Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

 

O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender. (Janoí Mamedes).

 

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina).

 

Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. (Confúcio).

 

Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. (Lao-Tsé).

 

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas. (Jean Piaget).

 

Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar. (Esopo).

 

A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos nos tornar dignos da felicidade. (Immanuel Kant).

 

Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: o quê?, por quê?, quando?, como?, onde? e quem? (Rudyard Kipling).

 

Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si. (Galileu Galilei).

 

Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender. (Charles Dickens).

 

Quanto mais abstrata for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor. (Friedrich Nietzsche).

 

Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes. (Sêneca).

 

O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada; é o despertar. (Ernest Renan).

 

Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar. (José Ortega y Gasset).

 

Procuro despir-me do que aprendi./Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,/E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,/Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,/Desembrulhar-me e ser eu.... (Alberto Caeiro – o mestre ingênuo dos heterônimos e do próprio Fernando Pessoa, apesar da instrução primária).

 

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem se dar fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire).

 

Não basta ensinar ao homem uma especialidade porque, assim, ele se tornará uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que o homem adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. (Albert Einstein).

 

Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou. (Albert Einstein).

 

Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a estes professores. (Gibran Khalil Gibran).

 

Ensinar é aprender duas vezes. (Joseph Joubert).

 

Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que se torna indispensável corrigir muito; a segunda é que não se deve corrigir demais. (Eugène Delacroix).

 

Um professor é a consciência personificada do aluno. Confirma nas dúvidas, explica o motivo de suas insatisfações e estimula a vontade de melhorar. (Thomas Mann).

 

As letras das músicas podem ensinar algo às crianças. Não é apenas diversão. Você não vai conseguir divertir uma pessoa que está com medo ou com fome. (Bob Marley).

 

É perigoso a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instruções. (Martha Medeiros).

 

Bons pais corrigem erros; pais brilhantes ensinam a pensar. (Augusto Cury).

 

A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho).

 

Os ensinamentos são importantes por si mesmos. Os intérpretes e os comentadores apenas os distorcem, sendo aconselhável ir diretamente às fontes – aos próprios ensinamentos e não se valer de nenhuma autoridade. (Krishnamurti). Isto é equivalente a: as fontes primárias são sempre melhores e mais fidedignas do que as fontes secundárias, terciárias etc. porque os intérpretes e os comentadores (consciente ou inconscientemente) sempre colorizam o que transmitem.

 

 

 

 

 

 

 

Sempre gravando,

vou desbravando...

Compromisso/prazer,

devagar, sem teaser.1

 

Escreva também;

esparrame o bem.

Um pouco de tudo,

jubiloso, amorudo.

 

Propor contribui...

Fazer saber ablui...

Acrescer acefica...

 

Os entes precisam...

As palavras alisam...

A reflexão purifica...

 

 

 

O Pensador
(Animação estilizada)
Auguste Rodin (1840 – 1917)

 

 

 

_____

Nota:

1. Teaser pode significar: aquele que importuna, aquele que provoca, situação embaraçosa, questão complicada ou propaganda em que a informação é retida sobre um serviço ou um produto e seu fabricante, deste modo procurando despertar a curiosidade do público; aos poucos, as informações vão mudando, até que o cliente-potencial fique sabendo de que se trata. Enfim, teaser é o passo inicial de uma campanha publicitária para criar uma determinada expectativa em torno de um novo produto ou serviço no mercado, geralmente através de uma pequena peça veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em jornais, revistas, outdoors, televisão ou Internet, seja em outros meios. O conteúdo instituído na peça gera a pergunta: o que será? Mas esta curiosidade é alimentada após a verdadeira divulgação – uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais de marketing e propaganda.

Em Misticismo, aplicar esta técnica é mistura de crueldade com sacanagem, ainda que não explicitar, algumas vezes, seja mais útil e benéfico do que tornar explícito, como em Alquimia, por exemplo. Em outros casos, por motivos óbvios, não se pode e não se deve sequer levantar a lebre. Entretanto, hoje, com o advento da Internet, lebres escondidas há milênios tornaram-se inteiramente públicas, algumas vezes com cabais prejuízos e duras compensações para quem as divulga e para quem as lê. Abaixo, estão três exemplos de teasers (teaser propaganda, teaser mágico e teaser Alquímico):

 

 

Teaser

Teaser Propaganda

 

 

 

Teaser Mágico

 

 

 

VITRIOL

Teaser Alquímico

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.worldtrick.com/hosting-a-brisbane-
birthday-party-magic-show-or-magician/

http://www.z-oc.com/blog/2007/08/some
-physics-background-related-to-photography/

http://www.iran2shop.com/2011/01/post.php

 

Música de fundo:

Teach me Tonight
Música: Gene De Paul
Letra: Sammy Cahn
Intérprete: Frank Sinatra

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
teach_me_tonight_frank_sinatra.html