Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Desinteressa a próxima vida.1

Interessa, sim, a Eterna Vida!

Algo experiencia a al-arabiyya;

mas, o que Educa é a Romaria.

 

Entenebrece o que é hipotético;

emBeleza só o que é Categórico.

Desvive quem adula a realidade.

Viver é Andar rumo à Atualidade.2

 

A causa de todas as incertezas

– e das manquejantes tristezas –

é dar amanho à individualidade.3

 

E, no Tempo4 que não é tempo,

mas que é sentido como tempo...

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Desinteressa, em termos. Contudo, a Lei da Necessidade é uma Âncora Cósmica e, mais ou menos, por assim dizer, é um Símbolo de esperança; mas viver neuroticamente mastigando a reencarnação e, entra dia sai dia, apenas existir se preocupando com ela, mais do que uma hipoteticidade infértil e inútil, poderá causar retrogradação. O ser-no-mundo deveria, sim, se [pre]ocupar com a Eterna Vida, que deve ser construída agora, hoje, sempre.

2. Há uma diferença sensível entre atualidade e realidade, como há, por exemplo, entre ética e moral, entre direito e privilégio e entre privilégio e Privilégio. Eu prefiro definir atualidade como aquilo que é perene, ainda que a atualidade, como tudo, esteja em perene movimento (em um certo sentido, a atualidade é desconhecida, mas pode ser intuída); já realidade é tudo que se conforma às leis da mente objetiva, portanto, é o que é transitório, iludível, isto é, em que a ilusão é possível ou provável. Uma folha de papel escrita não deixa de ser uma folha; como folha, é uma realidade. As palavras que nela serão colocadas poderão ou não se tornar realidade; existem, em potência, na mente do escritor, por assim dizer, como uma espécie de atualidade no seio da Grande Atualidade Cósmica. Decidir colocar palavras em uma folha de papel – portanto, torná-las realidade – é uma decisão exclusiva de quem escreve. Mas, vocábulos e conceitos são apenas vocábulos e conceitos; nada mais do que meros vocábulos e meros conceitos. O que importa é que se tenha consciência da distinção entre o que é atualidade e o que é realidade, ainda que, metafisicamente, se possa inverter as definições dos vocábulos ou os próprios vocábulos em relação às definições; jamais os conceitos.

3. Principalmente se há egoísmo.

4. Eu faço uma diferença entre tempo objetivo e Tempo Cósmico; mas não sei e nem consigo definir o que é ou o que possa ser o Tempo Cósmico.

 

Fundo musical:

Ya-Rayah

Fonte:

http://jjaquier.free.fr/midifiles/