FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XIII

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 13ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Dai-nos forças, Senhor, para aceitarmos, com serenidade, tudo o que não possa ser mudado. Dai-nos coragem para mudarmos o que pode e deve ser mudado. Dai-nos Sabedoria para distinguirmos uma coisa da outra.

 

Gnose é o Conhecimento do Iniciado haurido em seu mundo interno.

 

Gnose é o Conhecimento imediato dos mistérios da Divindade recebido através de comunhão direta com o Divino1 em nós.

 

Gnose é um Conhecimento originário de uma experiência mística, que constitui a base e o fundamento de várias religiões em seu tríplice aspecto: esotérico, iniciático e real.

 

Lato sensu, Gnose é um conhecimento metafísico importante qualquer, derivado de alguma experiência mística (intuição, revelação interior, voz interna etc.), e incorporado no sistema doutrinário de uma religião qualquer.2

 

Stricto sensu, Gnose é um tipo de conhecimento adquirido pelos Gnósticos que esclarece a natureza de Deus e do Mundo Divino, através de Experiências Iniciáticas Interiores (pessoais).

 

A Gnose é um tipo de conhecimento de aquisição imediata interior,3 e não de fonte externa, e referente ao Mundo Divino em nós.

 

Gnose é a raiz de todas as buscas religiosas e esotéricas manifestadas através da Illuminação do buscador.

 

 

 

 

Quando os Rosa+Cruzes se referem à Gnose, usam, em geral, o termo Illuminação – Illuminação decorrente de uma Percepção Místico-iniciática Interior.

 

O Gnosticismo é um movimento esotérico-religioso antigo – anterior ao próprio Cristianismo – que pode ser sintetizado na idéia da presença, no interior de cada ser humano, de uma Chispa Divina originada do Mundo Divino (Pleroma), que está mergulhada4 neste Mundo Físico, para ser, finalmente, reintegrada ao Mundo Divino.

 

 

 

 

Os Gnósticos, portanto, buscam a aptidão para adquirir a Gnose, isto é, o Conhecimento Esotérico de sua Divindade Interna e de sua relação com este mundo.

 

A Gnose, enfim, é uma experiência interior, íntima, pessoal, intransferível e intransmissível, na qual a Realidade Espiritual se desvela diretamente, sem intermediários exteriores, ao Iniciado Gnóstico. Esta experiência ocorre na Iniciação Interna, quando, enfim, como disse a Rosa de Sharon, poderemos dizer: — Eu o Pai (interno) somos um.

 

Desvenda-me, ó Santo Mestre, o Segredo do Silêncio, para que eu possa penetrar, sempre mais, na santidade do Teu Templo.

 

Não participará da União com Deus aquele que jejua demasiado, nem esta união se fará nos devassos, nem nos dorminhocos, nem nos que se enervam com uma vigília demasiada. Aquele que, em seu íntimo, é senhor de si, consciente e livre de quanto possam os desejos despertar, este será chamado Yukta – um liberto pleno de graça. (Mahabharata, palavras do Senhor Krishna a Arjuna).

 

No limiar do silêncio, despede-te do sedente mundo dos desejos e esquece as lantejoulas da aparência. Para os grandes homens, isolamento e silêncio sempre foram os melhores iluminadores. Pitágoras estabeleceu como primeira condição de ingresso em sua escola místico-filosófica um silêncio de três anos.

 

Advertência: É perigoso e imoral tentar o desdobramento – saída (projeção) do Corpo Astral – para a execução de futilidades ou para fazer mal aos outros, pois a espada, como todas as armas contundentes, tanto pode ferir a vítima como o próprio algoz, e, assim sendo, devemos ter o máximo cuidado na utilização desta prática.

 

Há duas maneiras de produzir a projeção do Corpo Astral: uma é acidental; a outra é voluntária. A maneira acidental, isto é, sem esforço consciente do indivíduo, é produzida, quase sempre, por uma grande excitação mental. Quando a projeção é operada de maneira voluntária, ou melhor, quando a vontade intervém para que a projeção se produza, há absoluta consciência de todos os atos praticados durante o fenômeno.

 

A capacidade de projetarmos nosso Corpo Astral não é nenhuma dádiva concedida especialmente a quem quer que seja; existe em forma latente em todas as pessoas, e basta ser despertada para permitir a realização integral do fenômeno.

 

Ai daquele que tentar apagar a Chama, que ousar obscurecer a Claridade, que ensaiar abafar o Espírito. (Mestre Morya).

 

Vigia. Trabalha. Confia. (Mestre Morya).

 

A mente, devidamente disciplinada, adquire um desenvolvimento e uma capacidade que excedem os limites das possibilidades comuns. Mas, não basta sentar, fechar os olhos e se manter em silêncio. É preciso saber pensar plasticamente para que resultados inauditos, maravilhosos, possam acontecer. É necessário, portanto, formar na mente a imagem nítida do pensamento, vê-la, por assim dizer, e com todas as forças da vontade, da atenção e da concentração emiti-la, projetá-la no alvo que se pretende atingir.

 

 

 

 

 

A  efetividade (eficiência + eficácia) das preces, dos votos, das vocalizações dos mantras e das cerimônias ritualísticas depende da força de vontade, da atenção, do autodomínio, da técnica de concentração e, sobretudo, da capacidade de exteriorização ou propagação das ondas ou formas de pensamento do operador. O pensamento é uma força cuja potencialidade aumenta na razão direta da sua sutileza.

 

 

 

 

Os entrechoques produzidos pelas vibrações mentais saturadas de preconceito, ódio, inveja, avareza, concupiscência, pessimismo, crítica, medo etc. determinam desordens mórbidas que podem, no limite, chegar a causar o afastamento completo do aglomerado físico, e ocasionar o fenômeno que, vulgarmente, se denomina morte. E assim, quando grande parte da Humanidade emite e projeta, consciente ou inconscientemente, pensamentos negativos e desarmônicos, tem-se a explicação lógica do porquê dos conflitos, das desordens, das revoluções, das guerras e de toda essa babel que anarquiza e infelicita o mundo inteiro. Só a benquerença, a compaixão, a tolerância, a fraternidade e a solidariedade poderão, em parte, harmonizar os elementos heterogêneos e destrutivos.

 

A perversão da magia sexual, que acontece em grande escala, é a distorção da verdadeira união espiritual entre os dois centros de força da cabeça (glândula pituitária e glândula pineal), que são, por sua vez, a imagem da união entre o corpo e a alma. A magia sexual relega o processo ao centro de força situado sob o diafragma – relação entre dois seres no plano físico. O verdadeiro processo se verifica na cabeça, e as relações sexuais se dão entre o corpo e a alma, ao invés de se verificarem entre homem e mulher.5 (Alice Bailey).

 

O nome ABRAXAS6, de sete letras, significa, simbolicamente, o Poder Setenário.

 

Filosofia Gnóstica de Basílides,7 segundo Charles William King (1818 – 1888), em seu livro The Gnostics and Their Remains, Ancient and Mediaeval: Deus, o Incriado Eterno Pai —› Nous ou Mente —› Logos, a Palavra —› Phronesis, a Inteligência —› ShOPhYa, a Sabedoria + Dynamis, a Força.

 

Descrição de ABRAXAS, segundo Charles William King (1818 – 1888), em seu livro The Gnostics and Their Remains, Ancient and Mediaeval: ABRAXAS simboliza um panteão gnóstico, representativo do Supremo Ser, com as cinco emanações assinaladas por símbolos apropriados. Do corpo humano – forma usual atribuída à Divindade8 – saem os dois suportes – Nous e Logos – expressos por serpentes, símbolos dos sentidos internos e da compreensão rápida, pois os gregos haviam feito da serpente o atributo de Palas. Sua cabeça de galo representa Phronesis, por esta ave ser o emblema da antevisão e da vigilância. Seus dois braços sustentam os símbolos de ShOPhYa e da Dynamis: o escudo da Sabedoria e o azorrague do Poder.

 

Gagliostro afirma que sua Iniciação na Ordem dos Cavalheiros Templários foi recebida das mãos do Conde de Saint Germain. O Conde de Saint Germain e Sir Francis Bacon são os dois grandes enviados da Fraternidade Secreta nos últimos 2.000 anos.

 

O Rosa+Cruz prefere a prática à teoria, o ato à argumentação verbal e a realização à outra qualquer forma de exposição especulativa.

 

Terceira Raça Raiz – Lemuriana – missão: desenvolvimento do Corpo Físico.

 

Quarta Raça Raiz – Atlante – missão: desenvolvimento do Corpo Astral.

 

Quinta Raça Raiz – Ariana (Ameríndia) – missão: desenvolvimento do Corpo Mental Inferior.

 

Krishna, na Índia, Zoroastro, na Pérsia, Thot, no Egito, Orfeu, na Grécia, e Jesus, na Palestina, foram Filhos do Sol (Indra, Ormuzd, Osiris, Apolo e Cristo) propagadores da Heliognose e, portanto, sucessores de Quetzalcoatl, o Messias Tolteca, nessa Missão Cristônica de guiar a Humanidade, nas várias etapas indicadas pelo carma e pelo darma de cada povo.

 

 

 

Quetzalcoatl

Quetzalcoatl

 

 

Sabedoria Integral —› Ciência Metafísica – privilégio dos Grandes Iniciados de todos os tempos e de todos os povos. É uma Ciência Secreta que permite aos que lhe desvendam os Arcanos, ultrapassar os limites do mundo físico. A Sabedoria Integral se baseia na mais Absoluta Verdade,9 tanto assim que faculta à própria Igreja Romana a taumaturgia e os milagres dos santos e à própria ciência oficial os proveitos do hipnomagnetismo, da telepatia, do parapsiquismo, da psicanálise, da psicologia fisiológica, o conhecimento do subliminar do superego e bem assim das influências do ritmo, dos sons, das cores, dos perfumes, de todas as vibrações do éter (tattwas), em vários fenômenos que se observam em toda a Natureza e no próprio Cosmos. Em suma, a Sabedoria Integral é um legado precioso dos atlantes aos ameríndios, e destes aos indianos, aos egípcios, aos gregos e a todos os povos da mais remota Antigüidade.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. O Divino em nós = O Deus de nosso Coração.

2. Talvez, um exemplo disto seja o Primeiro Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas. A incompreensão exotérico-religiosa deste Sagrado Mandamento é que faz com que as pessoas acreditem em um deus inexistente, do lado de fora, quando o Mandamento recomenda que amemos, acima de tudo, o Deus de nosso Coração, unificado aos Deuses de todos os outros Corações. Um outro exemplo desta incompreensão está na sentença: Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea, que é pronunciada na Missa Tridentina, e que, literalmente, pode ser traduzida como: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada; mas dizei uma Palavra e a minha alma será salva. Verbo (Palavra) não é um vocábulo qualquer, porque um vocábulo qualquer não transmuta coisa alguma. Então, o Verbo desta sentença quer dizer Verbum Dimissum et Inenarrabile – o incriado Som do Sanctum Verbum, que, desde sempre, foi, é e será.

3. Intra Corde.

4. O que cada um de nós precisa necessariamente compreender é o porquê de a Chispa Divina ter mergulhado neste Mundo Físico. Se e quando isto for concertadamente compreendido, os desejos, as cobiças e as paixões – em uma palavra: ilusões – serão subjugadas e transmutadas. Darei uma dica: se a Chispa Divina continuasse apenas como Chispa Divina não seria nada mais nada menos do que uma Chispa Divina. Logo, só pela encarnação-desencanação-reencarnação...

5. Na verdade, não há propriamente uma relação sexual entre o corpo e a alma; o que acontece é de outra ordem e de outra natureza.

6. Considerando a alfanumerologia grega (Alpha = 1, Beta = 2, Rho = 100, Xe = 60 e Sigma = 200, o valor numérico de ABRAXAS (em grego, ) é 1 + 2 + 100 + 1 + 60 + 1 + 200 = 365 (poderes, atributos e emanações divinas do Supremo Pai). Agora, se somarmos teosoficamente o valor numérico de ABRAXAS é 14 (3 + 6 + 5) dois setes –› dualidade cósmica. E 14, somado teosoficamente, é a 5 (1 + 4) –› Pentagrama. Na Cosmologia Gnóstica, as sete letras que compõem o nome ABRAXAS representam cada uma um dos sete planetas clássicos (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno). ABRAXAS é comumente simbolizado por uma criatura composta: corpo de ser humano, cabeça de galo e cada perna terminada por uma serpente.

 

 

ABRAXAS

ABRAXAS
(Entalhe de uma pedra)

 

 

Pentagrama

Pentagrama

 

 

Alfabeto Grego

Alfabeto Grego

 

 

7. Basilides foi um dos primeiros professores religiosos gnósticos em Alexandria, Egito, que ensinou entre 117 – 138 d.C.

8. O que não deixa de ser uma antropomorfização (forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a deuses, a Deus ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos do ser humano ou visão de mundo ou doutrina filosófica que, buscando a compreensão da realidade circundante, atribui características e comportamentos típicos da condição humana às formas inanimadas da Natureza ou aos seres vivos irracionais).

9. O que é a mais Absoluta Verdade? A mais Absoluta Verdade é uma compreensão espiritualmente elevada, nobre, libertadora, Illuminadora e psiquicamente revelada, mas, inexoravelmente uma verdade relativa, porque quem fosse proprietário da mais Absoluta Verdade não necessitaria apre(e)nder mais nada, o que é uma impossibilidade e um absurdo. Quando realizarmos a mais Absoluta Verdade, e Ela haverá de ser realizada, então... Mas isto não é para tão cedo! Humildade! Humildade! Humildade!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://somostodosum.ig.com.br/
conteudo/conteudo.asp?id=11550

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Quetzalc%C3%B3atl

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-37.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-36.pdf

http://onlinebooks.library.upenn.edu/

http://www.levir.com.br/inst-004.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraxas

http://www.reformation.org/antichrist.html

http://www.projetoomega.com/estudo21.htm

http://pt.conlang.wikia.com/
wiki/Alfabeto_grego

http://www.sophia.bem-vindo.net/
tiki-index.php?page=Gematria

http://www.healthjockey.com/2011/01/06/brain-
biology-presumably-governs-over-social-networks/

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-35.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-34.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-33.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-32.pdf

http://avespelosares-news.blogspot.com.br/
2009/01/rvore-da-vida-16900-euros.html

http://wbom.wordpress.com/2012/02/07/
a-change-of-heart-that-matters/

http://www.santamissa.com.br/
oracoes/oracoes.asp?id=91

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-31.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Nocturnes, Opus 27 (Lento Sostenuto)
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.