A EXTERIORIZAÇÃO DA HIERARQUIA
(1ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra A Exteriorização da Hierarquia, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e um dos representantes da Hierarquia – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Conceito de Hierarquia oferecido por Djwhal Khul: A Hierarquia abarca os Discípulos ativos de todos os graus (aspirantes mundiais, Discípulos internos e externos e Irmãos Maiores), e tem como propósito basilar ajudar a Humanidade em sua travessia. A partir do século XV, tem se aproximado do Plano Físico com o intuito de impactar mais profundamente a consciência humana. (Grifo meu).

 

Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Se a Era de Peixes enfatizava a autoridade dogmática e a fé, a Era de Aquário está dando e dará acrescentadamente especial destaque à compreensão individual e ao conhecimento direto. Os átomos predominantemente piscianos já reduziram a sua atividade e têm sido "ocultamente retirados" ou abstraídos, como se costuma dizer, enquanto os que respondem às tendências da Nova Era Aquariana, por sua vez, estão sendo estimulados e sua atividade vibratória está sendo aumentada.

 

 

 

Lentamente, está em curso um processo de unificar o mundo da vida no Plano Físico e as experiências no Plano Astral. Obviamente, isto provocará grandes mudanças e alterações na consciência humana, que podem ser resumidas como: compreensão, irmandade e Illuminação.

 

Cristo e alguns dos seus Grandes Discípulos, os Mestres da Sabedoria, estão se preparando para romper o necessário longo silêncio que se impuseram, e aparecer proximamente entre os homens. Esta aproximação provocará um duplo efeito: será tanto destrutivo quanto construtivo, de acordo com a qualidade dos corpos que a ela reagirem. Os resultados dos estímulos psíquicos hierárquicos são sempre, concomitantemente, divinamente benéficos e penosamente destrutivos. Isto pode ser resumido da seguinte maneira: muitas pessoas pagarão o preço da sua ignorância ou da sua temeridade no Corpo Físico, mas, suas [personalidades-]alma "irão em frente". Seja como for, uma compreensão espiritual nova e mais profunda será a tônica da Era de Aquário.

 

A corrida sempre é ganha pelos fortes. Por isto, muitos são os chamados, mas, poucos são os escolhidos. Esta é a Lei Oculta. Por isto também, devemos ter muito cuidado com os ocultistas decrépitos, com os psíquicos (quase) dementes, com os espiritualistas alucinados e com os débeis mentais que especulam sobre Esoterismo.1

 

A Libertação está em caminho! Mas, só os puros se Libertarão!

 

É necessário lembrar que o assim chamado psiquismo pode ser dividido em dois grupos ainda pouco compreendidos: psiquismo inferior e psiquismo superior. O psiquismo inferior se caracteriza pela animalidade, irracionalidade, desorientação, negatividade, automaticidade e medianimidade. Já o psiquismo superior se caracteriza pela divindade, racionalidade, orientação, positividade, intermediação e aplicação inteligente.

 

A visão de formas geométricas é clarividência mental. [Mas, da mesma forma que há uma clarividência controlada, há uma clarividência incontrolada.]

 

 

 

 

A Percepção Espiritual Superior, com seu conhecimento infalível, a Intuição, com seu julgamento inequívoco e a Psicometria Superior, com o poder de revelar o passado e o futuro, são prerrogativas do Aspecto Divino da nossa [personalidade-]alma. Estes Poderes Superiores entram em ação quando os Centros Coronário, Cardíaco e Laríngeo são postos em atividade, como resultado da Meditação e do Serviço.

 

Nunca é demais insistir que a medianimidade (ou mediunidade) e o psiquismo negativo e ignorante (via Plexo Solar, que funciona como cérebro) reduzem seus exponentes a autômatos, como se fossem destituídos de consciência, de raciocínio, de vontade e de espontaneidade. A medianimidade e o psiquismo negativo e ignorante são perigosos e insensatos, porque privam o homem do seu livre-arbítrio e da sua positividade, militando contra sua atuação como ser-humano-aí-no-mundo livre e inteligente. Agora, a Medianimidade Superior (via Chakra Coronário), em plena consciência vigílica, com definida intenção de ceder o corpo para um Adepto Avançado ou um Illuminado, para que preste algum tipo de Serviço, preservando, no entanto, a sua própria integridade em todos os momentos, é uma coisa completamente diferente. O exemplo máximo deste tipo de Medianimidade Superior foi o do Discípulo Jesus, que cedeu Seu Corpo como instrumento para que o Cristo Cósmico pudesse utilizá-Lo. [A coisa toda se resume a trabalhar abaixo ou acima do diafragma.]2

 

Resumo de tudo isto: precisamos aprender a controlar, não a ser controlados, o que significa ficar na posse consciente e inteligente do mecanismo inferior dos nossos corpos. Ou seja: devemos nos tornar o fator controlador positivo, de tal forma que nada possa acontecer sem que autorizemos.

 

Definitivamente, precisamos acabar com a expectativa otimista de que algo sobrenatural aconteça. Não há sobrenatural; tudo é natural!

 

 

 

Não há Escolas de Esoterismo melhores nem Escolas piores, nem Escolas mais importantes nem Escolas menos importantes. Todas são boas e necessárias. Todas as Escolas de Esoterismo que reconhecem a influência da Loja Trans-Himaláica (a Escola Una), e cujos trabalhadores estão ligados, consciente ou inconscientemente, com os Mestres Sabedoria, como, por exemplo, o Mestre M ou o Mestre KH, formam uma Escola e são parte de uma "Disciplina". No futuro, haverá apenas uma Escola de Esoterismo no mundo.3

 

O maior obstáculo ao desenvolvimento espiritual é a Grande Heresia da Separatividade.

 

 

Grande Heresia da Separatividade

 

 

Um outro problema é o de homens e mulheres que se oferecem para treinamento intelectual, e passam por um processo forçado e prematuro de florescimento da [personalidade-]alma, a fim de servir à raça rápida e eficazmente, para poderem colaborar com o Plano da Hierarquia. Estes alunos acabam sendo expostos a perigos e dificuldades. Isto teria sido evitado, se fosse escolhido o caminho mais lento e, portanto, mais seguro.

 

 

 

O Centro Coronário só será despertado pela meditação. Isto permite a fusão do ego com a [personalidade-]alma.

 

Você já reparou que algumas pessoas e algumas Escolas insistem na necessidade de que seja buscada, implementada e mantida a pureza física [pureza racial e dieta vegetariana, por exemplo], e não dão a menor bola para a necessidade insubstituível de que sejam evitados e eliminados o fanatismo, a intolerância e o preconceito?

 

 

Não, não, não, não, não... Eu odeio carne!

 

 

Nada poderá ser mais perigoso e prejudicial para um estudante do que o interesse doentio pelas experiências psíquicas, uma dieta fanática, a redução das horas de sono, a prática de processos de meditação intensiva durante horas e a realização descontrolada de exercícios que tenham por finalidade a elevação dos Fogos do corpo, o despertar de um Centro determinado e o movimento extemporâneo e intempestivo do Fogo Serpentino.4

 

Devemos ter em mente que ter devoção ao Caminho ou a um Mestre não é suficiente. [Eu irei além e direi: isto não vale absolutamente necas de pitibiribas.] Os Grandes Seres buscam colaboradores e trabalhadores inteligentes, não devoção às suas personalidades. Isto é: Eles consideram o estudante que está caminhando de forma orientada e independente, à luz da sua própria [personalidade-]alma, um instrumento no qual possam confiar. Os Grandes Seres jamais tomarão como alunos devotos fanáticos, lunáticos, sorumbáticos e cismáticos.

 

A Hierarquia abarca os Discípulos ativos de todos os graus (aspirantes mundiais, Discípulos internos e externos e Irmãos Maiores), e tem como propósito basilar ajudar a Humanidade em sua travessia. A partir do século XV, tem se aproximado do Plano Físico com o intuito de impactar mais profundamente a consciência humana. A Hierarquia busca ansiosamente quem A possa ajudar no sentido de ampliar a compreensão da Humanidade. (Grifo meu).

 

 

 

Meditação. Compreensão. Amor. A Meditação clarifica a mente sobre a realidade e a natureza do Plano. A Compreensão aproxima o Plano do Mundo do Desejo. E o Amor libera a forma para se materializar no Plano Físico, cujo objetivo final é educar a opinião pública, para que, concertadamente, possa nascer o Novo Dia. Pense nisto, e tome uma decisão: o Conselho da Hierarquia necessita de colaboradores inteligentes. A emergência é gigantesca! [Por isto, requestarei mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, que tanto se esforçou para estabelecer uma relação mais estreita entre a Humanidade e da Hierarquia. Veja bem: se, em 1936, havia uma necessidade mundial de paz, hoje, não é diferente. Certamente, o Tibetano sabia que, em 1939, a Primeira Guerra Mundial, depois de uma dormência de 21 anos, voltaria mais violenta e mais sedenta de sangue, e que, praticamente, envolveria todos os países do mundo. Na atualidade, o que atemoriza e inibe os seres humanos é o terrorismo internacional, pois, não há uma só nação livre das suas garras. Todavia, anote aí: como tudo, o terrorismo também passará. Mas, até 2034 a desarmonia mundial não mitigará. Isto não é profecia nem catastrofismo; é uma constatação da operação cíclica da Lei.]

 

 

 

Non nobis, Domine, non nobis;
sed Nomini Tuo da Gloriam!

 

 

Que as Forças da LLuz Illuminem a Humanidade.

Que o Espírito de Paz se difunda pelo mundo.

Que o espírito de colaboração una todos os homens de boa vontade onde quer que estejam.

Que o perdão-tolerância, por parte de todos os homens, seja a tônica neste momento.

Que o Poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres.

Que assim seja e cumpramos a nossa parte.

Ajudemo-nos uns aos outros!

 

 

 

Uma nota-chave para meditar:  

 

 

Plexo Solar —› Sentido Horário5

Cabe a nós – e tão-somentemente a nós –
mudançar o sentido de rotação da andança!

 

A linguagem simbólica é a Linguagem da Verdade.

 

 

 

As coisas só podem vir à existência pelo fator de reconhecimento, como se diz esotericamente. Assim, se manifestam as idéias. Exemplos universais disto, ainda que por metodologias distintas, são Sócrates (Atenas, cerca de 469 a.C. – Atenas, 399 a.C.), Platão (Atenas, 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.), Aristóteles (Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) e Jesus, o Instrumento do Cristo.

 

À medida que o aspecto miraginal-ilusório-emocional vai se arrefecendo na consciência da Humanidade, os métodos impositivo-dogmáticos das religiões ortodoxas vão perdendo vitalidade.

 

 

Dogmatismo Versus Autoconsciência

 

 

Inevitavelmente – [para o bem ascensional do gênero humano e das outras três hierarquias inferiores] – as diversas correntes de pensamento e as múltiplas religiões mundiais se fundirão em uma só Escola unificada, que se tornará a impressão digital da Nova Civilização Aquariana. Todavia, o esforço deverá ser grupal, coletivo, porque a [personalidade-]alma tem consciência de grupo e não é individualmente consciente. As novas verdades da Era de Aquário só poderão ser compreendidas como resultado de um esforço conjunto, unímodo. No futuro, ninguém será mais guiado, apocopado ou dominado.6

 

Os grupos de buscadores esotéricos idealistas são a glória de todas as idades e o germe positivo dos impulsos subjetivos em desenvolvimento, que basicamente são a fonte de todas as manifestações fenomênicas.

 

Impulsos Subjetivos  —›  Manifestações Fenomênicas

 

A Era de Aquário será predominantemente uma Era de Síntese e de LLuz.

 

 

A enfermidade só existe no mundo dos fenômenos. Por isto, a cura das nações [e das pessoas] só poderá se efetivar através do Sol Nascente da Retidão. [Senso de justiça, senso de eqüidade, senso de dever, senso de integridade, senso de lisura, senso de probidade, senso de inofensividade etc.]

 

O método de comunicação entre os Membros Hierarquia é um processo décuplo – composto de nove grupos e um sintetizador.

 

 

 

 

Atualmente, a tarefa astral da Hierarquia é dissipar a ilusão mundial, que tem sido seu problema desde os tempos da Atlântida, sendo iminente e imediata a culminação deste esforço. [Não creio que erraremos, se admitirmos que as miragens e as ilusões (desejos, cobiças, paixões etc.), na verdade, tenham começado a se manifestar na Terra já no final da época Lemuriana, quando aconteceu a separação dos sexos.]

 

O processo de Illuminação da nossa Raça – a Raça Ária – começou com Hermes Trismegistus. E, na seqüência, há 2000 anos, Jesus, o Cristo, aprimorou o processo e afirmou: Eu-sou a LLuz do Mundo! Ambos continuam ocupados na tarefa de eliminar as miragens e as ilusões e em produzir a Illuminação Astral.

 

 

Dissipação das Miragens e das Ilusões7

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. No Brasil, por exemplo, há um certo que se autoproclama a reencarnação de Jesus!

2. Mas, ainda que Jesus, naquela época, já fosse um Mestre Ascensionado, teve que se preparar iniciaticamente por mais ou menos dezoito anos, para que o Cristo pudesse assumir concertada e instrumentalmente Seu Corpo. Estes são os dezoito anos dos quais a imensa maioria das pessoas nada sabe a respeito da Vida de Jesus nem por onde Ele andou. A culminação do aprendizado de Jesus se deu com o Seu Batismo (última Iniciação preparatória), no Rio Jordão, em um lugar que é tradicionalmente conhecido como Qasr al-Yahud (Castelo dos Judeus), marcando o início do Seu ministério público.

3. Isto é mais ou menos como as diversas Ordens, Sociedades, Fraternidades e Confraternidades Rosacruzes hoje existentes na Terra. São muitas, mas, todas têm vinculação direta com a Ordem Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível, cada uma desenvolvendo um tipo de trabalho Esotérico e Iniciático. Não há, portanto, essencialmente, qualquer conflito de interesses, e todas podem ser consideradas como conformando uma unidade. E por que, hoje, existem diversas esolas de Esoterismo no mundo? Por que, sendo as pessoas diferentes e estando em níveis ou patamares vibratório-conscienciais distintos, como alunos em diferentes períodos de uma faculdade, isto é uma impositiva necessidade. Não esqueçamos que os próprios Discípulos de Jesus estavam em faixas diferentes de Compreensão Iniciática, variando de Pedro Apóstolo, que era ciumento, preconceituoso e aporrinhante, a Maria de Magdala, que era amorosa, indulgente e encantadora. Em um receptáculo que caiba apenas um litro de água, não há mágico que coloque nele dois litros! Quanto a mim, há coisas que eu não entendo nas obras do Mestre DK, ainda que minha compreensão esteja se ampliando.

 

 

Níveis ou Patamares Vibratório-conscienciais Distintos

 

 

4. Em bom português: isto tudo é uma baita maluquice! É meio que se autoflagelar ou se automortificar sem cilício! Essas coisas, como disse o Tibetano, acabam rompendo o equilíbrio mental e, muitas vezes, produzindo danos irreparáveis.

5. Precisamos nos esforçar para vencer e ultrapassar as miragens da Lemúria e as ilusões da Atlântida!

6. Este trabalho unificante começou a ser desenvolvido pelo Mestre Djwhal Khul em 1931.

7. A ação das miragens e das ilusões é separatista e centrífuga; a Illuminção é unificadora e centrípeta. (Reveja a animação.)

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.angelfire.com/linux/wmet_2105/animal.html

http://www.your3dsource.com/animated-gifs-skulls.html

http://photobucket.com/

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/
quirky-drawing-of-steak_52506661.html

http://giphy.com/gifs/history-germany
-speech-Jx6cRRYRD2BSo

https://robattack.wordpress.com/2013/02/

http://giphy.com/gifs/transparent-black
-and-white-walking-aA2WIdNolj7a0

http://alegravlis.blogspot.com.br/2014/10/
gifs-animados-engracados-minions.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batismo_de_Jesus

http://www.clipartpanda.com/clipart_
images/head-profile-clipart-9146104

http://giphy.com/gifs/animated-gif-art-iOZ6YMXHNErL2

http://www.heathersanimations.com/sun.html

http://nes454.waynecountyschools.org/class_websites/
2nd_grade/bridgers__stephanie_second_grade

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Where or When
Composição: Richard Rodgers (música ) & Lorenz Hart (letra)
Interpretação: Frank Sinatra, Count Basie & Quincy Jones

Fonte:

http://junglevibe1.net/

 

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.