FIDEL CASTRO
(O Último Revolucionário)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Fidel Castro
O Homem, o Líder Revolucionário, o Mito

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

 

 

 

Por que resolvi escrever este trabalho sobre Fidel Castro? Primeiro, isto não é propriamente um trabalho stricto sensu; é muito mais uma compilação, um estudo, uma revisitação, tendo como fonte exclusiva de pesquisa websites e páginas da Internet – que como disse o Frater Velado, é a Pedra Filosofal Virtual deste Terceiro Milênio. Segundo, não pretendo discutir os erros e os acertos e os concertos e os desconcertos de Fidel. Mas, como admito que somos todos partes integrantes da mesma Unidade Cósmica, as mudanças que estão em curso na República de Cuba não são exclusivas daquela paradisíaca Ilha caribenha, nem a ela ficarão restritas; de uma forma ou de outra haverão de afetar todo o Planeta. A própria ordem econômica mundial sofrerá mudanças, pois um ciclo histórico se esgotou e outro está nascendo. Aliás, a bem da verdade, essas mudanças já vinham se tornando mais acentuadas antes da resignação de Fidel; basta lembrar, por exemplo, o que anda acontecendo com a Economia americana.

 

Mas, até quando Guantánamo? Até quando a guajira de Guantánamo irá chorar e precisará implorar? Até quando a Humanidade abdicará de compreender que somos todos UM? Se esta mesma Humanidade optar, como tem insistido, por aprender pelo caminho da dolor... Fazer o quê? Eu, a cada dia que passa, fico mais triste e choro comovido ao assistir os sangrentos e perversos noticiários da televisão. Oh!, até quando? Até quando Guantánamo? Até quando a guajira de Guantánamo... Até quando bloqueios econômicos, guerras fratricidas, bombas arrasa-quarteirões, assassinatos seletivos, escudos antimísseis, estratégia de operações preventivas, regimes de severa intolerância, tribunais militares especiais, execuções sumárias, sistemas político-ideológicos messiânicos, dissensõs, conflitos, seqüestros, disputas, ilicitudes, ilegalidades... Estratégia de eliminar terroristas antes de eles se tornarem presumidos terroristas? Por que tudo isto?

 

 

Guantanamo Bay, Cuba, 2002

 

 

E como sei que poucos têm a disposição e o fôlego que eu (ainda) tenho para fazer este tipo de pesquisa, consultei mais ou menos 250 websites e páginas da Internet para garimpar e recolher fragmentos de e sobre o homem, o líder revolucionário cubano, o mito – Fidel Castro – para poder ser o mais fidedignamente possível às suas idéias. Ao final, citei apenas as páginas da Internet e os websites dos quais recolhi material para desenhar este trabalho. Espero que o que será apresentado a seguir enseje um instante de reflexão. Afinal, se Fidel errou muito, também acertou muito, e não são poucos os que o admiram e o amam profundamente. Em Cuba, a maioria da população continua a considerá-lo seu Comandante supremo. Rubén Fulgencio Batista y Zaldívar eles não querem nunca mais. Nem pintado!

 

Fidel Castro é um homem que se tornou mito por suas posições românticas e quixotescas ante a Águia Americana, desafiando-a sem medo em uma pequena Ilha localizada no Mar das Antilhas – a sua pátria – enquanto a grande maioria dos dirigentes de países latinos e europeus fazia o papel conveniente de capacho da Casa Branca. Naquela época, o mundo estava polarizado e dividido em duas metades – Estados Unidos e seu quintal (a América Latina) e a ex-União Soviética e seus satélites. Durante anos, o Kremlin bancou a Economia cubana, até que o regime de Moscou perestroikou, glasnosticou e desmoronou. Mas, mesmo quando o subsídio soviético acabou, Fidel continuou mantendo sua Ilha no rumo do Socialismo, com o qual os teóricos de O Capital pretendiam chegar ao nunca alcançado Comunismo. Seja como for, Fidel é uma personalidade que mexeu com a cabeça de muita gente, de proletários a intelectuais, e desempenhou importante papel na tarefa de desmascarar a podre e hipócrita Civilização Cristã Ocidental, liderada, por conveniência, pela máquina imperialista Americana. Aqui cabe um pensamento de Fidel: Seríamos fanáticos ignorantes se puséssemos a culpa no povo americano pelas diferenças entre os governos. Assim, é preciso que se faça uma insubstituível diferença: a população desarmada é uma coisa; os políticos e donos dos canhões são outra. Onde estão as armas de destruição em massa que ensejaram a destruição do Iraque pela Coalizão?

 

Como Fidel deve ser visto? Herói voltado para a libertação humana através da eqüidade social ou ditador implacável, censor de idéias e executor do paredón? À luz da Ética Cósmica, como deve Fidel Castro ser visto? Da primeira ou da segunda maneira? Ou das duas ao mesmo tempo? Mas uma coisa está fora de questão: eu não julgarei Fidel jamais. Isto, salvo melhor juízo, caberá somente a ele... quando soar a hora. O que a História já anda futricando e dizendo de Fidel e do regime político cubano – e o que haverá de futricar e dizer – meio que não interessa relativa e absolutamente nada. Para um Místico, importa apenas refletir sobre suas idéias, e, como exercício dialético, tentar extrair a possível coerência nelas existente. Por isto, prazerosamente, me exauri para escrever este trabalho para oferecê-lo a você.

 

Enfim, objetivamente, o que foi feito foi feito; o que poderia ter sido evitado ou minimizado... Bem isto tudo é outra coisa, e envolve determinadas Leis Cósmicas que Fidel, certamente, não foi e não é inteiramente analfabeto sobre essas mesmas Leis. Portanto, se houve ausência de consciência em determinados atos do líder revolucionário cubano, ela foi relativamente pequena. Fidel, pode-se dizer, sabia exatamente o que estava fazendo. Em parte, esta afirmação poderá ser conferida mais abaixo quando forem examinados os excertos sobre seu pensamento político.

 

No que concerne a mim, sei que não se faz uma omeleta sem se quebrar os ovos; e para desapear Fulgencio do poder alguns ovos tiveram que ser quebrados. À cubana. Deposto por Fidel, em 1959, Fulgencio fugiu e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril, em Portugal; depois, foi para Guadalmina, na Espanha, morrendo em Marbella, província de Málaga (comunidade autônoma da Andaluzia), em 6 de agosto de 1973. Mas, não troco o Satyagraha (princípio da não-agressão, isto é, forma não-violenta de protesto como um meio de revolução) por nada. Enfim, como homem e como místico, concordo inteiramente com Henrique VI, de Shakespeare: O homem não deve se envergonhar de trabalhar permanentemente para a Paz na Terra. E se for preciso, como disse Samuel Butler (1612-1680), aceitar o fato de que an injust Peace is to be preferr’d to a just war.

 

 

 

Breve Biografia de Fidel
Editada das fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fidel_Castro
http://www.suapesquisa.com/biografias/fidel_castro.htm

 

 

 

Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de agosto de 1926), graduado em Direito em 1949 pela Universidade de Havana, foi o Primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (Presidente da República) de Cuba, a qual governou desde 1959 como Chefe de Governo e desde 1976 como Chefe de Estado. Em 19 de fevereiro de 2008, cinco dias antes de o seu mandato terminar, Fidel surpreendeu o mundo e anunciou no jornal do partido comunista – Granma – que não se recandidataria ao cargo de Presidente de Cuba.

 

Fidel Castro foi Presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Rubén Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes, 16 de janeiro de 1901 – Marbella, 6 de agosto de 1973). Esta Revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do companheiro Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de junho de 1928 – La Higuera, Bolívia, 9 de outubro de 1967) e do irmão de Fidel, Raúl Castro Ruz.

 

Desde os primeiros anos, posteriores ao triunfo da Revolução, medidas e atividades de grande envergadura para o desenvolvimento ulterior do País foram estabelecidas em todas as esferas, como a nacionalização de empresas estrangeiras, a reforma urbana, o desenvolvimento da indústria nacional e a diversificação agrícola, a campanha de alfabetização (pioneira no mundo), nacionalização e gratuidade do ensino em todos os níveis, eliminação da saúde pública privada e do desporte profissional, melhoria das condições de vida dos setores mais populares, estabelecimento de vínculos com nações de todo o mundo e todos sistemas sociais de Governo, incorporação de Cuba ao Movimento de Países Não-alinhados, definição de uma política exterior independente e a declaração do caráter socialista da Revolução, em abril de 1961.

 

Após a Revolução, Fidel Castro aproximou-se da ex-União Soviética, fazendo de Cuba uma aliada do Socialismo na América, fato que fez com que os Estados Unidos da América passassem a tratar a Ilha como uma perigosa e potencial inimiga. Os Estados Unidos da América, na década de 1960, implantaram um bloqueio econômico a Cuba, influenciando também na expulsão do País da OEA (Organização dos Estados Americanos).

 

Após a queda do Muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba começou a passar dificuldades sem os investimentos soviéticos. Atualmente, embora Cuba possua bons sistemas educacional e de saúde, os cubanos sofrem múltiplas dificuldades, derivadas principalmente do criminoso e fratricida bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos da América.

 

Em 1º de agosto de 2006, Fidel delegou, em caráter provisório, por conta de uma doença intestinal à qual o mesmo disse ser grave, suas funções de Comandante Supremo das Forças Armadas, de Secretário-geral do Partido Comunista de Cuba e de Presidente do Conselho de Estado (cargo máximo da República Cubana) ao seu irmão Raúl Castro Ruz, na época o Ministro da Defesa cubana. Após 49 ininterruptos anos no poder, em 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de Presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Castro, no comando de Cuba, é seu irmão mais jovem Raúl Castro Ruz, que, interinamente, já exercia estas funções. Contudo, Fidel Castro disse que continuará escrevendo sua coluna no jornal cubano, mas, por insuficiência em sua saúde, não poderá continuar no poder. Em uma mensagem publicada no jornal Granma Fidel escreveu que estaria traindo sua consciência ocupando uma responsabilidade que requer mobilidade, para qual não estaria mais em condições físicas de oferecer. Teimosamente, mesmo com a resignação de Fidel, o Ex.mo Senhor Presidente americano, George Walker Bush, disse que não pretende retirar as sanções americanas impostas a Cuba. O criminoso e fratricida bloqueio econômico à Cuba vai continuar. Até quando? Quem sabe, se Barak Obama vencer a campanha presidencial norte-americana as coisas possam ter um outro encaminhamento.

 

Para seus defensores, Fidel teria representado o herói de uma Revolução social e a garantia de repartição eqüitativa da riqueza do País, devido à sua política socialista. Para seus adversários, internos e externos, no entanto, Castro foi líder de um regime ditatorial baseado em uma política de partido único e ao estilo Positivista.1 Foi um líder bastante contestado e também muito admirado e respeitado internacionalmente, principalmente pela sua ideológica e forte resistência às influências comerciais e sociológicas dos Estados Unidos da América.

 

 

 

Sobre Fidel e Sobre o Regime Cubano

 

 

 

Fidel é um desses homens que nunca morrerão, como Che Guevara. (Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da Venezuela).

 

A renúncia do Presidente cubano Fidel Castro, em seus próprios termos, anunciada na terça-feira [19 de fevereiro de 2008], demonstrou que os esforços dos EUA para isolar o País e derrubar seu Governo socialista fracassaram. (Anya Landau French, pesquisadora do Lexington Institute).

 

Ele vai continuar sendo meu Comandante-em-chefe. Ele vai continuar sendo meu Presidente. Mas não estou triste por ele estar saindo. Depois de 49 anos ele está finalmente descansando um pouco. (Miriam, uma trabalhadora de 50 anos, em um ponto de ônibus de Havana).

 

O Grupo Gay da Bahia exige que o ditador Fidel Castro, antes de morrer, reconheça e peça perdão pelos graves erros da Revolução Cubana, responsável pela desmoralização, perseguição, prisão em campos de concentração com trabalho forçado, tortura, expulsão e morte de milhares de 'gays', travestis e lésbicas em Cuba. (CMI Brasil).

 

É o único mito vivo da Humanidade. (Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil). Ao comentar os recentes casos de cubanos que tentaram permanecer no Brasil, como os esportistas durante os Jogos Pan-americanos do Rio, Lula disse que o Brasil não criará constrangimentos para quem pedir asilo. Textualmente disse: Nós não queremos contribuir para cercear a liberdade das pessoas escolher o país para morar, nem queremos criar uma pirotecnia anticubana, como de vez em quando se tenta criar no mundo. O que queremos é ser parceiros da boa causa, nesse momento. (sic).

 

Essa transição deveria ser realizada através de eleições livres e justas. (George Walker Bush, Presidente dos Estados Unidos da América).

 

Mudanças, se houver, não começarão amanhã e nem por obra e graça dos cubanos da diáspora da Flórida, expulsos por Fidel Castro. É difícil supor quais as reformas a serem aplicadas em Cuba, mas acho que não se tornará um Estado pró-americano... Fidel Castro personifica o romantismo revolucionário, a abnegação e a justiça. Poucos são os políticos dotados, ao menos, de uma partícula do carisma de Fidel Castro. O nome desse homem é indissociável de toda a História de Cuba socialista, desse 'paraíso modesto' com um serviço médico eficiente. Sua renúncia não significa que a Bandeira Vermelha tenha sido arriada. (Mikhail Marghelov, Presidente do Comitê para os Assuntos Internacionais na Câmara Alta do Parlamento Federal da Rússia).

 

O presidente Castro é um dirigente revolucionário profundamente amado pelo povo cubano e também um velho amigo do povo chinês. (Ministério Chinês das Relações Exteriores).

 

Fidel Castro é um líder universal. (Daniel Ortega, Presidente da Nicarágua).

 

O fato de Fidel ter se afastado dá mais liberdade para se discutir o futuro de Cuba. Mas uma coisa está certa: a mudança virá. (Fernando Paulo Nagle Gabeira, escritor, jornalista e político brasileiro).

 

Cuba é propriedade de Fidel Castro, como um carro é propriedade do seu dono. O povo cubano é formado por escravos, e não está certo que isso mudará rapidamente... Comunismo significa miséria, escravidão e terror. Foi assim em Cuba, na União Soviética, na China, no Camboja, na Coréia do Norte etc. Onde as idéias comunistas vingaram, tivemos o caos. (Rodrigo Constantino, economista e articulista).

 

A decisão tomada pelo líder cubano Fidel Castro, de 82 anos, de se demitir após meio século de permanência no leme do País, foi um ato digno do homem que marcou uma época. Vejo a notícia sobre a renúncia de Fidel Castro com uma certa tristeza. Entretanto, ele é uma pessoa sábia; ele próprio tomou uma decisão sobre como agir frente à situação criada para que as coisas continuem estáveis em Cuba. (Liubov Sliska, Vice-presidente da Câmara Baixa do Parlamento Federal da Rússia).

 

Fidel é um líder histórico, revolucionário e antiimperialista que, sobretudo, aposta em seu povo e nos povos do mundo e com quem aprendi muitíssimo. Embora não quiséssemos perder um líder histórico como Fidel Castro, às vezes, infelizmente, os ciclos se concluem. (Evo Morales, Presidente da Bolívia).

 

Acho que o caminhar dessa transição aponta para uma ação ainda mais forte para que seja eliminado o bloqueio norte-americano e para que Cuba possa se integrar de modo mais amplo na economia e na política do mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo, trata-se de uma transição que procura preservar conquistas na área de educação e da saúde. E no momento em que a transição avança, fica sem razão o bloqueio norte-americano. (Deputado Maurício Rands, líder do PT na Câmara).

 

Nelson Mandela soube renovar a Revolução sul-africana no momento adequado, com seu talento e sua capacidade. O que eu, particularmente, acho que deve ser observado é o respeito à integridade do processo político cubano, o princípio da não-interferência e a consciência de que os cubanos saberão arbitrar os seus melhores destinos. A saída de Fidel é um sinal verde para a continuidade de um debate democrático e pluralista que acontece no mundo. (Tarso Genro, Ministro da Justiça).

 

A renúncia de Fidel Castro do poder em Cuba abrirá áreas da economia na ilha que antes não estavam abertas ao capital estrangeiro. (José Dirceu, ex-Ministro-chefe da Casa Civil brasileira).

 

Prisioneiros de consciência encarcerados com presos comuns e torturados diariamente são a prova de que a renúncia de Fidel Castro é uma farsa – Cuba continua sendo uma ilha-cárcere. (Jornal Opção, 24/2/2008 a 1/3/2008).

 

Fidel tem um carisma enorme, e isto não se compra. Ou você tem ou não tem. (Hortência, ex-jogadora de basquete).

 

O mais provável que ocorra é que o julgamento sereno da História não absolverá o líder cubano pelo fato de ele ser, finalmente, um ditador como muitos outros. A sabedoria política mais corrente, aquela que se expressa nos ensaios acadêmicos e nos artigos da imprensa, tampouco deveria absolver seus aliados objetivos naquela fração da 'intelligentsia' latino-americana que continua a prestar solidariedade a um dos últimos representantes da família dos ditadores. (Paulo Roberto de Almeida, doutor em Ciências Sociais, diplomata e autor de vários trabalhos sobre relações internacionais e política externa do Brasil).

 

O imperialismo aposta em um processo de reversão política, de restauração 'pacífica' do Capitalismo, aproveitando as contradições do regime, mas conserva na manga (e prepara) uma eventual intervenção militar. O imperialismo nunca aposta numa carta só – por isso domina o mundo, caso contrário já estaríamos no Socialismo. Várias das reivindicações democráticas que estão se apresentando representam aspirações das camadas superiores da sociedade cubana, por exemplo, o direito de sair ou de entrar no País. Podem, sim, converter-se em palavra de ordem de uma política de restauração capitalista. Os socialistas revolucionários e é claro que em Cuba eles existem defenderão a responsabilidade e a revogabilidade dos funcionários estatais e dos legisladores e a paridade de salários; a liberdade de reunião política, de assembléia e de manifestação; a abertura das contas das empresas privadas internacionais e das empresas estatais; e o controle da produção pelos trabalhadores. Isto se opõe à burocracia e também à restauração capitalista. (Osvaldo Coggiola, professor titular da Universidade de São Paulo).

 

Piada que circula em Cuba:

O Comandante-em-chefe teria visto, certa vez, uma tartaruga nas mãos de um cubano. Interessado, perguntou quantos anos vivia um bichinho daqueles.

Uma tartaruga pode durar 400 anos, Señor — disse o compatrício.

O Presidente cofiou a barba, ajeitou o boné verde-quartel e disse:

É por isso que não tenho animais de estimação. A gente se apega, depois eles morrem e é aquela tristeza.

 

Fidel Castro é inteligente e decidido. Eu sempre segui a mesma ideologia que ele. Mesmo deixando o Governo, ele vai continuar orientando o povo cubano. É claro que, apesar da tristeza com que o povo cubano acompanha os acontecimentos que se seguem à renúncia de Fidel, sobra para ele e para toda a América Latina a certeza de que o grande líder continuará a participar desta luta contra as forças reacionárias do imperialismo norte-americano. (Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, arquiteto brasileiro).

 

Assumo a responsabilidade que me foi confiada com a convicção de que o Comandante-em-chefe da Revolução Cubana é único. Fidel é Fidel, como todos sabemos bem. Fidel é insubstituível... Peço que esta Assembléia, como órgão supremo do Estado, sobre as decisões de maior importância para o futuro da Nação – sobretudo as ligadas à defesa, à política estrangeira e ao desenvolvimento econômico do País me permita consultar Fidel Castro. (Raúl Modesto Castro Ruz, Presidente cubano).

 

 

 

Objetivo do Trabalho

 

 

 

Este trabalho-estudo pretendeu garimpar e recolher exclusivamente na Internet (foram consultados aproximadamente 250 websites e páginas da Internet) fragmentos de e sobre o líder revolucionário cubano, Fidel Alejandro Castro Ruz. Assim sendo, os direitos autorais de todas as contribuições que colecionei pertencem aos seus respectivos autores.

 

Por último, devo lembrar que não há na Terra quem não saiba que Fidel adora escrever e discursar, e por cinqüenta anos escreveu e falou – e falou muito! – sobre seus pensamentos, suas idéias, seus conceitos e sobre o curso da Revolução Cubana. Abaixo vai tão-só um rápido e sintético resumo de suas inúmeras falações, resumo que não faz jus ao seu esforço persuasório nem à sua dialética caribenho-comunista, pois, como disse o próprio Fidel: É o que queremos ser: comunistas! É o que queremos continuar sendo: comunistas! Essa é a nossa vanguarda, uma vanguarda de comunistas!

 

 

 

 

Fidel Castro
(Pensamentos, Idéias, Conceitos)

 

 

 

Nesta noite, 200 milhões de crianças dormem nas ruas do mundo. Nenhuma delas é Cubana.

 

Bem, creio que, na história humana, não há nenhum povo que não tenha uma religiosidade difusa.

 

Esta Revolução pode ser destruída. Nós poderemos destruí-la se não formos capazes de corrigir nossos erros. Se não conseguirmos pôr fim a muitos vícios: muito roubo, muitos desvios e muitas fontes de abastecimento de dinheiro dos novos-ricos.

 

Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que não fazem simplesmente uma pergunta: Como é possível que Cuba em trinta anos tenha feito o que a América Latina não fez em 200 anos?

 

Isso já não é somente uma questão de princípios ou uma questão de ética, mas é, inclusive, de certo modo, uma questão de estética. Estética em que sentido? Penso que a Revolução é uma obra que deve ser aperfeiçoada; em suma, é uma obra de arte.

 

Podem me condenar. Não importa. A História me absolverá.

 

Com a Revolução, o povo começou a ser soldado, funcionário, administrador, parte da ordem social, do Estado e da autoridade. De modo que, se em princípios do século 18 um rei absolutista da França pôde dizer, 'O Estado sou eu',2 em 1959, quando triunfou a Revolução e o povo chegou ao poder, se armou e defendeu o País, então o cidadão comum pôde dizer: 'O Estado sou eu'.


Viver acorrentado é viver na vergonha.

 

A nossa Revolução é um exemplo do que significa acreditar nos homens, porque nossa Revolução começou do nada. Não tínhamos uma única arma, não tínhamos um único tostão. Os que iniciaram a luta eram completamente desconhecidos e, ainda assim, enfrentaram aquele poderio.


A Humanidade conheceu, há apenas dois terços de século, a amarga experiência do Nazismo. Hitler teve como aliado inseparável o medo que foi capaz de impor a seus adversários.
[...] Já possuidor de uma temível força militar, deflagrou uma guerra que incendiou o mundo. A falta de visão e a covardia dos estadistas das mais fortes potências européias daquela época deram lugar a uma grande tragédia.


A hipocrisia da política ocidental e de um numeroso grupo de líderes medíocres é tão grande, que não caberia no fundo do Oceano Atlântico. Qualquer medida que Cuba adote em sua legítima defesa é publicada entre as primeiras notícias de quase todos os meios de difusão de massa. Sem dúvida, quando denunciamos que, sob o mandato de um chefe do governo espanhol, dezenas de militantes do ETA
3 foram executados extrajudicialmente, sem que ninguém protestasse nem o denunciasse diante da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, e outro chefe de governo, num momento difícil da guerra de Kosovo, aconselhou ao Presidente dos Estados Unidos da América intensificar a guerra, multiplicar os bombardeios e atacar os objetivos civis, causando a morte de centenas de inocentes, e imenso sacrifício a milhões de pessoas, a imprensa diz apenas: 'Castro arremeteu contra Felipe4 e Aznar'5. Do conteúdo real, nem uma palavra.

 

O Socialismo não chegou aqui por clonagem nem por inseminação artificial. Eu não conhecia, em janeiro de 1959, um único soviético.

 

 

 

 

Em certo ponto, chegamos à conclusão de que, se fôssemos diretamente atacados pelos EUA, os soviéticos jamais lutariam por nós.


Homens como Camilo
6 surgirão do povo e viverão para o povo. Nossa única compensação ante a perda de um companheiro tão querido é saber que o povo de Cuba produz homens como ele. Camilo vive e viverá no povo.


Não creio que possa se instaurar, nos Estados Unidos da América, um regime fascista. Dentro de seu sistema político foram cometidos graves erros e injustiças – muitas das quais ainda perduram – mas o povo norte-americano conta com determinadas instituições, tradições, valores educativos, culturais e éticos que praticamente o impossibilitam. O risco está na esfera internacional. São tais as faculdades e prerrogativas de um presidente, e tão imensa a rede de poder militar, econômico e tecnológico desse Estado, que, de fato, em virtude de circunstâncias completamente alheias à vontade do povo norte-americano, o mundo está começando a ser regido por métodos e concepções nazistas.
[Penso que Fidel, ao fazer esta afirmação, tenha particularmente se referido à Guantanamo Bay.]


O próprio povo norte-americano, os milhões de pessoas com elevada cultura que ali raciocinam e pensam, seus princípios éticos básicos, dezenas de milhões de computadores para se comunicar, centenas de vezes mais do que ao final da Guerra do Vietnã, demonstrarão que não se pode enganar a todo o povo, e talvez nem sequer a uma parte do povo, durante todo o tempo. E, um dia,
[o povo] porá uma camisa-de-força a quem for necessário, antes que possam pôr fim à vida no Planeta.


Os miseráveis insetos que habitam 60 ou mais nações do mundo, selecionadas por ele, seus colaboradores íntimos e, no caso de Cuba, por seus amigos de Miami, não interessam em nada. Constituem os ‘obscuros rincões do mundo’, que podem ser objeto de seus ataques ‘preventivos e de surpresa’. Dentre eles, está Cuba, que, ademais, foi incluída entre os países que patrocinam o terrorismo.


Respeitamos totalmente as opiniões dos que, por razões religiosas, filosóficas ou humanitárias, opõem à pena capital, que os revolucionários cubanos também abominamos, por razões mais profundas do que as que foram abordadas pelas ciências sociais sobre o delito, hoje em processo de estudo em nosso País. Chegará o dia em que possamos aceder aos desejos tão nobremente exprimidos no seu brilhante discurso pelo Pastor Lucius Walker
7 de acabar com esta pena. Compreende-se a especial preocupação sobre o tema, quando se sabe que a maioria das pessoas executadas nos Estados Unidos da América é de afro-norte-americanos e de latinos, não poucas vezes inocentes, especialmente no Texas, campeão da pena capital, onde foi governador o presidente Bush e onde nunca se perdoou uma única vida.

 

Se houve holocausto do povo judeu há apenas 60 anos, hoje se trata de impedir o holocausto de dezenas de povos ameaçados de serem atacados e, inclusive, exterminados, já que, segundo se anuncia, todas as armas podem ser utilizadas para atacar, preventivamente e de surpresa, em qualquer obscuro rincão do Planeta. O denominado mundo ocidental e cristão deveria tomar consciência desta realidade, antes que seja demasiado tarde, como parece que está ocorrendo, diante do gigantesco holocausto provocado pela pobreza, pela fome, pelo subdesenvolvimento, pela falta de educação e de saúde, pela globalização neoliberal e pela atual ordem econômica e social imposta à Humanidade, que, a cada ano, mata dezenas de milhões de pessoas, nos países do Terceiro Mundo.

 

Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral.

 

As próximas gerações nos verão como vemos o homem primitivo. Tenho esta convicção. Talvez se recordem de uma etapa histórica em que a Humanidade quase desapareceu, em que ocorreram coisas terríveis, de quando éramos bárbaros incivilizados.

 

Na URSS houve fenômenos históricos que não ocorreram aqui. O fenômeno do stalinismo não se deu aqui; não se conheceu nunca no nosso País um fenômeno dessa natureza, de abuso do poder, de autoridade, de culto à personalidade. Aqui, desde o início da Revolução, foi feita uma lei que proibia pôr o nome de dirigentes em uma rua, em uma obra, em uma estátua. Aqui não há retratos oficiais nas repartições públicas.


Eu digo que se alguém não faz, o tempo todo, tudo aquilo que pode – e até mais do que pode – é exatamente como se não fizesse absolutamente nada.


É preferível morrer pelo fogo, em combate, a morrer em casa, pela fome.

 

Quem teme o pensamento livre não educa os povos, não os ajuda, não se esforça para que adquiram o máximo de cultura, de conhecimentos históricos e políticos os mais diversos e para que apreciem as coisas pelo valor em si, e que as coisas saiam de suas próprias cabeças.


Quem discorda do Socialismo só pode ser louco!

 

É o que queremos ser: comunistas! É o que queremos continuar sendo: comunistas! Essa é a nossa vanguarda, uma vanguarda de comunistas! Esse é o nosso Congresso: o Congresso dos comunistas e de um povo que o apoiou, um povo de comunistas. Não existiu, não existe e nem existirá força no mundo capaz de impedi-lo.


Peço perdão por ter caído.
(Depois de levar um tombo que lhe valeu uma fratura no joelho e uma fissura no braço, em uma cerimônia com estudantes na cidade de Santa Clara, em Cuba.)

 

 

 

 


Jesus foi o primeiro comunista. Repartiu o pão e transformou a água em vinho.

 

Fomos muito violentos, mas devo dizer que alguns métodos usados hoje em lutas politicamente justas na Chechênia, no Iraque, na Palestina, como o atentado suicida contra civis, o rapto, a decapitação de não-combatentes e bombas em escolas nós jamais utilizamos.

 

Em todos os lugares, em todas as épocas, os atos daqueles que agiram contra seu país a serviço de uma potência estrangeira sempre foram considerados terrivelmente graves. Ninguém pode mencionar [em Cuba] um único caso de tortura, de assassinato, de 'desaparecimento', algo tão comum e corrente na América Latina.

 

Acredito que não haja um país com histórico mais limpo em matéria de direitos humanos do que Cuba. No terreno da educação e da saúde não há nenhum país no Terceiro Mundo, e até no mundo capitalista desenvolvido, que tenha feito o que nós fizemos. A mendicância e o desemprego foram erradicados. Os vícios, o consumo de droga, o jogo, também desapareceram. Você não encontrará aqui crianças pedindo esmolas, dormindo na rua, descalças ou desnutridas.

 

Hoje, o País se concentra nas batalhas, lá em Genebra, na Comissão de Direitos Humanos da ONU, onde todo mundo sabe o 'show' que é promovido, ano após ano, as mentiras e as calúnias que dizem ali contra nós. O mundo não fica sabendo que 80% das medidas em defesa dos direitos humanos que essa Comissão aprova são propostas de Cuba.

 

O que é um ditador? É alguém que toma decisões arbitrárias, unipessoais, por cima das leis, que não obedece a nada além de seus próprios caprichos ou sua vontade. Eu não tomo decisões unipessoais. Este não é sequer um governo presidencialista. Nós temos um Conselho de Estado. Minhas funções de dirigente fazem parte de um coletivo. As decisões importantes são analisadas, discutidas e sempre tomadas coletivamente. Não posso nomear nem o mais humilde funcionário público.

 

Sou contrário a tudo que possa parecer um culto à personalidade, e você pode constatar, eu já falei disso, que neste País não há uma única escola, fábrica, hospital ou edifício que tenha meu nome. Não há estátuas minhas e praticamente nenhum retrato meu.

 

Eu acredito em Lula.

 

Fracassado o 'milagre brasileiro', evidenciado o papel nefasto das empresas multinacionais e do capital estrangeiro que introduziram deformações perigosas na economia brasileira, resta, entretanto, o fato de que o crescimento econômico – desigual, porém notável – do Brasil introduz interesses que se chocam com os do imperialismo norte-americano. A inevitável tendência econômica converte o Brasil em um contraditor em potencial dos Estados Unidos da América.

 

A sociedade de consumo é uma das mais tenebrosas invenções do Capitalismo desenvolvido. Tento imaginar 1,3 bilhão de chineses com o nível de motores e automóveis dos EUA. Não posso imaginar a Índia, com 1 bilhão de habitantes, vivendo em uma sociedade de consumo. Essa ordem é incompatível com os recursos essenciais, limitados e não-renováveis do Planeta e com as leis que regem a Natureza e a vida.

 

Desde o primeiro momento, o Governo Norte-americano tratou de criar uma imagem desfavorável da Revolução Cubana. Fizeram grandes campanhas publicitárias contra nós, grandes tentativas de isolar Cuba. Para frear a influência das idéias revolucionárias. Romperam as relações diplomáticas em 1960 e adotaram medidas de bloqueio econômico.

 

Que me cortem a mão se alguém encontrar uma única frase dita com o propósito de rebaixar o povo americano. Seríamos fanáticos ignorantes se puséssemos a culpa no povo americano pelas diferenças entre os governos.

 

Meio século de bloqueio parecia pouco aos prediletos. — Mudança, mudança, mudança! — gritavam em uníssono. Estou de acordo – mudança! – mas nos Estados Unidos da América. Cuba mudou há muito tempo e seguirá seu rumo dialético. — Não regressar jamais ao passado! — exclama nosso povo. — Anexação, anexação, anexação — responde o adversário; é o que no fundo pensa quando fala de mudança.

 

Realmente, o processo que está ocorrendo na Europa Oriental é um processo de desmantelamento do Socialismo.

 

No Iraque e no Afeganistão, seguem morrendo homens de carne e osso com uniformes dos Estados Unidos da América e da OTAN. A lembrança da URSS, desintegrada em parte pela aventura intervencionista no segundo dos dois países, persegue os europeus como uma sombra.

 

Bush pai postula McCain8 como seu candidato, enquanto Bush filho, em um país da África – ontem, origem do homem; hoje, continente mártir – onde ninguém conhece o que faz ali, disse que minha mensagem era o início do caminho da liberdade de Cuba, isto é, a anexação decretada por seu Governo em volumoso e enorme texto.

 

Fragmento de uma carta enviada por Fidel a participantes do Congresso do MST agradecendo a solidariedade do movimento ao processo revolucionário do seu País: É uma satisfação enviar esta mensagem a vocês, que são a genuína expressão da justa luta por um mundo melhor, sem exclusão nem exploração. O Movimento Sem-Terra é um dos mais destacados e combativos movimentos sociais que lutam por este mundo melhor. É também um dos mais organizados em suas ações e profundo em suas concepções, como parte integrante de um estilo de trabalho no qual se aprecia a discussão coletiva e a austeridade como características relevantes.

 

É a educação que transforma um animalzinho em homem. Ele nasce com todos os instintos: egoísmo, mil coisas. São instintos; mas ele vai lutando contra os instintos.

 

Como falar em liberdade de expressão em países que têm 20% ou 30% de analfabetos e 80% entre analfabetos plenos e funcionais? Com que critério, com que elementos podem opinar?

 

Somos o único País do mundo com atletas amadores, e não com mercenários.

 

Sobre Ernesto Rafael Guevara de la Serna: Faço uma pausa na luta diária para inclinar o semblante, com respeito e gratidão, ante o excepcional combatente morto em um 9 de outubro há 40 anos... Cumpridor de honrosas missões políticas no exterior, mensageiro do internacionalismo militante no leste do Congo e na Bolívia, ele despertou consciências na América e no mundo... Ele nos deixou seu estilo inconfundível de escrever, com elegância, brevidade e veracidade, cada detalhe do que passava em sua mente. Ele era um predestinado, mas não sabia disso. Ele combateu conosco, e por nós. No artigo intitulado 'Che', que foi publicado pelo jornal oficial do Partido Comunista cubano Granma, Fidel agradeceu pelo que Che tentou fazer e não pôde em seu País de nascimento, pois foi como uma flor arrancada prematuramente do caule.

 

A gente pensa que o dinheiro é decisivo. Errado. O nível de conhecimento e de educação que as classes têm é que é decisivo.

 

Hoje recebo por via oral tudo o que é necessário para a minha recuperação. Nenhum perigo é maior do que os relacionados com a idade e uma saúde da qual abusei nos tempos perigosos que me coube viver.

 

Que os vizinhos do norte não se preocupem: não pretendo exercer o meu cargo até os cem anos.

 

A posição que eu tenho em relação aos meus erros do Socialismo é de que esses erros têm que ser superados. Eu não me oponho a nada que seja para aperfeiçoar o Socialismo. Nem na URSS, nem em nenhuma parte.

 

Se a Revolução não tivesse o apoio absolutamente majoritário do povo, não conseguiria se manter por mais de 30 anos, frente ao País mais poderoso da Terra, que representa uma ideologia, que tem os meios de comunicação mais sofisticados que pode ter um país, que tem um poderio econômico enorme, que nos bloqueou por todos os lados, que nos ameaçou... E o povo resistiu.

 

Se você chama de liberdade de imprensa o direito de os inimigos de Cuba de falar e de escrever contra a Revolução cubana, eu diria que não estamos a favor desta liberdade.

 

Os mexicanos e os argentinos que saem de seus países são chamados de imigrantes. Todos os que saem de Cuba são exilados.

 

Meu dever elementar não é me agarrar a cargos, e muito menos obstruir o caminho de pessoas mais jovens, e, sim, aportar experiências e idéias cujo modesto valor procede da época excepcional que me coube viver.

 

Penso como o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que se deva ser conseqüente até o final.

 

O caminho sempre será difícil e vai requerer o esforço inteligente de todos. Desconfio das trilhas aparentemente fáceis da apologia ou da autoflagelação como antítese. Preparar-se sempre para a pior das variáveis; ser tão prudente no êxito quanto firme nas adversidades é um princípio de que não se pode esquecer. O adversário a derrotar é sumamente forte, mas o havemos mantido distante por quase meio século.

 

Dediquei toda minha vida a lutar contra a injustiça, contra todo tipo de opressão, a servir os outros, a praticar e difundir a solidariedade.

 

Nunca lutei para isso [para estar no poder]. Lutarei sim, por toda a minha vida, até o último segundo, enquanto tiver uso da razão, para fazer algo de bom, fazer algo de útil.

 

Ao longo dos anos, a influência, o poder, em vez de irem me transformando negativamente, a cada dia sou menos vaidoso, menos pretensioso, menos auto-suficiente.

 

A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei – repito – não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de Comandante-chefe. Não me despeço de vocês, desejo apenas combater como soldado [no campo] das idéias.

 

Bom, creio que se depois de Fidel, Cuba não fosse nada, que se depois de Fidel a Revolução não pudesse ir adiante, o trabalho de nosso povo durante trinta anos teria sido inútil. Primeiro, isto me tiraria o sono, se não confiasse no povo, se não confiasse nas gerações de milhares e dezenas de milhares e de centenas de milhões de jovens que se educaram, que receberam um nível educacional, cultural, científico, político... Porque o importante é que os homens compartilhem idéias, um pensamento, um estilo de governo, uma tradição. Eu tenho uma confiança plena e absoluta, porque o que fizemos foi promover muitos novos quadros e também distribuir funções. Eu não sou um indivíduo que gosta de centralizar tudo. Em toda a minha vida distribuí o máximo possível as funções da direção e administração do Estado e da direção política do País. E há um nível de atribuições muito grande. Eu coordeno, ajudo, estimulo, inspiro, falo... Mas em nosso País há muita gente que aprendeu qual é o seu ofício e as suas funções. Estamos organizados e preparados para isto. Assim, se eu, por enfermidade, não puder exercer as funções, não seria nenhum problema. Se eu morro, não seria nenhum problema. Porque não creio no providencialismo. Sei que os homens têm um papel na História. Mas creio que o papel na História quem tem são os povos. E um homem não é nada sem o povo. Não há nada sem a colaboração de centenas de milhares, de milhões de pessoas. Nós temos instituições. Teria sido talvez pior no meio da guerra, ou nos primeiros tempos, ou em certos momentos muitos difíceis. Mas, na medida em que passa o tempo, é extraordinária a quantidade de valores que sobem e que nós promovemos. E nossa esperança, inclusive, é nos que virão depois de nós... Como aconteceu em muitos outros países. Tivemos, por exemplo, Juarez9, grandes dirigentes na Revolução Mexicana. Depois, a Revolução Mexicana se institucionalizou e manteve a continuidade de Governo durante mais de cinqüenta anos. Mudaram os homens, mas não mudou o Partido. Por isso, as instituições são mais importantes. Há um ditado que diz: o rei morreu, viva o rei. É possível que os homens... e, como regra, os homens são de si tudo o que são capazes quando assumem uma responsabilidade. Não há nada melhor do que dar responsabilidade aos homens. Então, os homens demonstram do que são capazes. Eu nunca acreditei que possa haver um homem superior aos demais. Ao contrário, eu creio na capacidade mais ou menos igual de todos os homens... E é a oportunidade que faz os homens exercerem seu papel. Talvez venha um dia aqui a São Paulo, espero que assim seja, que venham homens que tenham... bom... não tanta experiência, mas que sejam mais capazes do que eu para representar o meu País e para fazer o trabalho que eu estou fazendo agora.

 

 

 

Uma Palavra Final

 

 

 

Escolher uma frase, um pensamento, um ensinamento, de Fidel é uma futilidade. Se pudermos nos abstrair dos grandes equívocos que cometeu (e ele mesmo reconheceu: fomos muito violentos), se pudermos apreciar com isenção, independência e imparcialidade seu esforço persuasório e sua sincera dialética caribenho-comunista, então, talvez, possamos não julgar e esquecer um pouquinho o revolucionário que teve, por opção, que abdicar de alguns conhecimentos místicos que pôde ter acesso. Mas eu não me incomodo, para concluir este trabalho, de ser um tiquinho fútil, e vou redigitar três excertos que considerei os mais místicos de todos.

 

Eu digo que se alguém não faz, o tempo todo, tudo aquilo que pode – e até mais do que pode – é exatamente como se não fizesse absolutamente nada.

 

Penso como o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que se deva ser conseqüente até o final.

 

Dediquei toda minha vida a lutar contra a injustiça, contra todo tipo de opressão, a servir os outros, a praticar e difundir a solidariedade.

 

 

 

 


 

 

 

 

______

Notas:

1. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857), o fundador do Positivismo, estabeleceu três regras essenciais para a definitiva reorganização social: 1ª - O Governo deve ser republicano e não monárquico e caracterizado pela incorporação do povo à sociedade. Daí, a ditadura com a república e não com a realeza; 2ª - A República deve ser ditatorial e não parlamentar. (É bom lembrar que democracias como o Brasil, nas quais até recentemente foram usados expedientes autoritários como o Decreto-Lei, não correspondem ao ideário e aos pressupostos dos regimes verdadeiramente democráticos. Decretos-Leis, confiscos, desapropriações indébitas etc. são parte de um grande entulho autoritário-messiânico, cujo berço – nomeadamente no Brasil – foi a doutrina comtiana ainda marcantemente instalada no Brasil. Se por um lado o culto e o aspecto puramente doutrinal desvaneceram, por outro, a vertente política manteve raízes profundas e contraditórias entre muitos que se dizem liberais e defensores da economia de mercado; e 3ª - A Ditadura deve ser temporal e não espiritual. O Brasil foi o primeiro país a observar esta regra segundo a Constituição de 24 de fevereiro de 1891.

2. L'État c'est moi. Frase atribuída a Luís XIV de Bourbon (5 de setembro de 1638, Saint-Germain-en-Laye, França - 1º de setembro de 1715, Versailles), conhecido como Rei Sol, o maior monarca absolutista da França. Reinou de 1643 à 1715.

3. A organização Euskadi Ta Askatasuna (em basco, Pátria Basca e Liberdade), mais conhecida pela sigla ETA, é um grupo que pratica a luta armada como meio de alcançar a independência da região do País Basco (Euskadi), que se encontra atualmente sob domínio espanhol e francês. A ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária. O seu lema é Bietan Jarrai, que significa seguir nas duas, ou seja, na luta política e militar.

4. Felipe González Márquez (Sevilha, 5 de março de 1942) é um político espanhol. Foi Secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de 1974 a 1997 e Primeiro-ministro de 1982 a 1996.

5. José María Alfredo Aznar López (Madrid, 25 de fevereiro de 1953) é um político espanhol. Foi Presidente do Governo de seu País entre 1996 e 2004.

6. Camilo Cienfuegos Gorriarán (6 de fevereiro de 1932 - 28 de outubro de 1959) foi um revolucionário cubano. Participou de atividades clandestinas contra o Presidente de Cuba Fulgencio Batista e foi um importante protagonista da Revolução Cubana. Ao lado de Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro, Camilo era um dos principais líderes da Revolução cubana. Morreu vítima de um acidente de avião. Durante um vôo de Camaguey à Havana, o avião de Camilo desapareceu no oceano, o que causou grande impacto em toda a população, que durante vários dias procurou algum vestígio do líder revolucionário, sem obter sucesso. Rapidamente, Cienfuegos se tornou um dos mártires da Revolução cubana. No dia 28 de outubro, as crianças cubanas jogam flores ao mar, em sua homenagem.

7. Lucius Walker é o presidente da organização Pastores para a Paz.

8. John Sidney McCain III (Zona do canal do Panamá, 29 de agosto de 1936) é um político estadunidense, membro do Partido Republicano. É, desde 1987, senador pelo Estado do Arizona. Foi candidato às primárias do Partido Republicano a Presidente na corrida presidencial do ano 2000, mas perdeu a nomeação para o atual Presidente George Walker Bush. Nascido em uma família de militares, lutou na Guerra do Vietnã, onde foi mantido prisioneiro. Atualmente é pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, disputamdo a vaga republicana com Mike Huckabee, após a desistência de Rudolph Giuliani e de Mitt Romney.

9. Benito Juarez foi presidente do México entre 1864-1872. Seu Governo foi caracterizado pela promulgação das Leis de Reforma.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/John_McCain

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Camilo_Cienfuegos

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Euskadi_Ta_Askatasuna

http://www.msnbc.msn.com/id/11674324/

http://blogdobourdoukan.blogspot.com/
2008/02/falou-e-disse-fidel-castro-inteligente.html

http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2008
&m=02&d=25&uid=&id=250609&sid=52088

http://www.cartamaior.com.br/templates/
materiaMostrar.cfm?materia_id=14310

http://thiagodearagao.wordpress.com/
tag/fidel-castro/

http://www.gabeira.com.br/

http://www.gabeira.com.br/
noticias/noticia.asp?id=6093

http://www.transanet.fm/pt-BR/_contents/news
/2007/10/09/000723_5_604_a2ab6183.php

http://www.acessa.com/
gramsci/?page=visualizar&id=564

http://www.abc.gov.br/
lerNoticia.asp?id_Noticia=427

http://www.ruvr.ru/main.php?lng=
prt&q=2801&cid=86&p=19.02.2008

http://www.espacoacademico.com.br/
064/64almeida.htm

http://www.institutoliberal.org.br/
editorial.asp?cdc=2049

http://www.midiaindependente.org/
eo/blue/2008/02/412420.shtml

http://portalamazonia.globo.com/
noticias.php?idN=64248&idLingua=1

http://rodaviva.fapesp.br/?id=1&pag=1

http://www.andes.org.br/
imprensa%5Cultimas%5Ccontatoview.asp?key=5009

http://www.jornalopcao.com.br/
index.asp?secao=Editorial&idjornal=278

http://www.vermelho.org.br/
base.asp?texto=32960

http://educaterra.terra.com.br/
voltaire/artigos/cuba_fidel_religiao.htm

http://noticias.uol.com.br/
ultnot/especial/2008/cuba/

http://www.estadao.com.br/
internacional/not_int126945,0.htm

http://www.rivalcir.com.br/
frases/fidel.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Fidel_Castro

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Fidel_Castro

 

Música de fundo:

Guantanamera (Guajira Guantanamera)
(Jose Martí & Jose Fernandez Diaz)