FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XVI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 16ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

É pela compreensão do Magus que o seu trabalho é purificado.1

 

O futuro Adepto não adquirirá poderes recitando distraidamente uma fórmula. Não os encontrará em livros de magia nem os aprenderá como uma lição que se aprende de memória. Ser-lhe-á necessário penetrar o seu sentido oculto e descobrir o que se lhe revela aos poucos. É necessário compreender e sentir. A emoção que transporta o gênio e que o medíocre não experimenta, é precisamente o que deve sentir o psíquico que deseja chegar a ser Iniciado. E então, acabará por se sentir invadido por vibrações desconhecidas, e por uma LLuz que os sentidos, os mais delicados, não podem sequer imaginar.

 

O Grande Segredo só será revelado na contemplação íntima do Ilimitado.

 

É necessário se isolar. É necessário arrancar o Coração e os sentidos do domínio da matéria para se unir completamente às Correntes Superiores.

 

'Teu eu inferior é despótico. Se não o dominares, ele te dominará'. (Profeta Muhammad).

 

Apenas por meio de sentimentos puros, de vontade pura e de pensamento puro, aniquilando os germes de todas as contradições e de todas as mágoas, seremos capazes de tornar nosso Coração, nossa Alma e nosso Espírito acessíveis às vibrações dos pensamentos do nosso íntimo Deus. Assim, e só assim, se fará a união mística entre o Deus de nossos Corações e nós, e, então, sentiremos o que Ele sente, quereremos o que Ele quer e pensaremos o que Ele pensa.

 

A Pirâmide de Fogo simboliza a aspiração do estudante.

 

 

 

 

No simbolismo hindu, Amrit (ou Orvalho da Imortalidade) goteja constantemente sobre o homem, mas é queimado pelo fogo grosseiro dos seus apetites [desejos, cobiças e paixões].

 

Toda palavra que um homem ignora representa uma idéia que ele ignora. (Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells, Bromley, 21 de setembro de 1866 – Londres, 13 de agosto de 1946).

 

 

Relatividade da Simultaneidade2

 

 

Na Cidade das Pirâmides, ninguém pode ser distinguido de qualquer outro, e ninguém poderá se sentar até ter perdido seu nome.

 

Antes de tudo, a destruição da individualidade!

 

A Grande Obra é a última e a mais elevada projeção do Alquimista.

 

É necessário apenas pronunciar a Palavra, e tudo será dissolvido.

 

Gnose Conhecimento Comunhão e identificação entre o conhecedor e o Conhecimento haurido em seu Mundo Interno.

 

Todo progresso do pensamento é feito colecionando o maior número possível de fatos, classificando-os e agrupando-os.

 

 

 

 

A capacidade de acumular fatos na memória sem compreender seu significado é compatível com a imbecilidade. Alguns imbecis têm sido capazes de acumular mais conhecimento em suas memórias do que, talvez, qualquer ser humano sadio poderia ser capaz.3

 

Nenhum par de idéias tem real significado [e utilidade] até que elas sejam harmonizadas em uma terceira.

 

 

 

 

A Taça Mágica deve sempre estar oculta dos profanos, para que, desejando tocá-La, não a sujem. Se algo for posto na Taça que seja desproporcionado, desequilibrado ou impuro, ela será danificada.

 

O amor humano é uma excitação, não uma aquietação da mente.4

 

Lembrai-vos de Sansão! Que ninguém saiba o vosso real Propósito e o segredo da vossa Força.

 

A idéia do ego deve ser impiedosamente desenraizada antes que a Compreensão possa ser alcançada. O que poderá ser mais egoísta do que a interpretação do que quer que seja como um trato particular de Deus com uma personalidade-alma?

 

O isolamento é a virtude do Sábio que, com autoridade, deve ter optado sobre o caminho que deve seguir, conforme abrace o bem ou o mal. É o Arcano número 9 (nove) do Tarô – O Ermitão – que será Bruxo ou Mago, conforme a orientação que receba desde os primeiros passos. Se eleger o mal, será o Bruxo, cuja solidão o enche de visões trágicas e malsãs. Como finalidade de seus esforços buscará, nas regiões que violou, o lucro, a vingança e o orgulho. Se tivesse escolhido o bem, teria sido o Mago, aquele que se entrega, por vontade, às correntes harmônicas das forças superiores, e, subordinando sua ambição à Sabedoria, se converte em verdadeiro Iniciado. E terá, então, compreendido o seu verdadeiro lugar no mundo, enquanto aquele que cedeu ao mal, sentir-se-á arrastado por paixões vis, cedendo ao desejo de demonstrar aos demais a sua superioridade. Colocando-se em primeiro plano, vela a LLuz que teria Illuminado a sua vida, LLuz esta que o Sábio recebe com gratidão e diante da qual se obscurece para recolher seus benefícios. O Bruxo, desgraçado, quis ser negativo, já que a potência do homem, quando não está apoiada nas Verdades Eternas, está destinada a ser vencida pelas forças por ele desencadeadas, e se submete à matéria porque não soube compreender a dominação do Espírito. Isto o leva a se arrastar rancoroso sobre a Terra, quando um destino luminoso o teria atraído para o céu.5

 

O Iniciado (Mago Branco) busca construir a cidade ideal, onde floresça a felicidade, sob o governo da ordem, enquanto o Bruxo (Mago Negro) – desgraçado Bruxo que perdeu a noção do Verdadeiro! – procura destruir o mundo, pois este não lhe satisfaz, porque seu orgulho desmesurado está em primeiro plano.6

 

'Quem domina seu corpo externamente e, no íntimo, serve a seus deleites, este é um hipócrita, um santarrão'. (Bhagavad Gita).

 

Só em Santo Silêncio poderás penetrar no Templo. Enquanto não deres paz a teu Coração e aos teus sentimentos, não esperes que a Força Curativa do Templo penetre em teu Coração e em tua Alma.7

 

Sentimentos e pensamentos impuros são mortais, pois atuam no Coração e envenenam inconscientemente a alma. Aquele que quiser, no jardim da sua alma, ver florir a Rosa da força curativa precisa arrancar na base os espinhos dos sentimentos negativos. O Espelho do Coração precisa ser e estar limpo de todas as máculas! Então, que cada um deixe de se entregar nas mãos dos inimigos internos.

 

A pessoa que anima sentimentos não-quietos e destrutivos pode, sem dizer uma só palavra, influir, consciente ou inconscientemente, nas suas relações interpessoais, e arrastar as pessoas ao mal-estar ou à intranqüilidade.8 O contrário disto também é certo. Uma pessoa de coração puro, que deseja o bem de todos os seres e acarinha pensamentos de auxílio e de saúde, pode transmitir, sem dizer uma só palavra, com sua presença, saúde, disposição, consolo e alegria. Enfim, os sentimentos não atuam só no indivíduo que os acalenta; suas vibrações ultrapassam a aura, e, quais ondas suscitadas por uma pedra lançada na água, projetam-se para fora e atuam como setas nos campos vibratórios de quantos encontram.

 

 

 

 

Antes de podermos comparecer perante o Altar do Templo, deveremos considerar estes Sete Passos: 1º) observar os movimentos do nosso Coração e da nossa alma; 2º) aprender a arte de obstaculizar pensamentos e sentimentos inconvenientes e indesejáveis, isto é, de não permitir que prosperem sentimentos impuros, mal ensaiem penetrar em nosso Coração; 3º) praticar, incansavelmente, os exercícios que levam à libertação com grande ardor, inextinguível paciência e persistente duração; 4º) ter em mente que estamos sempre perante o nosso Mestre Interior, e que Ele pode ler os mais recônditos sentimentos e os mais impercebíveis movimentos do nosso Coração; 5º) meditar sobre as palavras de Krishna: 'Sem dúvida, Arjuna, o eu inferior do homem é inquieto e duro de guiar, porém, pode-se, com exercício contínuo e com serenidade, colher-lhe as rédeas'; 6º) considerar, como as delicadas gotas da chuva, com sua persistência, logram perfurar e desfazer a pedra; e 7º) porfiar, esperar e crer no êxito.9

 

Advertência ao curioso da Magia: 'Do mistério à abominação se desprende um ideal fantástico, atraente e funesto, pelo qual, em todos os tempos, muitos se deixaram seduzir. Há um formidável perigo nas excursões excêntricas aos mundos proibidos aos caprichos profanos. Quem se aventura sem guia sobre a senda das emoções inéditas, roça os abismos de uma queda inevitável, pois tudo em seu redor conspira para a sua ruína e a pressagia.' (Marie Victor Stanislas de Guaita).

 

Há perturbações que não são precisamente o amor, mas a vertigem. De sua atmosfera pesada, exala a atração brutal da besta, a perturbação vertiginosa do Coração e o desejo desenfreado que confunde o espírito e rouba à consciência o domínio sobre os seus atos e afetos.

 

Evoluímos em um mundo de forças construtivas e destrutivas. Cumpre tão-somente a nós elegê-las. Descerão as Forças Boas e Construtivas, criando a harmonia, se as invocarmos.10

 

'Nem as tochas nem as gafes iluminarão aquele que não quer ver.' (Heinrich Khunrath, c. 1560 – 1605).

 

Conhecer e utilizar as Forças Boas e Construtivas são apanágio do Adepto.

 

O Caminho é duplo. A encruzilhada se apresenta ao Iniciado desde o momento que lhe é revelado o Conhecimento. Antes de lhe ser ofertada qualquer revelação, é necessário ter a certeza de que o postulante tem a determinação para se afastar do mal, ligando-se exclusivamente, e para sempre,11 ao Bem.

 

 

A escolha de cada um

 

 

Ó alma que busca! Se seu Coração estiver limpo de sentimentos inferiores, esteja convicta de que os sentimentos divinos o encherão. Em verdade, onde entram os Anjos desaparecem os demônios, assim como as trevas se dissipam ante a LLuz!

 

O Eu Divino só começará a falar em ti quando se calar teu eu inferior!

 

Põe teu Coração em harmonia com o Coração do teu Mestre, para que as correntes curativas do seu Amor possam fluir em teu próprio Coração.

 

Seja o teu ato livre de anelos [cobiças e paixões] e livre estarás de culpa. (Krishna).

 

O Universo é uma unidade, e cada homem é parte inseparável desta unidade.

 

Os sentimentos não se perdem, ainda que não expressos em palavra ou em atos. Produzem, seja como for, uma ação, e está, por sua vez, gera uma reação.

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Só a Compreensão liberta; a Libertação não virá por outra via que não seja a Compreensão. Mas há uma pedrinha: sem humildade, jamais será alcançada qualquer Compreensão. A coisa toda é como disse Rabindranath Tagore (1861 – 1941): Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza. Ou Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804 – 1869), mais conhecido como Allan Kardec: A pureza de Coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Ou, ainda Teresa de Ávila (1515 – 1582): A humildade é caminhar na verdade.

2. Relatividade da simultaneidade é um conceito na Relatividade Especial, na qual se definem como simultâneos dois eventos em um referencial inercial, se a luz (visível ou qualquer radiação eletromagnética) emitida por esses eventos for simultaneamente observada por um observador situado em um ponto eqüidistante da posição dos dois eventos. Desta definição, resulta que, em Relatividade Especial, dois eventos simultâneos em relação a um determinado referencial inercial não serão simultâneos em relação a qualquer outro referencial que esteja em movimento em relação ao primeiro. Ou, em outras palavras: dois eventos que são simultâneos em um referencial não são simultâneos em nenhum outro referencial inercial que esteja em movimento em relação ao primeiro. Deve-se observar que esta definição só é adequada a situações da Mecânica Clássica. Esotericamente (ou em termos gnósticos), isto reforça a idéia de que uma Experiência Místico-iniciática não pode ser transferida nem compreendida por quem não a vivenciou pessoalmente. Precisamos compreender que viemos de oitavas distintas, estamos interiormente vibrando experiencialmente em oitavas distintas e retornaremos para oitavas distintas. Os céus e os infernos de todos nós são diferentes; cada um tem os seus.

3. Um exemplo disto são os memorizadores da Bíblia, que, de terno e gravata, sabem praticamente de cor o cânon bíblico – do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) ao Livro da Revelação mas nada entendem do que lêem, porque, além de desconhecerem o imprescindível minimum minimorum de KaBaLa, de latim, de grego, de hebraico e de aramaico, misturam e confundem alho com bugalho, quebra-galho com ramalho e carvalho com cascalho. Entretanto, acreditam piamente no final dos tempos, no julgamento de todas as nações, no arrebatamento e no dispensacionalismo, na salvação ad æternum dos justos e na condenação ad sæculum dos pecadores. Enfim, acreditam em Deus, louvam-No e consideram-No onipotente, mas – curiosamente! – decidem por Ele, isto quando não inventam absurdidades, inconsistências e preconceitos em nome Dele o que é uma heresia da melhor qualidade.

4. Todavia, mais detrimentosa ainda é a paixão.

5. Este fragmento gnóstico nos ensina que não há duas Leis Cósmicas; há uma e somente uma. Ao usá-La, para a esquerda (trevas) ou para a direita (LLuz), estamos optando por Viver ou por morrer; estamos escolhendo nos tornar escravos dos Irmãos da Grande Loja Negra ou irmãos dos Irmãos da Grande Loja Branca. O Amor, a misericórdia e o otimismo são a Lei – constroem; o ódio, a inclemência e o pessimismo são a antiLei – destroem.

6. Haverá exemplo mais significativo disto do que o que malevolamente maquinou e arquitetou o Terceiro Reich (o Grande Reich Alemão – Großdeutsches Reich), na Alemanha nazista despoticamente dominada pelo austríaco Dezoito? Mas, é preciso não esquecer de que a criação, o crescimento e a dilatação do Terceiro Reich foram autorizados (consciente + inconscientemente) pela Humanidade, como continuam a ser autorizados todos os desvios e descaminhos a que hoje assistimos. Na República Árabe Síria (Al-Jumhuriyah al-Arabiyah as-Suriyah), por exemplo, hoje, já são mais de 14.000 mil mortos em uma verdadeira guerra civil absurda, simplesmente porque o senhor Bashar al-Assad – o proprietário do poder sírio – não quer, de jeito nenhum, largar o osso. Se matar, e todos nós matamos, um Culex pipiens já é um crime contra o Universo, o que dizer, então, da matança de 14 x 103 mil seres humanos?

 

 

Benito Mussolini e Adolf Hitler

Il Duce e Der Führer

 

 

7. Tenho dito que três coisas são necessárias para manter ou para recobrar a saúde: bons pensamentos, alegria e muita água diariamente. Hoje, acrescentarei o silêncio. Mas, como pergunta H. Karemzadel – Iranschahr – o que importa silenciar a língua, se o corpo está sujo, o Coração ruge e o sentimento está revolto?

8. Eu irei um pouco além. Maus pensamentos poderão produzir doenças, e, no limite, até a morte.

9. Ou como está escrito na 14ª Prancha Mutus Liber: Ora. Lege. Lege. Lege. Relege. Labora et invenies. Ora. Lê. Lê. Lê. Relê. Trabalha e encontrarás.

10. Se isto é assim – e indubitavelmente é – então, unamo-nos todos em Santa Invocação – cada um e o Deus de seu Coração, em Santo Silêncio – para que as Forças Boas e Construtivas do Kosmos desçam sobre nós, de maneira que possamos Servir desinteressadamente sem medo ou possibilidade de cometer erros de avaliação, o que geralmente sói acontecer quando a vontade humana não está amalgamada à Vontade Divina (em nós), e não se conforma inteiramente e com humildade às Leis Eternas. Precisamos meter na cabeça que, se podemos alguma coisa, sozinhos e desajudados podemos realmente muito pouco.

 

 

 

 

11. Quem poderá dizer, efetivamente, que venceu e se afastou do mal para sempre, como desejou e recomendou o Rosa+Cruz Conde Blaimont? Ninguém. Por isto, a luta deverá ser diária, ininterrupta, enérgica e incansável. Não há aquele que eventualmente não escorregará e cairá. Eu já escorreguei e já caí tantas e tantas vezes, que perdi a conta! As tentações que atormentam um Iniciado são e serão sempre decuplicadamente mais intensas e mais manhosas. A Iniciação não é para os tíbios.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://health.howstuffworks.com/human-body/
systems/nervous-system/brain-pictures.htm

http://www.teachengineering.org/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-46.pdf

http://bestanimations.com/nature/
flora/roses/roses2.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-45.pdf

http://pt.wikipedia.org
/wiki/Alemanha_Nazi

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_105/index.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Relatividade_da_simultaneidade

http://en.wikipedia.org/wiki/File:
Relativity_of_Simultaneity_Animation.gif

http://somedope.blogspot.com.br/
2008_01_01_archive.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Grande Valse Brillante
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.