FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS I

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Com este documento, estou iniciando a divulgação de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:
http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Gnose é um Conhecimento imediato dos Mistérios da Divindade, recebido através da Comunhão direta com o Divino em nós.

 

Gnose é um Conhecimento Esotérico e Iniciático imediato originado de uma Experiência Mística.

 

A Gnose é uma experiência interior, íntima e pessoal – uma Iniciação interna – na qual a Realidade Espiritual se desvela a nós diretamente, sem intermediários exteriores.

 

Devemos manter o Eu senhor das impressões. Não devemos permitir que o círculo seja rompido pelo demônio [interior]. Não devemos permitir que qualquer idéia nos arrebate.

 

O Magista não pode manejar a Espada a não ser que a Coroa esteja em sua cabeça.

 

'Astra inclinant, non necessitant.' Os astros orientam [inclinam, predispõem, propõem], não determinam [constrangem, obrigam, impõem].

 

Pai Celeste: recebe nossa oração e nos afaste para longe do caminho das imagens tentadoras. 'Sed libera nos a malo.' Mas nos livrai do mal.

 

A Força Cristônica queima as escórias sem se macular.

 

Primeiro Princípio do Kabalion1: Mentalismo – O Todo é Mente. O Universo é Mental. A Criação Divina se dá mentalmente. Todos nós fazemos parte de uma única Mente Universal.

 

Segundo Princípio do Kabalion: Correspondência O que está em cima é o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Há uma íntima relação entre a Mente Universal e a nossa própria mente humana.

 

Terceiro Princípio do Kabalion: Vibração Nada está parado, tudo se movimenta, tudo vibra.

 

 

 

 

Quarto Princípio do Kabalion: Polaridade Tudo é duplo. Tudo tem pólos. Tudo tem seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados.

 

Quinto Princípio do Kabalion: Ritmo Tudo tem fluxo e refluxo. Tudo tem suas marés. Tudo sobe e desce. Tudo se manifesta por oscilações compensadas. A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação.

 

 

 

 

Sexto Princípio do Kabalion: Causa e Efeito Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. O acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei desconhecida. Há muitos Planos de Causalidade, porém, nada escapa à Lei.

 

Sétimo Princípio do Kabalion: Gênero O Gênero está em tudo. Tudo tem seu princípio masculino e o seu princípio feminino. O Gênero se manifesta em todos os planos da existência.

 

'Conhece-te a ti mesmo e conhecereis os Deuses e o Universo.' (Pitágoras).

 

O visível é a condensação do Invisível.

 

Não há nada imutável nas amplidões do Infinito manifestado. Tanto os átomos quanto os astros, tanto o infinitamente pequeno como o infinitamente grande, não escapam ao dinamismo cósmico, às transformações universais.

 

 

 

 

As vibrações harmônicas se associam mutuamente e a repetição destas vibrações aumenta de modo incalculável o grau de potencialidade e de expansão.

 

A Palavra Sagrada AUM [ou OM], emitida conforme os ensinamentos ocultos, é a maneira mais energética e efetiva de projetar e propagar as vibrações pensamentais.

 

Não há acaso; o presente é fruto do passado e semente do futuro.

 

Grande Andrógino —› Superconsciência + Inconsciência —› Razão + Instinto —› Espírito + Matéria —› Consciência —› Homem Novo.

 

O que está presente na mente com intensa claridade de pensamento e visão interna se manifesta na vida. Cada modalidade de pensamento produz um fruto de sua própria espécie. O Reto Pensar harmoniza o ser-no-mundo com as Leis imutáveis que regem o Universo.

 

 

 

 

É pela Compreensão2 do Magus [Iniciado] que seu trabalho é purificado.

 

Toda palavra que um homem ignora representa uma idéia que ele ignora. (Herbert George Wells, 1866 – 1946).

 

Todo progresso do pensamento é feito colecionando o maior número possível de fatos, classificando-os e agrupando-os.

 

 

Precisamos compreender e aprender a apreciar até a existência das moscas.

 

Um dos maiores absurdos é imaginar que o Universo tenha sido especialmente planejado para nós. O que pode ser mais egoísta do que a interpretação de tudo com um trato particular de Deus com a nossa alma?3

 

Antes que a Compreensão possa ser alcançada, a idéia do Ego precisa ser impiedosamente desenraizada.

 

Ninguém poderá ser admitido na Cidade das Pirâmides4 até ter perdido seu nome.

 

Ao ser pronunciada a Palavra, tudo é dissolvido.

 

Quem persiste em sua Aspiração atravessa o ano.

 

A tentativa de interferir com a Vontade Mágica de outra pessoa seria maligna se não fosse absurda.6

 

A vontade erra ao se opor à Vontade Universal.

 

Todo pensamento deve ser misticamente oferecido como um sacrifício.6

 

Pai: seja feita a Vossa Vontade tanto em meu Corpo quanto em meu Espírito.

 

Tudo o que somos o somos como resultado daquilo que pensamos. Está fundado em nossos pensamentos. Formou-se dos nossos pensamentos. (Buddha).

 

Cada pensamento é uma força criadora que, embora invisível aos olhos externos, exerce uma ação nos planos físico e mental da Terra.

 

Cada pensamento atrai pensamentos semelhantes, tal qual uma bola de neve que, rolando, atrai outros flocos, e vai crescendo.

 

 

 

 

Qual uma seta que, uma vez atirada, trata de atingir o alvo, cada pensamento tem a tendência de se tornar ato.

 

Cada pensamento gera um ser mental invisível com forma, cor e vida própria. Sua forma, sua cor e sua duração dependem da espécie e do móvel do pensamento, e desempenha importante papel no destino dos homens. Portanto, somos responsáveis perante a Humanidade e perante o Universo por nossos pensamentos.

 

Pensamentos são forças, e nem uma só força se esvai no espaço universal.

 

Ama a Deus com todo o teu Coração e ao teu próximo com a ti mesmo quer dizer: ama a ti mesmo no teu próximo. Esta é a Lei.

 

Amar é ser Deus-homem.

 

O Amor é Fogo Eterno, e não há dilúvio capaz de apagá-lo.

 

É melhor amar erradamente do que não amar.

 

O Amor propriamente dito é a sua própria recompensa. Aquele que ama encontrou a Chave do Céu!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. O Kabalion é a síntese esotérica dos conhecimentos religiosos, filosóficos e científicos que conduzem o Iniciado ao Templo da Verdade – Sabedoria integral transmitida pelos ATLantes aos ameríndios e por estes aos povos do Oriente Asiático.

2. É como tenho dito: só a Compreensão Liberta.

3. Precisamos extirpar de nossa cabeça-de-vento a bestice que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Na verdade, os Deuses, Eles sim, é que foram criados à imagem e semelhança dos homens. E não custa nada recordar esta reflexão de Epicuro de Samos (341 a.C., Samos – 271 ou 270 a.C., Atenas): Ou Deus quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode. Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus. Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus. Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente: portanto, nem sequer é Deus. Se pode e quer, que é a única coisa compatível com Deus, de onde provém, então, existência dos males? Por que razão é que Deus não os impede? Bem, é claro que o Deus de Epicuro ou os Deuses de todos nós nada têm a ver com os males do mundo. Tenho até minhas dúvidas se Eles sabem o que é o mal.

4. Na ambitude do Sistema Místico de Thelema, a Cidade das Pirâmides é o Lar dos Adeptos que conseguiram cruzar o Grande Abismo, tendo derramado todo seu sangue na Taça ou Graal de Babalon. Eles destruíram suas identidades terrenas tornando-se nada mais do que um punhado de areia, pois abriram mão de suas ligações com o mundano.

5. Por isto, quando não são malignas, são absurdas todas as tentativas de cooptação religiosa. No âmbito do Misticismo Iniciático, isto é muito pior e mais grave, porque não se pode exigir que um daltônico compreenda determinadas sutilezas. Quem não aprendeu a somar, a subtrair, a dividir e a multiplicar não pode determinar as raízes de polinômios nem resolver equações algébricas. Por exemplo, a Curva de Bézier – desenvolvida em 1962 por Pierre Étienne Bézier (1910 – 1999), funcionário da Renault, que a usou para o design de automóveis – é uma curva polinomial expressa como a interpolação linear entre alguns pontos representativos, chamados de pontos de controle. É uma curva utilizada em diversas aplicações gráficas como o Illustrator, Freehand, Fireworks, Gimp, Photoshop, Processing, Inkscape e CorelDRAW, e tembém em formatos de imagem vetorial, como o Scalable Vector Graphics – SVG, que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Esse tipo de curva também é bastante utilizada em modelagem. Quem não sabe somar, subtrair, dividir e multiplicar como poderá compreender a Curva de Bézier?

 

 

Curva de Bézier

 

 

6. Não esqueçamos de que os pensamentos são os pais das palavras e das ações.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/SVG

http://www.animatedgif.net/
love/love3.shtml

http://www.cdsears.com/xtra/chuck
/special/tbd01/at_snowball.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Curva_de_B%C3%A9zier

http://www.peterstone.name/
Maplepgs/polyappr.html

http://www.ocultura.org.br/index.php/
Cidade_das_Pir%C3%A2mides

http://pensador.uol.com.br/frase/NTUzMzg/

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_105/index.html

http://www.sodahead.com/

http://bestanimations.com/
nature/flora/roses/roses2.html

http://aolyvera.blogspot.com.br/

http://analytical.wikia.com/
wiki/File:Mind.jpg

http://commons.wikimedia.org/
wiki/File:Evolute_of_epicycloid.gif

http://www.fra.org.br/gnose/
gnose_106/index.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caibalion

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Le Fils des Étoiles (Prélude du 1er acte - La Vocation)
Composição: Erik Satie

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/satie.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.