FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS II

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 2ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

É tanto possível quanto necessário não só suprimir [dominar] as emoções, mas delas fazer obsequiadoras fiéis. A cólera, por exemplo, poderá ser ocasionalmente útil contra aquela porção do cérebro cujo relaxamento vicia o controle. Todavia, uma emoção que nunca é útil é o orgulho, pois está inteiramente ligada ao ego.

 

 

 

Há muitos métodos para destruir profundamente idéias enraizadas. O melhor é, talvez, o método de equilíbrio. Habitue a mente a evocar o oposto de qualquer pensamento que possa se erguer.

 

 

Seremos sempre mais convincentes se asseverarmos nossos pontos de vista com a calma de um mestre do que com o entusiasmo de um aprendiz.

 

Toda pessoa que assina o Juramento de um Probacionista está mexendo em um ninho de marimbondos. Isto porque basta que um homem afirme sua aspiração mística para que o inimigo pule sobre ele.1

 

Conhecer o Santo Nome Divino é saber a chave de todas as Ciências.

 

IODHEVAVHE

 

IOD
10 + 6 + 4
Ciências da Natureza Divina
HE
5 + 10
Ciências da Natureza Naturante
VAV
6 + 10 + 6
Ciências da Vida Humana
HE
5 + 10
Ciências Naturais/Estudo da Natureza

 

Os Sagrados Mistérios foram e continuam a ser ocultados das almas ainda não preparadas par recebê-Los.

 

O inverno nada mais é do que um verão oculto.

 

 

 

 

Eu-sou é a presença de Deus em cada ser humano.

 

Eu-sou = Vida + LLuz + Substância + Inteligência + Atividade.

 

Para a realização perfeita, é mister cumprir, no mínimo, três condições: corpo são, aspiração pura e consciência perfeita.

 

A Verdadeira Vontade Mágica deve ser em direção ao mais elevado fito. Mas isto não poderá acontecer até que a Compreensão Mágica floresça.

 

O verdadeiro Artista e o verdadeiro Místico não podem descansar nunca.

 

Não há nenhum conhecimento ou poder que seja inútil ao Magista. Não há nada no Universo inteiro que um Magista possa dispensar.

 

Eu interpretarei todo fenômeno como um trato entre Deus2 e a minha alma.

 

O chela deve comprar o ovo sem regatear.3

 

Os principiantes [neófitos] no Caminho só devem tomar um Voto que esteja nos limites de sua capacidade e de sua força interior. Mas, apenas nos limites. Além ou aquém será inútil.

 

A Ciência Rosa+Cruz é a Ciência das ciências. Abrange um campo de ação sem limites no caminho das investigações que conduzem à realização consciente do conhecimento de todas as fases da sabedoria humana, levando o homem, de progresso em progresso, até onde se possa julgar que tenha havido um princípio como base, porém, em nenhum caso o fim. É, pois, a Ciência Rosa+Cruz a Ciência Eterna, ou seja, a Ciência da vida finita e da Vida Infinita. A Ciência Rosa+Cruz lança uma ponte de harmonia entre o materialismo e o espiritualismo, provando a razão de ambas as doutrinas e conciliando os extremos, para chegar a uma conclusão-síntese sobre a razão de ser da vida nos múltiplos estados da natureza Una.

 

 

Rosacruz Hermética

Rosacruz Hermética

 

Nem sempre é a carne que produz a tentação; em nove casos entre dez, é a mente inferior que leva, com suas imagens, a carne à tentação. (Helena Petrovna Blavatsky, 1831 – 1891).

 

Oh, irmão! Não és outro senão teus pensamentos. Em ti, além deles, tudo não passa de ossos e fibras. Se teus pensamentos forem espinhos, não terás mais do que lenha para o fogão. (Djalal-ud-din-Rumi,4 1207 – 1273).

 

Rogo-Te, ó Ahura Mazda, para mim e para os que cumprem a Tua Vontade, a melhor de todas as coisas, o Eterno Bem do Espírito Puro. (Zaratustra, século VII a.C.).

 

Uma vez superadas as resistências internas, mais facilmente cairão as externas. Isto é como em um navio: primeiro, o motor deverá vencer a própria inércia; depois, poderá arcar com a resistência da água.

 

Há um perigo incalculável em supor apenas valioso em si o alcance de um objetivo.

 

Todos os rituais terrenos derivam de um Ritual Supremo, celeste – um ritual primário, original, do qual derivam todos os outros. Entretanto, a força de um ritual está condicionada ao grau de consciência daquele que o celebra. Por exemplo: celebrantes de consciência igual a três fazem com que a ação criadora do ritual atinja apenas o 3º Plano, e assim por diante.

 

Por meio dos Rituais, o homem participa simbolicamente de coisas que ainda não pode compreender plenamente. Mas, é por meio dos Rituais que tomamos parte na Obra da Mente Divina. Assistimos à reconsagração diária de todo o Universo, que mantém toda a vida, e nos tornamos, por um momento, super-homens ou seres divinos.

 

Nós, na realidade, somos Deuses. Cada átomo de nossos corpos é perfeito e completamente divino.

 

O pólo inferior da vontade é o desejo, e o principal trabalho do discípulo é exercer perfeito controle sobre os seus desejos.

 

O equilíbrio resulta da analogia dos contrários.

 

Pistissophia —› Fé–Sabedoria. Assim como não há água sem a combinação de hidrogênio e oxigênio, não há Fé verdadeira sem Sabedoria nem Sabedoria verdadeira sem Fé. Portanto, a realização de Deus consciente em nós depende de estarem equilibradas e harmonizadas a Pistis e a ShOPhYa.

 

 

Água

 

 

O Homem é a combinação de Forças Cósmicas que se reúnem naquilo que vulgarmente denominamos de homem. (Rudolf Steiner, 1861 – 1925).

 

Já existíamos antes de nascer e continuaremos a existir depois de passarmos pela transição.

 

Todas as religiões conhecidas, absolutamente todas, derivaram dos Antigos Mistérios, e todas, absolutamente todas, são deturpações ou adaptações destes Mistérios.

 

Há duas classes de sacerdotes: os que só conhecem os Mistérios Menores e os que conhecem os Mistérios Maiores. Presentemente, só aos Rosacruzes são revelados os Mistérios Maiores.

 

O Justo não perdoa; faz justiça.5 Perdoar é cooperar com o criminoso e com o crime.

 

O karma e o dharma individuais estão intimamente vinculados ao karma e ao dharma coletivos (família, sociedade, país, povo e época em que vivemos).

 

 

 

 

______

Notas:

1. Isto é equivalente àquela sentença de Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006) que tanto gosto de repetir: Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica.

2. O Deus de meu (nosso) Coração.

3. E por que o chela deve comprar o ovo sem regatear? Por que, como mais gostava de ensinar a seus discípulos Mâ Ananda Moyî (1896 – 1982) – a santa encarnação projetada da alegria que veio a este mundo para transmitir, entre outros, o ensinamento que o Ser Supremo é alegria encarnada – Jo Ho jâye. O que acontece é desejado e bom.

4. Djalal-ud-din-Rumi foi um Místico sufi afegão do século XIII. Entre outros pensamentos deste grande Místico, há este: Por que você permanece na prisão quando a porta está completamente aberta?

5. E a melhor forma de fazer justiça é não julgar e não acoimar. No devido tempo, o infringente compreenderá que, para ascensionar, terá de compensar cada ato inarmônico cometido. Logo, penso que, salvo melhor juízo, punição sem que haja compreensão é inútil. É por isto que algumas compensações a que hoje estamos sujeitos derivam de infringências e de equívocos praticados a séculos ou milênios. Vou repetir o que já disse anteriormente: quem não aprendeu a somar, a subtrair, a dividir e a multiplicar não pode determinar as raízes de polinômios nem resolver equações algébricas. Portanto, em realidade, só se compensa efetivamente aquilo que se pode compreender. Compensações diretas e imediatas geralmente não são efetivas, pois, não havendo compreensão, não há aproveitamento concertado da compensação. Logo, por exemplo, criminalizar um usuário de drogas, mais do que um equívoco, é uma inutilidade, e só gera uma falsa sensação de conforto e segurança.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://forums.wincustomize.com/319856

http://favim.com/image/94545/

http://animated-emotion.co.cc/

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Sonata [nº 1] in g minor, BWV 1001
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/bach/chamber.htm#Violin

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.