SACANOCRACIAS

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Lâmpada Misteriosa
Está Acesa Há 110 Anos Nos EUA

 

 

Lâmpada Centenária

 

 

Uma lâmpada, em uma central de bombeiros na Califórnia, está acesa há 110 anos, e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar. Parece até que é parente do arquiteto brasileiro Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907), que, entre outras gracinhas, disse: Nunca penso na morte. Nunca. Vou deixar para pensar nisso quando tiver mais idade. E também: Perto de mim, Justin Bieber ainda é um espermatozóide. E ensina: O segredo da longevidade não é viver cada dia como se fosse o último. Viva cada dia como se fosse o primeiro.

A lâmpada foi acesa em 1901, na cidade de Livermore, norte da Califórnia, e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros, em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens. Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo, disse Owens.

Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu o porquê de ela continuar brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.

A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore. A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo Governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas, no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial, um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo, pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas, depois, descobriu que ela custou muito mais do que as outras, e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos. A primeira coisa que fiz, quando olhei para cima, foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito, e vi que, de fato, ela dizia 'on' (ligada em inglês), conta Steve Bunn.

Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

 

Fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/



 

 

Podemos manufaturar

trequinhos mais duráveis e melhores?

impõe o fabrico de roscofrecos piores.1

 

Oh!, sacanocracias!

Sine die, os teus dias estão contados.2

Oh!, torpes mais-valias!

Os teus lucros serão todos vomitados.

 

 

Fonte do Cartoon:
http://fongsoi.blogspot.com/
2009/03/mais-valia.html

 

 

 

______

Notas:

1. Eu era um feliz proprietário de uma cafeteira elétrica Walita, maravilha que comprei, mais ou menos, em 1996. No século passado, claro. Estava velhinha, meio encardidinha, mas, funcionava perfeitamente e fazia um café ótimo, de fazer inveja ao sargento-mor Francisco de Melo Palheta. Recentemente, a pobrezinha gemeu, suspirou e pifou. Seu cordão de prata se rompeu, e ela, merecidamente, descansou, depois de ter me servido por mais de quinze anos. Fiquei acabrunhadíssimo, mas o jeito foi comprar uma cafeteira nova. O bestalhão aqui resolveu comprar uma importada. Baratinha. Custou menos de R$ 40,00. Não vou dizer de onde, mas não há quem não saiba a procedência. Em uma palavra: é uma , de fazer inveja a um labrosta. É mesmo um roscofreco – filhote de roscofe com cacareco.

2. Não há um dia exato, uma hora exata, um minuto exato ou um segundo exato, mas a compensação se fará. Indefectivelmente. Irreduzivelmente. Para todos; seja individual, seja coletivamente. Mas, por que não há um dia exato, uma hora exata, um minuto exato ou um segundo exato? Porque as compensações (ou retribuições) só acontecem quando são educativamente úteis. Nem por mágica, uma criança de sete anos poderá apre(e)nder cálculo diferencial e integral, também chamado de cálculo infinitesimal. E há mais: às vezes, uma compensação depende de outra; enquanto não acontecer uma, não poderá acontecer a outra. O tempo é tempo no Tempo; mas não é Tempo. Podemos administrar o tempo, mas jamais controlaremos o Tempo.

 



Fonte:
http://www.hottopos.com/regeq7/cardos1.htm