FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 11ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Grande Fraternidade Branca: Comunidade Illuminada espalhada por todo o mundo, porém, conduzida por uma só Verdade e unida por um só Espírito.

 

O início do culto divino externo (indireto) foi necessário devido à debilidade dos homens, que não lhes permitia perceber a Luz da LLuz diretamente. E assim, foi necessário materializar Verdades Íntimas em cerimônias e símbolos externos. Não fosse a fraqueza da Humanidade, sempre disposta a trocar o Espírito pela letra, o culto externo nunca teria sido necessário nem separado do seu deleite interno. Assim, as Verdades Internas foram levadas para todos os povos e adaptadas, no seu simbolismo, aos seus costumes, à sua capacidade de instrução, ao clima e à sua suscetibilidade. Deste modo, os símbolos externos de todas as religiões, de todos os cultos, de todas as cerimônias e de todos os livros sagrados, em geral, mais ou menos fortemente pronunciados, têm as Verdades Íntimas do Santuário como objeto de ensino. Por este ensino, o homem é levado ao conhecimento universal da única Verdade Absoluta.1

 

Qualquer irmandade, seja ela qual for, deve ser classificada depois do Círculo Interno e Iluminado da Grande Fraternidade Branca (G.'. F.'. B.'.).

 

 

 

 

Gnóstico é o estado mental em que se adquire a compreensão consciente proveniente dos estados espirituais vivenciados.

 

Ao se encontrar apto para entrar,2 aquele que ingressa na Grande Fraternidade Branca é como o primeiro; ao passar do exterior para o interior, é recebido no meio dos outros sem presunção e sem desconfiança.

 

Desordem não é compatível com o Santuário.

 

Tudo é indecifrável para quem não estiver maduro; não poderá nem ver, nem ler nada no Íntimo. Portanto, tornar-se apto deveria ser o único esforço de quem procura a Sabedoria (ShOPhYa).

 

A Grande Fraternidade Branca é uma sociedade que reúne Força superior com a sua própria Força, e se compõe de membros de mais de um mundo. É a Comunhão daqueles que formam a República do Gênio – a Mãe Reinante de todo o Universo.

 

O equilíbrio é a base da Obra.

 

Nas tentações3 está a Força do Iniciado.

 

Tu, que queres avançar [e conquistar a Illuminação], não deixes os teus triunfos te induzirem à vaidade.4

 

Não sejas precipitado na condenação dos outros.5 Como podes saber (ter certeza) que no lugar deles terias resistido à tentação? E mesmo que assim fosse, por que haverias de desprezar alguém que é mais fraco do que tu?

 

Medo significa fracasso6; coragem é o princípio da força.

 

O ser humano é aquilo no que ele próprio se converte, dentro dos limites que lhe forem determinados pelo seu passado.7 Ele é uma partícula da Humanidade, e as suas ações não influenciam apenas o seu Eu, porém, todo o Universo.

 

Força inadaptada é crueldade. Rigor inadaptado é opressão. Misericórdia inadaptada é fraqueza.

 

Verdadeiro Ritual = Ação + Palavra + Vontade.

 

A Terra é apenas um átomo no Universo, e o homem é apenas um átomo sobre a Terra.

 

Para alcançares Poderes Mágicos, aprende a dominar os teus pensamentos.

 

O pensamento [inadaptado] é o pecado da ignorância.

 

Antes de passar um comentário adiante, passe-o primeiro nas Três Peneiras – Peneira da Verdade, Peneira da Bondade e Peneira da Necessidade – e veja se sobra alguma coisa dele.

 

Os desejos, as cobiças e as paixões só provocam aflição. O catalisador é a fome e o resultado é a morte por fastio.

 

 

 

 

O peregrino sedento continua a se esforçar; o peregrino saciado se deixa ficar parado.

 

A Lei deve ser compreendida; a natureza inferior precisa ser superada.

 

Aquele que compreende e aceita a Lei experimenta, diariamente e com crescente intensidade, Beleza e Perfeição.

 

Os símbolos da Natureza são sempre verdadeiros.

 

 

Nymphaea lotus

 

 

O Sol não morre, como imaginavam os nossos antepassados; ele resplandece sempre, espalhando luz e vida. Brilha cedo pela manhã. Brilha ao meio-dia. Brilha à tarde. Brilha durante a noite toda. Brilha sempre.

 

Às vezes, a luz é tão forte que parece ser escuridão.

 

No instante mesmo em que nos identificarmos com o Sol, começaremos a compreender que nós mesmos nos tornamos a fonte luminosa. Que nós mesmos, agora, resplandeçamos como o Sol, em glória e magnificência.

 

O corpo, a alma e o espírito devem ser instruídos simultaneamente, senão não será possível obtermos e mantermos o equilíbrio mágico.8

 

Desenvolvimento Interior = Paciência + Perseverança + Determinação.

 

Quem quiser trilhar os caminhos da Alta Magia deverá assumir o dever sagrado de se exercitar regularmente.

 

O Poder reside no Silêncio. Não se deve conceder a ninguém o acesso ao próprio Reino Interno.9 O Mago não deve falar sobre sua caminhada, sua escalada e seu sucesso. (Grifo meu).

 

Sem esforço não há recompensa10 [sucesso].

 

Seja qual for o exercício místico que estivermos realizando, devemos, sobretudo, evitar pegar no sono durante o exercício.

 

 

 

 

Devemos dedicar a máxima atenção ao trabalho de controle do pensamento, pois ele é extremamente importante para a evolução mágica, o que, na ocasião própria, se evidenciará espontaneamente.

 

 

 

O que é o amor? Quem pode compreendê-lo? Conhecemos do amor, como da eletricidade, apenas seus efeitos, mas não a sua essência. O amor transforma o sonho da juventude em uma perpétua vigília, em um acordar mais agradável do que a ilusão longínqua e utópica dos sonhos. O amor solta a língua, abre as pálpebras e afina a garganta. É a Lua que brota de nossa alma para iluminar mil mundos etéreos, imateriais. É um sopro que se agita no espírito, como a idéia majestosa na mente do poeta e as harmonias da música nos acordos do artista. O amor é um céu de liberdade onde não chegam as mentiras convencionais das leis humanas, porque o amor é a única lei nessas paragens paradisíacas da alma imortal. O amor joga caprichosamente com o coração humano, ora contraindo-o e reduzindo-o a desespero, ora dilatando-o e elevando-o ao infinito. Deus emanou a matéria dos mundos, a primeira matéria, a massa ígnea; desta massa plasmou as formas, insuflando-lhes a vida. Como expressão mais elevada da forma e mais sublime da vida, criou o homem, a quem disse: — Ama-me! E aí se deteve em sua criação. E Deus se ocultou, então, na imensidade do Caos, pois o ser que Ele acabara de criar deveria servir de linha entre o Criador e a Criação. E esta linha sutil, estendida entre o céu e a Terra, é o amor. Os namorados se abraçam calados porque o amor fala em silêncio com o idioma do beijo. Os homens ignoram a significação desta linguagem, a vulgarizam e a prostituem, como um profano vulgariza e prostitui a beleza da música. Beija o Sol sua filha, a Terra, e este beijo, que em seu simbolismo máximo, em sua essência suprema, só se encontra nos lábios dos namorados. Então, é algo que se escapa, rebelde às palavras, o beijo puro, quintessenciado, cuja essência é ignota, incognoscível...

 

(Adonai, Jorge Adoum).

 

 

 

Cada qual percorre o seu próprio e certo caminho.

 

Observe tudo do ponto de vista de um Sol! Amor é a Lei; porém, Amor consciente.

 

Se estais acima das mutações, e mesmo das imutações, o que tendes a ver então com a morte?

 

No Amor, a individualidade se anula.

 

Deveis morrer diariamente!

 

Não firas, ó língua, onde puderes curar! Não te recuses!

 

A força curativa do Silêncio só é sentida no Templo do Silêncio.

 

Quando tudo silenciar em ti, poderás perceber a Voz de tua Alma.11

 

Só no silêncio lograrás reconhecer teu Verdadeiro Ser, como reconheces tua pessoa em um espelho limpo.

 

A Sabedoria é a Flor Celeste do Conhecimento que viça por intermédio do Amor e floresce no Silêncio.

 

Sahasrara12 é o nome sânscrito que se dá à glândula pineal – uma glândula é endócrina ou de secreção interna. Assim foi denominada pelos antigos porque tem a forma de uma pinha, isto é, do estróbilo ou fruto do pinheiro.

 

 

Sahasrara

Sahasrara
(Centro Supremo)

 

 

No momento da união sexual, realiza-se um ato supremo de Magia, e o estado espiritual do homem e da mulher influi para dar maior ou menor alcance à Operação Mágica. Tanto o homem como a mulher podem exercer funções superiores neste sentido a fim de alcançarem a verdadeira Iniciação.13

 

Tudo o que existe é um belo hieróglifo. Cada corpo é um símbolo de uma força sutil e invisível, análoga a ele e que vive dentro dele, assim como o Sal vive diluído e imperceptível dentro da água que o contém.


 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Sempre e sempre por intermédio de verdades relativas ininterruptamente dialetizadas. Uma forma extrema de vaidade é alguém supor que é proprietário de uma ou da Verdade Absoluta, ainda que, por exemplo, sem sombra de dúvida, não matar em nenhuma circunstância seja uma Verdade Absoluta.

2 Ao se encontrar apto para entrar = Mérito.

3. Explicando: não é propriamente nas tentações que está a Força do Iniciado, mas em vencer (dominar, subjugar) as tentações. Oh!, homem, cuja vida é apenas um dia na eternidade, uma gota no oceano do tempo! Se não provasses muitas tentações, de que maneira poderias purificar a tua alma da poeira da Terra? Alegra-te, portanto – oh!, Iniciado! pois quanto maiores forem as tuas tentações, tanto maior será o teu triunfo.

4. Na Via Prestigiosa da Iniciação, a mais alta montanha a ser escalada e conquistada é a montanha da vaidade. Você já reparou que sozinhos, geralmente, nós não somos vaidosos? Experimente, pois, ao estar com os outros, sentir internamente como se estivesse sozinho, ainda que externamente com os outros. Procure se questionar também: vaidade por uma gota quando milênios e milênios haverão de passar para que eu conheça (se conhecer!) o oceano? Que sei eu em relação ao que sabiam A, B e C, e ao que sabem C, D e E? Bem, isto, dito assim, até parece fácil; mas, não é. Logo, o trabalho para se vencer a vaidade é permanente e praticamente inacabável. O ranheta, que tanto amamos e a quem tanto servimos, está sempre de plantão e pronto a nos passar uma rasteira.

5. Criticar? Julgar? Condenar? Quem somos nós para criticar, julgar e condenar alguém? Quem quer que seja? Com a mesma intensidade que pedimos perdão pelas ofensas que cometemos devemos perdoar intensiva e amorosamente aqueles que eventualmente nos ofendem, mesmo que eles não nos peçam perdão. Ora, não é isto que está ensinado no Pater Noster – Pai Nosso – a oração perfeitíssima, segundo São Tomás de Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março 1274)? Et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris. E perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

6. Mais do que gerar fracasso, o medo é o pai de muitas doenças.

7. E também dentro dos limites determinados pelo nosso mérito. Logo, nosso passado e nosso mérito são os reguladores inequívocos das nossas fronteiras – isto é: das nossas derrotas e das nossas vitórias. O acaso não existe. O presente é o fruto do passado e a semente do futuro.

8. Ou seja: Corpus Sanus, Anima Sana, Spiritus Sanus. Corpo São, Alma Sã, Espírito São.

9. A inveja vampiriza. Quem fala se enfraquece.

10. O tolo-desinformado que espera um milagrinho esperará sentadinho até o Canis lupus virar Ovis aries, porque milagre não existe. Sem esforço não há recompensa. Sem esforço não há sucesso. Mas, e os milagres que ocorrem por aí? Ora, como milagres não existem, o que eventualmente acontece de extraordinário e de excepcional é pura e simplesmente ordinário e normal; nem mais nem menos. Apenas a coisa foi posta inconscientemente em ação, e aconteceu mesmo, pela acidentalidade operacional de uma Lei Cósmica, desconhecida por quem recebeu ou por quem operou o dito milagre. Preste atenção nestes simples exemplos: um curto-circuito (que poderá ocorrer devido à redução abrupta da impedância em um circuito) poderá ser provocado por quem desconhece ou por quem conhece o funcionamento de sistemas elétricos. Da mesma forma, ninguém precisa entender de temperatura de coagulação de albuminas (no caso, ovalbumina) para fazer um ovo cozido; basta meter o ovo na água, botar para ferver, esperar um pouquinho e pronto. Igualmente, ninguém precisa saber xongas sobre o processo de ignição por compressão de um motor Diesel para dirigir um caminhão; basta aprender a dirigir um caminhão.

 

 

Motor Diesel

 

 

E, finalmente, ninguém precisa ser químico para obter um precipitado de cloreto de prata (AgCl); basta misturar uma solução de nitrato de prata (AgNO3) com uma solução de cloreto de sódio (NaCl).

 

AgNO3 + NaCl —› NaNO3 + AgCl

 

Isto tudo quer dizer que não é necessário conhecer nem saber como funciona uma Lei Cósmica para pô-la em funcionamento; se aplicada direitinho, tudo nos seus conformes, ela funcionará, seja pela ignorância de quem não a conhece, seja pela proficiência de quem a sabe manejar. Por outro lado, harmonizações imediatas, relampagueantes, são raríssimas, mas podem acontecer, particularmente quando as desarmonias são de natureza psicológica, como certas dores e alguns mal-estares, por exemplo. Agora, para dor de barriga que não ata nem desata, meteorismo intestinal e flatulência fétido-explosiva e descontrolada, provocados por feijoada + chopada + cachaçada, não há Lei Cósmica nem milagreiro que dê jeito. O carniceiro pantagruélico terá que pacientar, bufar e obrar até descomer in totum a pestilenta putredinosidade. Às vezes, de quebra, é necessário botar pelo ladrão, deitar o verbo, destripar o mico, deitar carga ao mar e até falar aos peixes. Filme de horror mesmo – e eu sei que é formidoloso porque já vi e não pude fazer nada – é quando tudo isto dá de dar ao mesmo tempo. Sei lá, mas acho que nem vulcão misturado com terremoto horripila e calafria tanto! A impressão que dá é que a pessoa – coitada! – vai explodir dali a um instantinho. Juro que depois que eu vi esta cena perdi o medo do inferno! Pensei comigo: acho que o 'signore' Dante Alighieri exagerou um pouquinho quando escreveu 'lasciate ogne speranza, voi ch'entrate'; o inferno não pode ser pior do que isto. Agora, você pensa que a pessoa passou a se comedir em sua alimentação? Qual o quê! Nem uma cagalhetinha bem menorzinha do que uma caganitinha. Que moderar mané moderar. Comedir-se? Nem que o diabo toque rabeca ou que uma Orcinus orca se transforme em um Trichiurus lepturus.

11. Ou, dito de outra forma: quando tudo silenciar em ti, poderás ouvir a Voz do teu Coração (a Voz do Silêncio).

12. Sahasrara [ou Sahastrara] é o sétimo Chakra. Está situado no alto da cabeça, e se relaciona com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como Chakra da Coroa, é, na tradição indiana, representado por uma flor de lótus de mil pétalas. A tradição de coroar os reis está fundamentada no princípio da estimulação deste Chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

 

 

Sahasrara

Sahasrara

 

13. No momento da união sexual, o ambiente em que se dá a união se torna um caleidoscópio vibrante e multicolor de beleza e de harmonia. É o momento mais propício para que uma Vontade Elevada, Pura e Impessoal seja posta em movimento. Absolutamente sem querer criticar, preciso informar que o orgasmo físico malbarata este caleidoscópio, consumindo e inutilizando o altíssimo padrão vibratório estabelecido pelo Amor. Como exercício místico, experimente, um dia, não orgasmar, isto é, não atingir o clímax, e utilizar a altíssima energia vibratória que se estabelece na união sexual para criar algo belo, bom, concertado e impessoal. Você terá uma surpresa!

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/
2008_12_14_archive.html

http://thunderreiki.com/
Sahasrara%20Chakra.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sahasrara

http://en.wikipedia.org/wiki/Sahasrara

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-26.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-25.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Motor_de_combust%C3%A3o_interna

http://www.saildragonet.net/
2003-Nov.html

http://www.clker.com/
clipart-white-lotus-flower.html

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-24.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-23.pdf

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Nocturnes, Opus 27, Larghetto
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.