GUSTAVE FLAUBERT
(Pensamentos)

 

 

Gustave Flaubert

Gustave Flaubert
(Retrato feito por Eugène Giraud)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar aqui e ali alguns pensamentos do escritor francês Gustave Flaubert – o pai de Madame Bovary.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Gustave Flaubert (12 de dezembro de 1821 – 8 de maio de 1880) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a Literatura Francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, pelo seu senso de realidade, pela sua lucidez sobre o comportamento social e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), sua mais famosa obra, Salammbô (1862), L'Éducation Sentimentale (1869) e contos, tal como Trois Contes (1877).

 

Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, pela Revolução Industrial e pela linha filosófica-positivística de Augusto Comte.

 

Pouco antes de sua morte, vendeu suas propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha, e passou a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine.

 

Seus últimos anos são marcados por dificuldades financeiras. Morreu subitamente, provavelmente de um AVC, e foi sepultado no Cemitério Monumental de Rouen, cidade localizada na região histórica da Normandia, no noroeste da França, em presença daqueles que o reconheciam como seu mestre: Émile Zola, Alphonse Daudet, Edmond de Goncourt, Théodore de Banville e Guy de Maupassant.

 

 

 

Pensamentos Flaubertianos

 

 

 

Emma Bovary c'est moi. Emma Bovary sou eu.1

 

Gostava do mar apenas pelas suas tempestades e da verdura só quando a encontrava espalhada entre ruínas. Tinha necessidade de tirar de tudo uma espécie de benefício pessoal e rejeitava como inútil o que quer que não contribuísse para a satisfação imediata de um desejo do seu coração, tendo um temperamento mais sentimental do que artístico e se interessando mais por emoções do que por paisagens.

 

Uma vez que é sorte que nos toca a todos, não devemos também desanimar e querer morrer porque outros morreram…

 

 

 

 

Nunca tive motivos para acreditar em nada que dure para sempre.

 

Um homem desembaraçado sempre triunfa na vida.

 

A palavra é um laminador que sempre alonga os sentimentos.

 

Há artistas sem fama que, às vezes, valem mais do que as celebridades.

 

Dói entender que a posição da Lua não interfere no quanto eu morro um pouco todos os dias.

 

Sou totalmente tendenciosa quando alguma coisa diz que eu posso ser feliz.

 

É fácil apelar para o impalpável e para todas as superstições existentes para que tirem a culpa que você carrega de querer tanto ser como os outros, mas não é.

 

O amor não é nada mais do que a sensação de estar caindo e de não saber onde se segurar.

 

 

 

 

Meu amor volúvel vai para qualquer pessoa que me desperte algo que valha terminar o dia.

 

Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.

 

Um dia esbranquiçado passava pela janela sem cortinas, entreviam-se as copas das árvores, e, mais além, a pradaria meio afogada na névoa que fumava ao luar.

 

Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade; mas, se a estupidez faltar, está tudo perdido.

 

Extirpar: verbo que se emprega ao se falar de heresias e de calos.

 

O estilo está tanto nas palavras como dentro delas. É igualmente a alma e a carne de uma obra.

 

O estilo é a vida e o sangue de pensamento.

 

Apesar de tudo, o trabalho ainda é o melhor meio de fazer a vida passar.2

 

O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele.

 

Não desculpo de modo algum os homens de ação que não vençam, uma vez que o êxito é a única medida do seu mérito.3

 

A moral da arte reside na sua própria beleza.

 

 

 

O autor, na sua obra, deve ser como Deus no Universo: presente em toda a parte, mas, não visível em nenhuma.

 

Eu não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar no mesmo.

 

A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo.4

 

Nada é mais humilhante do que ver os tolos vencer naquilo em que fracassamos.5

 

Pode fazer-se tudo, salvo fazer sofrer os outros: eis a minha moral.

 

Talvez a morte tenha mais segredos para nos revelar do que a vida.

 

O encanto da novidade, caindo pouco a pouco com uma peça de roupa, põe a nu a eterna monotonia da paixão, que tem sempre as mesmas formas e a mesma linguagem.

 

Todas as bandeiras se encheram tanto de sangue, que é tempo de as banirmos por completo.

 

A recordação é a esperança do avesso. Olha-se para o fundo do poço como se olhou para o alto da torre.

 

 

 

 

Quando se muda de país, nem sempre o pudor vai atrás.

 

Para se ter talento é necessário estarmos convencidos de que o temos.

 

Salvo se formos cretinos, morremos sempre na incerteza do nosso próprio valor e do da nossa obra.

 

A igualdade seria escravatura.6 É por isto que amo a arte. Aí, pelo menos, tudo é liberdade neste mundo de ficções.

 

O cúmulo do orgulho é desprezar-se a si próprio.

 

Há no mundo uma conjura geral e permanente contra duas coisas: a poesia e a liberdade. As pessoas de gosto se encarregam de exterminar uma, tal como os agentes da ordem de perseguir a outra.

 

E, tendo mais idéias, tiveram mais sofrimento.7

 

O amor é um modo de viver e de sentir. É um ponto de vista um pouco mais elevado, um pouco mais largo; nele descobrimos o infinito e horizontes sem limites.

 

Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter.

 

O sucesso é uma conseqüência e não um objetivo.

 

À medida que nos elevamos na escala dos seres, a capacidade nervosa aumenta, ou seja, a capacidade de sofrer. Sofrer e pensar seriam então a mesma coisa?

 

Não se faz nada de grande sem fanatismo.8

 

Talento é paciência sem fim.

 

 

É preciso paciência
para se fazer uma canastra;
mas, no jogo de tranca,
esta canastra não vale.

 

A mulher é uma criatura normal sobre a qual se faz uma bonita imaginação.

 

Cheguei à firme convicção de que a vaidade é a base de tudo, e de que, finalmente, o que chamamos de consciência é apenas a vaidade interior.9

 

O Coração é uma riqueza que não se vende nem se compra. Presenteia-se.

 

A vida deve ser uma constante educação.

 

Nunca existiram grandes homens enquanto vivos. É a posteridade que os cria.10

 

A verdadeira força é o expoente da destreza.11

 

O artista deve fazer com que a posteridade pense que ele não existiu.

 

O segredo das obras-primas está na concordância do assunto com o temperamento do autor.

 

Um povo de ateus não poderia subsistir.

 

Faz-se crítica quando não se pode fazer arte, como quem se torna delator quando não pode ser soldado.

 

A estupidez consiste em querer concluir.

 

A estupidez não está de um lado e o espírito do outro. É como o vício e a virtude; sagaz é quem os distingue.

 

Considero como uma das felicidades da minha vida não escrever nos jornais; isto faz mal ao meu bolso, mas faz bem à minha consciência.

 

Exuberância é melhor do que gosto.

 

As recordações não povoam a nossa solidão, como se costuma dizer; antes, pelo contrário, tornam-na mais profunda.

 

Aturdir-se na Literatura como em uma orgia perpétua é o único sistema para suportar a vida.

 

Uma pessoa tem de ser muito ordenada e burguesa na vida privada para poder ser louca e inventiva na vida criativa.

 

De todas as mentiras, a arte é a que engana menos.

 

Depois de tudo, o trabalho é o melhor meio de escamotearmos a vida.

 

A necessidade é um obstáculo indestrutível; tudo o que se lança sobre ela se estilhaça.

 

O futuro nos tortura e o passado nos encandeia. É por aí que se nos escapa o presente.

 

Tudo acaba por ser interessante se o contemplarmos durante tempo suficiente.

 

Não há verdade; só há percepção.

 

Eu estou morrendo, mas aquela puta da Madame Bovary viverá para sempre.

 

O amor é como a ópera: aborrece-nos, mas volta-se lá.

 

A lua-de-mel é mais longa para os amantes do que para os casados.

 

A melancolia nada mais é que uma recordação inconsciente.

 

Fomos feitos para a dor. As lágrimas são para o nosso Coração o que a água é para os peixes.

 

Devemos estar à altura do destino. Devemos ser, portanto, impassíveis como ele.

 

A fraternidade é uma das mais belas invenções da hipocrisia social.12

 

O Coração é uma terra em que cada paixão comove, remove e trabalha sobre as ruínas das demais.

 

A pátria, possivelmente, é como família; só sentimos o seu valor quando a perdemos.

 

Temos que esperar quando estamos desesperados, e caminhar enquanto se espera.

 

 

 

A multidão é sempre imbecil. Demos-lhe a liberdade, mas nunca o poder.

 

O pensamento é como a alma, eterno; a ação, como o corpo, é mortal.

 

Tudo o que é inventado é verdadeiro.

 

Quando envelhecemos, os hábitos se tornam tiranos.

 

Choramos apenas a morte dos felizes, isto é, de pouquíssimas pessoas.

 

Quando já se possuir a idéia, a palavra jamais haverá de faltar.

 

Não devemos dar ao mundo armas porque as utilizará contra nós. [Exemplo: Newtown, Estado de Connecticut, Estados Unidos da América, 14 de dezembro de 2.012].

 

A Humanidade é como é; não se trata de mudá-la, mas de conhecê-la.

 

A maneira mais profunda de sentir uma coisa é sofrer com ela.

 

Tenha cuidado com os seus sonhos, pois eles são a sirene das almas. Eles cantam e nos chamam; nós os seguimos e não voltamos.

 

 

 

Eu gostaria de escrever palavras que fizessem você chorar de emoção.

 

A paciência e a energia produzem coisas bonitas.

 

A felicidade é uma mentira cuja busca causa todas as calamidades da vida.

 

Todos os voluptuosos são [metidos a] pudicos; até agora eu não vi exceções.

 

A Natureza nos envergonha: é de uma serenidade desoladora para o nosso orgulho.

 

Eu não acredito em remorso. É uma palavra melodramática que nunca considerei autêntica.

 

Por um instante, eu vi o abismo. Eu compreendi o abismo. E, em seguida, a vertigem me arrastou.

 

Temo ser frio, seco e egoísta, e Deus sabe bem, no entanto, o que acontece dentro de mim nestos momentos.

 

Devemos nos apoiar nos fortes e no Eterno, e não em nossas paixões iridescentes e cambiantes.

 

Desgostam-me profundamente os jornais, ou seja, o efêmero, o passageiro, o que é importante hoje e não será amanhã.13

 

O que torna belas as figuras da Antigüidade é que eram originais.

 

Minha própria estupidez me enoja.

 

Cada dia que passa, eu me dou conta do pouco tenho, e a profundidade do meu vazio só se iguala à paciência que dedico a contemplá-lo.

 

 

 

Tudo se vai, tudo passa. A água corre e o Coração esquece.

 

A vontade de planejar em si mesmo é, talvez, a fonte de todas as virtudes.

 

Caminha, vamos lá, não olhes para trás ou para frente. Caminha! Sempre!

 

Eu não pretendo cultivar um falso ideal de Estoicismo,14 e, por isto, evito as ocasiões de sofrimento e as atrações perigosas, das quais não se volta.

 

Ninguém pode passar o dia todo deitado.

 

 

 

O que faz os dias se tornarem doces é a expansão da mente e a co-participação das idéias, o relato confidencial do que se sonhou, do que se deseja, de tudo o que se pensa.15

 

Temos que colocar o Coração na arte, a inteligência no comércio, o corpo onde se sinta bem, o dinheiro na algibeira e a esperança em parte alguma.16

 

Eu me odeio e me acuso por esta demência de orgulho que me faz suspirar em busca da quimera.

 

Que cada um se contente em ser honesto e não seja impertinente com o próximo, e, então, todas as utopias virtuosas serão rapidamente ultrapassadas.

 

Eu sou irmão em Deus de todas as coisas vivas, tanto da girafa e do crocodilo como do homem, e co-cidadão de todos os inquilinos do grande casarão mobiliado – que é o Universo.

 

O grotesco e triste têm para mim um encanto inaudito; correspondem às necessidades íntimas de minha natureza, que é risivelmente amarga. Não me fazem rir, mas sonhar profundamente.

 

Amo a arte, mas não acredito nela. Acusam-me de egoísmo, mas não acredito em mim mais do que em qualquer outra coisa. Amo a Natureza, mas, muitas vezes, o campo me parece estúpido. Adoro viajar, mas odeio me mexer.17

 

Sou sempre sincero. Não podem me acusar de haver mentido ou fingido um só minuto, porque, desde a primeira hora, desde a primeira palavra, falei a verdade. Desde o batismo anunciei o funeral.

 

 

Sinceridade!

 

... Cogumelos intelectuais apodrecendo no mesmo lugar...

 

É fácil, com um jargão convincente, com duas ou três idéias em voga, posar de escritor socialista, inovador, humanitário e precursor de um futuro evangélico sonhado pelos pobres e pelos loucos.

 

O que eu temo não são os leões ou o sabre, mas os ratos e as alfinetadas. A habilidade prática de um ser inteligente consiste em saber se preservar de tudo isto. Como em tudo, é preciso perspicácia, e, sobretudo, paciência.

 

Não se escreve com o coração, mas, com a cabeça. E por mais bem dotado que alguém seja, faz falta a velha concentração que dá vigor ao pensamento e destaque à palavra.18

 

A nostalgia foi asfixiada pelo hábito.

 

Denegrir aqueles que amamos sempre nos separa deles um pouco.

 

Emma [Bovary] teria gostado de fugir da vida, de desaparecer em um abraço.

 

Quase ninguém é capaz de entender os seres que tendem para um ideal.

 

Eu acho que só se é feliz ao lado de uma boa mulher; tudo está em encontrá-la.

 

Eu sempre tentei viver em uma torre de marfim, mas uma maré de merda não pára de golpear os muros e ameaça derrubá-lo.

 

A linguagem humana é como uma panela velha sobre a qual batucamos toscos ritmos para que os ossos dancem, enquanto, ao mesmo tempo, desejamos produzir uma música que derreta as estrelas.

 

 

 

 

O libertino mais vulgar, alguma vez, já sonhou com princesas, e todos os notários carregam consigo as ruínas de um poeta.

 

A imbecilidade é uma rocha inexpugnável: tudo o que se choca contra ela se despedaça.

 

A vida deve ser uma educação contínua.

 

A alma é medida pelo tamanho dos seus desejos, da mesma forma que se julga de antemão uma catedral pela altura das suas torres.19

 

Um homem que julga outro homem é um espetáculo que me faria explodir a rir, se não me causasse piedade.

 

Quando um amigo morre, algo de você morre também.

 

Se olharmos sempre para o céu, acabaremos por ter asas.

 

 

 

Enfim, é assim...

 

 

 

Sempre que julgamos de antemão

– seja lá o que for –

± preconceituosamente ou não,

quebramos a cara.

 

Sempre que acusamos alguém

– pelo que quer que seja –

acabamos por nos tornar ninguém...

O que é não? O que é sim?

 

Sempre que fazemos uma escolha

– por desejo ou por inscícia –

na verdade, estamos retirando a rolha

da lâmpada do daimon.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Madame Bovary é um romance escrito por Gustave Flaubert (considerado por alguns autores como a primeira obra da Literatura Realista) que resultou em um escândalo ao ser publicado em 1857. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento. Flaubert foi levado aos tribunais, onde utilizou a famosa frase Emma Bovary c'est moi (Emma Bovary sou eu) para se defender das acusações de ofensa à moral e à religião.

2. Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro recentemente falecido, dizia: — O trabalho alivia a dureza da vida.

3. Isto, no mínimo, é um exagero. Como um maneta poderia ser um cirurgião? Como um mudo poderia ser um tenor? Como um portador da Síndrome de Down poderia ser presidente da república. Ora, todos nós temos limitações, e há limitações que são completamente impedientes para que certas metas possam ser alcançadas. Eu, por exemplo, jamais poderia ser padre, apesar de quase tê-lo sido. Se tivesse me tornado padre, eu teria sido uma completa desgraça, e, certamente, acabaria excomungado por heresia. Êxito não é obrigação.

4. Eu não concordo com isto de jeito nenhum. Creio que nem a Illuminação deva ser coisa que se deseje. Desejos, cobiças e paixões são as três cruzes que nos obrigam educativamente a (re)encarnar.

 

 

5. Ora, se os tolos venceram naquilo em que fracassamos é porque não são tão tolos assim. E mais: o que poderá interessar a alguém se o outro vence ou se o outro fracassa? Se for para festejar a vitória do outro, tudo bem. Se for para ajudar o outro depois do fracasso, tudo bem também. Fora isto, é baixaria do melhor título.

6. Tem razão Flaubert. Como parece não haver dúvida, pelo menos, para mim, de que viemos de pontos diferentes do Universo, não podemos mesmo ser todos iguais. Ainda bem, porque é exatamente a diferença que gera a aprendizagem e a beleza. Já pensou todo mundo igualzinho a mim, com a minha cara e com as minhas manias? Seria 100.001 vezes pior do que o Inferno, de Dante Alighieri. Um Rodolfo amola muita gente; 100.001 Rodolfos... só com bomba nuclear!

7. Com sofrimento ou sem ele, não podemos abdicar das idéias. Quem abdica de pensar abdica de compreender, e quem abdica de compreender abdica de se libertar. E abdicar de se libertar é estar morto em vida!

8. Ora, ora, ora, monsieur Flaubert!

9. Já eu acredito que, à medida que a consciência vai se transmutando em Consciência, a vaidade vai sumindo devagarzinho... até (quase) desaparecer. Particularmente, na esfera do Misticismo e da Iniciação, nada é mais impeditivo e retrogressivo do que a vaidade. Eu aprendi isto da forma mais dura possível, e, mesmo tendo aprendido, se bobear, de vez em quando, escorrego.

10. Sei não. E Oscar Niemeyer? E o Pelé? E Mohandas Karamchand Gandhi? E Albert Einstein? E Luciano Pavarotti? E o Papa João XXIII? E Charles Chaplin? E Linus Carl Pauling? E Galileo Galilei? E Maria, a mãe de Jesus? E Maria Madalena? E Marie Curie? E Catarina de Siena? E Jeanne-Marie Bouvier de la Motte-Guyon? E Hildegard von Bingen? E Katharine Houghton Hepburn? E sei lá mais quem?

11. A Verdadeira Força é o Silêncio.

12. Quando a fraternidade é hipotética e interesseira, isto é verdade. E, neste caso, mais do que hipotética e interesseira, a fraternidade é abnormalidade e infernalidade.

13. Mas a mídia é assim. O lado infernal da bendita e necessária liberdade de imprensa é a exploração das patologias humanas, que são imensas. Enquanto a desgraça dá IBOPE, não sai do ar. Quando pára de dar IBOPE, arrumam logo uma outra patologia. Flaubert, em um certo sentido, estava certo. Mas, acabar com a [liberdade de] imprensa jamais.

14. O Estoicismo foi uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio (334 a.C. – 262 a.C.), no início do século III a.C.. Os estóicos ensinavam que as emoções destrutivas resultavam de erros de julgamento, e que um sábio ou uma pessoa com perfeição moral e intelectual não sofreria estas emoções. Os estóicos preocupavam-se com a relação ativa entre o determinismo cósmico e a liberdade humana, e com a crença de que é virtuoso manter uma vontade (denominada prohairesis) que esteja de acordo com a Natureza. Por causa disto, os estóicos apresentaram a sua Filosofia como um modo de vida, e pensavam que a melhor indicação da filosofia de uma pessoa não era o que ela teria dito, mas como teria se comportado. Estóicos tardios, como Sêneca e Epicteto, enfatizaram o porquê de a virtude ser suficiente para a felicidade, e, por isto, diziam que um sábio, normalmente, era imune aos infortúnios. Esta crença é semelhante ao significado de calma estóica, apesar de esta expressão não incluir as visões éticas radicais estóicas de que apenas um sábio pode ser verdadeiramente considerado livre, e que as corrupções morais são todas igualmente viciosas. O Estoicismo foi uma doutrina que sobreviveu todo o período da Grécia Antiga até o Império Romano, incluindo a época do Imperador Marco Aurélio, até que todas as escolas filosóficas foram encerradas em 529 por ordem do Imperador Justiniano I, que percepcionou as suas características pagãs, contrárias à fé cristã. A Escola Estóica preconizava a indiferença à dor de ânimo, oposta aos males e às agruras da vida, reunindo seus discípulos sob os pórticos situados em templos, mercados e ginásios. Esta Escola foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista, além de ter sofrido a influência de Sócrates. Seja como for, as resignações, os sofrimentos e as dores nunca libertaram ninguém, não libertam e não libertarão. Só a compreensão liberta. Jejuns prolongados e abstinências forçadas só provocam mais fome e mais desejo. É por isto que, em um sentido profundamente místico, o celibato é uma patologia infernal. Os Irmãos das Sombras adoram os celibatários e os que se consideram interditados! Quanto às atrações perigosas, volta-se, sim; basta darmos meia-volta e querermos voltar.

15. Isto é simplesmente utópico. Ninguém diz integralmente o que sonhou, o que deseja ou o que pensa. Nem para o analista. E, às vezes, por diversos motivos, não diz nem para si mesmo.

16. É como tenho dito: quem espera não alcança. Só alcança quem se empenha e faz.

17. Esta sentença adverte para a volubilidade e a instabilidade do ser humano, que ora quer, ora não quer, ora está satisfeito, ora está insatisfeito, ora é anjo, ora é demônio. E, muitas vezes, mesmo quando conquista e alcança o que projetou, continua vazio por dentro, e se sentindo desgraçado, fracassado e miserável. É por isto que tanto tenho insistido: fora só há ilusão; o Bem, a Beleza e a Paz Profunda estão dentro – em nosso Coração.

18. Sei não; até acho que não. A maioria das coisas que escrevo é com o Coração. Acho que, em poesia, a cabeça é apenas o lápis do Coração. E fico pensando em Fernando Pessoa. Como Pessoa poderia ter escrito o que escreveu com a cabeça, mesmo que tenha dito em Autopsicografia: O poeta é um fingidor./Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente?

 

 

 

19. Sempre que julgamos de antemão, seja lá o que for, ± preconceituosamente ou não, quebramos a cara. Aliás, julgar o quê? Por quê? Como? Com que parâmetros? Lembre-se de que na família de planos ax + by + cz + d = 0, a, b, c e d são parâmetros. No que concerne à vida, será que os conhecemos todos os parâmetros? Enfim, entre intuicionar e julgar há uma distância incomensurável (cheia de parâmetros).

 

Páginas da Internet consultadas:

https://forum.encyclopediadramatica.se/threa
ds/lol-tompreston-did-it-again.569/page-285

http://www.sodahead.com/

http://www.stykz.net/blog/reminder-
windows-public-beta-this-weekend/

http://homepage.ntlworld.com/
bob.heather/aladdin.html

http://sitiodascitacoes.com/
category/madame-bovary/

http://pensador.uol.com.br/
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http://www.animationplayhouse.com/
new/school1.html

http://vidaordinaria.com/2010/08/
sinceridade-feminina-de-novo/

http://ensayista.blog.com.es/2007/08/30/las_
mejores_frases_de_gustave_flaubert~2896101/

http://www.treta.com.br/secao/
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http://www.tumblr.com/tagged/clown-gif

http://hairpolice-cut.com/

http://www.frasedehoy.com/call.php?
file=autor_mostrar&autor_id=67&page=2

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http://www.ponteiro.com.br/
vf.php?p4=8357

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=364

http://nadjaloukapornet.blogger.com.br/
2007_09_01_archive.html

http://clydes-creations.com/camping.htm

http://frases.netsaber.com.br/busca_up.
php?l=&buscapor=Gustave%20Flaubert

http://www.tumblr.com/tagged/
tom-and-jerry?before=1347491378

http://www.french-georgia.com/gif_clown.htm

http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/stock-
illustration-10327836-medieval-castle-tower.php

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert/10

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert/20

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert/30

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert/40

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert/50

http://www.designontherocks.xpg.com.
br/toy-art-da-india/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madame_Bovary

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/gustave-flaubert

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Flaubert

http://pt.wikiquote.org/wiki/Gustave_Flaubert

 

Música de fundo:

Comme d'Habitude
Composição: Claude François & Jacques Revaux (música) & Claude François e Gilles Thibaut (letra)
Interpretação: Claude François

Fonte:

http://www.mp3ye.eu/claude-fran-ois-
comme-d'habitude-mp3-download_131499.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.