Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

A tooth for a tooth?

An eye for an eye?

Tooth rima com (p)uf,

e eye com bye-bye.

 

(P)uf! Talionar?

Sinto-me obrigado,

de novo, a recordar:

 

Tanto faz usar chinelo

ou um senhor martelo;

toda dor produz um ai.

 

só quando a casa cai?

Só na hora do bye-bye?

 

 

 

 

Fundo musical:

Adios

Fonte:

Página não encontrada

Observações:

1. Só há uma demanda: ao Deus de nosso Coração.

2. Quando estava desenvolvendo sua filosofia de não-violência (ahinsa), o Mahatma Gandhi sentiu dificuldade para encontrar uma palavra para defini-la em inglês. Decidiu, então, empregar a palavra sânscrita saty(a)graha. Satya pode ser traduzida como verdade – que nasce do amor universal (impessoal) – e agraha como estar conectado ou buscar (firmeza de propósito); desta forma, pode-se entender satyagraha como o caminho da verdade, a busca da verdade, compromisso com a verdade ou insistir na verdade (ainda que todas as verdades sejam relativas!). Segundo Gandhi, satyagraha é uma força que, se se tornasse universal, revolucionaria os ideais sociais e anularia os despotismos e o militarismo. Também sentenciou Gandhi: O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o bem e a paz de toda a Humanidade. Porém, para que o homem compreenda e realize essas coisas, ele deve ser livre; sendo livre, poderá lutar pela sua emancipação espiritual e pela liberdade de todos. A palavra-chave para o que quer que seja é liberdade. Por isso, Gandhi, que era um homem livre, asseverou: Só a liberdade individual pode tornar um homem capaz de se dar inteiramente ao serviço da sociedade.

3. O Mahavakya [Axioma Divino] Aum Tat Sat significa a unidade-tríplice da Divindade (Brahman); Aum (Om) indica o Eterno Sem Nome (na realidade Aum Tat Sat), Tat sua Universalidade e Sat sua ilimitada-inalcançável Verdade.

11 = 1

22 = 4

33 = 27

1 x 4 x 27 = 108

 

 

 

4. Mística e cosmicamente não há responsabilidade ou obrigação limitada (comanditária); todas as responsabilidades e obrigações são ilimitadas e comanditadas. Isso pode parecer um contra-senso, mas é assim que é. De qualquer forma, isso se passa exclusivamente no nível de compreensão do ser-no-mundo; nem mais nem menos. Entretanto, o que fazem as religiões? Impingem, relativamente, uma responsabilidade meramente comanditária aos seus confrades, e admitem e propagam que Deus é o único Ente Comanditado no Universo. O resultado disso... Ora bolas! O resultado disso everybody macacada sabe qual é. Porém, tudo é comanditado, queiram os religiosos ou não. E em uma sociedade comandita* (que nada tem a ver com Direito Comercial) não cabe(m) talionato(s)!

* Comandita = Sociedade comercial em que, ao lado dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis, há sócios que entram apenas com capitais, não participando na gestão dos negócios, e cuja responsabilidade se restringe ao capital subscrito.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Satyag