1 e é 3. Agora, estudemos a palavra ShOPhYa. Sh = 300, O = 6, Ph = 80 e Y = 10. Somando teosoficamente estes valores tem-se: 300 + 6 + 80 + 10 = 396. O 9 está no centro. Nove é o Número Sagrado do Ser e do vir-a-ser. Mas, curiosamente, 396 3 + 9 + 6 = 18 1 + 8 = 9. Por outro lado, 6 é o Valor Secreto de 3, isto é: 1 + 2 + 3 = 6. Então, ALeF também é 6. O que se pode deduzir disto? Que a ShOPhYa começa no ALeF (3) e termina no ALeF (9). Tudo é Um. 1 ‹—› 1. Só a LLuz da Sabedoria [ShOPhYa] Illuminará a alma e desvelará o Grande Mistério da Vida.

2. A categoria infinito é uma coisa e a categoria ilimitado é outra. Podem parecer vocábulos sinônimos, mas, não são. Já ponderei, em outros ensaios, que o Universo não pode ser infinito, pois isto redundaria em permanente produção-criação de energia/matéria universal, o que é mística e cientificamente um absurdo, pois, como ensinou Sâr Alden, para o Ser nunca houve começo, pois o Nada não pode dar origem a alguma coisa. Metafisicamente, pode-se pensar em um Universo ilimitado, mas não infinito. Seja como for, quando perguntavam ao Senhor Buddha como havia sido criado o Universo, Ele respondia: — O átomo não pode compreender o Cosmos. Logo, qualquer tentativa de compreender o Cosmo, como esta que ponderei acima, poderá ou não ser verdadeira. Mas, mesmo que seja verdadeira, não deixa de ser uma verdade relativa.

3. Precisamos entender e humildemente admitir que, geralmente, nossas nódoas e nossos defeitos vêm de longe, de muito longe, tanto que, por nós, são normalmente esquecidos. Logo, esses desdouros não poderão jamais ser abafados, suprimidos, apocopados ou o que seja de repente, como se corta um calo no mindinho. Precisamos, sim, criar um calo na paciência e tentar destrinçá-los e compreendê-los, e, se e/ou quando forem destrinçados e compreendidos, deverão/poderão ser conscientemente transmutados. Tenho dito que, ao sairmos desta vida, se tivermos destrinçado, compreendido e transmutado um só deslize, uma só falha moral, um só desvio de conduta, partiremos como vencedores, pois terá sido útil a encarnação. Ora, ninguém, de uma hora para a outra, adquirirá invulnerabilidade e poderes sobre-humanos nem se transformará no Capitão Marvel gritando Shazam!

 

 

Capitão Marvel

 

 

4. Medo do inferno e seus demônios, por exemplo.

5. Pedir? Pedir o quê? Pedir a quem? Pedir por quê? Não adianta pedir e pensar que irá, mais ou menos rapidinho, receber. Se fosse assim, seria muito fácil... e inútil. Aqueles-Que-Podem não fazem nem farão por nós aquilo que só a nós cabe fazer. É preciso merecer. Mais do que isto: não devemos pedir nada; devemos, sim, conquistar tudo por nosso esforço e valor. Na verdade, ninguém dá nada a ninguém; ou fazemos por nós o que precisa ser feito ou nada feito.

6. Não sei. Eu não tenho certeza absoluta se um Juramento Mágico ou qualquer outro, mesmo que verdadeiros e sinceros, não possam ser quebrados. Algumas vezes, ainda bem que poucas, juramentos são quebrados, não porque quando foram feitos não houvesse sinceridade por parte dos juradores, mas porque as condições em que se dão as quebras normalmente são diferentes daquelas em que os juramentos foram feitos. E há outras razões também que, no momento, não discutirei. Agora, quebrar um juramento, de um certo modo e em um certo sentido, até que é mais ou menos aceitável e compreensível. O que não é aceitável de jeito nenhum é traição. E por que isto? Porque quem quebra um juramento, praticamente, afeta só a si; mas quem trai afeta a si e a outros, o que é gravíssimo. Há pessoas que, por um motivo ou por outro, se afastam de uma irmandade qualquer, e a primeira coisa que fazem é divulgar seus segredos para quem quiser ouvir e saber. Isto é uma cafajestada que obrigará a compensações duríssimas. Não darei exemplos, mas, se você navegar pela Internet, facilmente confirmará isto que acabei de afirmar.

7. Se tudo aquilo que vive é sagrado, e se tudo o que existe está vivo, tudo é sagrado. Bem, caímos naquela velha brincadeira que costumo fazer. O que é mais importante: uma Musca domestica ou uma Achaeaearanea tepidariorum?

8. Por isto, por exemplo, existem deuses, demônios e sei-lá-mais-o-quê. Mentalmente, por palavras e por ações os homens os criam, e eles, depois de criados, passam a ter existência e vida independente de seus criadores. O maior cuidado e a maior responsabilidade de um homem deve ser com os seus pensamentos, pois, é possível que um pensamento gerado aqui possa conseqüentizar algo logo ali na esquina ou lá em Alpha Centauri.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_104/index.html

http://www.homiesonfire.com/
homies13.html

http://rs.ksu.edu.sa/en/266.html

http://marligo.wordpress.com/2010/
04/22/cacando-mosca/fly-animated/

http://fc.ogschool.org/~miller/FOV2-0010
0824/FOV2-0010082F/FOV2-00100846/

http://www.4shared.com/all-images/t4C
Nix3W/COMICS_HEROES_GIFS.html

http://www.coloringpages365.com/
tag/boat-coloring-pages

http://commons.wikimedia.org/wiki/
Category:Animations_of_polyhedra

http://www.fra.org.br/gnose/GNOSE-47.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Grande Valse Brillante
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.