Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Foi sorte ou sacanagem?

 

 

 

 

mas, se foi na base do amover

que ele faturou aquela mosca,

a coisa deve andar meio fosca.

 

Foi pobrezinho ou foi bacana?

Sei lá! Mas é bufunfa pra burro

que porejou daquele bamburro.

 

Bem, vou fazer uma pergunta:

o cara tinha uma conta conjunta

com as Divindades do Olimpo?1

É sim? Bolas! Então, tá limpo.

 

Se não tinha, agora é tarde.

A Lei reestrutura sem alarde.

É inflexível. Sempre educativa.

Mas, se ele perder a esportiva...

 

Todavia, o cara está em mim

– como qualquer Dasein.2 Sim!

Para mim, não há u'a exceção:

 

 

Todos estão no meu Coração.

 

 

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Notas:

1. Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses do Olimpo – os principais Deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão feita de cristais, na qual estes Deuses habitavam. Sabe-se também que, na mitologia grega, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do Monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre. A etimologia de Olimpo é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura pré-indo-européia.

2. O Ser-aí ou Ser-aí-no-mundo é a tradução portuguesa do termo alemão Dasein – termo principal na filosofia existencialista de Martin Heidegger (Meßkirch, 26 de setembro de 1889 – Friburgo, 26 de maio de 1976) – muito usuado no contexto filosófico como sinônimo para existência. Na sua obra Ser e Tempo, Heidegger se põe a questão filosófica do ser. Que é o ser? Heidegger afirma que esta pergunta só pode ser posta pelo ser humano, pois nenhuma outra espécie é capaz de filosofar deste jeito. O ser humano é porquanto um ente privilegiado: o ser humano, que é capaz de questionar o ser, que possui uma compreensão do ser. Este ente é o homem, que Heidegger chama de ser-aí, o homem enquanto um ente que existe imediatamente no mundo. Ser-aí é o homem na medida em que existe na existência cotidiana, do dia-a-dia, junto com os outros homens e em seus afazeres e preocupações. Para investigar o ser-aí enquanto possui sempre uma compreensão de ser impõe-se uma analítica existencial, que tem como tarefa explorar a conexão das estruturas existenciais que definem a existência do próprio ser-aí.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ser-a%C3%AD

http://misteriosfantasticos.blogspot.com/
2010/06/monte-olimpo.html