FRANKLIN DELANO ROOSEVELT
(Pensamentos)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo objetivou garimpar, pela Internet, alguns pensamentos do 32º Presidente dos Estados Unidos – Franklin Delano Roosevelt – que, para diversos historiadores americanos, foi o maior estadista dos Estados Unidos de todos os tempos.

 

 

 

Franklin Delano Roosevelt
(Breve Nota Biográfica)

 

 

 

Franklin Delano Roosevelt – conhecido por suas iniciais FDR – (Nova Iorque, 30 de janeiro de 1881 – Warm Springs (Geórgia), 12 de abril de 1945) foi o 32º Presidente dos Estados Unidos (1933 – 1945). Tendo sido eleito para quatro mandatos, morreu durante o último. Foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22ª Emenda à Constituição dos EUA, que proíbe o presidente americano de exercer mais do que dois mandatos completos de quatro anos. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão, mesmo tendo ela sido inventada com John Calvin Coolidge, Jr. (4 de julho de 1872 – 5 de janeiro de 1933) no cargo – o 30º Presidente dos Estados Unidos entre 1923 e 1929.

 

Roosevelt, que, certa vez, afirmou que se não fosse político, gostaria de ser publicitário, conduziu os Estados Unidos através de quase toda a Segunda Guerra Mundial, e morreu no cargo de uma hemorragia cerebral, pouco antes de a guerra terminar.

 

The Washington Post considerou George Washington (22 de fevereiro de 1732 – 14 de dezembro de 1799), Abraham Lincoln (12 de fevereiro de 1809 – 15 de abril de 1865) e Roosevelt como sendo os únicos Grandes Presidentes dos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa Gallup, Roosevelt é o sexto colocado na Lista Gallup de Pessoas Popularmente Admiradas do século XX pelos cidadãos norte-americanos. Mas, segundo a maioria dos historiadores americanos, o democrata Franklin Delano Roosevelt foi o maior estadista dos Estados Unidos.

 

 

 

Franklin Delano Roosevelt
(Pensamentos)

 

 

 

A felicidade não está em possuir mais dinheiro, mas na alegria de conseguir o almejado, na excitação do esforço criativo.

 

Primeiro de tudo, deixe-me afirmar a minha firme convicção de que a única coisa que devemos temer é o próprio medo – irracional, sem nome, terror injustificado que paralisa os esforços necessários para converter o recuo em avanço. (Grifo meu).

 

 

 

É melhor morrer de pé do que viver de joelhos.

 

Nós – e todos os que acreditam na liberdade tão profundamente quanto nós preferiríamos morrer de pé do que viver de joelhos.

 

Somos todos keynesianos1 agora.

 

É difícil melhorar nossa condição material com leis boas, mas é muito fácil arruiná-la com leis ruins.

 

É triste falhar na vida; porém, mais triste ainda é não tentar vencer.

 

Quando você chegar no fim de sua corda, dê um nó e segure-se.

 

 

 

Um conservador é um homem com duas pernas perfeitamente boas que nunca aprendeu a caminhar.

 

Os homens não são prisioneiros do destino, mas apenas prisioneiros de suas próprias mentes.

 

Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

 

É melhor se lançar à luta em busca do triunfo, mesmo se expondo ao insucesso, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, e vivem nessa penumbra cinzenta sem conhecer nem vitória nem derrota.

 

O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.

 

 

 

 

A aspiração democrática não é uma simples fase recente da história humana. É a história humana.

 

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto; o chefe trabalha encapotado. O líder lidera; o chefe guia.

 

Acho que nós consideramos mais a boa sorte do pássaro que acordou cedo do que a má sorte da minhoca.

 

Os benefícios da instrução nunca são perdidos.

 

Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar.

 

Faça algo; se não conseguir, faça outra coisa. Mas, acima de tudo, tente algo.

 

É uma boa coisa exigir liberdade para nós mesmos e para aqueles que concordam conosco; mas, é uma coisa ainda melhor e mais rara dar liberdade a outros que discordam de nós.

 

Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.

 

O teste de nosso progresso não é se nós acrescentamos abundância àqueles que têm muito. E, sim, se nós provemos bastante àqueles que têm pouco.

 

Se nos sentarmos agora, poderemos ser atropelados mais tarde.

 

Estabelecer um padrão de vida decente em todas as nações é um fator essencial para a paz permanente.

 

Confesso que fico desapontado quando noto isso [exceções ao esforço de guerra]. A esmagadora maioria da população recebeu as demandas da guerra com magnífica coragem e muita compreensão. Aceitaram inconveniências, aceitaram dificuldades, aceitaram sacrifícios. Mas, enquanto a maioria trabalha sem reclamar, uma minoria barulhenta continua rosnando por favores especiais. São pestes que infestam os 'lobbies' do Congresso e os bares de Washington, e enxergam na guerra uma chance de obter lucro próprio. Talvez nem estejam tentando sabotar o esforço de guerra, mas se iludem ao achar que acabou a hora de fazer sacrifícios, que a guerra já está ganha e que podemos relaxar. Mas este tipo de atitude só prolonga a guerra.

 

A real liberdade individual não pode existir sem segurança econômica. Pessoas famintas e desempregadas são as matérias-primas das ditaduras.

 

Já ficou provado que, se o padrão de vida de um país cresce, cresce também seu poder de compra. E esta alta estimula o aumento do padrão de vida de vizinhos com quem faz comércio. É pura questão de bom senso.

 

Justo para um, justo para todos.

 

 

 

 

Queremos que, no futuro, nenhum povo seja capaz de governar o planeta inteiro.

 

Roma é o grande símbolo do Cristianismo.

 

Os italianos viveram por tanto tempo sob o regime corrupto de Mussolini que sua condição piorou muito. Encontramos fome, miséria, doença, educação e saúde pública pioradas. São subprodutos do Fascismo. A tarefa aliada na ocupação é gigantesca.

 

Suspeito que, quando esta guerra [Segunda Guerra Mundial], enfim, terminar, não estaremos em clima de festa. Acho que nossa maior emoção será uma grave determinação para que isto jamais volte a acontecer.

 

Em 90% dos casos, se tratarmos bem os outros, eles nos tratarão bem.

 

Nunca subestime um homem que se superestima.

 

O primeiro direito do homem é o de poder comer quando tem fome.

 

O melhor discurso tem três características: seja sincero, seja breve e esteja sentado.

 

A felicidade reside na alegria de realizar e na vibração da força criativa.

 

Na vida, há algo pior do que o fracasso: não ter tentado nada.

 

Uma nação que destrói o seu solo destrói a si mesma. As florestas são o pulmão de nossa Terra, purificando o ar e dando nova força ao nosso povo.

 

A arte não é um tesouro do passado nem uma importação de outras terras; mas parte da vida atual de toda a vida.

 

Enquanto eles tagarelam sobre as leis econômicas, homens e mulheres estão morrendo de fome. Temos de lançar mão do fato de que as leis econômicas não são feitas pela Natureza; elas são feitas por seres humanos.

 

A concorrência tem se mostrado útil até certo ponto, e não mais; mas, a cooperação – que é a coisa que devemos nos esforçar hoje começa onde a competição deixa de fora.

 

A confiança prospera na honestidade, na honra, na sacralidade das obrigações e em matéria de proteção, que são fiéis no desempenho desinteressado. Sem elas não podemos viver.

 

A Democracia não pode ter êxito a menos que aqueles que expressam sua escolha estejam preparados para escolher sabiamente. A verdadeira salvaguarda da Democracia, portanto, é a educação.

 

Os impostos devem ser cobrados de acordo com a capacidade de pagamento.

 

 

 

 

A bondade humana nunca enfraqueceu a resistência ou amoleceu a fibra de um povo livre. Uma nação não tem que ser cruel para ser resistente.

 

Não sou nem amargo nem cínico; mas eu gostaria que houvesse menos imaturidade no pensamento político.

 

Peço que me julguem pelos inimigos que eu fiz.

 

Eu acredito que, em cada país, as pessoas estão mais liberalmente inclinadas à paz do que seus governos.

 

Eu não olho para os Estados Unidos como um produto acabado. Estamos ainda em construção.

 

Se eu fosse trabalhar em uma fábrica, a primeira coisa que eu faria seria aderir a um sindicato.

 

Em nossas ambições pessoais somos individualistas. Mas, em nossa busca pelo progresso econômico e pelo progresso político, como nação, ou todos nós iremos para cima ou, então, todos nós iremos para baixo.

 

Em política, nada acontece por acaso. Se o acaso acontecer, você pode apostar que foi planejado para acontecer desta forma.

 

É dever do presidente propor, e é privilégio do Congresso dispor, arranjar e ordenar.

 

Não basta apenas querer; você tem de perguntar o que você vai fazer para conseguir as coisas que você deseja.

 

Nunca nos esqueçamos de que o Governo somos nós mesmos; não um poder estrangeiro sobre nós. Os governantes de nossa Democracia não são o presidente nem os senadores, deputados e funcionários do Governo, mas os eleitores do País.

 

Muito mais do que um fim para esta guerra, queremos um fim para o começo de todas as guerras – sim, um fim deste método brutal, desumano e completamente impraticável de resolver as diferenças entre os Governos.

 

Nenhum Governo poderá ajudar os destinos de um povo que insiste em colocar seus interesses pessoais acima do bem-estar geral.

 

A solidez do nosso futuro econômico e a solidez das nossas instituições democráticas dependem da determinação do nosso Governo de dar emprego a homens ociosos.

 

Uma coisa é certa: temos que fazer alguma coisa. Neste momento, temos que fazer o melhor que sabemos. Se não der certo, poderemos ir modificando, à medida que avançarmos.

 

A força física não suportará permanentemente o impacto da força espiritual.

 

As regras não são, necessariamente, sagradas; os princípios são.

 

 

 

 

O auto-interesse é inimigo de toda afeição verdadeira.

 

O altruísmo é a única religião verdadeira.

 

O único baluarte da liberdade é a certeza de um Governo forte o suficiente para proteger os interesses do povo, e um povo suficientemente forte e bem informado para manter seu controle soberano sobre o Governo.

 

A educação é a última das despesas sobre as quais os Estados Unidos deveriam estar dispostos a economizar.

 

A verdade só é encontrada quando os homens são livres para a perseguir.

 

As virtudes são perdidas no auto-interesse, como os rios que se perdem no mar.

 

Existem tantas opiniões quanto há especialistas.

 

Há muitas maneiras de ir em frente, mas apenas uma maneira de ficar parado.

 

Há um ciclo misterioso nas vicissitudes humanas. Para algumas gerações, muito é dado; de outras, se espera muito. Esta geração de americanos tem um encontro com o destino.

 

A guerra é contagiosa.

 

Estamos tentando construir uma sociedade mais inclusiva. Nós vamos fazer um País no qual ninguém seja deixado de fora.

 

Sempre mantivemos a esperança, a crença e a convicção de que, para além do horizonte, existem uma vida melhor, um mundo melhor.

 

Se você vir uma cascavel pronta para atacá-lo, não espere até ela dar o bote.2

 

Quem procura estabelecer uma religião contra outra procura destruir todas as religiões.

 

No verdadeiro sentido, a liberdade não pode ser concedida; ela precisa ser conquistada.

 

A repetição não transforma uma mentira em uma verdade.3

 

Se o povo tolerar o crescimento do poder privado, ao ponto deste poder privado se tornar mais forte do que o Estado Democrático, a liberdade de uma Democracia não estará segura. Em essência, isto é Fascismo – propriedade do Governo por um indivíduo ou por um grupo.

 

É uma coisa terrível quando se olha... e não se encontra ninguém lá.

 

Lembre-se: você é apenas um extra onde todos os outros jogam.

 

O ponto histórico em que nos encontramos é cheio de promessas e de perigos. O mundo deve avançar rumo à unidade e à prosperidade, ambas amplamente compartilhadas – ou ele vai se separar.

 

Quem procura estabelecer uma disputa tenta escravizar todas as raças.

 

Nós defendemos e vamos construir um modo de vida, não só para a América, mas para toda a Humanidade.

 

Não poderemos obter uma paz duradoura, se a buscarmos com desconfiança, com suspeita ou com medo. Nós só poderemos obter uma paz duradoura se prosseguirmos com compreensão, confiança e coragem – que fluem da convicção.

 

Hoje, somos confrontados com o fato preponderante que, se a civilização é sobreviver, deveremos cultivar a ciência das relações humanas, isto é, a capacidade de todos os povos, de todos os tipos, a viver juntos, no mesmo mundo, em paz.

 

 

 

A simples conquista dos nossos inimigos não é suficiente. Os Americanos têm de cultivar a ciência das relações humanas – a capacidade de todos os povos, de todos os tipos, de viverem juntos e trabalharem juntos, no mesmo mundo, em paz. O único limite à nossa realização de amanhã serão as nossas dúvidas de hoje. Avancemos com uma fé forte e ativa.

 

Eu sou um cristão e um democrata. Isto é tudo.

 

 

 



______

Notas:

1. Keynesianismo é a Teoria Econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes (Cambridge, 5 de junho de 1883 – Tilton, East Sussex, 21 de abril de 1946) em seu livro General Theory of Employment, Interest and Money (Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda), e que consiste em uma organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da Economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. Tal teoria teve uma enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. A Teoria atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário-mínimo, do salário-desemprego, da redução da jornada de trabalho (que, na época, superava 12 horas diárias) e assistência médica gratuita. O keynesianismo ficou conhecido também como Estado de Bem-Estar Social ou Estado Escandinavo, tendo sido originariamente adotado pelas políticas econômicas inauguradas por Franklin Delano Roosevelt com o New Deal, que respaldaram, no início da década de 1930, a intervenção do Estado na Economia, com o objetivo de tentar reverter uma depressão e uma crise social que ficou conhecida como a Crise de 1929 e, quase simultaneamente, por Hjalmar Horace Greeley Schacht (22 de janeiro de 1877 – 4 de junho de 1970), na Alemanha Nazista. A expressão New Deal* tornou-se rapidamente um rótulo dos tipos de mudanças que FDR viria a introduzir na Economia americana mergulhada na depressão.

* Os historiadores identificam três fases distintas no New Deal: os primeiros cem dias – que consistiram, em grande parte, de medidas de socorro destinadas a ajudar as pessoas com fome e a prevenir o descalabro econômico; o primeiro New Deal – que decorreu aproximadamente de 1933 a 1935 e incidiu em medidas de recuperação econômica; e o segundo New Deal – que consistiu de uma série de iniciativas tendo em vista importantes reformas socioeconômicas destinadas a constituir uma garantia permanente contra os excessos financeiros de uma Economia totalmente desregulamentada.

2. Mas, foi preciso que acontecesse o ataque-infâmia (bote da cascavel) a Pearl Harbor – uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de dezembro de 1941 – para que os Estados Unidos da América se dispusessem a abrir mão de sua zona de conforto. Ora, o Governo dos Estados Unidos da América sabia muito bem o que estava acontecendo; o povo, talvez, não estivesse exatamente ao corrente das atrocidades que estavam a ser perpetradas pelos psicopatas nazistas do outro lado do Atlântico. Contam que nem hund escapava; se um cachorro miasse ao invés de ladrar, ia rapidinho para Auschwitz-Birkenau para ser torrado vivo. O fato é que o senhor Adolf 'schnurrbart' Hitler e seus acólitos sanguinários, todos a serviço da Grande Loja Negra, em geral, nunca esconderam nada de ninguém: quanto mais matavam, mais queriam matar; não havia sangue que bastasse. Isto sempre se soube. Por outro lado, com tanta desgraça e privação, o que nunca entendi é como o Primeiro-ministro do Reino Unido, o senhor Winston Leonard Spencer-Churchill (o primeiro a cunhar o termo cortina de ferro para ilustrar a separação entre a Europa comunista e a Europa ocidental), não emagrecia sequer 1 gramazinho, apesar de se alimentar precariamente, de fumar toneladas de charutos e de passar o dia bebendo coquetéis de variados whiskies. Mas bom coração o senhor Winston tinha: no auge do bafafá, oferecu aos ingleses sangue, faina, lágrimas e suor. Os ingleses aceitaram o oferecimento, empenharam corpo e alma, e bravamente auxiliaram a ganhar a guerra, apesar do educadíssimo Bernard Law Montgomery e do xingador George Smith Patton, Jr. nunca terem se entendido. Enfim, para concluir esta nota, que já está enorme, conta-se que depois que Patton cruzou o Rio Reno, violando ordens diretas do Alto Comando, que proibiam o 3º Exército de atravessar o Rio, uma noite, ouvindo uma transmissão da BBC, escutou um discurso de Churchill atribuindo a Montgomery a façanha de ser o primeiro general a atingir o Reno. Patton enfureceu-se e, diante dos auxiliares, arriou as calças e mijou no Reno, gritando: — Eu fui o primeiro! Eu fui o primeiro!

 

 

 

 

 

USS Arizona

USS Arizona*


* Encouraçado da Marinha dos Estados Unidos da América afundado por aviões militares japoneses, durante o ataque japonês a Pearl Harbor, onde 1.117 homens morreram.

3. Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 – Berlim, 1º de maio de 1945) foi o Ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler (Propagandaminister) na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação. Foi Goebbels quem mais influenciou seu Führer Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945) a violar o pacto de não-agressão com os socialistas soviéticos, estabelecendo, assim, o princípio do fim da Segunda Grande Guerra. Goebbels foi o proprietário da celebre frase: Uma mentira dita cem vezes torna-se uma verdade. Seja como for, eu abomino a guerra, seja ela justa ou injusta, até porque não existem guerras justas. Enfim, recordando Henrique VI, de Shakespeare, o homem não deve se envergonhar de trabalhar permanentemente para a Paz na Terra. E se for preciso, como disse Samuel Butler, aceitar o fato de que an unjust Peace is to be preferr’d to a just war.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
George_S._Patton#Esquisitices_.C3.A0_parte

http://yovia.com/blogs/
spreadtheword/wiki-peace-please/

http://livinginphilistia.blogspot.com/

http://www.prosaepolitica.com.br/

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
2010_10_01_archive.html

http://www.todayandtomorrow.net
/2009/06/17/knot-collection/

http://www.kt.rim.or.jp/
~yoshi-1/words/mistake.html

http://www.freeuni.edu.ge/
shortprograms/blog/

http://thinkexist.com/
quotes/franklin_d._roosevelt/4.html

http://thinkexist.com/
quotes/franklin_d._roosevelt/3.html

http://thinkexist.com/
quotes/franklin_d._roosevelt/

http://www.quotationspage.com/
quotes/Franklin_D._Roosevelt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Goebbels

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/f/franklin_d_roosevelt_5.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/f/franklin_d_roosevelt_4.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/f/franklin_d_roosevelt_3.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/f/franklin_d_roosevelt_2.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/f/franklin_d_roosevelt.html

http://www.frazz.com.br/autor.html/
Franklin_Delano_Roosevelt-23

http://veja.abril.com.br/especiais_online/
segunda_guerra/edicao007/entrevista.shtml

http://www.alashary.org/
franklin_delano_roosevelt_frases/

http://pensador.uol.com.br/
autor/Franklin_Roosevelt/

http://pensador.uol.com.br/
franklin_delano_roosevelt_frases/

http://www.ditados.com.br/autor.asp?
autor=Franklin%20Roosevelt

http://www.flad.pt/documentos/
1281098808I2jHN3cs7Gb49FU6.pdf

http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/franklin-roosevelt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Keynesianismo

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Franklin_Delano_Roosevelt

 

Música de fundo:

The House I Live In
Compositor: Earl Robinson & Lewis Allan
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://beemp3.com/download.php?file=
6322138&song=The+House+I+Live+In